Javier Milei - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 18:43
· votar


Black Fire

Quem fez isso, não o fez pela troca e circulação de dólares na economia. Mesmo porque teria que ter dólares na gaveta para fazer face ao volume monetário da economia. Apenas criou uma paridade. Aqui no início do plano real a economia estava dolarizada 1 dólar = 1 real. Depois é que isso estava prejudicando nossas exportações e, consequentemente, a balança comercial e resolveram flexibilizar com o tal dólar flutuante.

Lá ele pode simplesmente congelar X pesos = 1 dólar e até mesmo criar uma nova moeda com paridade 1x1. Só que isso é uma grande cilada, de cara já arrebenta a balança comercial. Os produtos exportados vão perdendo competitividade e as importações cada vez mais baratas. Se partir pra essa linha, vai se lascar.

Lá já tentaram isso com o Plano Austral, de Raúl Alfonsin. A moeda era o Austral e a princípio com paridade ao dólar, mas logo se descolou.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 18:57 · Editado por: Lucmac
· votar


Aqui no início do plano real a economia estava dolarizada 1 dólar = 1 real

Nunca esteve. Esteve párea, sim, mas nunca dolarizada. E não foi por decreto que se igualou o preço da nova moeda com o dólar. Primeiro foi criada a URV, Unidade Real de Valor, esta sim sofria atualização de valor de acordo com o dólar. No lançamento da moeda, um URV passou a ser um Real. Um tempinho depois o real chegou a valer mais que um dólar. Após alguns anos o real começou a desvalorizar progressivamente.

Nunca houve dolarização da nossa economia. Isso é uma leitura erradíssima.

simplesmente

Sim, é muito simples controlar a inflação. Alberto Fernández não sabe disso, ele é um estúpido.

Lelo Mig
Membro
# 27/nov/23 19:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

Equiparar valor da moeda (mesmo forçando um valor fake) com o dólar não é dolarização. Isso é o que foi feito no plano real. Isso não é dolarizar a economia. Nada a ver.

Milei não quer fazer isso. Sua proposta é acabar com o Banco Central; isso significa que a economia Argentina, dolarizada, dependerá das decisões tomadas pelo Federal Reserve (o Fed, banco central dos EUA).

Não existe no mundo nenhum País maior que a "Vila do Chavez" que fez isso.

Em Países muito pequenos o comércio internacional é quase tudo na economia. Para estes, o benefício de não haver incerteza na taxa de câmbio pode ser muito maior do que qualquer benefício de controlar a economia doméstica através da política monetária. Já no caso de um País como a Argentina, é um chute no escuro bastante arriscado.

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 19:51
· votar


FHC dolarizou a economia quando criou o Real que "tinha o mesmo valor" que o Dólar. Isso já com a URV. Não foi ruim, mas custou caro. Se souber como conduzir a economia em vez das papagaiadas, eu torço muito pelo crescimento da Argentina )foda-se se é esquerda ou direita). Confiança o Milei não passa! Mas...

brunohardrocker
Veterano
# 27/nov/23 20:02
· votar


LeandroP
Confiança

Afuera!

Lelo Mig
Membro
# 27/nov/23 20:05 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

"FHC dolarizou a economia quando criou o Real que "tinha o mesmo valor" que o Dólar."

Ele não dolarizou. Você não irá encontrar nenhum texto econômico ou histórico dizendo que o Plano Rael "dolarizou" a economia.

De forma bem simplificada, o Real foi uma nova moeda com valor pareado ao dólar e a URV o índice que estipulava os valores referenciais para a conversão do cruzeiro real (moeda até então) para o real (nova moeda).

Pelo menos até agora a proposta do Milei não é essa. Afinal, mesmo tendo dado certo, Itamar e FHC são comunistas safados e Milei jamais os copiaria.

"Não foi ruim, mas custou caro."

Na boa, ideologias à parte, foi a melhor coisa já feita por um político neste País. Já havia sido feito de tudo, muitos planos, que só arrombavam ainda mais o País. O real foi muito bem articulado e deu certo.

Você é jovem, não faz ideia do que é viver sob uma inflação como era a do Brasil nos anos 80.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 20:12
· votar


Não dá para discordar que o Plano Real foi desde a redemocratização o melhor plano econômico do Brasil.

Foi e o Real ainda é uma das mais fortes moedas do mundo.

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 20:23
· votar


Lelo Mig
Você é jovem, não faz ideia do que é viver sob uma inflação como era a do Brasil nos anos 80.


