Bioética, direitos dos animais e veganismo

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# 17/jul/22 18:06 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton

Tenha calma. Estou entrando no espírito do tópico. Nenhuma ideia aqui é pronta e definitiva. É tudo exercício.

Já me antecipei a isso. O pré-requisito seria o domínio de técnicas para o controle pleno do equilíbrio ambiental. Está neste e neste posts. Tudo o que falo aqui baseia-se em condições que ainda não existem.

Mas mesmo que essas condições um dia passem a existir. Você defenderia mesmo que, por exemplo, predadores que causam sofrimento, fossem selecionados artificialmente, ou conservados em zoológicos, fora do seu habitat (sofrimento)?
A troco de que?

Também pressupus a elaboração de critérios sofisticados para determinar o que é uma vida de qualidade. Tá no primeiro post. Mas já adianto que não faz sentido pensar em vida boa e atribuí-la a seres não sencientes.

Deixa eu ver: então até para o maior de todos os céticos, haveria propósito em eliminar por completo qualquer sofrimento, dentro deste planetinha insignificante, que orbita uma estrela qualquer, neste universo cheio de catástrofes por segundo, onde a vida é o maior de todos os acidentes?

Você aplica o conceito de individualismo até nesse nível? Quando você vê vídeos de seres humanos resgatando animais que não pediram para serem salvos, você deve ficar profundamente indignado, né? E sacrificar um bicho que está agonizando? Nem pensar, né?

Quando comentei, não pensei em individualismo.
Não, eu fico muito entusiasmado com resgates de animais, independente de quais sejam. Podem ser serpentes peçonhentas, sem problemas.
Eu só quis entrar pelo ponto da tomada de decisão. Da arbitrariedade que seria.


Uma espécie que faz mal às outras pode ser descontinuada ou pode adaptar-se a um novo contexto, projetado para que ela alimente-se sem que seja necessário matar. Onde existe isso? No zoológico, quando jogam carne para os leões, em vez de presas vivas.

Lotar o mundo de zoológicos seria viável? Zoológicos também não causam sofrimento?
Essas presas jogadas aos animais, morreriam de que forma?

Lelo Mig
Membro
# 17/jul/22 18:42 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Mas já adianto que não faz sentido pensar em vida boa e atribuí-la a seres não sencientes."

Muita calma nessa hora. Existem estudos científicos modernos considerando a possibilidade dos vegetais serem sencientes. Incluindo se comunicarem entre si e até "se locomoverem".

Há cientistas que acreditam que o estudo do mundo vegetal possui muitos equívocos por terem, durante muito tempo, sido comparados com a vida animal; mas um novo olhar esta sendo arquitetado não como "um tipo de vida inferior" e sim "um tipo de vida diferente", como se fossem "alienígenas".

Se isso se confirmar, nas próximas décadas, os veganos tão fudidos... vão ter que comer pedra.

Wanton
Veterano
# 17/jul/22 18:44
· votar


brunohardrocker
Você defenderia mesmo que...

Não estou defendendo nada, na verdade. Estou pensando a partir de sistemas éticos que incluem os animais (tipo o de Peter Singer), ao mesmo tempo em que questiono idealizações que romantizam a vida selvagem.


haveria propósito em eliminar por completo qualquer sofrimento...

Eliminar, não. Minimizar. Mas podemos falar em ampliar os direitos a uma boa vida. Talvez, animais que levam uma vida muito escrota devessem ser descontinuados. A dificuldade se concentraria em compreender a experiência de ser outro bicho.


Lotar o mundo de zoológicos seria viável? Zoológicos também não causam sofrimento?

Zoológicos são péssimos. Pelo menos, para os bichos grandes. E a viabilidade não importa muito, porque não é um projeto real, com orçamento e prazos para a execução. Mas, caso desejemos preservar um predador e o seu modo de vida selvagem, poderíamos fazê-lo em uma experiência simulada, em que as presas reais são substituídas por simulacros - tipo uma Matrix para animais, sei lá. Vai que a experiência de ser leão é do caralho, né?

