Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# 07/nov/23 13:38
· votar
Black Fire
Essa turma enche o cu de cloroquina e fala bosta
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 07/nov/23 13:41
· votar
Tem que multar mesmo!
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/11/07/apag ao-multa-contra-enel-pode-chegar-a-r-50-milhoesdizflaviodino.htm
O problema é que a multa vai pro governo e não retorna àquele que foi prejudicado. Pelo menos, não diretamente.
Privatiza que melhora.
|
makumbator Moderador
 |
# 07/nov/23 13:44
· votar
Essas multas tinham que ser destinadas exclusivamente para os prejudicados , sejam pessoas físicas, jurídicas ou mesmo entes governamentais. Mas sempre vai para um fundo obscuro de porra nenhuma
|
qew Veterano |
# 07/nov/23 13:54
· votar
o problema da grande maioria desses fundos é que a gestão é composta por gente que não faz a menor ideia de como as coisas funcionam
|
brunohardrocker Veterano |
# 07/nov/23 15:11
· votar
Black Fire Sensatez: a PRF é uma milícia personalíssima do Jair. Não existe pobre no Centro Oeste. É crime comprar arroz integral do MST dentro da lei e com observância estrita das regras de licitação.
Tudo fake news! Fruto da deturpação e da tirada de contexto!
|
# 07/nov/23 15:12
· votar
Lelo Mig não é capaz de enxergar muito além de suas próprias necessidades e é o tipo que acredita que a vida têm uma "receita" que se todos seguirem chegarão no mesmo lugar.
Essa é a descrição de boa parte da esquerda do fórum.
|
Wanton Veterano |
# 07/nov/23 15:13
· votar
brunohardrocker Essa é a descrição de boa parte da esquerda do fórum.
Não, cara. Essa é máxima da meritocracia.
|
# 07/nov/23 15:15
· votar
Wanton
É da esquerda. Quem quer esquerdizar todo mundo o tempo todo é a esquerda.
|
LeandroP Moderador |
# 07/nov/23 15:26
· votar
A turma tá inspirada hoje...
|
Lucmac Veterano |
# 07/nov/23 16:49 · Editado por: Lucmac
· votar
brunohardrocker
Não vejo a necessidade de mudar de lado ou deixar a sensatez para trás
Cê tá brincando, né? É sensato votar no Bolsonaro?
|
# 07/nov/23 16:52
· votar
O show de interpretação de texto.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 07/nov/23 17:28
· votar
brunohardrocker
"Essa é a descrição de boa parte da esquerda do fórum."
A idade tá te fazendo mal. Você era menos orelhudo. Deixa quieto, não vale à pena discutir questão. Leva a taça, tenho mais paciência prá isso não.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 07/nov/23 18:01
· votar
Black Fire Privatiza que melhora.
Cara, vou falar um negócio pra você, por experiência própria, não sei se é mesmo caso de São Paulo.
Em Goiás a Celg, estatal, foi privatizada e quem assumiu foi a Enel. Pagou 2,6 bi em 5 anos investiu 5 bi. Tudo pipocando, reclamações, e tudo mais. Resultado, a Enel viu que o buraco era muito grande e vendeu para a Equatorial em 11/2022 por 1,6 bi. Na verdade ia era abandonar. Prejuízo direto de 6 bi. A Equatorial já investiu em renovação 5 bi, ou seja, em 12 meses está custando a ela 6,6 bi, porém os investimentos dela, somados ao da Enel somam 11,6 bi. Mas tudo está pipocando, mas pipocando mesmo.
Pois bem, era um sistema de mais de 50 anos nas mãos do estado, sem investimento, tudo sucateado, transformadores da época do ronca, pra citar o que está mais a vista. Mas foram anos sem manutenção e muita corrupção. Só se ouviu naqueles anos todos casos de desvios dentro da CELG.
Teve um governo, no passado, Maguito Vilela, já morto que fez instalações de iluminação em todos os estádios de futebol, pelo interior afora, mesmo aqueles que só tinha um degrau de arquibancada e somente times amadores. Tudo com dinheiro da CELG. Cara, todos os altos funcionários e engenheiros da antiga cia. são todos fazendeiros. Era uma teta sem fim.
Agora na mão da Equatorial. Devolver a concessão pro governo? Nem pensar e ninguém quer isso, pois além deste não ter dinheiro para investir a politicagem volta tudo.