Obrigado pelo elogio, mas você não sabe a minha idade. Eu sei sim rs

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 20:28 · Editado por: LeandroP
· votar


Lelo Mig

Sim, o Real deu muito certo. O termo "dolarizar" ou "parear" na prática da na mesma. Mas, você tem razão em dizer que o meu comentário foi simplista. No entanto você pegou a ideia e foi isso mesmo que eu quis dizer. Que foi a melhor eu não tenho dúvidas e não questiono. Isso não quer dizer que não nos custou caro. Muitas adaptações precisaram ser feitas ao longo dos anos, porque a nossa política sempre foi muito protecionista. O Collor fez a abertura e o FHC facilitou ainda mais o mercado pareando a moeda. Contudo, muitas empresas precisaram se reinventar diante das ofertas estrangeiras. Isso foi de modo paulatino e custou muitos empregos. A indústria de injeção de plástico, por exemplo. Não dava pra competir com a China, mesmo com um forte mercado interno.

Faz tempo que eu tenho 11 anos rs

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 20:44 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Equiparar valor da moeda (mesmo forçando um valor fake) com o dólar não é dolarização.

Lelo, isso é apenas questão de semântica. A URV e depois o Real, foram incialmente ancorados ao Dólar e tinha um plano de continuar, inclusive o presidente do Banco Central, Gustavo Franco, era contra desatrelar. Foi necessário substituí-lo para depois vir a mini desvalorização do Real frente ao Dólar, em 1999, inicialmente em 30%.

Até podemos dizer que o Real é uma moeda que gravita em torno do dólar, pois suas variações vão de R$ 4,50 a R$ 5,80

Com a queda nas exportações e o fantasma da recessão, o governo desvalorizou fortemente o real no inicio de 1999. O dólar, que custava um real, passou a custar mais de dois reais, voltando depois para R$ 1,75. O Banco Central adotou o cambio flutuante e o sistema de metas para a inflação.

https://www.camara.leg.br/tv/437249-lancado-ha-20-anos-plano-real-acab ou-com-a-hiperinflacao/#:~:text=Com%20a%20queda%20nas%20exporta%C3%A7% C3%B5es,de%20metas%20para%20a%20infla%C3%A7%C3%A3o.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 20:49
· votar


LeandroP

Obrigado pelo elogio, mas você não sabe a minha idade. Eu sei sim rs

É mais velho que pé de serra. O cadastro do FCC aceita qualquer número. É a mesmo coisa de vocês acreditarem que eu já tenho 62 anos.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 20:49
· votar


"você entendeu"

Essa é velha. O sujeito fala qualquer merda e manda essa.

Lelo Mig
Membro
# 27/nov/23 20:51 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

Não cara, não é uma questão semântica.

Dolarização é um processo econômico que ocorre quando um país adota o dólar norte-americano como moeda oficial, acaba com o Banco Central (e seu controle por mecanismos internos) e deixa pelo controle do FED.

Você não vai encontrar literatura alguma que diga que o plano real foi dolarização da economia.

Ainda que pareça desimportante, é essencial deixar isso claro, para galera não confundir e saber de fato o que o Milei pretende.

É outra coisa, nada a ver.

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 20:53
· votar


Lelo Mig
Dolarização é um processo econômico que ocorre quando um país adota o dólar norte-americano como moeda oficial,

Sim, é isso mesmo.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 20:56
· votar


Olha aí... O cara não entende nem o que é dolarização, bicho. Que coisa incrível!

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 20:56
· votar


Pedro_Borges
foram incialmente ancorados ao Dólar e tinha um plano de continuar, inclusive o presidente do Banco Central, Gustavo Franco, era contra desatrelar. Foi necessário substituí-lo para depois vir a mini desvalorização do Real frente ao Dólar, em 1999, inicialmente em 30%

Foi isso. Já o percentual frente ao dólar eu desconheço.


-------------------------------------------------------

Nessa mesma época, eu ainda era garoto, fazia bico como cobrador de ônibus de uma linha clandestina (tinha muito em Sampa). E nessa mesma época eu precisava converter o valor pra URV )tinha um fator que eu não me lembro agora) e eu me recordo de ter feito uma tabelinha em relação ao valor da passagem (não tinha Excel, mas tinha o Lotus123 (só pra quem tinha computador rs)

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 20:59
· votar


LeandroP
Muitas adaptações precisaram ser feitas ao longo dos anos, porque a nossa política sempre foi muito protecionista. O Collor fez a abertura e o FHC facilitou ainda mais o mercado pareando a moeda. Contudo, muitas empresas precisaram se reinventar diante das ofertas estrangeiras. Isso foi de modo paulatino e custou muitos empregos. A indústria de injeção de plástico, por exemplo. Não dava pra competir com a China, mesmo com um forte mercado interno.

