A globalização pode acabar com a cultura local?

    Autor Mensagem
    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05


    bem, eu tenho notado que o pessoal mais novo não valoriza a cultura brasileira como eu acho que ela merece.

    e abri esse tópico pra saber se irremediavelmente a cultura brasileira está condenada à morte, e se no futuro só teremos pálidas cópias de culturas estrangeiras, com o fim de tudo que existe em matéria de influencias indígenas, negras e lusas na nossa arte em geral.

    Hoje vc vê 99% copiando a música anglo americana, se preocupando em destilar seu inglês barato sem sequer saber falar o português, e tratando tudo que é nosso com desprezo.

    tal postura não seria um desperdício de um acervo inestimável?

    e nossa música? uma das mais importantes do século XX, devemos ignorá-la e passar a copiar o que os "gringos" fazem?

    italo_angra
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    é so pedi pra cultura local treinar bem muito..ai ela pode ganhar...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    italo_angra

    não entendi...

    izack darck
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Claudio Natureza

    De modo algum. Isso só acontece se quem tiver um pouco de cabeça no lugar permitir...Eu me orgulho de fazer algo, por minimo que seja, pra diminuir isso...
    Faço parte de um coral de 50 vozes, distribuidos em 4 naipes e que cantamos tudo que há no Brasil, do folclore, da mpb etc. Inclusive estamos levando pra Argentina e pro Uruguai o show Ecos - com músicas Branca, Negra e India. Ainda incluimos espanhola, Lirico, e até internacional, mais boa parte do nosso repertorio é Taieira, Banzo, MPB. Canto popular no geral...

    italo_angra
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Claudio Natureza
    nem eu..

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    izack darck

    legal cara, pra fazer coisa boa não precisa copiar fórmulas impostas pelos estrangeiros.

    o negócio é usar o que há de bom, mas enxergar a si mesmo, nossas raízes, nossa história e o que nós temos de melhor, nossa arte.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Acredito que sempre haverá pessoas mantendo ossa cultura, costumes em geral.Pode ser em menor número do que hoje em dia, mas creio que sempre haverá.

    deathmeister
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Hoje vc vê 99% copiando a música anglo americana, se preocupando em destilar seu inglês barato sem sequer saber falar o português, e tratando tudo que é nosso com desprezo.

    Eh a unica coisa que eles tem acesso na midia, a unica coisa Brasileira que passa na midia hj eh funk e pagode, entao ja era.
    E pior que nao tem nem como mudar, pq hj em dia a midia atinge quase todo mundo e esta muito mais tendenciosa do que ja era.

    Megabass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Infelizmente é uma luta onde não há chance de vitória, a "americanização" está cada dia mais forte, e só tende a piorar, ainda mais com a força da midia dinheirista...esse assunto me da raiva na verdade...segunda feira começa a novela América...já viram a propaganda?" Onde tudo é bonito e as pessoas são felizes!"...lamentável

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
    · votar


    respondendo a pergunta secamente....



    NÃO!

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    todas as culturas, sem excesão, estão sendo aos poucos apagadas e sendo redesenhada uma cultura mundial unica, e a cada dia isso vai ficar mais forte.......

    yield
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valorizar demais a cultura de seu país é um excesso de nacionalismo irracional. Pra que se apegar tanto a bandeiras, hinos e seleções, só por que tiveram a infelicidade (ou felicidade) de nascer no mesmo pedaço de chão delimitado por fronteiras imaginarias.

    Não seria bom se todos pudessem viver no lugar que quissessem, cagando pra consulado, visto, passaporte?

    Exaltar a cultura nacional só serve pra gerar guerras. O sentimento de nacionalismo é uma merda. Quase todas as guerras do mundo acontecem por motivos separatistas. A globalização quer justamente o contrario, unir os povos, só que é claro isso por motivos economicos e não para formar uma unica e vasta cultura mundial.

    Preservar a cultura indigena por exemplo é praticamente um crime. Por que que não vão os brancos dirigentes da FUNAI se entranhar no meio do mato sem repelente de mosquito, televisao e coca-cola pra ver como é viver assim. Principalmente sabendo que do lado de fora da mata existe um mundo completamente diferente.

    A globalização pode acabar com a cultura local?

    Tomara

    Megabass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valorizar demais a cultura de seu país é um excesso de nacionalismo irracional. Pra que se apegar tanto a bandeiras, hinos e seleções, só por que tiveram a infelicidade (ou felicidade) de nascer no mesmo pedaço de chão delimitado por fronteiras imaginarias.

    O Titãs tem uma musica q fala sobre isso, o refrão é "não sou brasileiro, não sou estrangeiro"...na época q foi lançada, o Humberto gessinger, no alto de sua arrogancia ignorante,criticou, dizendo q o Titãs não amava a pátria...é um babaca mesmo...

