tópico para louvar o café

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 15:44 · Editado por: ProgVacas
· votar


JJJ Depende muito do processo de fabricação da cápsula. Para que não oxidasse o café precisaria ser moído na hora do encapsulamento e então todo o gás dentro da cápsula, antes do lacre instalado, ser substituído por algum inerte, como o gás nitrogênio, por exemplo. Para tanto o pricesso deveria ser feito sem a presença de ar atmosférico, apenas na presença do gás inerte. Todo o equipamento precisaria ser calibrado para funcionar em pressão promovida por esse gás inerte. Aí sim a cápsula tornaria-se um excelente invólucro, talvez melhor que o próprio grão. Senão ele oxida e o sabor é prejudicado. Esse gosto de tomate verde é ácido?

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 17:23
· votar


ProgVacas Esse gosto de tomate verde é ácido? Não chega a ser ácido... é só ruim mesmo... Imagina fazer um café normal e tacar um pedaço de tomate cru verde na xícara... é isso. edsm100 pacotes no freezer de cafés da Starbuck e cápsulas Nespresso Guardar as cápsulas no freezer??? Mas elas já ficaram um tempão no mercado...

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 18:12
· votar


edsm100 Te aconselho ir já comprar uma expresso pra grãos (com moedor, tenho 2) ou um Nespresso com cápsulas, se gosta de luxo, requinte e bons costumes, "chiqueza" e alto padrão de vida. A minha máquina faz espresso com pó e cápsulas diversas. Só não tenho moedor (estou pensando em comprar).

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 18:19
· votar


Falando em cápsulas... (tá, eu sei que alguns aqui não gostam, blz - eu acho pior que um BOM café espresso de pó, mas é muito mais prático e sai bem melhor quando feito por quem não entende nada da arte barista, ok?). A enquete é simples: qual a melhor cápsula? Não só a marca, mas o "sabor" específico. Ultimamente, das que provei, a que mais gostei foi o "Pleno" da Três. Das tipo Dolce Gusto, a "barista" me parece a mais interessante. Do tipo Nespresso, gosto das L'or "Colômbia" e "Nova Guiné". Descafeinado (que eu tomo depois das 17:00h), de novo a Três ganha, com uma menção honrosa à L'or "Ristretto Decaf". Alguém com opinião a respeito?

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 19:08
· votar


JJJ Muito boa experiência com o ristretto da Nespresso. Gostei mesmo. Da 3 Corações e Dolxe Gusto é café comum, melhor coar um Melitta e deixar na térmica. Mas Nespresso você tem boas opções.

Drinho
Veterano
# 18/abr/23 19:56
· votar


edsm100 Cara eu tomo o starbucks amarelo da nêspresso ou dolce gusto, não sei a marca da cafeteira, mas num é ruim não. Sempre pede um cigarro para harmonizar mas tô firme e em maio completo 3 anos sem fumar.

JJJ
Veterano
# 19/abr/23 12:35 · Editado por: JJJ
· votar


edsm100 ProgVacas Amigos, realmente a Dolce Gusto é um degrau abaixo da Nespresso. Ambas são marcas da Nestlé, se não me engano. Algumas cápsulas são meio sem graça mesmo, como o expresso "comum". A "Barista" é interessante, confiram se puderem. Mas é pior do que as boas da Nespresso, sem dúvida. Agora... quanto à máquina da Três, olha... acho que vocês precisam rever seus conceitos. Os cafés - alguns - são brasileiros, sim. Mas são os de excelente qualidade e provavelmente os do tipo que são normalmente exportados, não os que vendem nos saquinhos por aqui. Inclusive levam o selo da Cafitally, italiana, onde se toma um café do caralho. Drinho Esse amarelo (Blonde) é o que gosto mais da linha de cápsula da Starbucks. Os outros são torrados demais pro meu gosto. Mas tem uma diferença bem perceptível entre o Blonde da Dolce Gusto e o da Nespresso. O primeiro acaba saindo mais ralo, pelas características da cápsula e da máquina, mesmo tendo, creio eu, mais pó! edsm100 LUXO, chique, nobreza, fineza Não sei se tu tá ligado, mas tem muita gente que esnoba a Nespresso e acha que não é nada dessas coisas...