Estamos torcendo para que o governo, hoje do Ronaldo Caiado, entre com subsídios para recuperar a capacidade operativa das instalações, coisa que o estado deveria ter entregue na primeira concessão.
Por mais ruim que esteja, na maioria das situações, não sei o caso de São Paulo, estatizar significa jogar tudo no lixo de vez.
|
JJJ Veterano
 |
# 07/nov/23 18:11
· votar
Jonas Kahnwald pecando contra Deus (segundo minhas crenças) por me envolver com política
"[A opção pelos pobres] não é uma opção sociológica, não é a moda de um pontificado. É uma exigência evangélica” - Papa Francisco
Pergunto a você... Esse seria um dilema para alguns TJ? Saber que a política é o meio que os seres humanos inventaram para governar este mundo e - pelo menos em parte e na melhor das hipóteses - distribuir renda, ajudar os mais pobres e tal? Como fazer isso de forma massiva (esmolinhas e sopão dos pobres não resolvem o problema), senão pela política?
Por outro lado... eu gostaria que você pontuasse alguns trechos bíblicos que impediriam (ou desaconselhariam...) que cristãos se envolvessem com política. Tem uns parentes bozocrentes que eu gostaria muito que seguissem essa linha...
|
# 07/nov/23 22:17
· votar
Pedro_Borges
Estamos torcendo para que o governo, hoje do Ronaldo Caiado, entre com subsídios para recuperar a capacidade operativa das instalações, coisa que o estado deveria ter entregue na primeira concessão
O que estava previsto no contrato de concessão? Li o edital e não falava nada sobre o estado em que a infraestrutura deveria ser entregue. Como uma empresa entra em um negócio de 2 bilhões e investe mais 5 sem avaliar o risco?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 07/nov/23 22:36
· votar
Black Fire
O que estava previsto no contrato de concessão? Li o edital e não falava nada sobre o estado em que a infraestrutura deveria ser entregue. Como uma empresa entra em um negócio de 2 bilhões e investe mais 5 sem avaliar o risco?
Sim, concordo, mas o imbróglio taí. Foi um vacilo grande, com certeza fecharam o negócio na base da emoção, sem avaliar corretamente. Mas o certo é que o problema existe e é de antepassados. Se o governo não resolver, ela abandona, igual a outra.
Bom, isso é o que eu prevejo, mas não houve nenhuma conversa nesse sentido de nenhum dos lados.
|
LeandroP Moderador |
# 08/nov/23 06:13
· votar
Estamos torcendo para que o governo, hoje do Ronaldo Caiado, entre com subsídios para recuperar a capacidade operativa das instalações
Traduzindo: Socializar o prejuízo
|
# 08/nov/23 08:13
· votar
Pedro_Borges Se o governo não resolver, ela abandona, igual a outra.
Então resta ao governo receber a concessão de volta e tocar o serviço ele mesmo ou fazer um novo leilão. Qual o sentido do governo de Goiás injetar dinheiro em uma empresa privada?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/nov/23 08:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
LeandroP
Socializar o prejuízo
Não senhor. A gente sabe a situação de penúria que os governos Maguito e Marconi deixaram a companhia estatal. Antes da privatização, pediram uma avaliação com uma big four que avaliou em valor "0", pra você ter uma ideia.
A mazela e corrupção que surrupiaram a cia, foi no momento estatal. A questão é a seguinte, estamos no risco de ficar sem o serviço, simplesmente assim, a partir do momento que o negócio se torna inviável.
No papel, o termo que você colocou é bonitinho e cria uma frase de efeito, capaz de ser aplaudida em qualquer auditório. Mas o prejuízo, que prefiro chamar de rombo, não é à posteriori, mas sim do período estatal. Exigir que uma empresa particular assuma esse rombo, que é público, não é o caminho e temos que ter consciência disso.
O que a primeira arrematadora fez foi apostar que, x investimentos ela recuperaria o sistema e a cia, afinal, lhe custaria Inv. Inicial + X. A compra foi barata e tal. Ela fez 1/2 de X, não fez nem cosquinha e o serviço só piorou. Ela descobriu que teria que investir 3X e aí ficaria inviável. As ferrugens só aparecem quando você destorce os parafusos, e foi isso que aconteceu.
O valor do retorno não aumenta, mas a necessidade de se investir mais, sim. Quem é que vai fazer investimentos com retornos de 0,01% a. a. ou nem isso?