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Claudio Natureza

    Vou resumir tudo numa frase...

    "E tudo passa, tudo paaaaasaaaaraaaaa. E nada fica, nada ficaraaaaaaaa"

    Pra geracao mais nova toda a mpb é coisa de velho mesmo... Eles simplesmente nao conseguem entender hehe... pq é uma coisa completamente fora do mundo deles...

    E isso nao acontece so com a musica...

    Cultura de massa... fazer o q...

    Claro q sobra alguma coisa... mas serao nichos especificos... como musica renscentista hj em dia... sei la... colecionadores de carros antigos hehe...

    [danubio_gpi
    todas as culturas, sem excesão, estão sendo aos poucos apagadas e sendo redesenhada uma cultura mundial unica, e a cada dia isso vai ficar mais forte.......

    Isso é uma merda... é a maneira mais facil pra manipular as pessoas, substituem a sua cultura e suas raizes por algo "global", porem insosso e altamente consumista... Na verdade nao existe cultura global... tudo se resume a comercio...

    yield

    Exaltar a cultura nacional só serve pra gerar guerras.

    Mas a questao aqui nao é colocar a cultura nacional acima das outras... é o esforço pra não deixar ela morrer...

    o povo precisa de identidade... precisa se sentir dentro de uma coletividade distinta... saber quem é, de onde veio... é uma forma das pessoas se esquivarem de pensar na real situacao (individuo)... dai ele pega os conceitos da coletividade... por isso a mantenecao (bonita palavra :D) da cultura é algo importante... Ja q a cultura "globalizada" nao tem identidade nenhuma...

    Quase todas as guerras do mundo acontecem por motivos separatistas.

    Eu diria q é exatamente o contrario... a maioria das guerras (da antiguidade e de hj) sao guerras de conquista... ou de territorio ou de poder economico...

    A globalização quer justamente o contrario

    Globalizacao (culturalmente falando) nao existe, nunca existiu... nem sequer foi utopia... Globalizacao = Vender produtos pagando menos impostos...
    Já o intercambio de culturas sempre existiu... se vc for ver os romanos, ou babilonios etc... Esse seria o verdadeiro significado de globalizacao...

    Preservar a cultura indigena por exemplo é praticamente um crime.

    Não... isso é manter a historia de um povo... o q seria do ser humano dito racional sem historia??? O ser humano é o q é unica e exclusivamente pela capacidade de fazer historia...

    A globalização pode acabar com a cultura local?

    Tomara


    Nao pode acabar... simplesmente pq nao é uma cultura... é um artificio comercial...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Claudio Natureza

    Se houver incentivo e educação neste sentido, não acho que acabaria com a cultura local de cada região, mas se o capital de fora e de pessoas sem o menor apreço pela cultura reger a música, aí a curtura vai pras picas... enquanto isso vibração vira vibe e o sentimento vira feeling

    yield
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: yield
    · votar


    o povo precisa de identidade... precisa se sentir dentro de uma coletividade distinta... saber quem é, de onde veio... é uma forma das pessoas se esquivarem de pensar na real situacao (individuo)... dai ele pega os conceitos da coletividade... por isso a mantenecao (bonita palavra :D) da cultura é algo importante... Ja q a cultura "globalizada" nao tem identidade nenhuma...

    Precisa mesmo se sentir dentro de uma coletividade distinta? A coletividade não poderia ser algo geral que abrangesse todos e não apenas as pessoas nascidas em uma mesma regiao com mesma lingua, religião e costumes. Todo ser humano não é igual ?

    É algo para o proximo milenio (se o planeta existir até lá ainda), mas eu creio que quanto mais a ciencia avançar mais a religião, que é o grande fator separatista dos povos, recuará. Até deixar de existir a instituiçao "Religião" com fins lucrativos e a industria da fé. E como diria John Lennon "O mundo será um só".

    Eu diria q é exatamente o contrario... a maioria das guerras (da antiguidade e de hj) sao guerras de conquista... ou de territorio ou de poder economico...

    Grupo separatista ETA, Palestinos e Israelenses, Chechenia, Sarayevo, Guerra dos Farrapos, Coreia do Sul e do Norte.... todas motivos separatistas

    Globalizacao (culturalmente falando) nao existe, nunca existiu... nem sequer foi utopia... Globalizacao = Vender produtos pagando menos impostos...
    Já o intercambio de culturas sempre existiu... se vc for ver os romanos, ou babilonios etc... Esse seria o verdadeiro significado de globalizacao...



    Globalização pode ser encarada tambem como intercambio de culturas. Existe a Globalização Cultural e a Globalização Financeira movida pelo capitalismo. E é sim uma utopia (a cultural), pelo menos minha e de um senhor chamado Ignacio Ramonet, editor chefe do Le Monde Diplomatique, autor do livro A Geopolitica do Caos.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    A cultura pode se minturar com as outras naturalmente, mas não pode ser sufocada pela ganância, publicidade, que embora role muita grana, eu chamo de barata!

