Tópico da direita popular

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 02/nov/22 00:47


Existe pauta de direita que seja realmente popular? Ou a direita popular só cresce com o fascismo e com o pânico moral?

Lelo Mig
Membro
# 02/nov/22 01:10
· votar


Wanton

"Ou a direita popular só cresce com o fascismo e com o pânico moral?"

O que você chama de direita popular seriam pautas de direita preocupadas com o povo? (se sim, segue dissertação; se não, ignore).

Acho que a gente não pode confundir Direita com fascismo. Esta direita tomada pelos ideais evangélicos, que não abriga nenhum aspecto liberal não representa exatamente "todo o pensamento de direita", ainda que seja o único em atividade política no Brasil.

Algumas pautas como: Combate à corrupção, combate à pobreza, transparência dos gastos públicos, meio ambiente e etc., podem ser encampadas por ambas as ideologias.

Contudo, não ocorre no País e NÃO, não existe direita com pautas populares no Brasil.

makumbator
Moderador
# 02/nov/22 01:35
· votar


Lelo Mig
Acho que a gente não pode confundir Direita com fascismo.

Isso aí. É como dizer que esquerda é necessariamente comunismo. Eu falo brincando que é, mas não é realmente esse o caso.

Também não entendi se o que o Wanton chama de popular nesse tópico seria (na visão dele) algo em benefício do povo (entidade mística), ou algo que receberia apoio de boa parte da população (popular no sentido de aceito e referendado pela maioria das pessoas).

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 07:53 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator
Wanton

Políticas populares são aquelas que priorizam o povo de maneira lógica é consensualmente benéfica para maioria. No nosso caso, saúde e educação públicas garantidas, oferta de pleno emprego, salário mínimo com aumento real, leis trabalhistas protecionistas, estado forte para garantir ações de beneficiamento da qualidade de vida.

A direita - vou dizer - brasileira não tem qualquer política desse nível. É preocupação apenas para ocupar o poder e quando consegue, tudo o que faz é o que o governo Bolsonaro fez. Nenhum grupo político que esteja fatalmente preocupado com o povo, independente da classe à qual pertença, destrói a ordem soberana, estabelecida pela democracia, por meio de um golpe como o que se iniciou em 2013, passou pelo impeachment mágico da Dilma, prisão absurda do Lula e culminou na eleição dessa traça sem alma que emporcalha o Planalto.

Eu sei que é impossível desconaiderá-lo, mas procure colocar, por exemplo, João Dória no lugar dele, ainda que seja um cidadão comum, atualmente, que tenha se mostrado um embuste que se enforca na própria corda. Ele talvez teria gerido a pandemia de forma mais humana, porque diferentemente do Bolsonaro não é um psicopata, mas nas políticas sociais e econômicas ele poderia ser até mais maléfico. Conseguiria, por exemplo, privatizar o que quisesse e considerasse possível. Diminuiria assim recursos para atender o pobre brasileiro. Instituições como a Fiocruz, por exemplo, estariam entregues à iniciativa privada - já que ele tentou dar o Butantã.

Como vimos nesses 6 anos de governo da direita, garantias trabalhistas, políticas sociais, previdência etc. Seriam completamente destruídas. É histórico. Não enxerga quem não quer.

Black Fire
Gato OT 2011
# 02/nov/22 08:22
· votar


Sim, no Brasil é o Paulo Maluf.

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 08:23
· votar


makumbator
Lelo Mig
O que você chama de direita popular seriam pautas de direita preocupadas com o povo?

Pautas que ganham eleições.

Mas ATENÇÃO: pautas que sejam claramente de direita, ou seja, que SEJAM CONTRÁRIAS ÀS PAUTAS DE ESQUERDA. As pautas da sua lista não são de direita, são genéricas.

O brunohardrocker jura que o povo é de direita. Quero saber o motivo!


ProgVacas
Como vimos nesses 6 anos de governo da direita

Nem precisamos usar exemplos de governos reais. Quero saber quais são os ideais dessa direita. Na prática, nenhum governo é totalmente de direita ou de esquerda. Governos de direita costumam ceder à esquerda para não serem impopulares.

Pedro_Borges
Veterano
# 02/nov/22 08:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Este tópico foi aberto pra falar da direita por um canhota. Ele é indigno!

Close topic.

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 08:27
· votar


Wanton

Quero saber quais são os ideais dessa direita

Aqui essa resposta não será concebida de uma forma muito diferente do que já foi dito.

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 08:40
· votar


Pedro_Borges

Close topic.

Pode crer. Não tem muita coisa diferente do que foi dito.

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 08:45
· votar


Pedro_Borges
Este tópico foi aberto pra falar da direita por um canhota.

Só fiz a pergunta. Espero que vocês respondam.


ProgVacas
Não tem muita coisa diferente do que foi dito.

Mas o brunohardrocker nos garantiu que o povo é de direita. Tenho certeza que ele saberá justificar.

