Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 27/set/24 11:44
· votar


Viciado em Excel

https://www.youtube.com/watch?v=OLR5lcCLmQc



Lucmac
Veterano
# 27/set/24 13:14
· votar


Viciado em Excel

Risos

Gosto de pessoas generosas.

LeandroP
Moderador
# 28/set/24 10:25
· votar


O nome Tábata tem origem árabe, que significa "Cria da Faria Lima"

Lelo Mig
Membro
# 28/set/24 10:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

kkkk..... Ela é da quebrada mano, nasceu e cresceu na Vila Missionária, perifa.

makumbator
Moderador
# 28/set/24 11:02
· votar


Lelo Mig

O caso dela deve ser igual aos pobres que colocam nos filhos nomes tipo Jhennyfer, Diékinson, etc...

Wanton
Veterano
# 28/set/24 11:53
· votar


makumbator
O caso dela deve ser igual aos pobres que colocam nos filhos nomes tipo Jhennyfer, Diékinson, etc...

Mas aí não deveria ser Thabatta?

makumbator
Moderador
# 28/set/24 12:05
· votar


Wanton
Mas aí não deveria ser Thabatta?

Talvez os pais dela fossem os mais discretos da quebrada. Agiram mais normalmente que os doidos por nomes bizarros. Mas pelo menos ela não se chama Enza.

Lelo Mig
Membro
# 28/set/24 15:20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
makumbator
LeandroP

"Tabata Amaral"

Ela é filha de faxineira com cobrador de ônibus que virou usuário de crack e cometeu suicídio aos 39 anos. Ela estudante em escola pública da periferia, venceu uma Olimpíada de Matemática, como prêmio ganhou uma bolsa para o ETAPA; estando lá venceu outra Olimpíada e passou a representar o Brasil numa porrada de Olímpiadas Internacionais de matemática, química e astrofísica.

A mina foi aprovada com bolsa integral em seis universidades nos EUA e entrou na USP também.

Escolheu se formar em Harvard. A tese que a guria defendeu em sua graduação recebeu prêmios.

Posso não me alinhar 100% com a mana, mas é o que sempre defendo aqui, independente de ideologias, a guria têm estofo e preparo, não é pouca bosta não, nem uma aventureira. (feito esse animal do Pablo Marçal).

O currículo dela merece respeito. Ainda mais para uma mina da quebrada.

makumbator
Moderador
# 28/set/24 15:37
· votar


Lelo Mig
O currículo dela merece respeito. Ainda mais para uma mina da quebrada.

E também por não se chamar Enza.

Wanton
Veterano
# 28/set/24 15:49
· votar


Lelo Mig

Votei na Tabata para deputada. Comentei aqui e o finado Bruno ficava pegando no meu p... , à época, por causa da reforma da previdência. Apesar de ter sido cooptada pelo RenovaBR (votei sabendo disso), acredito que ela tenha o perfil que os políticos necessitam, ainda mais em tempos de bolsonarismo.

O Boulos também é uma liderança importante em formação. Parece ser alguém que sonha em ser presidente desde muito cedo, por isso, foi se meter no movimento social. A ambição dele e a trajetória calculada para fazer uma carreira política não me incomodam tanto, me incomodo mais com a maneira que ele busca se espelhar no Lula. Boulos aspira ser um líder populista, contudo, sem ter uma trajetória autêntica. Ele não surge como uma liderança espontânea, como Lula. Quer ser Jesus sem ser crucificado.

Também tem a Erika Hilton, mas acho uma figura bem menos viável para qualquer eleição majoritária.

Lelo Mig
Membro
# 28/set/24 16:03 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

" Boulos também é uma liderança importante em formação."

Concordo, mas é o que sempre falamos aqui (nisso sempre fomos vozes consonantes neste FCC), da diferença de um político, e essa perigosa vertente que surgiu pregando a "antipolítica".

Maluf era de direita, Jânio era de direita e eram infinitamente superiores a estes aventureiros "MBL style" que surgiram com este discurso de "nova política".

