Debates Eleições 2022 - Topico Oficial

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig
"já podemos cravar que as pesquisas nao servem mais pra prever resultados?"

Sim. Nunca serviram aliás.

Pedro_Borges
Veterano
# out/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

-Dan
Muitos dos eleitores que votam hoje no Lula, votaram no Bolsonaro em 2018 e davam vitória a ele nas pesquisas até o início deste ano. São eleitores que, se perceberem uma chance do Bolsonaro virar o jogo, eles voltam, e esse resultado de ontem, contrariando as pesquisas, mostram uma tendência nesse sentido (de última hora). Já vi muitas eleições virarem nos últimos dias motivadas por esse fator - estouro de boiada (nada a ver com o gado). Portanto, não despreze o fato de que, parte significante dos eleitores que deram 48% ao Lula, é conservador. E aí vale o alerta, não sei se do Lelo Mig ou do JJJ. Enfim, a eleição está aberta, qualquer um dos dois pode levar.

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig
Cara, do outro lado não é diferente. A Esquerda toda se vendeu ao PT.

Eu to vendo os candidatos do bolsonaro com votações expressivas e um monte de deputado de psol e pt misturados. A que voce se baseia a esquerda toda no PT? somente à colisao ao Lula?

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig
e sempre podem existir fatores que influenciam aos 45 do segundo tempo.

Menino Ney postrando um tiktok

brunohardrocker
Veterano
# out/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar

Menino Ney influencia mais votos do que Anitta, Luisa Sonza, Juliette e Felipe Neto do outro lado.

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Insufferable Bear
e dá pra meter a culpa no voto envergonhado e na natureza probabilística dessas pesquisas mesmo? ou é hora de botar o chapéu de alumínio?

assim, tem algum outro metodo que consiga maior acuracia ?. Nesse metodo, embora com inexatidão para alguns casos, acertou a direção dos votos na maioria dos casos. Alguns ate dentro da margem de erro. Entendo que pra quem não é da area e ache que pesquisa é nostradamus que vai prever resultado, isso seja frustrante, mas quem entende da coisa, sabe que o lance é tentar analisar o que explica os desvios.

tu parece calouro de faculdade que descobriu uma disciplina e acha que descobriu o mundo

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Pedro_Borges
Muitos dos eleitores que votam hoje no Lula, votaram no Bolsonaro em 2018 e davam vitória a ele nas pesquisas até o início deste ano. São eleitores que, se perceberem uma chance do Bolsonaro virar o jogo, eles voltam, e esse resultado de ontem, contrariando as pesquisas, mostram uma tendência nesse sentido (de última hora)

Sim, tem uma galera que tenta votar em quem acha que vai ganhar, pra nao desperdiçar voto. Isso é real.

Lelo Mig
Membro
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

"A que voce se baseia a esquerda toda no PT? somente à colisao ao Lula?"

Os candidatos de esquerda que se elegeram, o fizeram pela força de seu nome, sua força pessoal. Caso de Boulos que teve uma boa votação. Suplicy, Gianazi e etc. Não há o "peso" do nome do partido, como existia antes.

brunohardrocker

"Menino Ney postrando um tiktok"

É um acontecimento a se considerar.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig

E olha que foi apenas um tiktok. Agora no segundo turno esse video do tiktok vai para as redes do Zuck. Caiu no zap, o video do menino ney vira o voto até do makumbator e do viciado em guaraná.
E o seu também, porque nessas horas o coração de santista bate mais forte.

JJJ
Veterano
# out/22
· votar

ProgVacas
Agora em São Paulo para governador está liquidado. Haddad não ganha.

O cara é ruim de voto.

Aliás, sinto muito, mas Haddad e Freixo não estão na estatura do eleitorado.

Galera nos estados vota muito pensando em problemas locais (no caso do Brasil, leia-se violência). As pessoas sabem que polícia é coisa do governo do estado e não do governo federal. Isso explica em parte porque Lula tem mais voto que Haddad e Freixo nos respectivos estados (a outra parte é carisma pessoal mesmo). Enquanto a esquerda não conseguir desvincular a imagem de leniência com o crime isso não vai mudar. Some-se a isso a força do argumento "mamadeira de piroca" e temos o que temos.

Em resumo: ou a esquerda foca forte na questão sócio-econômica (o motivo pelo qual ela existe!) e se livra das perfumarias, ou vai se perder em pautas secundárias e continuar definhando.

