Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jan/23
· votar

Black Fire

Eu dei uma acertada/corrigida no meu texto: "Contudo, é preciso lembrar/salientar que já foram aculturados..."

Ou seja, há um ônus, não têm como voltar a ser "virgem".

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23 · Editado por: ProgVacas
· votar

Black Fire

Então, quando o homem está integrado a natureza, como as tribos com modos de vida tradicionais, ele não está também sujeito aos ciclos da natureza?

Sendo assim, possível, justo e desejável que povos originários mantenham seu modo de vida tradicional, sem o ônus da civilização moderna, mas ao mesmo tempo recebam o bônus, que é basicamente não estar completamente sujeito ao sabor da natureza, a ser exposto a fome quando qualquer coisa fora do normal, como uma seca ou uma enchente ocorram?

Acredito que sim, mas maximizar isso assim pode inferir falsa naturalização de tudo o que o homem faz, porque é um ser social que naturalmente altera o seu entorno, premeditivamente, inclusive. É portanto inteligente de uma maneira única no meio natural, e por isso qualquer interferência que possa promover no habitat que abriga essas pessoas uma mudança profunda que afete de maneira tão negativa as suas vidas deveria ser evitada por nós.

Não quero parecer simplista nem frio, mas muitas espécies foram extintas sem responsabilidades de humanos. O que se viu foi uma aceleração dolosa das mortes desses povos, porque existe um sem número de riquezas em suas terras que interessam ao capital clandestino.

É justamente a civilização moderna quem provoca os principais problemas desses povos.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

brunohardrocker

não faça acusações descabidas de falta de sensibilidade

Você tá louco? Eu não te acusei. Dei minha opinião é lhe fiz uma pergunta, ao final.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

Ah, beleza. Errei ao deixar faltar um ponto de interrogação. Resolvi lá.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

Só que você meio que idiotizou quem é sensível. Desonesto.

brunohardrocker
Veterano
# jan/23
· votar

ProgVacas

Falei que a hipersensibilidade enxerga maldade onde não tem.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23 · Editado por: ProgVacas
· votar

brunohardrocker

Você está falando de hipersensibilidade emocional? Isso é algo que ocorre em poucas pessoas, então quando você diz que a hipersensibilidade emocional atrapalha o foco, atrapalha a discussão, o debate, não é uma verdade, porque é irrisória a quantidade de pessoas que se apresentam dessa forma hipersensível que você está pensando. O que de fato interfere no debate real é o que está sendo demonstrado. São fotos reais, que afetam as pessoas de maneira não exageradamente hipersensível do jeito que você está dizendo, mas de uma forma muitas vezes inédita.

A gente fala sobre hipersensibilidade em casos corriqueiros, que o emocional da pessoa sabe lidar muito bem, como uma coisa tão absurda acontece diante dos nossos olhos e a maioria das pessoas passam batidas, porque a vida segue, como criança em sinal pedindo dinheiro. Isso tem afetado cada vez menos pessoas, mas as hipersensíveis ainda se apegam. São poucas.

No caso dos Yanomami não. É genocídio acontecendo diante dos nossos olhos.

Acho que os não sensíveis a isso estão errados. Os "hipersensíveis", que não o são de verdade, estão mesmo vendo o que predizeram no passado bem recente. Você fala de memória curta, mas parece que não acompanhou que esse governo praticou excepcionalidades muito fora da curva. Pode até começas a gaguejar falar do PT, é praxe, mas a verdade que você tem que engolir e está muito difícil pra você. Ele comeria um índio só para saber o sabor da carne humana.

Ele mesmo disse isso sendo filmado.

Agora, se você pudesse responder o que eu perguntei e estou aguardando...

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

brunohardrocker

Essa pergunta: Você não é sensível a isso?

Quer que eu ajuste?

Você é sensível a essa situação denunciada pelo governo federal?

Posso acrescentar?

Você gostaria de ver os responsáveis punidos?

JJJ
Veterano
# jan/23
· votar

Engraçado... a direita reage muito mais ao uso político do fato do que ao fato em si.

Wanton
Veterano
# jan/23
· votar

JJJ
a direita reage muito mais ao uso político do fato do que ao fato em si.

Se fossem crianças loiras que tivessem sido mortas pelo equipamento dos garimpeiros, a direita estaria horrorizada. Garimpeiro é o cara que sonha em enricar da noite para o dia, é o modelo de pobre virtuoso da direita. Já o indígena é o estereótipo do vagabundo. O governo atrapalha o garimpeiro e ajuda o indígena. É natural que a postura da direita seja ficar ao lado dos agressores.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

Wanton
JJJ

Na série que eu indiquei para o Black Fire ontem conta que o garimpeiro, assim como o cultivador da coca e o cortador de madeira são empregados.

Lelo Mig
Membro
# jan/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton

"Garimpeiro é o ...modelo de pobre virtuoso da direita."
"o indígena é o estereótipo do vagabundo."

É exatamente essa a cultura do cidadão urbano mediano.