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 11:32
· votar


Wanton

Teve uma coisa que o Lula disse em debate que foi genial e não foi explorado, porque pode parecer muito lógico para coisa tão complexa, que é a ideia de privatizar estatal que dá prejuízo para o país.

Ele simplesmente respondeu que fecha a estatal, para não transferir pessoa jurídica deficitária.

É claro! Um dos principais argumentos do entusiasta de privatizações é o tal prejuízo que ela dá ao país, o que não faz sentido.

brunohardrocker
Veterano
# 02/nov/22 11:53
· votar


Será necessária muita paciência e disposição para participar deste tópico.
Vou aguardar chegar.

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 12:04
· votar


brunohardrocker

Por favor, né. Paciência e disposição não parece que lhe faltam. A carência é outra, a gente já sacou.

brunohardrocker
Veterano
# 02/nov/22 12:10
· votar


ProgVacas

Vocês falam demais. Não tem como alguém sozinho ter disposição de rebater a todos.

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 12:46
· votar


brunohardrocker
Não tem como alguém sozinho ter disposição de rebater a todos.

Esqueça isso de rebater. O que você deve fazer é listar pautas. Boa sorte!

JJJ
Veterano
# 02/nov/22 15:36 · Editado por: JJJ
· votar


Não existe direita popular. Não faz nem sentido, economicamente falando.

O que a direita faz (inteligentemente, devo admitir) é agregar valores não-econômicos ao discurso (religião, pátria, família e tal) só pra enganar trouxa e mascarar a sua real intenção.

De outra forma, jamais poderia ter popularidade. Se só focasse em desigualdade como mola-mestra do desenvolvimento, ia ser bem complicado arrumar alguém do povo disposto a embarcar.

brunohardrocker
Veterano
# 02/nov/22 16:14
· votar


JJJ, o centrista de Taubaté.

makumbator
Moderador
# 02/nov/22 16:34
· votar


JJJ

Mas não é apenas a economia que importa em uma plataforma de eleição. A economia é realmente o mais importante, mas não é a única coisa a ser considerada.

Eu vou elencar 5 propostas tradicionalmente ligadas ä direita e que são populares (no sentido que o Wanton delimitou, ou seja, algo plenamente defendido pela maioria populacional). Observem que nem tudo o que colocarei aqui é defendido pessoalmente por mim. É apenas um exercício. Algumas são pautas de uma direita mais conservadora, e outras de uma direita mais liberal.

1. Restrição ao aborto. Essa não tem o que discutir. Maioria da população já se mostrou em pesquisas favoráveis a se manter restrições ao aborto de alguma forma.

2. Redução da maioridade penal.

3. Endurecimento de penas a crimes graves e alterações no sistema de progresso de penas para manter apegados por mais tempo em regime fechado, mesmo que as penas não sejam aumentadas nominalmente.

4. Redução de impostos aliado a uma maior eficiência do que for afanado da população.

5. Redução da burocracia estatal em todas as esferas da vida em sociedade. Essa nem é exclusiva da direita, mas é algo altamente defendido pela ala mais liberal.

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 17:21 · Editado por: Wanton
· votar


makumbator
Eu vou elencar 5 propostas tradicionalmente ligadas ä direita e que são populares

Opa! É isso aí.


1. Restrição ao aborto. Essa não tem o que discutir.

Sim, concordo. Essa é uma pauta que possui um impasse real. O caso é que a pauta da esquerda não é a liberação do aborto, mas a regulamentação. A direita moralista, nesse caso, tampa os olhos para o problema. Para inflamar o discurso, falsifica as intenções da esquerda. Vale lembrar que a direita liberal estadunidense também é "abortista".


2. Redução da maioridade penal.

Neste caso, não há impasse real. É só moralismo e truculência, mesmo. Tanto a direita como a esquerda querem resolver o problema da violência. A direita acredita em soluções mágicas punitivistas para este fim. Muito disso é devido a uma cosmovisão tacanha que ignora aspectos biopsicossociais e busca expiar suas frustrações com a aniquilação do outro.


3. Endurecimento de penas a crimes graves

O mesmo caso da questão anterior. O que está em jogo é o combate a violência. A direita escolhe formas ineficientes e cruéis para cativar o povão, com base no pânico moral. Dependendo do grau de endurecimento das penas, pode haver um fundo de fascismo aí.


4. Redução de impostos aliado a uma maior eficiência do que for afanado da população.

Mais uma vez entra em jogo o pensamento mágico da direita. De novo, o que se busca é um meio para um fim. Quanto ao fim, não há divergências importantes. O esquerdista também quer ter mais dinheiro no bolso no fim do mês e também quer ter acesso a bons serviços. A direita arranja culpados imaginários para os problemas, abrindo mão de resolver problemas reais e servindo ao interesse dos privilegiados.


5. Redução da burocracia estatal em todas as esferas da vida em sociedade. Essa nem é exclusiva da direita, mas é algo altamente defendido pela ala mais liberal.

