O que é criatividade?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 12/mar/24 06:00 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"não seja feita de silício."

Esse é o equívoco de vocês. Vocês não conseguem dissociar uma vida inteligente "artificial" de materiais sintéticos.

Eu e o makumbator estamos pondo em cheque justamente a matéria orgânica. Você não têm como me provar que a matéria orgânica não foi criada por algum ser.

Quem garante que uma célula simples que se replica e se agrupa formando grupos cada vez mais complexos que seguem uma programação chamada DNA não é uma invenção de alguma "raça ou coisa que você desconhece"?

Estamos na idade da pedra das I.As, elas não serão de aço e silicone, estes materiais são limitantes para um ser que deseja evoluir. Eu nem apostaria que o organismo tal qual conhecemos é a coisa mais sofisticada que existe.

JJJ
Veterano
# 12/mar/24 10:37
· votar


Lelo Mig
Você não têm como me provar que a matéria orgânica não foi criada por algum ser.

Uai... virou criacionista, Lelão?

Lelo Mig
Membro
# 12/mar/24 11:35
· votar


JJJ

"Uai... virou criacionista, Lelão?"

Criacionismo prevê a ideia de um Deus, pelo contrário, eu proponho que a evolução possa ser ainda mais antiga e ir ainda mais longe.

makumbator
Moderador
# 12/mar/24 12:58
· votar


JJJ

Vc que está na vibe criacionista. Só faltou falar que pra ter auto consciência precisa ser uma criatura filha de Deus. Hehehe!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/mar/24 13:40
· votar


Wanton
O que é criatividade?
Acho que um ponto inicial importante, indiferente do cerne debate, é delimitar o que é possível.

A criatividade não está sob controle de ninguém (ou você acorda e pensa "Hoje eu vou me sentir criativo, custe o que custar"?) apesar de que você pode condicionar o surgimento da "inspiração" (lembre-se das musas), que vai levar à criatividade; Ela é parte de um processo que envolve toda a sua história de vida, especialmente com a maneira com que você experiencia a vida. Ninguém aprende cognitivamente com a criatividade, logo você não saberá como "emular" novamente a criatividade e não saberá como evocar qualquer preditor dela. E dá pra seguir esse raciocínio, até chegar em uma definição.

Vale dizer que no Japão, a "criatividade" tem uma conotação diferente, mais baseado em muita repetição (treino) para que quando for necessário, todo um grupo - e suas respectivas histórias - estejam aptos a "criar", de maneira até contemplativa durante o processo.

Wanton
Veterano
# 12/mar/24 14:34 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Esse é o equívoco de vocês. Vocês não conseguem dissociar uma vida inteligente "artificial" de materiais sintéticos.

Eu não cometi equívoco nenhum. Só sugeri que acho improvável que a consciência emerja de uma abordagem computacional. A constituição química do homúnculo é o de menos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_dif%C3%ADcil_da_consci%C3%AAnci a

Christhian
Ela é parte de um processo que envolve toda a sua história de vida, especialmente com a maneira com que você experiencia a vida.

O que estou propondo no tópico é diferenciar o conceito de criatividade da experiência de "insight". Seria uma despsicologização do fenômeno. Proponho, para esse fim, considerar a variação comportamental em escala social. Uma criatividade mais próxima do Zeitgeist do que da experiência individual.

Wanton
Veterano
# 12/mar/24 14:34
· votar


Mais um conceito para o tópico: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADstica

JJJ
Veterano
# 12/mar/24 15:50 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Lelo Mig

matéria orgânica [...] criada por algum ser
Criacionismo prevê a ideia de um Deus

Não, cara... Independentemente do "ser" em questão de ser nomeado "Deus" ou "Alá" ou "Krishna" ou "Robôzão-Primordial-Pica-das-Galáxias"; se é um "ser" criando a matéria, implica em criacionismo...

makumbator
Moderador
# 12/mar/24 16:02
· votar


JJJ
implica em criacionismo...

Então o senhor confessa ser criacionista?

Christhian
a "criatividade" tem uma conotação diferente, mais baseado em muita repetição (treino)

O ensino de composição na maneira erudita é da mesma forma. A criatividade vem da repetição e treino das formas. Um exemplo é contraponto, que é uma matéria musical com bastante regra, mas em que se busca a criatividade e liberdade (apesar das restrições) através de incansáveis exercícios de cantus firmus.

Wanton
Veterano
# 12/mar/24 16:13 · Editado por: Wanton
· votar


Outro exemplo: no humor.

Humoristas profissionais têm método para fazer humor, pesquisam, chupam piadas estrangeiras, e ainda assim muitos deles são sem graça. Mesmo os bons não conseguem ser engraçados durante muito tempo. As fórmulas vencem, o humor cansa.

Mas se você tiver o hábito de ler comentários na internet, sabe que há um humor espontâneo, que às vezes é mais genial do que o produzido pelo olhar treinado do comediante. Talvez, o responsável por aquele post que te quebrou seja um cara meio sem graça, mas a presença de comentários espirituosos se dá porque a chance de um desses anônimos enxergar algo que os comediantes não viram é grande.

makumbator
Moderador
# 12/mar/24 16:18
· votar


Wanton
Mas se você tiver o hábito de ler comentários na internet, sabe que há um humor espontâneo, que às vezes é mais genial do que o produzido pelo olhar treinado do comediante.

Muito obrigado pelo elogio. Vou guardar no coração.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/mar/24 17:02
· votar


Wanton
conceito de criatividade da experiência de "insight".
Insight é um evento que te traz um conhecimento instantâneo. Aquela pedra que cai na sua cabeça, aquele "PQP!!!". O insight pode (ou não) provocar a inspiração, que provoca criatividade. O insight é uma semente, a inspiração uma árvore e a criatividade uma floresta. ;-)

JJJ
Veterano
# 12/mar/24 17:35 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Então o senhor confessa ser criacionista?

Que raio de católico seria eu, se não acreditasse na Criação? Só não sou radical, nem presunçoso a ponto de achar que eu estou perfeitamente correto e rejeitar qualquer outra teoria, mas me diga você: uma criação (deliberada ou não) é tão mais extraordinária assim do que um pontinho infinitesimal que "resolve" explodir numa "singularidade" e criar tudo que existe?

Eu sou um católico meio bosta... mas creio, sim, num início determinado, num primeiro movimento consciente. Daí pra frente, creio no livre arbítrio geral - com intervenções pontuais, de acordo com coisas que nem tento explicar.

Ah, mas o que havia antes do início, pra que algo ou alguém fizesse o "fiat lux"? Ouso menos ainda tentar adivinhar!!!

Obs: me referi à criação inicial, ok? Evolução é outro papo e é óbvio e comprovável facilmente que existe (o que não impede que alguma coisa tenha sido criada e, posteriormente, evoluído). Ou seja: tudo pode ser e eu não sei nada.

Wanton
Veterano
# 13/mar/24 05:11
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é criatividade?