Galera ainda não conseguiu compreender porque um Bolsonaro é muito mais perigoso à Nação do que um Sarney, Collor ou Aécio.

Obs: Se voltarem uns 8 anos atrás, irão achar posts meus simpatizando com este discurso, eu também fui seduzido por essa coisa de "nova política", não vou mentir. Mas, depois de um tempo, eu saquei o que e quem estava por trás desse discurso e qual era a origem dele.

makumbator
Moderador
# 28/set/24 16:55
· votar


Lelo Mig

Mas aí que está, o Bolsonaro era um político até bem tradicional. Ele soube se colocar fora da política mesmo estando dentro dela há décadas. Essa foi a grande maestria dele no âmbito do marketing.

Nesse ponto ele sempre foi diferente do Trump, que realmente era alguém fora da política antes de se eleger presidente.

Lelo Mig
Membro
# 28/set/24 17:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"era um político até bem tradicional"

Não, é uma leitura equivocada.

Bolsonaro foi expulso do Exército, ainda jovem, e precisava arrumar um novo ganha pão, sem trabalhar, porque não sabe fazer nada e pelo jeito nem gosta. Se candidatou, não por ideal político, mas sim como parasita e foi eleito, como pode acontecer com qualquer um.

Aí foi ficando lá, fazendo nada. Bolsonaro nunca fez política, nem fora, nem dentro da câmara. Era um encostado.

Uma coisa tenho que admitir que ele (ou alguém de seu convívio) foi esperto: Percebeu que ir no Programa da Luciana Gimenez falar absurdos às vésperas de eleição, era o suficiente para se reeleger. Fez isso por vinte e tantos anos.

Bolsonaro nunca foi além disso.

JJJ
Veterano
# 28/set/24 23:10
· votar


Lelo Mig
Se voltarem uns 8 anos atrás, irão achar posts meus simpatizando com este discurso, eu também fui seduzido por essa coisa de "nova política", não vou mentir. Mas, depois de um tempo, eu saquei o que e quem estava por trás desse discurso e qual era a origem dele.

Não se martirize por isso. Quase todos fomos seduzidos, em maior ou menor grau, pelo discurso anti-esquerda, nessa época. Em parte porque a esquerda peidou na farofa mesmo. Mas em boa parte porque a direita soube articular um plano (não sei o quanto foi plano mesmo e o quanto foi sorte...) que engrupiu muita gente, incluindo até pessoas extremamente inteligentes e influentes.

A galera se espanta quando um Villa ou um Reinaldo Azevedo hoje fazem um discurso mais à esquerda, sendo que, na época que você se refere, tanto serviram aos interesses da direita. Mas, pra mim, é muito claro ser um movimento compensatório. Algo como uma pena autoimposta, por terem acreditado nas boas intenções dos bons mocinhos da lava jato e de terem servido aos interesses da ultra-direita.

Lucmac
Veterano
# 28/set/24 23:25
· votar


Lelo Mig
JJJ

Eu só não fui por causa dos coletivos petistas que eu sempre fiz parte na minha juventude dos vinte e poucos anos para frente. Isso foi relevante, claro, mas também não sei se esse discurso bolsonarista em qualquer momento da minha vida me seduziria. Não tô falando isso para parecer o imaculado, manja? É que eu sempre fiz amizade com os malditos, fui um maldito, então quando qualquer um falava qualquer merda eu reagia. Meus pais sempre foram pessoas esclarecidas, sempre me ajudaram a lidar com a minha boca-dura e tal.

É questão de contexto de vida, também. Eu me sinto pessoalmente afetado pelo bolsonarismo, desde antes de conhecer o excremento do Jair.

makumbator
Moderador
# 29/set/24 00:47
· votar


Lelo Mig

Acho que o lance de ir nos programas da rede TV não tinham um objetivo grandioso. Acho que ele ia pois era propaganda grátis em tv aberta (mesmo sendo rede TV). Acho que foi uma conjunção dos astros que fez ele começar a crescer ali.