Wanton
Veterano
# 17/jul/22 18:50
· votar


Lelo Mig
Muita calma nessa hora. Existem estudos científicos modernos considerando a possibilidade dos vegetais serem sencientes. Incluindo se comunicarem entre si e até "se locomoverem".

Mas isso não é obstáculo nenhum para o que estamos discutindo, só aumentaria o desafio de ser ético com todas as espécies capazes de sentir algo. Se a saída for sintetizar alimentos a partir dos nutrientes do solo, tal como fazem as plantas, que seja. O obstáculo não pode ficar no nível técnico, senão a discussão escapa da ética para travar em um impasse imaginário.


Se isso se confirmar, nas próximas décadas, os veganos tão fudidos.

Conheci uma que dizia que não tomava antibióticos. Não sei o quanto isso é popular no veganismo, mas não me parece algo muito inteligente.

makumbator
Moderador
# 17/jul/22 18:55
· votar


Wanton

Mas não tomava para preservar a vida das bactérias ou por outro motivo qualquer? E vírus? Ela não considera vida? E parasitas diversos? Precisamos de mais informações.

Lelo Mig
Membro
# 17/jul/22 18:58 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"não me parece algo muito inteligente."

Se o cara for vegano "true" não deveria tomar medicação alguma, nem usar produtos cosméticos ou perfumaria.

Além de certificar-se de só usar roupas de tecidos sintéticos e muitas coisas mais incluindo, inclusive, tecnologia.

Wanton
Veterano
# 17/jul/22 19:05
· votar


makumbator
Mas não tomava para preservar a vida das bactérias ou por outro motivo qualquer?

Foi o que ela me disse. Eu não obtive mais informações porque caí na risada e não nos falamos mais. Faz mais de 10 anos, eu não tinha maturidade para lidar com isso.


Lelo Mig
Se o cara for vegano "true"

Não sei bem como funciona. Quem sabe não brota um vegano aqui para nos contar como é?

brunohardrocker
Veterano
# 17/jul/22 19:19
· votar


Wanton
Vai que a experiência de ser leão é do caralho, né?


Eu acho que de fato deve ser. Especialmente os machos. Eles quase não caçam. As femeas gostam de deixa-los gordos e fortes para ter filhotes. E quando eles sobem uma colina ficam exibindo o penteado incrível. Olavo tem razão sobre o signo.

brunohardrocker
Veterano
# 17/jul/22 20:06
· votar




Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 18/jul/22 07:56
· votar


veganismo

coisa de urbanóide coxinha

direitos dos animais e

rothbard ftw

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jul/22 09:45
· votar


Prefiro o Veiganismo
mas quem é de esquerda deveria ser vegano mesmo! seria mais coerente com suas outras posições políticas

já eu, se tiver que virar vegano, será no paraíso
bom dia a todos

JJJ
Veterano
# 18/jul/22 10:05
· votar


Jonas Kahnwald
eu, se tiver que virar vegano, será no paraíso

O que aconteceu com o "não matarás"?!?

ProgVacas
Membro Novato
# 18/jul/22 10:29
· votar


Maluco assiste 6h de Especial Felinos no Discovery Channel e já se sente doutor em naturalismo, puta merda.

Tão pouca gente por aqui e o negacionismo científico se mostra tão presente, que impressiona!

brunohardrocker
Veterano
# 18/jul/22 10:59
· votar


Esse último comentário foi um mixto de ProgVacas com -Dan.
Desbocagem injustificada com passada de régua no tópico.

Lelo Mig
Membro
# 18/jul/22 12:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Não sei bem como funciona."

Falando sério...

Considerando que medicamentos e vacinas são testadas em animais e usam ingredientes de origem animal, os veganos, ao usarem estes produtos violam sua ética.