E outra, empresa na mão do governo só serve para ser moeda de troca e fomentar a corrupção. Vocês estão vendo aí. Pode ser o governo mais honesto possível, mas ele vai pedir apoio de uma certo partido e este vai dizer: - Ok, mas nós queremos a presidência da CELG. Vai fazer o que?
|
qew Veterano |
# 08/nov/23 08:44
· votar
CLÁUSULA SEGUNDA – INEXISTÊNCIA DE RESPONSABILIDADE POR INSUBSISTÊNCIAS ATIVAS, SUPERVENIÊNCIAS PASSIVAS E CONTINGÊNCIAS 2.1. Nenhuma das Vendedoras responderá, em qualquer hipótese e seja a que título for, no todo ou em parte, individual, solidariamente e/ou em conjunto, por qualquer insubsistência ativa, superveniência passiva e/ou contingência de qualquer natureza da CELG-D, tenham ou não sido mencionadas e/ou identificadas durante o processo de desestatização da CELG-D, estejam ou não provisionadas nas demonstrações financeiras da CELG-D, estejam ou não mencionadas no Edital de Venda e seus respectivos Anexos, nos relatórios elaborados pelos consultores contratados pelo BNDES ou sub-contratados por tais consultores e/ou em qualquer outro material disponibilizado pela CELG-D e/ou pelas Vendedoras, incluindo os documentos disponibilizados para fins de avaliação pelo Comprador na Sala de Informações (Data Room) tampouco pela suficiência e/ou completude de quaisquer das referidas informações. Sem prejuízo da generalidade do disposto nesta Cláusula 2.1, as Vendedoras não serão responsáveis, em qualquer hipótese e seja a que título for, no todo ou em parte, individualmente, solidariamente e/ou em conjunto, por quaisquer danos diretos, indiretos e lucros cessantes, incluindo, sem limitação, perante o Comprador.
entrou no leilão pq quis, agora quer jogar no colo da população, aí não cara
mas em geral é assim mesmo, os caras vão, ganham, depois querem aditar o contrato pra ganhar mais dinheiro e jogar a conta no Estado
se tiver um governo pulso firme e sem rabo preso a briga é boa, se não tiver, lamenta-se que a população mais uma vez entre com a bunda no negócio
pq uma coisa é certa: os caras não vão sair, na grande maioria das vezes é chantagem e ameaça -- "vou abandonar" -- mas parte do capital já tá investido e a empresa só quer aumentar a receita
tudo isso pq uma parte dos lucros é revertido para lobistas? sim e essa cultura merda tá institucionalizadano BR
|
# 08/nov/23 08:50
· votar
Exigir que uma empresa particular assuma esse rombo, que é público, não é o caminho e temos que ter consciência disso.
A empresa entra livremente em um leilão, compra livremente uma distribuidora de energia sabidamente sucateada, por alguma razão o Pedro acha que o contribuinte tem que dar dinheiro para essa empresa.
Aí fica fácil, você entra, compra uma empresa sabidamente caindo aos pedaços, aceita os termos do edital e depois exige que o governo simplesmente invista alguns bilhões nela e você segue com o direito de explorar o serviço.
E ainda arruma uns otários pra apoiar isso.
|
# 08/nov/23 08:52
· votar
Vamos privatizar um serviço porque o Estado não tem capacidade de investir nele, mas vamos exigir que o Estado invista bilhões neste serviço e ainda nos empreste o dinheiro pra pagar o valor do leilão com juros subsidiados.
|
qew Veterano |
# 08/nov/23 08:57
· votar
Black Fire
mas é basicamente isso que toda concessionaria faz... e funciona
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/nov/23 09:03 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
qew
qew, é isso que você citou do contrato. Do ponto de vista do Estado ele foi perfeito e resguarda e você está certo quando diz, entrou porque quis. E também porque tecnicamente fez um trabalho de avaliação muito mal feito.
Agora entenda uma coisa, e de forma definitiva. Nenhuma das partes, compradores (Enel), vendedor (Estado) e sucessora (Equatorial), e nem imprensa nunca comentaram qualquer coisa no sentido de ressarcimento, subsídios, ou abandono. Enel e Equatorial fizeram suas negociações com anuência do poder concedente e tal sem incluir nada a esse respeito.