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig
Os candidatos de esquerda que se elegeram, o fizeram pela força de seu nome, sua força pessoal. Caso de Boulos que teve uma boa votação. Suplicy, Gianazi e etc. Não há o "peso" do nome do partido, como existia antes.

o que corrobora o que falamos. O bolsonarismo ta alinhadão na filosofia facistoide (e o método é esse mesmo). A esquerda com identidade mais esparsa.

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

brunohardrocker
Menino Ney influencia mais votos do que Anitta, Luisa Sonza, Juliette e Felipe Neto do outro lado.

Miniorgasmos do jovem do Mato com qualquer episódio pró-Bolsonaro.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

-Dan
Lelo Mig

Não estou "duvidando do poder da ciência", mas questionando um método, se ele ainda é eficaz, pois nas ultimas 3 eleições presidenciais, e principalmente nestas ultimas 2, tivemos casos de divergências gritantes.

Além do que, me parece que na linha do que falaram acima de "tentar votar no que vai ganhar" as pesquisas, em minha opinião, servem mais para influenciar a direção do voto do que para propriamente informar uma tendência

é como se as pesquisas fossem uma espécie de "profecia auto-realizável" onde se aponta que um candidato pode vencer dentre muitos, e daí, as pessoas passam a mudar voto e direcionar a esse (ou ao segundo, para impedir que o primeiro vença) entenderam?

ProgVacas
Membro Novato
# out/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

Pedro_Borges

Muitos dos eleitores que votam hoje no Lula, votaram no Bolsonaro em 2018 e davam vitória a ele nas pesquisas até o início deste ano. São eleitores que, se perceberem uma chance do Bolsonaro virar o jogo, eles voltam, e esse resultado de ontem, contrariando as pesquisas, mostram uma tendência nesse sentido (de última hora).

Empirismo ou espiritismo?

Porque não é razoável que o ex-bolsonarista vote no Lula no primeiro turno para depois votar no Bolsonaro, né. Aliás, não tenho tempo, mas na minha cabeça o candidato pode até virar no segundo turno, mas o vencedor do primeiro costuma manter o eleitorado, principalmente numa eleição polar dessa.

Insufferable Bear
Membro
# out/22
· votar

-Dan
a pergunta é boba, queria saber se a previsão do erro é de +-2 pontos, qual é a chance de ser 7?

Lelo Mig
Mas qual o percentual/margem de acertos? De dados dentro das margens previstas?

90% das vezes? Mais?

Mas isso que eu tô perguntando, uai. Às vezes um erro pequeno pode ser extremamente raro.

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

Pedro_Borges
é conservador.

Conservador, Pedro? De novo esse papo? Gente com medo de mamadeira de piroca não é conservadora. Para ser conservador, tem que ter 10 livros na estante, pelo menos.

Insufferable Bear
Membro
# out/22
· votar

-Dan
tu parece calouro de faculdade que descobriu uma disciplina e acha que descobriu o mundo
triggered

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Jonas Kahnwald
Não estou "duvidando do poder da ciência", mas questionando um método, se ele ainda é eficaz, pois nas ultimas 3 eleições presidenciais, e principalmente nestas ultimas 2, tivemos casos de divergências gritantes.

Além do que, me parece que na linha do que falaram acima de "tentar votar no que vai ganhar" as pesquisas, em minha opinião, servem mais para influenciar a direção do voto do que para propriamente informar uma tendência

é como se as pesquisas fossem uma espécie de "profecia auto-realizável" onde se aponta que um candidato pode vencer dentre muitos, e daí, as pessoas passam a mudar voto e direcionar a esse (ou ao segundo, para impedir que o primeiro vença) entenderam?

To ligado, mas nao tem muita solução. Proibir pesquisa seria pior. Inventariam-se pequisas, iriam faze-las do mesmo jeito e inventar mentiras de quem ta ganhando pra ter o mesmo efeito.

JJJ
Veterano
# out/22
· votar

Jonas Kahnwald

as pesquisas, em minha opinião, servem mais para influenciar a direção do voto do que para propriamente informar uma tendência

Influencia pra cacete! Seria interessante ver um universo paralelo com um primeiro turno sem pesquisas... Como teria sido?

-Dan
Veterano
# out/22
· votar

Insufferable Bear

sentiu

Lelo Mig
Membro
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"entenderam?"

Entendi, mas discordo um pouco. Não exatamente com o que acontece, mas como acontece. O resultado, poderá dar na mesma, neste caso concordo.

Vocês só não podem esquecer que do mesmo jeito que a pesquisa influencia o eleitor a votar em "quem está ganhando" também orienta o que está perdendo a mudar de tática e isso pode ser eficaz. Não dá prá mensurar esse tipo de coisa.