Lelo Mig
Membro
# 19/abr/23 12:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"eu tomo o starbucks " Literalmente sou um alienígena nesse tópico. Se conhecer/apreciar café é gostar dessas bostas de starbuck e expresso de cápsula, vou ficar na ignorância rústica do meu coadão no pano! Fui...

JJJ
Veterano
# 19/abr/23 13:46
· votar


Lelo Mig Os cafe-lovers connosseurs mesmo acham tanto o Starbucks quanto a Nespresso café de pobre... Olha o nível de alguns caras: https://youtube.com/shorts/5ENE5-x6vjs É tanta prosopopeia pra fazer o café que na hora de tomar, já passou a vontade.

Lelo Mig
Membro
# 19/abr/23 14:11 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ Mano, na boa, essa geração têm mais que sifuder, ser explorada e ter que pagar 50 reais num cafézinho. Incrível que justamente a geração que cresceu dentro do McDonalds e dos Fast Foods resolveu gourmetizar tudo. Cerveja, café, vinho, comida... até ovo frito gourmet têm. E, principalmente, otários prá pagar. Por exemplo, existe um documentário bastante famoso (depois eu lembro o nome e posto aqui) que mostra que o Vinho é uma bebida simples, primitiva, feita de uva amassada e fermentada sem nenhuma sofisticação, e que não há diferença alguma entre um vinho feito no fundo de quintal e uma garrafa de 500 dólares. Que é uma indústria que vive de enganar há mais de 300 anos. Muitos vinhos "safra especial" de 100 é a mesma bosta dos normais de 10. Os caras reservam uma parte prá meter um lucro absurdo e foda-se, na maior caruda. Documentário este feito após um falsário indonésio chamado Rudy Kurniawan ficar milionário enganando todo mundo, inclusive sommeliers famosos, vendendo vinhos ralé e até com corante, como vinhos raros de milhares de dólares. Essa premissa vale para todo esse Terraplanismo gourmet. Fulano compra um pacotão de Café Caboclo no mercadinho, mistura 50/50 com o Café do sítio do vizinho, coloca um nome bonitão "clássico modernoso" Café Santa Clara da Piedade... mete o loko, 1000% de lucro. Basta ter uma conversa mole boa.

JJJ
Veterano
# 19/abr/23 16:28
· votar


edsm100 Tu é multi de quem?

Drinho
Veterano
# 19/abr/23 17:00
· votar


Lelo Mig vou ficar na ignorância rústica do meu coadão no pano! Café no coador de pano é uma arte inigualável, minha questão é que eu não sei tirar um bom café assim, o meu sai horrível.

ejames
Membro Novato
# 19/abr/23 17:43
· votar


Drinho minha questão é que eu não sei tirar um bom café assim, o meu sai horrível. Não tem segredo: manter o pó num recipiente hermético, usar a quantidade adequada para quantidade de água (geralmente vem indicado no pacote). O "truque" é despejar a água devagar e, principalmente, não usar água fervente. Desligue assim que começarem aquelas bolhinhas no fundo, logo antes do ponto de fervura.

makumbator
Moderador
# 19/abr/23 17:57
· votar


Drinho que eu não sei tirar um bom café assim, o meu sai horrível. Então está normal.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/abr/23 20:53
· votar


edsm100 como meu avó me disse antes de morrer: Óbvio, nunca vi ninguém dizer alguma coisa depois de morto. (Risosssss). Drinho No coador é mais forte?

makumbator
Moderador
# 19/abr/23 22:09
· votar


Pedro_Borges E o local de fala dos fantasmas?

Drinho
Veterano
# 20/abr/23 07:43
· votar


Pedro_Borges No coador é mais forte? Um dos melhores cafés que tomei na minha vida foi em um sítio em Atibaia feito pelo caseiro, era no coador de pano com aquele aroma maravilhoso mas sem nenhuma agressividade no sabor, também não era melado. Eu hoje só uso a cafeteira de cápsula e estou satisfeito porque tá padronizado, mas quando me meto a fazer no coador seja de pano ou papel ele não fica suave como aquele do sítio. Fica muito agressivo, pode até ser que o pó seja ruim, mas tem quase certeza que o problema sou eu.