Quem citou o risco foi eu, tá? Euzinho. E muitas pessoas da sociedade estão percebendo isso. Tenho conversado com industriais que estão preocupados com a situação. Em pesquisa de opinião realizada por uma emissora de rádio, detectou também essa preocupação de que o negócio parece ser inviável. Portanto, é a nossa percepção. De gente que vive aqui. Ok?
Se quiser contestar esse meu pensamento, ok, fique a vontade, mas que fique claro que não é nada público e nem entre as partes.
Eu concordo em todos os termos com o pensamento de você inclusive do BF, mas tem um fator que impõe sobre todos: a realidade, e é disso que estou falando.
Agora, não posse deixar de agradecer a você e ao BF, de verdade, por interessar pelos nossos assuntos, isso nos ajuda em termos de divulgação.
|
Lucmac Veterano |
# 08/nov/23 09:13
· votar
qew Black Fire
É foda. A gente procura QUEM poderia imaginar que privatização é o certo, ainda que o governo continue atuando para salvar a então empresa privada, financeiramente, com dinheiro público, e acaba encontrando.
|
Insufferable Bear Membro |
# 08/nov/23 09:15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
empresa ruim tem que falir mesmo. pau no cu de Goiás e viva o mercado livre! - Makumbator
|
LeandroP Moderador |
# 08/nov/23 09:15
· votar
Pedro_Borges No papel, o termo que você colocou é bonitinho e cria uma frase de efeito
Então eu vou dizer como dizem os chineses que vendem produtos duvidosos no centro de SP:
"complô puque quizo"
E outra, empresa na mão do governo só serve para ser moeda de troca e fomentar a corrupção. Vocês estão vendo aí. Pode ser o governo mais honesto possível, mas ele vai pedir apoio de uma certo partido e este vai dizer: - Ok, mas nós queremos a presidência da CELG. Vai fazer o que?
É só deixar com os CEO das Lojas Americanas, porque no setor privado todos são santos. A culpa é sempre dos políticos. Ou como diz o prefeito de São Paulo, se a culpa não é do governador do Estado, é das árvores.
Tem que estatizar as empresas de energia. E não privatizar as de saneamento básico. Eu não sou contra as privatizações, mas nunca de serviços estratégicos. Energia não tem como objetivo ter lucro, mas atender a demanda por energia no país, fomentando a indústria e outros setores. Essas sim, devem apresentar lucros, pagar seus impostos e por outras vias dar o retorno ao governo.
É apenas a minha opinião. Peço a gentileza de acalmar os ânimos e não levar pro lado pessoal mandando eu tocar guitarrinha.
|
makumbator Moderador
 |
# 08/nov/23 09:17
· votar
Insufferable Bear
É isso aí! Apenas sigam os contratos e pau na máquina. Tamo junto!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/nov/23 09:39 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
LeandroP
Tem que estatizar as empresas de energia. E não privatizar as de saneamento básico. Eu não sou contra as privatizações, mas nunca de serviços estratégicos. Energia não tem como objetivo ter lucro, mas atender a demanda por energia no país, fomentando a indústria e outros setores. Essas sim, devem apresentar lucros, pagar seus impostos e por outras vias dar o retorno ao governo.
Nesse ponto, eu não discordo de você, não. Mesmo porque setores de energia e saneamento são serviços essenciais e não tem como ter livre concorrência e acabam praticando monopólio.
Nós agora mesmo estamos numa situação precária, os serviços de energia são péssimos, pelas razões que já citei, e neste período de calor nossas contas de energia praticamente dobraram. Segundo a Equatorial, na fatura consta aumento de consumo, mas é difícil de verificar isso.
A justificativa é que estamos usando mais ar condicionado, mas aqui em casa, todos os dias do ano dormimos com os aparelhos ligados, não mudou nada. Vai reclamar pra quem? Tem como mudar de companhia? Não!
Eu defendo a existência da empresa estatal em setores essenciais para a administração pública, como serviços financeiros de apoio social (CEF); serviços essenciais monopolizados (água, energia, que dependem de rede única de distribuição); produtos e serviços essenciais para o desenvolvimento econômico e social que não são atrativos à iniciativa privada, até que se tornem (tais como foram as siderúrgicas e serviços de telefonia no passado).
No meu entender os serviços de correios estão passando de hora de serem privatizados.
Quanto à guitarrinha Les Paul ou Fender, sei lá, continue tocando, pois você é bom.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/nov/23 09:44
· votar
Insufferable Bear
pau no cu de Goiás
Quem gosta sempre recomenda!
|