Bom Leandro, mas aí são duas coisas distintas, embora pareça a mesma. Uma coisa é a política monetária e até mesmo cambial, e outra é a política econômica. A segunda é a estratégia para a economia e o desenvolvimento como um todo. Mas concordo que o novo cenário requereu muitas adaptações.

Como exemplo de adaptação eu cito que no setor empresarial, como um todo, tiveram que voltar para aferição e busca de redução de custos, termos que não eram usados no período inflacionário. Antes tudo se resolvia reajustando a tabela de preços.

Como não havia memória, qualquer preço que você arbitrasse, colava. Isso era a chamada escalada inflacionária, pois ninguém reajustava com base na inflação medida. E outra, mesmo tendo a inflação do mês anterior como parâmetro, o reajuste era com base na expectativa futura.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:04
· votar


Reajuste

Sem

Inflação

Parei por aqui.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 21:05 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lucmac

Oh moleque, VTNC.

Vê se me erra. Não olho pra você e não leio suas vertigens. Fica aí pulando em minhas pernas mendigando atenção. Vá chupar prego!

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:10
· votar


Pedro_Borges

Não. Não vou mais ofendê-lo, mas vou continuar comentando suas postagens.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:14
· votar


E do jeito que eu quiser. Se quiser civilidade tem que ser civilizado comigo também.

Topa? Se topar tudo bem, senão você faz o que quiser e eu também.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 21:20 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Dolarização

Lelo, deixa de ser teimoso, ninguém aqui está insistindo nesse termo, eu citei como uma facilitação, mais não estou escrevendo uma dissertação de mestrado, tão pouco estou imbuído de atuar como professor. Eu sei perfeitamente o que é o termo.

Será que a história que você contou e que eu contei também, sobre a evolução do plano Real, não é suficiente "pros mais novos" entenderam?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/nov/23 21:21
· votar


brunohardrocker
LeandroP
Confiança

Afuera!


se vc fosse argentino, teria votado no milei? ou anulado? Seja sincero!

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 21:22
· votar


Lucmac

E do jeito que eu quiser. Se quiser civilidade tem que ser civilizado comigo também.

Já topei tem dois meses, nem cito mais seus comentários, só você é quem não respeita e continua perseguindo.

Não falo mais em você, aliás já estou fazendo isso a dois meses. Só resta você fazer o mesmo.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:28
· votar


Pedro_Borges

Não, cara. Eu não propus isso a você. Propus tratamento civil, sem xingamento e ironia. Isso estou disposto a fazer. Parar de comentar não. Somos poucos usuários e você comenta bastante, então não tem jeito.

Mas eu posso parar de ser irônico sim, consigo.

Se você quiser, beleza. Fecho acordo.

Lelo Mig
Membro
# 27/nov/23 21:34 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"deixa de ser teimoso, ninguém aqui está insistindo nesse termo"

Não foi a leitura que eu fiz. Vocês se referiram ao Plano Real como dolarização eu expliquei que não foi, que não têm nada a ver com o que o Milei propõe. Você refutou.

Na minha leitura não sou eu quem esta teimando.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/nov/23 21:35
· votar


Lucmac

Não, tem que se abster de falar com e sobre o outro, assim como faço com você. Eu tenho conseguido. Você fala muita coisa da qual não concordo, mas não me citando, não retruco e não tenho obrigação de retrucar. Até você falando mal de mim eu tenho ficado calado. Tenho feito isso a dois meses. Se digne a fazer o mesmo.

Como você já disse no passado, de que entre nós é impossível haver civilidade. É o único ponto que concordo contigo. Quando isso acontece na vida real a gente corta relações e nem dá bom dia. Aqui é a mesma coisa.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:37
· votar


E assim, Pedro, você talvez não tenha se dado conta, mas os usuários atuais gostam de informações mais precisas. A sua dificuldade está também nesse aspecto. Você traz o que consideramos achismos e quando é consertado diz que não está escrevendo uma monografia.

Se realmente está usando linguagem simplificada, não precisa. A galera aqui é bem inteligente. Então você pode mostrar toda a sua erudição, e tal.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:38
· votar


Pedro_Borges

Assim para mim não tem interesse.

Obrigado.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 21:40
· votar


Se eu disse que não pode haver civilidade não estava falando sério. Não que eu estava brincando, mas não é real.

Se bem que não me lembro de ter escrito isso.

Enfim, minha condição é de participação livre e respeitosa. Se não quiser vai continuar como está.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Javier Milei - Bola Dentro / Bola Fora