Hoje em dia, nem sei se melhorou ou piorou, mas na minha geração, cheguei a aprender NA ESCOLA que os colonizadores não conseguiram escravizar os povos originários porque eles eram apáticos e vagabundos.

Prá você ver o tamanho do estrago e as consequências nos que não procuraram se reeducar.

brunohardrocker
Veterano
# jan/23 · Editado por: brunohardrocker
· votar

JJJ
Engraçado... a direita reage muito mais ao uso político do fato do que ao fato em si.

O assunto ia muito bem, ate o ProgVacas mandar aquele textão descabido e você embarcar na dele.
Não aconteceu nada disso que você acha que aconteceu aqui. É pura ilusão.
Tu ta indo no automático.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/23
· votar

Mas e o PT?

Wanton
Veterano
# jan/23
· votar

Lelo Mig
colonizadores não conseguiram escravizar os povos originários porque eles eram apáticos e vagabundos.

Também "aprendi" coisas assim na escola. Confesso que tenho menos sensibilidade para questões indígenas por causa dessa formação distorcida. No âmbito da razão, está tudo funcionando normalmente. Mas sinto que, num primeiro momento, tendo a me importar menos com os indígenas.

Prá você ver o tamanho do estrago e as consequências nos que não procuraram se reeducar.

Além de reeducar a razão, é preciso treinar a empatia. Tenho convicção que parte do racismo instalado na gente é irreversível. Se submeterem pessoas progressistas brancas, com mais de 30, a testes que medem a reação imediata do organismo a estímulos visuais, desconfio que mesmo o mais desconstruído deles irá demonstrar algum grau de preconceito.

JJJ
Veterano
# jan/23 · Editado por: JJJ
· votar

brunohardrocker

Não me referi a você em particular.

Wanton
Se submeterem pessoas progressistas brancas, com mais de 30, a testes que medem a reação imediata do organismo a estímulos visuais, desconfio que mesmo o mais desconstruído deles irá demonstrar algum grau de preconceito.

Com toda certeza. É difícil reverter 500 anos de doutrinação (aliás, uma doutrinação totalmente oposta ao que a direita diz que ocorre*).

*essa ocorre também eventualmente, mas em muito menor grau

ejames
Membro Novato
# jan/23
· votar

JJJ
Não me referi a você em particular.

Mirou o chute no saco do Alexandre Garcia e acertou o queixo do Bruno.

JJJ
Veterano
# jan/23
· votar

ejames

Ele se colocou no caminho... huahuahauha

Pedro_Borges
Veterano
# jan/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Lelo Mig
colonizadores não conseguiram escravizar os povos originários porque ele eram apáticos e vagabundos.

Quando estudei na escola essa parte da escola, me foi dito que os brancos não obtiveram sucesso em escravizar os índios porque eles não se adaptaram ao trabalho rotineiro e contínuo, além do mais preferiam a morte a submeter ao jugo dos brancos. Claro que o termo vagabundo era, com certeza utilizado, pois isso até hoje se vê, principalmente com pessoas que tem contato com índios e vivem nas proximidades das aldeias.

Enfim, penso que tribo de índios tinha que ser isolada de contato com os brancos, para que eles possam viver à sua maneira e preservar sua cultura. Na selva eles sabem se virar e muito bem. Todos que estão vivendo assim são muito bem nutridos e sadios.

ejames
Membro Novato
# jan/23
· votar

Pedro_Borges
Todos que estão vivendo assim são muito bem nutridos e sadios

Você tem contato com tribos isoladas para saber? Essa afirmação não faz muito sentido.

Lelo Mig
Membro
# jan/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"Enfim, penso que tribo de índios tinha que ser isolada de contato com os brancos, para que eles possam viver à sua maneira e preservar sua cultura."

Acontece que não dá mais para tirar o direito deles ao acesso as coisas da civilização. Se o indígena quer um calção adidas vermelho e uma camisa do Neymar, não podemos obrigá-lo a voltar "as suas origens" e viver na floresta. Eles não vieram roubar espelhos, nós que os demos à eles.

O estrago esta feito meu querido, o problema é muito complexo, temos de assumir a responsabilidade dessa cagada. Não dá prá simplesmente dizer:

- Óh! Desculpa aí, hein? A gente cagou! Voltem lá pro mato e tá tudo certo.

Quem vai adorar esta decisão são justamente garimpeiros e madeireiros.

ejames
Membro Novato
# jan/23
· votar

Pedro_Borges
Enfim, penso que tribo de índios tinha que ser isolada de contato com os brancos, para que eles possam viver à sua maneira e preservar sua cultura. Na selva eles sabem se virar e muito bem. Todos que estão vivendo assim são muito bem nutridos e sadios.

O problema é que você tá invertendo a lógica completamente. Não foi o estado que chegou lá, no meio do mato e disse "olhem aqui, peguem esses espelhos, smartphones, miojos e remédios!".

O contato dessas tribos com a civilização já acontece por décadas, através da exploração ilegal por madeireiros, garimpeiros, etc. O que se propõe com as reservas indígenas é garantir a segurança dos indígenas contra esses grupos e garantir o mínimo de dignidade (coisa que é direito de todos, protegido pela constituição).

