Anúncios e notícias excêntricas - parte deux

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 15/fev/24 10:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar

makumbator

"Lelo vai dizer..."

E você sabe lá o que eu vou dizer? Dormiu comigo?

(tô zoando...)

Não, não acho que é "nostalgia sem fundamento". O que eu não gosto muito é da conversa de muitos com aquele tom de "no meu tempo era melhor..."

Eu simplesmente acho que as coisas mudam. Para melhor, para pior, mas mudam e temos que ir criando mecanismos para lidar com estas mudanças. O celular, neste quesito, se tornou um problema, mas em contrapartida, a escola precisa ser revista urgentemente. Por quê guri vai aturar um professor chato querendo que ele decore as principais capitais se ele têm essa informação de bate pronto no Google, caso precise? Prá que aturar o Lucmac se tenho a tabela periódica bonitinha numa busca Imagens?

Como disse Bob Dylan: The Times They Are A-Changin'.

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 11:02
· votar

makumbator
(Lelo vai dizer que é nostalgia sem fundamento, mas é verdade).

kkkkk ai arai

makumbator
Moderador
# 15/fev/24 11:04 · Editado por: makumbator
· votar

Lelo Mig
E você sabe lá o que eu vou dizer? Dormiu comigo?

Estou tentando! É um convite?

Por quê guri vai aturar um professor chato querendo que ele decore as principais capitais se ele têm essa informação de bate pronto no Google, caso precise? Prá que aturar o Lucmac se tenho a tabela periódica bonitinha numa busca Imagens?

Sim, o modelo das escolas parece bastante ultrapassado. Mas mudar é quase impossível, pois são muitos atores (pais, alunos, professores, funcionários fora de sala de aula, governos em 3 níveis, opinião pública, pedagogos, etc...).

O receio de causar mais problemas impede mudanças profundas. Ficamos mais na superfície.

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 11:07
· votar

Mas mudar é quase impossível, pois são muitos ... CONSERVADORES
rs

makumbator
Moderador
# 15/fev/24 11:16
· votar

LeandroP

Na educação parece que todo mundo é conservador, pois mudar algo não cosmético parece impossível.

O discurso até é por mudança (pois sabem que é ultrapassado), mas qualquer mudança sugerida causa uma revolta.

O caminho é o home schoolling Ancap. RUPTURA AGORA!

Lucmac
Veterano
# 15/fev/24 11:33
· votar

Lelo Mig
makumbator
LeandroP

É... A escola não acompanhou, mesmo. A curiosidade foi para o espaço, porque tem muita informação pronta, como ressaltou o Lelo. E fica difícil encontrar um modelo que resolva esses problemas, porque simplesmente as coisas se transformam de tal forma que esse novo modelo se torna ultrapassado antes mesmo de ser implementado.

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 11:36
· votar

Lucmac
E fica difícil encontrar um modelo que resolva esses problemas

Paulo Freire :)

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 11:39
· votar

A coisa não pára...

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/bolsonaro-enviou-dinheiro-ao-ex terior-para-aguardar-o-golpe-diz-pf/?utm_source=terra_capa&utm_medium= referral&utm_campaign=home_parceiro

Bolsonaro enviou dinheiro ao exterior para aguardar o golpe, diz PF
'Evidencia-se que o então presidente, ao final do mandato, transferiu para os EUA todos os seus bens e recursos financeiros, ilícitos e lícitos, diz a PF

Wanton
Veterano
# 15/fev/24 12:01
· votar

makumbator
ultrapassado
home schoolling

Mais ultrapassado do que home schooling não existe! Pais são burros, salvo raríssimas exceções. Quando não são, são desinteressados, impacientes, despreparados, ocupados demais etc. Ainda bem que é trollagem sua.

Na educação parece que todo mundo é conservador, pois mudar algo não cosmético parece impossível.

Sabe por que há tanta resistência em mudar a educação? Por causa do capitalismo! Professores já são tratados feito lixo pela sociedade. Mudanças profundas têm cheiro de demissão e de achatamento de salários.

makumbator
Moderador
# 15/fev/24 12:05
· votar

Wanton
Pais são burros

É só ter pais inteligentes, oras! Problema resolvido!

Home schoolling é o futuro.

Sabe por que há tanta resistência em mudar a educação? Por causa do capitalismo!

Se for preciso derrubar o capitalismo pra mudar a educação, sinto muito, mas vai continuar assim por muito tempo.

Mas é o capitalismo que proporcionou a possibilidade de educação abrangente para a patuleia (mesmo sendo ruim). No feudalismo não tinha nem isso.

Wanton
Veterano
# 15/fev/24 12:38 · Editado por: Wanton
· votar

makumbator
Se for preciso derrubar o capitalismo pra mudar a educação

Falam que há déficit de professores, que há disciplinas que são tocadas por professores sem formação específica, mas aumentam o salário dos professores? Nada! Esses dias, vi um edital de um concurso público que tinha cargo para pedagogo pagando menos de 3 mil reais, e procurador ganhando 32, fora os penduricalhos. Professor entrando doutor com salário de 10 a 16 mil, enquanto médico, que tem menos tempo de estudo, entra tirando 27 mil.