Eu li uma pesquisa da GV no sábado, relativa só aos Estado de SP, que apontava (procurei hj na Net mas não achei), tipo: 48% Lula e 39% Bozo. Ela citava os pontos percentuais e TINHA uma observação com relação ao chamado "voto envergonhado". Cara dizia que ia votar na Simone, na Soraya, D´Avila e mesmo no Ciro (candidatos estes que por não feder nem cheirar não os colocava em risco de levar porrada) mas na hora H votaria Bozo.

Olha, eu mesmo, mudei um voto (de última hora), não tenho problema algum em confessar.

Eu achava certo que Haddad ia para o segundo turno, então ia votar no Rodrigo Garcia, para disputar o páreo (eu, geralmente, oriento meu voto para haver 2 turnos). Porém, percebi que o Tarcísio tava deslanchando e pensei (fudeu). Votei Haddad, para liquidar a fatura ou, ao menos, ter 2 turnos.

Insufferable Bear
Membro
# out/22
· votar

-Dan
a pergunta é boba, queria saber se a previsão do erro é de +-2 pontos, qual é a chance de ser 7?
responde, fazendo favor, senpai da faculdade

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

Jonas Kahnwald

O método é limitado. É possível que o cálculo da margem de erro precise ser revisto. Os resultados anteriores devem servir de parâmetro para mapear o comportamento do eleitor em cada rincão do País. É preciso avaliar onde há estabilidade e onde não há. Administrar as variáveis de um sistema bastante complexo não é fácil.

Entrevista por telefone? Na boa! Quem atende ligações de números estranhos hoje em dia? As pesquisas de rua também segregam um subgrupo com peculiaridades. Quem está disposto a ser abordado por um pesquisador?

Para piorar, não dá para saber se os resultados foram realmente distorcidos ou se as pessoas apenas tomaram decisões de última hora. Ontem, duas pessoas me pediram ajuda para escolher candidatos para votar. E nem eram daquelas mais desligadas em política, imagine se fossem!

JJJ
Veterano
# out/22 · Editado por: JJJ
· votar

Wanton
O método é limitado.

Muito! E a quantidade de pesquisados é irrisória. Me parece um conjunto de dados pequeno e estatisticamente pouco representativo.

Ou seja: não é a ciência que está errada; a aplicação dela que é capenga.

Agora, má fé? Na última pesquisa??? De jeito nenhum... Isso é ridículo. Os institutos sérios não dariam tiro no pé.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Eu sei que é feio proibir.

Mas acho que se as pesquisas eleitorais não fossem divulgadas, a nossa democracia seria um pouco mais saudável.

Entendendo o brasileiro, se entende a influência que as pesquisas exercem nas escolhas do povo. Tem gente, e não é pouco, que vota em quem está na frente. Tem gente, e não é pouco, que desacredita completamente na idoneidade das pesquisas.

No final, muito pouca gente vota em proposta. Se vota por uma porrada de motivos ridículos, antes de se pensar no que o candidato propõe.

Não divulgar pesquisas poderia, por exemplo, evitar o sufocamento de candidaturas como a de Ciro e Tebet. Pelo fator surpresa.
Eleições às cegas. Obrigaria o brasileiro a procurar mais o seu candidato.

Pedro_Borges
Veterano
# out/22
· votar

Wanton
Conservador, Pedro? De novo esse papo? Gente com medo de mamadeira de piroca não é conservadora. Para ser conservador, tem que ter 10 livros na estante, pelo menos.

Cara tem muita gente que é conservadora sim e está votando no Lula porque acha que na época do Lula corria mais dinheiro, mas esquece que a crise feia mesmo pipocou com a Dilma do PT e até hoje nós enfrentamos as consequência. Esse percentual de votos no Lula não é só de petista e nem só de esquerda.

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

JJJ
Os institutos sérios não dariam tiro no pé.

Os institutos vivem de credibilidade. O pessoal não pode ver uma teoria da conspiração que já fica serelepe.

JJJ
Veterano
# out/22
· votar

brunohardrocker

Acho que já aconteceu de proibir pesquisa em algum momento histórico... só não lembro o resultado disso. Mas eu concordo com você.

Pedro_Borges
Veterano
# out/22
· votar

brunohardrocker
Eu sei que é feio proibir.

Mas acho que se as pesquisas eleitorais não fossem divulgadas, a nossa democracia seria um pouco mais saudável.

Concordo.

Lelo Mig
Membro
# out/22
· votar

brunohardrocker

"Eu sei que é feio proibir."

Mas...

Brunão, defensor da liberdade irrestrita, mano do Monark, enfiou o 38 na boca e engatilhou! Quem diria!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Debates Eleições 2022 - Topico Oficial