Mas ainda vejo ele no início como político tradicional do baixo clero. Quantos outros não tem trajetória parecida de entrada nesse mundo de legislativo? Tem ex atleta, PM reformado, PM expulso, ex- militares, sub celebridades, ex-famosos, ex-BBBs, radialista, gente de TV, etc. No baixo clero ele era só mais um.

Lelo Mig
Membro
# 29/set/24 01:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

"não sei se esse discurso bolsonarista em qualquer momento da minha vida me seduziria"

Ok, mas não vamos à extremos, ok? Eu também nunca me seduzi pelo discurso do Bolsonaro. Minha "ilusão" com aquele discurso de nova política é anterior, tanto é que eu nunca votei no Bozo.

Eu tive uma decepção bastante grande com o PT, o que fez eu me desligar do partido. Essa ferida não cicatrizou, não gosto do rumo que o PT tomou após crescer tanto... mas não importa aqui.

Acontece que junto à essa decepção, é justamente quando surge um discurso, de uma galera jovem, ainda pré MBL e Brasil Paralelo, ainda com um discurso moderado, não histérico, sem fake news... mas que discursava sobre a necessidade de "gente nova", "não políticos", de renovar a mesmice dos políticos com décadas de mandatos e corrupções.

Nesta época pensei: Taí! Por que não renovar? Deixar essa garotada nova entrar?

Parte grande desse movimento foi se radicalizando, embarcado em fakes e se alinhando ao discurso Bolsonarista até promovê-lo a "mito". Os velhos reaças e patriotários em geral chegam depois. Quando esse alinhamento começou eu vi que era roubada.

LeandroP
Moderador
# 29/set/24 06:51
· votar


Lelo Mig
kkkk..... Ela é da quebrada mano, nasceu e cresceu na Vila Missionária, perifa.


Sei. Ela foi minha vizinha. Morei por 25 anos na mesma quebrada.

LeandroP
Moderador
# 29/set/24 06:52
· votar



Talvez os pais dela fossem os mais discretos da quebrada.


O pai não.

Lelo Mig
Membro
# 29/set/24 09:31
· votar


LeandroP

"Ela foi minha vizinha"

Ah, é mesmo! Acho que você já comentou isso aqui alguma vez.

makumbator
Moderador
# 29/set/24 10:25
· votar


LeandroP
O pai não.

Vixi, chamou o pai dela de barraqueiro!!!!! O senhor está a serviço do Pablo?

LeandroP
Moderador
# 29/set/24 11:44 · Editado por: LeandroP
· votar


makumbator

Hoje eu acordei marçônico, pablomático rs

JJJ
Veterano
# 29/set/24 12:07
· votar


Lucmac
Eu só não fui por causa dos coletivos petistas que eu sempre fiz parte na minha juventude dos vinte e poucos anos para frente.

Não tenho certeza, mas acho que você disse aqui que teria votado no Ciro, no primeiro turno de 2018, não foi? Se foi, de certa forma, a coisa toda entrou um pouco na sua mente, senão, você teria cravado o 13 nos dois turnos. Quem votou no Ciro naquela ocasião (como eu), não curtiu muito o quarto governo do PT.

Lelo Mig
Ok, mas não vamos à extremos, ok? Eu também nunca me seduzi pelo discurso do Bolsonaro. Minha "ilusão" com aquele discurso de nova política é anterior, tanto é que eu nunca votei no Bozo.

Pois é. Idem.

Lucmac
Veterano
# 29/set/24 13:12
· votar


Lelo Mig

Ok, mas não vamos à extremos, ok? Eu também nunca me seduzi

Claro que não, pelamor de deus

Eu li o comentário todo, mas já sabia desse seu histórico.

Lucmac
Veterano
# 29/set/24 13:15
· votar


JJJ

Não tenho certeza, mas acho que você disse aqui que teria votado no Ciro, no primeiro turno de 2018, não foi? Se foi, de certa forma, a coisa toda entrou um pouco na sua mente, senão, você teria cravado o 13 nos dois turnos. Quem votou no Ciro naquela ocasião (como eu), não curtiu muito o quarto governo do PT.

