tópico para louvar o café

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 04/abr/23 16:42
· votar


Café deixou de ser bebida popular... Galera já entrou na viadolândia dos cafés gourmezão, cafeteiras de 5 k, sachês de expresso de 200 conto e etc. Tô indo pro fóruns dos pedreiros, onde se toma café coado em coador de pano. Fui!!

ProgVacas
Membro Novato
# 04/abr/23 16:50
· votar


Ahahaha

ProgVacas
Membro Novato
# 04/abr/23 16:50
· votar


Mas dá para comprar uma cafeteria automática por 1000 conto, usada.

ProgVacas
Membro Novato
# 14/abr/23 00:06
· votar


Insufferable Bear Foi bom, mano. Comprei uma de segunda mão, funciona bem.

Lelo Mig
Membro
# 14/abr/23 01:06
· votar


ProgVacas Insufferable Bear Uma pergunta de leigo: Já que vocês são os "gourmezão do café", invés de usar estas traquitanas modernosas feitas prá almofadinhas urbanos, não é mais "truezão" usar aquele torrador bola manual na churrasqueira ou fogueira? Duvido que o café de vocês é melhor que o da tia do vídeo:

ProgVacas
Membro Novato
# 14/abr/23 01:39 · Editado por: ProgVacas
· votar


Lelo Mig Assim o café queima e você não consegue todo o sabor que pode ser proporcionado pela planta. O café é uma fruta, e como tal tem frutose, o açúcar natural. Esse açúcar no processo de torra carameliza, como acontece quando se faz calda de pudim, manja? Se controlar bem o processo de torra, mantendo o grão marrom, em vez de preto, e daí para mais claro, você preserva os sabores essenciais da bebida. Sente a doçura, a acidez e o amargor. É mais gostoso. Dependendo da itensidade da torra, a acidez é mais pronunciada, e você consegue sentir um gostinho de laranja, suave, misturado com o doce do caramelo e o amargor característico. Vale a pena.

Wanton
Veterano
# 14/abr/23 05:14
· votar


Lelo Mig tia do vídeo Essa tia aí deve trabalhar o dia todo, sem parar, para poder ter um pão, um café, um leite, roupa limpa. Antigamente, os caras casavam para ter uma tia dessas fazendo essas coisas para eles. Se você divide esse trabalho por duas pessoas, em vez do serviço diminuir, ele aumenta. Isso daí é que nem a pedra do Sísifo. A vantagem é que ela não tá toda contaminada de microplásticos feito nós. Mas aposto que os filhos dela se entopem de guaraná Dolly e bolacha recheada com gordura hidrogenada colorida.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/abr/23 10:26 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/04/14/dia-mund ial-do-cafe-teste-seus-conhecimentos-sobre-a-bebida-queridinha-dos-bra sileiros.ghtml O café é uma bebidas fantástica cheia de nuances e lendas. Tenho acompanhado os comentários de vocês e vejo que não entendo nada do assunto.

brunohardrocker
Veterano
# 14/abr/23 10:40
· votar


O café é uma fruta, e como tal tem frutose, o açúcar natural Então aquele valentão que paga de foda porque toma café sem açúcar, não passa de um fake?

ProgVacas
Membro Novato
# 14/abr/23 11:15
· votar


brunohardrocker Risos É que o mano não manja das informações técnicas, mas já é um bom começo tomar sem açúcar.

Pedro_Borges
Veterano
# 14/abr/23 11:37
· votar


brunohardrocker Então aquele valentão que paga de foda porque toma café sem açúcar, não passa de um fake? É impossível não consumir açúcar, pois toda fruta tem frutose, mesmo os de salada, tomate, pepino, pimentão, e as demais que consumimos. Eu sou diabético e tenho consciência disso, mas a açúcar como tempero tem volume altíssimo e muito concentrada, evitá-la já é o bastante.

Delson
Veterano
# 14/abr/23 14:26
· votar


Lelo Mig aquele torrador bola manual na churrasqueira ou fogueira Era a isso que eu me referia antes. Me traz recordações muito boas.

brunohardrocker
Veterano
# 14/abr/23 14:38
· votar


ProgVacas tomar sem açúcar. Ja tentei provar alguns cafés de quem toma sem açúcar, mas nunca me caiu bem. Parecia alguma coisa meio corrosiva. Mas também não gosto de café "melado". Um pouquinho só de açúcar ja basta.