Lelo Mig
Membro
# 15/fev/24 13:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton

O ensino como um todo, mesmo em Países de Primeiro Mundo, anda bem ruim. No Brasil as médias salariais de professores iniciantes são:

- R$ 1.900 - Ensino Fundamental
- R$ 2.100 - Ensino Médio
- R$ 3.600 - Ensino Superior

Sem contar que as condições de trabalho, da maioria, são péssimas. Difícil mano.

Black Fire
Gato OT 2011
# 15/fev/24 13:31
· votar

Home schoolling é o futuro.
Unschooling.

LeandroP
Moderador
# 15/fev/24 13:38
· votar

Home
Eu quero home!

Wanton
Veterano
# 15/fev/24 15:19
· votar

Lelo Mig
Sem contar que as condições de trabalho, da maioria, são péssimas. Difícil mano.

Sim, bem difícil. Tem déficit de professor e sobram formados nas áreas. Como um bovino gosta de lembrar, fiquei dois anos na licenciatura em filosofia. Dos meus colegas que se formaram, são poucos que foram trabalhar como professores.

Wanton
Veterano
# 15/fev/24 15:20
· votar

Essa foto.

LeandroP
Moderador
# 16/fev/24 15:10
· votar

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/02/16/empr esario-cac-sequestrado-sp.htm

Os criminosos roubaram seis fuzis e cinco pistolas

Sem chance de defesa [contém 1 pente de ironia]

LeandroP
Moderador
# 16/fev/24 16:26
· votar

Só maluco uco uco uco uco

https://www.terra.com.br/diversao/gente/regina-duarte-ataca-o-comunism o-e-anuncia-ida-a-protesto-com-bolsonaro,8948d7684ea6fd1ce7e668720db34 1fd1fqotktx.html

Wanton
Veterano
# 16/fev/24 16:54
· votar

LeandroP
Só maluco uco uco uco uco

Que fim triste para a "Namoradinha do Brasil"!

Sem chance de defesa [contém 1 pente de ironia]

Que ironia poética!

makumbator
Moderador
# 16/fev/24 16:58
· votar

Wanton
Que fim triste para a "Namoradinha do Brasil"!

Nos bons tempos, vc não pegaria?

Lelo Mig
Membro
# 16/fev/24 17:24
· votar

makumbator

"Nos bons tempos, vc não pegaria?"

Teve bons tempos? Não lembro, sempre achei bem fraquinha de sex appeal.

makumbator
Moderador
# 16/fev/24 17:50
· votar

Lelo Mig
Teve bons tempos? Não lembro

Exigente o senhor, hein?

Touro indomável
Membro Novato
# 16/fev/24 18:00
· votar

Escuta,

Sem controvérsias, sei que o assunto pairou sobre educação, notadamente na parte que tange os profissionais de ensino, os professores. Formalmente eu nunca lecionei em cursos regulares, embora por duas ocasiões eu recebi convites nesse sentido, quando estava em cursos de pós graduação.

As minhas observações se prendem aos programas, metodologias e focos do ensino médio ao fundamental, notadamente a partir do 6º ano (penso que outrora 5ª série), do ponto de vista do aluno, embora talvez seja uma preocupação dos professores também.

Acredito que pelo fato da falta de vagas disponíveis no ensino superior, lá no passado, que ainda remanesce, foi instituído o vestibular, como um sistema de preenchimento dessas vagas, mas não necessariamente com o intuito de selecionar os melhores e mais preparados, embora possa, indiretamente, exercer esse papel. Razões e méritos à parte não vou adentrar à minúcias nesse sentido.

O que se percebe é que as escolas intermediárias, que a meu deveriam estar focadas, na transmissão de conteúdo para uma formação básica operacional e cognitiva ao aluno que lhe capacitasse minimamente para a vida, ao contrário direcionam seus programas unicamente para enfrentar o vestibular. Assim, aquilo que poderia ser uma transmissão de conhecimento, cede lugar para verdadeiro treinamento, macetes e decorebas.

O resultado é que muitas matérias importantes ao conhecimento são aviadas em pacotes condensados, que todos fazem questão de jogar fora quando atingem o objetivo da matrícula universitária, exceto nos casos onde no 3º grau seguem a mesma disciplina. Esse é o caso de disciplinas como física, química, biologia (botânica, citologia e tantas outras), grande parte da matemática, para a maioria dos cursos universitários.