Drinho
Veterano
# 20/abr/23 08:12
· votar


brunohardrocker Então aquele valentão que paga de foda porque toma café sem açúcar, não passa de um fake? Ter açúcar não é ser açúcar, frutas, mesmo as mais ricas em açúcar como a banana por exemplo não chegam nem perto de umas tranqueiras vendidas por aí…. Um pequena colher de açúcar no café dá um toque de sobremesa.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/abr/23 08:24 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Drinho Um dos melhores cafés que tomei na minha vida foi em um sítio em Atibaia O sítio era de um tal de Luizinho?

Drinho
Veterano
# 20/abr/23 14:22
· votar


Pedro_Borges Não era cara, mas o café era o mais puro sabor da fazenda.

Insufferable Bear
Membro
# 20/abr/23 19:46 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


cês acham 200 reais o kilo de café caro? eu sou matemágico então fiz as contas... uma caixa de 16 cápsulas de espresso do dolce gusto saia uns 24 reais na última vez que olhei, cada cápsula tem 7g de café, fica por volta de 214 reais o quilo. o meu café "gourmet", que sempre que compro foi torrado na mesma semana, muitas vezes 1 ou 2 dias antes, sai por 80. gastei 1600 no meu moedor 4 anos atrás e desde então moi 2kg de café por mês, imagino que vai me durar por mais décadas sem problemas, considero ótimo. Lelo Mig eu enxergo 2 categorias de consumidores "gourmets" dessas bebidas. você tem os trouxas esnobes ricos que merecem nosso ódio. no mundo do café, tem o Kopi Luwak que é meme por conta daquele filme, virou uma indústria tóxica e todos mundo sério no mundo do café repudia. tem os vinhos de milhares de dólares, que só servem pra enganar idiota que paga de sommelier, etc. o valor da bebida pra essas pessoas é simbólico, fazer parte da elite e tal, é onde pessoas com cérebro ficam decepcionadas com a "experiência" e começam a achar que todo mundo da indústria é assim. aí você tem pessoas, que obviamente eu vou me botar nessa categoria, gostam de verdade da coisa. é a diferença entre quem gasta 1000 reais num blue label e não sabe que tem cachaça muito melhor por 50, mas não acho que dá pra ir ao extremo de achar que 51 é a mesma coisa que dom bré. vinho de 10 reais é tipo pérgola que tem gosto de suco de uva com vodka! não é igual ao pior vinho de 50 reais que bebi nem fodendo, e prometo que qualquer um consegue perceber.

Lelo Mig
Membro
# 20/abr/23 20:17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Insufferable Bear Cara, é lógico que eu exagerei, generalizei e estereotipei, como sempre faço, e você já deve ter percebido "meu estilo", tanto é que não me xingou...hehehe. Claro que existe o estudioso, claro que existe técnica... até porque é uma ciência exata, é química. E claro que há a modinha, há charlatões e otários. Eu tiro sarro, mas não me incomodo... é mais prá provocar mesmo, prá zuar. Porém há uma coisa que me incomoda nesse ramo: Quando alguém quer impor "a superioridade" da ciência exata à subjetividade do "gosto pessoal". Esse é o problema com a maioria desse povo gourmet. Fulano quer me convencer, por exemplo, que uma cerveja artesanal ruim prá caralho (existem muito boas, tô exemplificando uma que achei ruim) é superior a uma Eisenbahn Weizenbier de supermercado. Pode ser bem feita, pode ter melhores ingredientes, pode ter mais técnica, mas é ruim!! E a Eisenbahn é boa! (Pro meu gosto, subjetivo e não influenciável). Entende onde quero chegar? Então... uma sobrinha minha foi a trabalho para boa parte da África. Pedi e ela me trouxe um café da Etiópia que é considerado um dos melhores do mundo (nem lembro o nome da bagaça). Me trouxe uns 2 Kgs... eu achei uma bosta. 3 Corações ou Pilãozão véio de guerra dá uma surra...hehehe.

makumbator
Moderador
# 20/abr/23 20:17 · Editado por: makumbator
· votar


Insufferable Bear E tem as pessoas sensatas, que obviamente eu vou me botar nessa categoria, odeiam essa água suja horrível. Somos minoria, é verdade, mas hoje em dia a ditadura das minorias é que importa.