ProgVacas
Membro Novato
# 14/abr/23 15:04
· votar


brunohardrocker Tipo desses de torra clara e média? Esses especiais e com cheiro diferente do convencional? Moído na hora? São bons. Existem uns que são muito caros, mas tenta o São Sebastião e o Laranja Ouro do Cerrado. São relativamente baratos e não acho inferiores aos caríssimos.

Delson
Veterano
# 15/abr/23 09:52
· votar


Me lembro de certa vez ter experimentado um café chamado Octavio. Achei bem diferente dos cafés que eu costumo tomar, embora não seja um grande apreciador da bebida. Esse Octavio custa uns 100 reais o quilo, então, absolutamente sem nenhuma chance de eu comprar.

ProgVacas
Membro Novato
# 15/abr/23 10:15
· votar


Delson Ah, nem eu. Aliás, já comprei desse valor, mas 250g, para experimentar, e sensorialmente percebe-se muito pouco em relação ao que compro da roça, cru, e torro em casa. Mas pouquíssima coisa mesmo, tipo coisa que os outros tem que te ensinar a sentir.

JJJ
Veterano
# 15/abr/23 16:27 · Editado por: JJJ
· votar


O nome do pótico devia mudar pra "tópico para aviadar o café".

JJJ
Veterano
# 15/abr/23 16:28
· votar


Ah, homofóbico é a puta que pariu, ok? Aviadar não tem nada a ver com sexo.

Lelo Mig
Membro
# 15/abr/23 16:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ "Aviadar não tem nada a ver com sexo."... Sei! Têm a ver com aquele bichinho fofinho, né?

Insufferable Bear
Membro
# 17/abr/23 18:57
· votar


vou explicar para vocês como faz café: 1- primeiro você tem planta as árvres, preferencialmente uma espécie arábica e em grande altitude, para ter dias quentes e noites frias, isso retarda a maturação da fruta do café e isso ajuda no resultado final 2- você colhe apenas as frutas maduras e processa. 3 opções são as mais comuns: a. secagem natural: as frutas secam no sol antes de separar as sementes. ocorre fermentação, costumam ter sabores mais exóticos, às vezes desagradáveis para coffee-plebs, é o IPA do café b. lavagem: tira logo as sementes das frutas, lava, seca e guarda. nada novo é produzido, são cafés mais suaves e acessíveis, notas de limão, laranja, etc... c. honey: meio termo, remove a casta mas deixa pra secar com a parte mais interior da fruta 3- joga no fogo. ocorre milhões de processos químicos, caramelização dos açúcares, destruição de parte da cafeína e produção de dióxido de carbono. o resultado final pode ser mais claro, mantendo mais da acidez, da doçura e outros sabores já presentes no grão, mas quando claro demais dizem ter gosto de vegetal. Ou mais escuro, onde no extremo fica com gosto de terra, carvão e peido, que nem o extra-forte. a curva de temperatura afeta o resultado de forma que não sei explicar. 4- moagem: a coisa mais importante para nós, vicia... apreciadores. faça apenas na hora do preparo.quanto mais fino, mais fácil de extrair o conteúdo do café, se a distribuição de tamanho das partículas for muito ruim você vai ter muita extração das partículas pequenas e baixa extração das partículas grandes, e por isso que nós nerds gastamos tanto em moedor (e para não ter que fazer na mão) (e é melhor que gastar em tone wood) 5- extração: o grão de café tem coisa com gosto bom e coisa ruim, extrair o máximo de coisa boa e o mínimo de coisa ruim é o objetivo, por isso gastamos tempo regulando moedores e temperatura da água (água mais quente extrai mais coisas, boas ou ruins). as duas últimas partes se aplica mais para coados, para espresso o buraco é mais em baixo e vou ter que cobrar se quiserem mais fonte: meu cérebro

Insufferable Bear
Membro
# 17/abr/23 19:00
· votar


Esse Octavio custa uns 100 reais o quilo acho um ótimo preço para um café especial médio. eu tenho comprado 2kg por 160 em promoção para minha rotina, mas vez ou outra eu compro uns melhorzinhos. os melhores cafés que tomei estavam na faixa de 300reais/kg, mas já tomei muito café medíocre nessa faixa de preço também.