Tenho um amigo vegano truezão! Segundo me explicou "Boicotam tudo aquilo que é possível boicotar", ou seja, o veganismo é vivido na medida do possível e praticável, se tomar um remédio ou vacina é essencial, abre-se a exceção.

Mas, mesmo dentro dessa lógica, sempre há as variações, sempre vai ter aquela guria vegana de 17 anos e saúde tinindo, anti vacina, e que vai ficar histérica porque você você tomou uma aspirina.

E, segundo este mesmo amigo confessou, muitos fazem, por conveniência (tipo: Ah!! eu não sabia!!!) uma certa vista grossa com relação a tecnologia (que também usa animais para testes) e com relação à moda e produtos de vaidade (perfumaria e cosméticos).

Eu zuo, mas, não sou radical, entendo e acho justa a causa deles, porque se a gente entrar muito fundo nos detalhes, eles não poderiam nem usar automóveis (nem nada que use borracha) já que a borracha usa ácido esteárico de origem animal ou absorvente íntimos, que são obrigatoriamente testados em animais.

É compreensível que haja "um jogo de cintura" dos caras e que eles o apliquem "na medida do possível e praticável".

Há radicais entre eles, intolerantes, chatos prá caralho, assim como há radicais entre nós, intolerantes e igualmente chatos prá caralho.

Prá ser sincero só me incomoda os que têm o "ar de superioridade, de espírito mais evoluído".... de gente assim desconfio, mas ele não existe só nos veganos. Existem nos religiosos, na galera da política, galera da lacração e etc.

Ahh e me incomoda também (não só no veganismo) quando cabra deturpa, descontextualiza ou falseia a ciências para justificar alguns atos e querer dar ar de "verdade que todos precisam saber". Se o cara diz: "Sou vegano porque sou contra os mal tratos a animais e colaboro como posso ou sou vegano porque minha religião prega isso", é suficiente; não precisa "inventar ciências e falsear estudos" para justificar porra nenhuma.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/jul/22 12:52
· votar


Lelo Mig
Considerando que medicamentos e vacinas são testadas em animais e usam ingredientes de origem animal, os veganos, ao usarem estes produtos violam sua ética.

Disse tudo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jul/22 12:53
· votar


JJJ
O que aconteceu com o "não matarás"?!?

esse mandamento nunca se aplicou aos animais (quando usados para alimento, obviamente, já que Deus não se agrada do sadismo em nenhuma forma)
mas no paraíso, apesar de não ser possível afirmar com 100% de certeza, é bem possível que o propósito original de não causar dano a nenhum ser vivo seja restaurado, e portanto voltarmos a comer apenas aquilo que vem da Terra (talvez juntamente com leite ovos e mel e afins, já que é possivel seu consumo sem matar o bicho)

ou talvez, quando os animais estiverem para morrer, possamos comê-los, já que no paraíso ninguém ficaria doente ou com intoxicação alimentar, o fato é que a crueldade que existe hoje no sistema com certeza não existirá

ProgVacas
Membro Novato
# 18/jul/22 13:19
· votar


Tô começando a achar que o Bruno é da escola histriônica otense do Makumbator.

Wanton
Veterano
# 18/jul/22 14:33
· votar


Lelo Mig
Considerando que medicamentos e vacinas são testadas em animais e usam ingredientes de origem animal, os veganos, ao usarem estes produtos violam sua ética.

O moralismo é dogmático, a ética não. Se um vegano fica preso em uma casa, por causa de uma nevasca, e a única alimentação disponível for carne, é óbvio que comer carne não seria antiético. Ou ele come a carne, ou a carne estraga e ele passa fome: qual escolher? A resposta ética e a resposta moralista são opostas, nesse caso.


Jonas Kahnwald
mas quem é de esquerda deveria ser vegano mesmo! seria mais coerente com suas outras posições políticas

Mais ou menos, viu? Acho que a esquerda deve se engajar nos esforços para minimizar o sofrimento animal, mas não deve tornar isso uma questão individual. O veganismo é sobre escolhas individuais. Nesse sentido, ele é bastante liberal.