Insufferable Bear
Membro
# 20/abr/23 20:50
· votar


Lelo Mig eu entendo e concordo que não há nada de objetivo sobre isso. todos nós racionalizamos nossos gostos e inventamos parâmetro objetivos para preferir uma coisa à outra, mas é chato mesmo se deparar com quem não percebe a arbitrariedade disso. já tomei cerveja artesanal com cheiro de comida de cachorro enlatada, odeio IPAs e paguei caro em espressos horríveis, também empatizo com isso. makumbator cê só não encontrou o café e método certo.

Wanton
Veterano
# 20/abr/23 22:53
· votar


edsm100 só pode ter ficado rico por herança Mais um paga pau de rico meritoso. Isso aqui tá virando curva de rio.

Drinho
Veterano
# 21/abr/23 07:10 · Editado por: Drinho
· votar


Apenas uma interrupção no tópico sobre café que está sendo de grande ensinamento por parte dos usuários edsm100 ProgVacas JJJ ejames Insufferable Bear paga pau de rico meritoso O usuário Ameba acaba de reconhecer que o enriquecimento por mérito é possível. Podem voltar a discussão que está muito interessante.

Lelo Mig
Membro
# 24/abr/23 22:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Prá piorar o rolê de cerveja artesanal virou reduto de Bolsonarista. Já era uma bosta, ficou pior. É a equação Clube do Bolinha: Cerveja + Classic Rock + Moto = Sou mais hetero que todos heteros. (claro que há exceções em todos estes nichos, mas...) (Henrique Fogaça style). Do rolê do café gourmet tô por fora, espero que não esteja na mesma vibe.

JJJ
Veterano
# 25/abr/23 13:44
· votar


Lelo Mig Sou mais hetero que todos heteros Nesse meio, tem a turma que é tão macho, mas tão macho, que acha que mulher não serve nem pra trepar. Então só trepam entre eles.

JJJ
Veterano
# 13/set/23 13:46
· votar


Estranho... fui reviver o pótico e me deparei com uma quarta página existente, mas vazia... da época dos bugs estranhos aqui no fórum.

Enfim... vamos ao que eu ia dizer...

Não resisti à curiosidade e comprei um monte de apetrechos pra fazer café do modo mais afrescalhado possível no "modo pó" da minha máquina. Comprei tudo no Ali, pra não pagar nenhuma fortuna: um bagulho pra despelotar o café (despelotar é importantíssimo em outras áreas do entretenimento, como sabemos!), um bagulho pra nivelar o pó, outro pra prensar o pó e um filtro pra equalizar o fluxo de água sobre o pó. Um luxo!!! kkkkkk

Fiz o primeiro café (um "gourmet") e ficou uma bosta.

Como disse o Lelo Mig lá na primeira página, "cafés gourmet, apesar do bom cheiro, mantém muito forte o gosto da fruta e acho eles ácidos demais.". É neles que sinto mais o gosto de tomate cru que citei antes, como nesse que testei. Daí comprei um três corações tradicional barato e achei bem melhor. Depois abri uma cápsula Dolce Gusto (a de café que vem com o Capuccino) e botei o pó no negócio, com todas as frescurites que falei, e ficou ÓTIMO. Muito bom mesmo. Então, o problema é um só: o pó!

Tenho que achar o melhor pó, dentre os cafés comuns, já que os "gourmet" eu sempre acho uma merda, com gosto de tomate cru.

Alessandra
Veterano
# 13/set/23 13:48
· votar


Eu amo minha Nespresso e pronto.

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico para louvar o café