O resultado nefasto disso é que, caso o estudante não alcance o ensino superior, ele também não terá habilidades que seriam fundamentais no seu dia a dia, nas matérias que lhe foram impostas em digestões forçadas. Eu estudei (engoli e em grande volume) química até sonhar com as cadeias de ligações em verdadeiros pesadelos. Mas nunca compreendi uma aplicação sequer. Biologia e física, idem. Culpa dos professores? Claro que não! Do modelo.

Eu pergunto, sobretudo a quem leciona, já não era hora de termos currículos menos densos, ou seja menos maçantes, porém mais profundos em cada área, em abordagem cognitiva (construção do saber), preparando o aluno a um conhecimento mais amplo e mais internalizado, até o ensino fundamental, de forma que o vestibular elaborasse suas questões respeitando o conteúdo fundamental e médio e não impondo-lhes como ocorre hoje na “indústria do vestibular”?

Wanton
Veterano
# 17/fev/24 00:32
· votar

makumbator
Nos bons tempos, vc não pegaria?

Tem muitos "se" aí, a ponto de ser inimaginável.

Touro indomável
Eu pergunto, sobretudo a quem leciona, já não era hora de termos currículos menos densos

Recentemente, fiz um post propositivo sobre isso – coisa que você me acusa de não fazer. Está aqui:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/342049/#9525853

Também comentei o volume de conteúdos estudados no ensino médio:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/342049/#9525863

LeandroP
Moderador
# 17/fev/24 08:45
· votar

Touro indomável

Freireano

makumbator
Moderador
# 17/fev/24 12:53
· votar

Wanton

Mas cadê o post redação que eu mandei vc fazer sobre o vídeo do Nando Moura?

Lucmac
Veterano
# 17/fev/24 12:59
· votar

makumbator

O tudólogo escreveu uma sobre plano de desenvolvimento como um todo e industrialização respeitando a região.

Cê poderia dar uma nota?

makumbator
Moderador
# 17/fev/24 13:12
· votar

Lucmac
Cê poderia dar uma nota?

Claro! Assim que receber a redação sobre o vídeo do Nando Moura.

Wanton
Veterano
# 17/fev/24 14:49
· votar

makumbator
Mas cadê o post redação que eu mandei vc fazer sobre o vídeo do Nando Moura?

Redação sobre o vídeo do Nando Moura, com ChatGPT:

Nando Moura, uma figura notória na esfera do YouTube, é um emblema do retrocesso intelectual e moral que assola o nosso tempo. Sem meias palavras, suas posturas e declarações são um compêndio de equívocos, disfarçados sob a capa da "verdade que ninguém tem coragem de dizer". Moura se posiciona como um bastião da liberdade de expressão, mas o que ele promove é um discurso repleto de falácias, preconceitos e uma visão de mundo perigosamente unidimensional.

Primeiramente, a abordagem de Moura sobre a política é alarmantemente simplista e polarizada, pintando cenários em preto e branco onde apenas sua perspectiva é válida. Ele critica ferrenhamente a esquerda e seus ideais, ignorando a complexidade das questões políticas e sociais, e promovendo uma narrativa que divide ao invés de unir. Seu discurso é permeado por uma nostalgia de uma era dourada que, francamente, nunca existiu, alimentando-se de mitos e desinformação para fortalecer suas posições.

No campo da educação, Moura se apresenta como um crítico do que ele denomina de "doutrinação ideológica" nas escolas e universidades. Contudo, sua solução para o problema é igualmente dogmática, propondo um retorno a métodos tradicionais e conservadores de ensino que negligenciam a necessidade de pensamento crítico e debate saudável. Sua retórica ignora os avanços pedagógicos e a importância da diversidade de ideias no ambiente educacional, escolhendo, em vez disso, promover uma visão estreita e excludente do que a educação deve ser.

Moura também falha miseravelmente ao abordar questões culturais e sociais, demonstrando uma falta de compreensão e empatia que é assustadora. Seu discurso frequentemente flerta com o machismo, a homofobia e o racismo, sob a desculpa de combater o "politicamente correto". Ele se coloca contra movimentos sociais que lutam por igualdade e justiça, rotulando-os como exagerados ou desnecessários, e contribui para um ambiente de hostilidade e exclusão.

Em resumo, Nando Moura representa o que há de mais equivocado no espaço público digital: a propagação de ideias baseadas em preconceitos, a simplificação de questões complexas e a polarização da sociedade. Seu legado, se é que podemos chamar assim, será lembrado como um exemplo de como não se deve abordar o debate público. A influência de Moura é um desserviço ao progresso social, intelectual e político, e sua visão de mundo deveria ser desafiada e refutada a cada passo.

Wanton
Veterano
# 17/fev/24 14:55
· votar

LeandroP
Freireano

Acho engraçado quando vejo hater do Paulo Freire defendendo ou concordando com posições que são idênticas às que o velho defendia. As ideias do cara foram difundidas e muitas já se tornaram óbvias no senso comum. Os argumentos que sobram, em sua maioria, são desonestos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Anúncios e notícias excêntricas - parte deux