Wild Bill Hickok
rothbard

Lixo consumido por virjão punheteiro retardado.

Lelo Mig
Membro
# 18/jul/22 16:16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Ou ele come a carne, ou a carne estraga e ele passa fome: qual escolher?"

Nessa possibilidade, dependendo do mala em questão, voto pela morte do vegano...hehehe.

makumbator
Moderador
# 18/jul/22 16:19 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
escola histriônica otense do Makumbator.

Quer participar do meu curso? Mas as aulas são no 4chan, blz?

Wanton
O veganismo é sobre escolhas individuais.

Na teoria. Mas na prática é uma seita extremista que tenta converter a todos através de coerção e terrorismo midiático.

JJJ
Veterano
# 18/jul/22 16:44
· votar


Jonas Kahnwald
esse mandamento nunca se aplicou aos animais

Não tem parágrafos e incisos... cabe interpretação...

voltarmos a comer apenas aquilo que vem da Terra (talvez juntamente com leite ovos e mel e afins, já que é possivel seu consumo sem matar o bicho

Uai... E por quê esperar? Por quê não fazer o que parece certo desde já???

makumbator
Moderador
# 18/jul/22 16:53
· votar


comer apenas aquilo que vem da Terra

Lava vulcânica. Nem precisa aquecer.

Wanton
Veterano
# 18/jul/22 16:55
· votar


makumbator
Na teoria. Mas na prática é uma seita extremista que tenta converter a todos através de coerção e terrorismo midiático.

"mas" não, "portanto". O que você descreveu é uma abordagem individualista.

Lelo Mig
Membro
# 18/jul/22 17:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"comer apenas aquilo que vem da Terra"

Sugestão do chefe:

- Patê de Minhoca de entrada.
- Toupeira ao molho de Petróleo com Suflê de Tatuzinho prato principal.
- Sorvete de vermes com farelo de urânio de sobremesa.

Hummm... dilissa!

makumbator
Moderador
# 18/jul/22 17:14
· votar


Wanton
O que você descreveu é uma abordagem individualista.

Tá me chamando de egoísta?
Se está, acertou.

Lelo Mig

Sou nacionalista. Meu prato vai ser com nióbio.

Insufferable Bear
Membro
# 18/jul/22 17:14
· votar


tô nem aí da onde vem, se for proteina eu como, para um dia realizar meu sonho de ser maromba
birl

Wanton
Veterano
# 18/jul/22 17:19
· votar


Insufferable Bear
tô nem aí da onde vem, se for proteina eu como

Estou vendendo aparas de unha. Interessa?

Insufferable Bear
Membro
# 18/jul/22 17:57
· votar


Wanton
me recuso a pagar por algo que posso roubar do lixo do banheiro dos outros

Lelo Mig
Membro
# 20/jul/22 14:51 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"A razão disto provavelmente é o paladar, mesmo. Se você já consumiu o popular gado verde, a carne do boi criado solto no pasto, deve notar uma diferença..."

Não tinha pensado nisso. E, nem sabia, de tantas variáveis como alimentação com derivados de algodão.

Eu atribuía mais a idade mesmo, explico:

Vocês são mais jovens, não devem reparar muito neste discurso mas, prá mim é comum ouvir de pessoas de minha faixa etária (amigos, colegas, irmãs) que, quase sem exceção, relatam comer menos carne vermelha.

Sendo a proteína animal, principalmente a carne vermelha, um dos principais fornecedores de elementos que "constroem" nosso organismo (massa muscular, ossos, tendões e etc.) eu acreditava que esse menor apreço pela carne era algo biológico, uma resposta do organismo que já não necessita tanto desse tipo de componentes para um corpo decadente, então, cria mecanismos para refutá-lo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bioética, direitos dos animais e veganismo