Sim, esta não é uma pauta de direita. Os liberais não encaram os problemas de frente, de novo, eles caem na solução mágica de privatizar tudo. Esse liberalismo brasileiro é uma escola de analfabetismo político que contribui para a incompreensão do problemas reais.

ProgVacas
Membro Novato
# 02/nov/22 17:42
· votar


Sobre maioridade penal, Bolsonaro é a favor. Vê se ele pautou...

Drinho
Veterano
# 02/nov/22 17:53
· votar


https://nyc3.digitaloceanspaces.com/institutoliberal/2015/06/251370_24 4744102315729_1507890488_n.jpg

JJJ
Veterano
# 02/nov/22 18:06
· votar


makumbator
A economia é realmente o mais importante, mas não é a única coisa a ser considerada.

O resto é perfumaria.

makumbator
Moderador
# 02/nov/22 18:52
· votar


Wanton
Vale lembrar que a direita liberal estadunidense também é "abortista".


Sim. Tem os mais conservadores que são contrários até aos casos atendidos pela legislação restritiva (estupro, risco de morte da mãe, etc...) e os que querem deixar à cargo dos indivíduos essa decisão (posição que eu concordo).

A direita acredita em soluções mágicas punitivistas para este fim. Muito disso é devido a uma cosmovisão tacanha que ignora aspectos biopsicossociais e busca expiar suas frustrações com a aniquilação do outro.

Nem acho que é proposta para resolver. Não existe isso de resolver violência, pois é algo humano. A pauta é aumentar a punição aliado ao fato que nesse caso haveria o bônus do criminoso passar menos tempo livre, e com isso teria menos possibilidade de fazer novos crimes (poderia obviamente cometer crimes dentro da cadeia).

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 22:03 · Editado por: Wanton
· votar


makumbator
Não existe isso de resolver violência, pois é algo humano.

Existe. Veja qual é a taxa de homicídios em Mônaco, por exemplo.

makumbator
Moderador
# 02/nov/22 22:22
· votar


Wanton

E lá é monarquia e capitalismo. Vc se auto refutou. E ainda existe violência, mesmo sendo pequena.

Wanton
Veterano
# 02/nov/22 22:40
· votar


makumbator
Vc se auto refutou.

Não, né?


E ainda existe violência

Recortes de locais livres de violência são indícios de que o fenômeno pode ser eliminado. O comportamento violento é resultante de um processo evolutivo, e foi selecionado porque adaptou-se melhor às condições de desenvolvimento da espécie. Em ambientes civilizados, em que o animal homo sapiens está devidamente humanizado, o comportamento violento não tem qualquer função.

Qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades voltadas para o convívio devem bastar para que a maioria das pessoas deixe de ser violenta.

JJJ
Veterano
# 03/nov/22 07:35
· votar


Wanton
Veja qual é a taxa de homicídios em Mônaco, por exemplo.

Essa é a esquerda do FCC! o/ o/ o/



Brincadeira, Amoeba, só um pouquinho de zoação pra acalmar os ânimos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/nov/22 09:30
· votar


Wanton
Mônaco

homicídios não sei, mas oq tem de batida violenta, todo ano lá na F-1 não tá escrito

makumbator
Moderador
# 03/nov/22 12:13 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
Essa é a esquerda do FCC! o/ o/ o/

É o ápice do caviar e iphone cravejado com diamantes!



Jonas Kahnwald
homicídios não sei, mas oq tem de batida violenta, todo ano lá na F-1 não tá escrito

Sem contar que os caras não respeitam as leis de trânsito. Já viu a velocidade que os malucos correm pelas ruas?

Wanton
Não, né?

O senhor reforçou minha confiança no absolutismo e no capitalismo. Obrigado.

Wanton
Veterano
# 03/nov/22 13:16
· votar


makumbator
O senhor reforçou minha confiança no absolutismo e no capitalismo.

O capitalismo está sempre gerando privações em alguma ponta do sistema. Mônaco é um recorte em que as pessoas vivem livres dessa privação. Não há tensões sociais importantes e o nível de educação é alto, facilitando a resolução de impasses por meio do diálogo.

A violência é mais presente onde as pessoas não têm instrumentos cognitivos para resolver suas diferenças, aí, o córtex sai de cena e entra a amígdala. Quem é pobre tem menos tempo livre para pensar sobre a vida, tem menos acesso ao lazer, tem mais frustrações. A pobreza é uma panela de pressão para os comportamentos violentos.


JJJ
só um pouquinho de zoação pra acalmar os ânimos.

Claro, mas a provocação também é importante para mostrar que a esquerda não é a negação da direita. Se todos pudessem viver como se vive em Mônaco, duvido que algum esquerdista se oporia.


Jonas Kahnwald
homicídios não sei, mas oq tem de batida violenta, todo ano lá na F-1 não tá escrito

Lembro uma vez que foram tantas batidas que acho que só uns 4 ou 5 carros completaram a prova. Foi em 1996, se não me engano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico da direita popular