Sobre Cidades-Estado,Globalização e um "Novo Capitalismo"

    Autor Mensagem
    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    Membro Novato
    # fev/14


    De uns tempos pra cá ando pensando sobre o futuro que nos aguarda, isso daqui 20, 30, 50 anos, principalmente a jovens(a qual me incluo)que daqui a alguns anos ingressarão no mercado de trabalho.
    A preocupação remete ao fato de que, quanto tempo mais durará o capitalismo como conhecemos? Quanto tempo temos até que os recursos(petróleo,carvão,etc) se esgotem?E a falta de alimentos? Aumento populacional?
    A globalização, realmente é benéfica?

    Enfim, pra mim, o capitalismo atual não da certo, principalmente porque precisa existir pobres e mão de obra barata pra sustentar os ricos que precisam comprar pro capitalismo funcionar,isso tudo gerando grande desperdício de matéria,lixo,energia e etc.

    Queria saber a opinião de vocês sobre o sucesso de cidades-estado, onde a economia se concentrasse também nessas cidades(refutando a ideia de globalização),e como viver em um planeta sem "colocar ele no ralo".

    Exemplo de cidades-estado temos as antigas cidades dos tempos antigos,como na sociedade fenícia,e hoje também como Hong Kong e Singapura.

    Posso ter falado muita bobagem,mas, enfim...Dissertem!

    guizimm
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Enfim, pra mim, o capitalismo atual não da certo
    nenhum sistema dá certo, se for pensar bem

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    jovens(a qual me incluo)que daqui a alguns anos ingressarão no mercado de trabalho.

    Ainda não ingressou?

    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    · votar


    Ainda não ingressou?

    kkkk
    Pois é man...to me estudando pro vestiba...

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    minha nossa senhora dos multis...

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Acredito que a globalização, como começou na década de 90, não mais existe. Com o advento da Internet hoje, as informações circulam mais livremente, as pessoas se comunicam mais rapidamente, e assim, cada local vai poder se desenvolver de acordo com suas particularidades locais. Se antigamente tínhamos de "engolir" o modo de viver americano, porque as roupas, os filmes e as músicas eram veiculadas obrigatoriamente em todos os canais da mídia, hoje existe, se bem que ainda pequena, uma possibilidade de reverter esse quadro, valorizando o que é produzido dentro de um município. Mas pra isso acontecer de forma saudável e sustentável para todos os setores da sociedade, vai levar um tempo ainda, porque vivemos em um ciclo de extrema desigualdade econômica, tanto na relação países subdesenvolvidos x países desenvolvidos, e, nacionalmente, interior x capital.

    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Felippe Rosa
    Hehe

    AtalaBukas
    Concordo, mas de certa forma hoje a economia ta tao ligada uma na outra que qualquer crise se transforma num efeito dominó, e nenhum governo se preocupa de fato com desenvolvimento sustentável, salvo raras exceções.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    Pois é, e se for pensarmos bem, não há outra alternativa para a sobrevivência da espécie humana do que viver de uma forma mais harmoniosa com os recursos disponíveis. O modelo de desenvolvimento existente hoje é resultado de uma época onde a escassez era onipresente. Se temos tecnologias incríveis e abundância de produtos, como nunca foi visto na história da humanidade, é porque tudo o que a humanidade faz é baseado nesse medo de perder a estabilidade que se atingiu hoje. Só que tal medo ainda permeia nossas relações, nossas hábitos, nossa noção de economia. É uma neurose herdade de ancestrais, quando tínhamos de viver na selva, e nunca era possível determinar se teria alimentos suficiente para a tribo, se os filhos sobreviveriam às doenças, se animais selvagens atacariam durante à noite.

    Antoine Roquentin
    Membro
    # fev/14
    · votar


    capitalismo atual não da certo
    sucesso de cidades-estado
    Hong Kong e Singapura

    http://www.heritage.org/index/ranking

    2014 Index of Ecnonomic Freedom
    Top 10 Countries
    1 Hong Kong
    2 Singapore


    a realidade mostra o contrário do que você tá falando, doutor. países de economia mais livre e globalizada tendem a proporcionar melhores condições sócio-econômicas do que os de economia fechada, como a Venezuela.

    Sacerdote dos Templos Pentatonicos
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Antoine Roquentin

    Sim sim,economia fechada é pior ainda...O que eu quis levantar é que o modelo econômico atual é baseado em consumismo exagerado, grande desperdício de matéria e energia(lixo,uso de combustíveis fósseis) e uso de mão de obra barata(compramos produtos na China...logo...).
    Afinal, como seria se todo mundo tivesse dinheiro e não existisse mão de obra barata pra produzir produtos em excesso?
    Agora,achei interessante o ranking ,que ,caso não tenha ficado claro, eu tenho uma visão positiva com relação a cidades-estado, parecem que elas são melhor administradas.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Antoine Roquentin

    Esse ranking da Heritage é legal, mas quando puder, leia o ranking do instituto Fraser, que é bem mais completo, analisa muito mais aspectos de influência na liberdade econômica (além de explicar a relevância de cada um) e no final mostra correlações entre liberdade e alguns aspectos sócio-econômicos.

    http://www.freetheworld.com/release.html

    Ah, e nele Hong Kong e Singapura também são os dois primeiros.

    Antoine Roquentin
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    doido. baixei pra ler depois.

    Strato_Master
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Sacerdote dos Templos Pentatonicos

    parecem que elas são melhor administradas.

    na verdade elas são menos administradas....

    Tmusic
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Na verdade eu creio que o sistema capitalista ainda será dominante por muuuuito tempo. Pode sofrer certas "alterações", como novas moedas, ou unificação de moedas - algo que se discute bastante -, mas o sistema atual é muito difícil de ser batido.

    Quanto à globalização, creio que hoje as culturas tem seu espaço individualmente, mas com uma interação bacana devido aos meios de comunicação atuais, cuja informação vai de oriente a ocidente sem 5 segundos. Não sei até que ponto isso é bom e até que ponto isso é ruim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Cidades-Estado,Globalização e um "Novo Capitalismo"