    Um rítmo brasileiro, o forró por exemplo, é confundido com Banda Chico na Calcinha, O Cãozinho dos Teclados... faça uma pesquisa na rua e e veja quem curte forró e pergunta o nome que lhe vem a cabeça... se alguém pensa que é o grande gênio Luíz Gonzaga, infelizmente se enganou... a não ser em lugares onde esssa podridão ainda não chegou...

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Precisa mesmo se sentir dentro de uma coletividade distinta?

    Claro... as culturas refletem o meio... tudo q é muito geral nao pode satisfazer os pequenos detalhes... Aquele "nao sou brasileiro nao sou estrangeiro" é facil na teoria...

    Todo ser humano não é igual ?

    Nao... Tem diferentes formas de vida... completamente distintas e opostas... nao da pra obrigar alguem a adotar a forma de vida de outro...

    A coletividade não poderia ser algo geral que abrangesse todos e não apenas as pessoas nascidas em uma mesma regiao com mesma lingua, religião e costumes.

    Eu so vi isso naqueles filmes de ficcao tipo jornada nas estrelas hehe... qd aparecem os povos de outros planetas o pessoal daqui se une... mas se une pra sentir-se mais diferente dos ets ou mais humanos... na verdade so muda o alvo... O q acontece é uma ampliacao do horizonte, mas o comportamento é o mesmo...

    mais a religião, que é o grande fator separatista dos povos

    O grande fator separatista é a necessidade de identidade... o "quem sou eu, de onde vim, pra onde vou" as pessoas se unem pra enxergar no outro a propria imagem... E como existem varios grupos, sempre existe a possibilidade de conflitos... Um grupo muito grande (globalizado) nao consegue refletir as aspiracoes do individuo...

    Grupo separatista ETA

    O pais basco tem cultura completamente diferente da espanhola, é formado por outro povo... O movimento separatista nao é uma causa, é uma consequencia do dominio espanhol naquela regiao... Consequentemente essa guerra é uma reacao ao poder territorial exercido pela espanha...

    Palestinos e Israelenses,

    Guerra de territorio tb... Qd criaram o estado de israel esqueceram q ja tinha gente morando ali... dai deu no q deu... Alias o povo judeu é um exemplo classico da necessidade de identidade de um povo...

    Chechenia, Sarayevo, Guerra dos Farrapos, Coreia do Sul e do Norte

    como o ETA esses são movimentos de reação a um poder territorial exercido... sao culturas diferentes sendo obrigadas a conviver sob a mesma identidade, dai vem o conflito...

    Eu nao defendo o conflito, ou a unilateralidade... o q eu defendo é a necessidade de identidade q qq ser humano tem...

    Existe a Globalização Cultural

    Existe como um processo, desde sempre... mas nao existe uma Cultura Global/Globalizada... Ninguem consegue se identificar com tudo...


    E é sim uma utopia (a cultural)

    Qual seria a utopia??? Todos os povos compartilhando os mesmos valores, vivendo harmoniosamente??? por esse ponto pode ser...

    Mas o q eu vejo é só comercio...

    Se for pensar na interação entre as culturas como globalizacao cultural... entao so inventaram um termo novo pra uma coisa q sempre existiu...

    yield
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Nao... Tem diferentes formas de vida... completamente distintas e opostas... nao da pra obrigar alguem a adotar a forma de vida de outro...

    As grandes diferenças nos modos de vida das pessoas estão ligada a religião. Os arabes por exemplo fazem jejum durante o dia no periodo do Ramadã, as mulheres se cobrem com véus, é proibida bebida alcoolica, tudo por acreditarem que fazendo isso a hora que morrerem estarão esperando por eles 7 virgens no paraiso deitadas em almofadas douradas. As evangelicas não cortam o cabelo, os catolicos não comem carne durante a quaresma.... Quase todas as diferenças culturais entre os povos são atreladas a religião. A religião (não a espirituosidade e a crença em qualquer coisa que seja, mas a religião como istituiçao) foi a maior desgraça inventada pelo homem e é o que impede uma maior tolerancia entre as pessoas.

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    yield

    e pq a necessidade da religiao??

    Responder essa pergunta...

    "quem sou eu, de onde vim, pra onde vou"

    enfim.. identidade...

    dai vem tudo de novo...

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Até deixar de existir a instituiçao "Religião" com fins lucrativos e a industria da fé

    Sabe pq esse tipo de igreja cresce tanto... por causa da "cultura" globalizada, consumista, imediatista... quem nao consegue satisfazer os requisitos dessa cultura procura abrigo nesse tipo de lugar...

    Ta ai outro exemplo de q essa cultura globalizada so serve pra alguns... Basicamente pra elite...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A globalização pode acabar com a cultura local?