Sim, votei, mas porque considerava ele melhor e menos perigoso na ocasião. Foi voto coletivo, não pessoal. Se fui contaminado não foi pelas razões pessoais, mas políticas.

Wanton
Veterano
# 29/set/24 16:22
· votar


Lucmac
Não tô falando isso para parecer o imaculado, manja?

Acho que o bolsonarismo só pegou gente muito desligada da política, ou gente muito canalha. Contudo, caí em outras armadilhas que pareciam bem intencionadas num primeiro momento, como o sequestro das Jornadas de Junho e o começo da Lava Jato. Acho que quem estava mais ligado em política não fez essas burradas.

LeandroP
Sei. Ela foi minha vizinha. Morei por 25 anos na mesma quebrada.

Vai votar nela?

Lelo Mig
JJJ
minha "ilusão" com aquele discurso de nova política é anterior

Era uma consequência lógica da crítica à política. Acho que ninguém fazia ideia de como isso iria fugir do controle. Me iludi com a Lava Jato, mas por pouco tempo. A prisão do Odebrecht enganou muita gente!

Lucmac
Veterano
# 29/set/24 18:01
· votar


Wanton

Essa minha fase que o jjj esfregou na minha cara (vai ter volta, maluco, fica esperto) eu ainda estava ciente, mas já havia me rendido para a derrota do PT, por causa do massivo combate que o partido sofreu... E perdeu. A vitória do Bolsonaro é o resultado do antipetismo que tomou muita gente, inclusive daqui (é só um relato factual). O negócio obscureceu o raciocínio das pessoas de um jeito que para mim foi inédito e ficará marcado.

A Lava-jato, por exemplo, achei a operação estranha desde o primeiro momento. Pode ser que por eu ser petista já fiquei de cara, aceito, mas no meio disso o Jucá narrou o golpe, e eu fiquei perplexo como isso não chocou o povo, como isso foi sendo naturalizado pela mídia, coisa gravíssima! Mais tarde a Vaza-jato, comprovando o que a esquerda denunciava, também naturalizado... Cara, foi tudo muito estranho.

Aí joguei a toalha, votei no Ciro, na esperança que ele pudesse vencer o Bolsonaro no segundo turno, mas a estupidez chegou ao ponto que atestamos.

JJJ
Veterano
# 29/set/24 20:14
· votar


Wanton
Me iludi com a Lava Jato

Você e meio mundo. É natural! Afinal, houve corrupção mesmo, houve uma dinheirama derramada pra todo lado. É público e notório.

O problema (e o que poucos sabiam/acreditavam) era que os que então regiam o combate à corrupção não eram exatamente os santinhos imaculados que se pensava serem. A vaza-jato deixou isso claro.

Eu já fiz minha "mea culpa". Inclusive já me desculpei aqui com a Marilena Chaui, que eu (e muitos!) achávamos que estava falando maluquices. Não estava...

Vida que segue...

JJJ
Veterano
# 29/set/24 20:15 · Editado por: JJJ
· votar


Lucmac
vai ter volta, maluco, fica esperto

Xiiiiiiiiiiiii

Lucmac
o Jucá narrou o golpe, e eu fiquei perplexo como isso não chocou o povo

Simples: não chocou porque a maioria das pessoas queria o golpe (não um golpe clássico, mas um golpe mais "leve"). Da mesma forma que, se houvesse um golpe desses contra o bolso, você provavelmente não seria contra.

Lucmac
Veterano
# 29/set/24 22:57
· votar


JJJ

você provavelmente não seria contra

Não confere. Eu achei inclusive que a única forma de acabar com o Bolsonaro seria justamente deixá-lo terminar o mandato. Eu sabia que essa ostra não seria capaz de se reeleger no voto, pela incompetência e cleptomania características do sujeito.

E de quem ele levaria golpe? Situação hipotética, beleza, mas sem qualquer chance. Os golpistas já estavam no governo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Política e debates