Insufferable Bear
Membro
# 17/abr/23 19:05 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/04/14/dia-mund ial-do-cafe-teste-seus-conhecimentos-sobre-a-bebida-queridinha-dos-bra sileiros.ghtml primeira pergunta já tá errada, tem muitos fatores que determinam a quantidade de cafeina no copo... dosagem, se é robusta ou arábica, como o café foi processado, quanto de líquido foi coletado, temperatura da água, tempo de extração, tipo de torra, etc... essas estimativas que os caras publicam por aí são completamente inúteis. pistolei

JJJ
Veterano
# 17/abr/23 20:14
· votar


Insufferable Bear Qual o problema dos cafés que vem com notas (horríveis) de tomate verde? Já senti isso com alguns cafés aqui de Minas que se diziam "premium" ou "orgânicos". É algo que me incomoda profundamente.

brunohardrocker
Veterano
# 17/abr/23 20:56
· votar


ProgVacas Tipo desses de torra clara e média? Esses especiais e com cheiro diferente do convencional? Moído na hora? Tem gente que toma os convencionais sem açúcar. Sobre torras eu não entendo nada. Pode indicar um dos especiais que seja palatável sem acucar?

ProgVacas
Membro Novato
# 17/abr/23 21:00 · Editado por: ProgVacas
· votar


Aqueles mesmo, encontra na shopee. São Sebastião https://shp.ee/9nuzgvq Laranja https:// shp.ee/uyx74gm O Bear pode indicar mais alguns. Esses vendem em pó também, mas como o mano disse é melhor comprar um moedor daorinha e moer na hora. A melhor embalagem do café é o próprio grão.

Insufferable Bear
Membro
# 18/abr/23 08:58
· votar


JJJ tomate verde especificamente eu nunca tomei. você fala de ser azedo? se for isso, é porque a torra clara, mas também tem cafés que são naturalmente mais ácidos, e pode ser que o barista cagou na hora de fazer o café. brunohardrocker se puder, o melhor mesmo é ir numa cafeteria com muitas opções e provar. não dá pra aprender tudo em casa, a maior parte do que aprendi foi conversando com baristas numa cafeteria muito boa que tinha em BH. mas se não tiver como, eu recomendo muito os cafés daqui: https://roastcafes.com/ e siga as dicas do James Hoffman no youtube para o preparo. é de longe é a melhor fonte de nerdismo cafézista que conheço

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 10:23 · Editado por: JJJ
· votar


Insufferable Bear Cara, eu não sou connoisseur o suficiente pra apontar um gosto específico, mas a minha impressão é de que pegaram um pedaço de tomate verde cru e torraram junto com o pó... é uma sensação horrorosa. Mas não é por conta do "barista" fazer merda, até porque minha máquina aqui é de cápsula, não tem muito o que errar... (embora tenha um acessório pra ser usado com pó - que fica legal quando o pó é bom). Uma coisa estranha: recentemente, comprei uma caixinha de orgânico da Três em cápsula (estilo Nespresso). Os primeiros cafés que tomei da caixa tinham esse raio de tomate verde no gosto (inclusive minha mulher notou também, então não era eu que tinha comido melão antes ou coisa assim). As últimas cápsulas da caixa, tomadas tipo uma semana depois, tinham perdido esse sabor desagradável. Esquisito.

Insufferable Bear
Membro
# 18/abr/23 11:39
· votar


JJJ ah bom, não sei dizer de onde vem o gosto de tomate verde, nunca gostei dessas cápsulas, mesmo as mais gourmetzonas, mas o que pode ter acontecido é a oxidação do café depois de você ter tirado da embalagem.

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 11:45
· votar


Insufferable Bear Oxidar dentro da cápsula?

Insufferable Bear
Membro
# 18/abr/23 14:26
· votar


JJJ é, realmente não sei, mas é isso ou vocês se acostumaram com o tomate. eu reparei que as cápsulas da dulce gusto por exemplo definitivamente não são tão bem fechadas as do nescafé

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico para louvar o café