Não há como "isolar" quem já teve contato. Seria não apenas inviável, mas criminoso e desumano. Existem, sim, tribos conhecidas realmente isoladas, que são na medida do possível monitoradas e protegidas.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47984370

Pedro_Borges
Veterano
# jan/23
· votar

Lelo Mig
ejames

Sim a questão é muito complexa. Mas quando digo que o ideal é que fossem isolados, é no sentido de garantir a preservação da etnia, inclusive.

brunohardrocker
Veterano
# jan/23
· votar

Maior orçamento da Cultura neste ano incentiva compra de aviões executivos por artistas

https://aeroin.net/maior-orcamento-da-cultura-neste-ano-incentiva-comp ra-de-avioes-executivos-por-artistas/?amp

JJJ
Veterano
# jan/23
· votar

brunohardrocker

Tem que movimentar a economia, né?

Pedro_Borges
Veterano
# jan/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/24/pagamos-um-preco-mui to-alto-diz-maria-silvia-bastos-sobre-emprestimos-do-bndes-a-paises-vi zinhos.ghtml

Financiamento de um gasoduto na Argentina, denominado "Vaca Muerta", deve ser para simbolizar a morte do gado ou o desejo de matá-lo, só pode. Que benefício o contribuinte brasileiro, que abastece o BNDES de recursos, vai ter? Quais os empregos serão gerados aqui? Que riqueza será gerada aqui?

Será que daqui a pouco veremos as famigeradas notas fiscais de serviços emitidas pelo instituto Lula com a descrição de "palestras"?

Os canhotas de plantão daqui com certeza atacarão a matéria por ser de um jornal do grupo Globo e voltado pros opressores interesses empresariais.

Alguns vão dizer que é venda casada de serviços de engenharia. Ora bolas o que vem (se virá) é lucro líquido sem pagar nenhum tributo aos cofres públicos brasileiros. Os salários, encargos sociais, distribuição a fornecedores, impostos gerados, movimentação da economia, enfim, riqueza distribuída fica tudo lá.

JJJ
Veterano
# jan/23
· votar

Pedro_Borges

emprestimos-do-bndes-a-paises-vizinhos

Eu não entendo muito dessa área, mas isso me parece, no mínimo, inexato. Pelo que entendi, o BNDES financia a empresa brasileira, não "empresta o dinheiro ao país vizinho". Ou seja, o dinheiro fica aqui, a obra é feita lá. A empresa é paga e depois paga o empréstimo (creio até que com algum juro aí). Se o "país vizinho" der o calote, ainda tem alguma espécie de "garantia" em commodities ou algo assim.

Se for bem feito, não é ruim, muito pelo contrário.

A merda é se for mal feito.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/23 · Editado por: Black Fire
· votar

Que benefício o contribuinte brasileiro, que abastece o BNDES de recursos, vai ter? Quais os empregos serão gerados aqui? Que riqueza será gerada aqui?

Primeiro benefício direto é uma fonte de gás natural mais barato, é por isso que a Europa financou, por exemplo o Nord Stream 2.

Os empregos gerados são empregos de alta especialização, pois esse tipo de obra demanda serviços de engenharia muita complexidade, além de empregos industriais para produzir todos os equipamentos necessários a este tipo de exploração. Basta que o BNDES imponha que a liberação do financiamento terá como condição o consumo de insumos produzidos no país.

Eu mesmo estava com passagem comprada pra ir trabalhar no Equador em um empreendimento financiado pelo BNDES quando o Brasil caiu na lábia do Levy.

Ainda tem o benefício indireto de dar algum fôlego à economia argentina, que é nosso principal comprador de produtos manufaturados.

Esse tipo de financiamento é praticamente a única forma de o Brasil voltar a ter um parque industrial decente e interromper o ciclo de dependência da soja e do minério de ferro. As empresas brasileiras, sem financiamento do Estado não tem condições de cometir com as empresas Chinesas, que tem um banco de fomento em cada esquina disposto a financiar qualquer coisa.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/23
· votar

Fora todo o know-how que vai ser adquirido pelas empresas brasileiras que vai possibilitar que tenham condições de competir internacionamente no futuro.

Gente, eu não sei se vocês sabem, mas o Brasil está simplesmente excluído da quarta revolução industrial, no momento. Se nada acontecer, o páis simplesmente vai deixar de ter manufatura nas próximas décadas, vai ser vender soja e importar absolutamente tudo. Quem não tem soja é melhor largar essas feitiçarias liberais e voltar pra realidade.

Pedro_Borges
Veterano
# jan/23
· votar

JJJ
Não Jota, o país "vizinho" (alinhado ideologicamente) toma o empréstimo em seu nome. É ele quem é o devedor. No contrato pode ser que o BNDES exija que a obra, objeto do empréstimo, seja contratada com uma empresa brasileira, assim como os americanos faziam com o Brasil, mas as garantias são dadas pelo devedor e se quebrar essas garantias, o tesouro nacional é quem responde (nós contribuintes), assim como aconteceu com a Venezuela e Cuba.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027