Estou fora do mundo

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# 01/jul/22 13:44
· votar


Lelo Mig
JJJ

Voces tem bom gosto mesmo hein. Tool, Opeth, Steven Wilson! S2

Recebam:




Lelo Mig
Membro
# 01/jul/22 14:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"Me parece exageradamente taxativo essa questão da música não dizer nada a alguem só porque nasceu anos antes ou depois."

Sem dúvida me expressei com exageros e certo estereotipo, em sentido figurado.

Mas, (não para que você concorde, apenas entenda como eu penso), eu não acredito que alguém reconheça valor estético no K Pop ou Pablo Vittar. Apenas entretenimento. (não vejo problemas no entretenimento ok?)

Eu acho que conceito estético é atemporal, entretenimento é de época. Jovens que buscam música "velha", via de regra, não o fazem por diversão. Fazem por cultura, curiosidade, experimentação. Não conheço nenhuma rave de Salsa ou de Bolero. Você verá mais velhos jogando games no PC ou no Smart, do que jovens jogando Bocha ou dominó. Porque "jogos" são entretenimento. Percebe ao que me refiro?

A música, para alguns (e repito eu não estou criticando os outros, estou falando da relação com ela à partir de meu ponto de vista), não é entretenimento, ainda que possa ser ocasionalmente.

"Voces tem bom gosto mesmo hein. Tool, Opeth, Steven Wilson! S2"

Aqui, você de certa forma "reforça" o que eu tentei dizer, porque você poderia dizer:

"Voces tem mau gosto mesmo hein. Tool, Opeth, Steven Wilson! Isso é uma bosta!" (o que não seria um problema, seria uma opinião)

Porém, independente de gostar, quem ouviu isso é porque foi muito além das terras do entretenimento. Entende?

Wanton
Veterano
# 01/jul/22 17:52
· votar


Lelo Mig
Eu acho que conceito estético é atemporal, entretenimento é de época.

Minha vez de discordar.

Achei o esforço válido, de verdade. Talvez dê até para dar uma polida, colocar algumas ressalvas e aproveitar. O problema é que a estética muda no tempo. A bioquímica de um sujeito do século XXI não é a mesma do sujeito do século XX, muito menos a de um do século XIX. Nossa relação com a dor é outra, nosso senso de urgência é outro, nossa percepção de barulho é outra, nossa percepção sobre o envelhecimento é outra. A cultura também muda a forma como sentimos as coisas.


Você verá mais velhos jogando games no PC ou no Smart, do que jovens jogando Bocha ou dominó. Porque "jogos" são entretenimento. Percebe ao que me refiro?

O raciocínio é bom. Os jogos evoluíram naquilo que se propõe: engajar em uma atividade cujo fim está em si mesma. Os jogos mais novos são como drogas mais potentes. Eles são mais eficientes em mexer com os nossos mecanismos comportamentais.

Também é mais fácil que os velhos vejam filmes novos do que os novos vejam filmes velhos. Isso, porque a estrutura das histórias se repetem há muito tempo. A diferença dos filmes novos é a qualidade técnica da imagem e do som, o que favorece a experiência estética.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jul/22 18:07
· votar


Lelo Mig
Não conheço nenhuma rave de Salsa ou de Bolero

Mas salsa/bolero não é pra você fritar, oras. Em esbórnias que sou o anfitrião, vez ou outra dou uma variada e coloco um tango, bolero, salsa ou lambada. A diversidade cai bem. Obviamente a minha diversidade, claro. Não gosto da diversidade alheia.

do que jovens jogando Bocha ou dominó

Dominó eu jogo regularmente, quando bebo com a rapaziada. Quanto a boccia, joguei uma vez mas fiquei frustrado e larguei. Foi numa viagem a SP, nunca soube de alguém que jogasse boccia nesse fim de mundo que eu moro. Também gosto de assistir a campeonatos de sinuca na TV.

Lelo Mig
Membro
# 01/jul/22 18:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"... a estética muda no tempo."

Você esta correto neste seu post. Abordou um lado que não havia pensado e que concordo.
O assunto é complexo, começa a entrar no campo filosófico, carece de mesa de bar e cerveja gelada. Aqui chegamos no ponto onde virtual é limitador.

Mas, apenas para encerrar e resumir geral minha intenção, apenas acho que "quem ouve Stravinsky e quem ouve Pablo Vittar" ouvem por mais motivos diferentes do que por pontos em comum. E, repito, não estou colocando a questão "melhor vs pior" na equação.

kafka à beira-mar

"Também gosto de assistir a campeonatos de sinuca na TV."

Já joguei bem prá caraio. Tradição familiar. Venho de família onde fazíamos campeonato quase sempre, durante muito tempo, fazendo tour nas madrugadas e nos melhores snookers de Sampa (saudades). Muitos tios e primos possuem mesa em casa e alguns até fizeram da mesa de snooker uma "segunda profissão"... (sem a mulher e filhos saberem, se é que me entende)... hehehe.

Jogo inteligente, um dos poucos, junto com o xadrez, onde não existe sorte. Hoje em dia estou enferrujado. Assim como tocar instrumento, você não esquece, mas perde destreza e esta destreza faz toda diferença na hora de matar a bola que irá definir a partida.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jul/22 18:54
· votar


Lelo Mig
Aqui chegamos no ponto onde virtual é limitador.

Olha a cantada sorrateira desse véio, doido pra dar o bote. Cuidado, Wanton!

Você chegou a conhecer o baianinho de mauá? Um ídolo brazuca. Vez ou outra assisto os vídeos dele, um exemplo de humildade.

Cara, certa vez passei uma noite toda pensando na complexidade da sinuca e a comparação com o xadrez. Eu particularmente acredito que a sinuca é mais difícil que o xadrez pelo fato que não basta você fazer o cálculo mental daquela jogada, mas realizar a jogada em si. O xadrez pode ter mais combinações possíveis, mas a sinuca depende do fator humano e natural. Força, destreza, pontaria. Ainda depende de fatores físicos que podem ser previsíveis, mas nunca calculados com 100% de precisão. Enquanto que o xadrez é puro cálculo mental, já que você não precisa "acertar" a peça no tabuleiro em si.

PS: a comparação foi pensada baseada na sinuca inglesa, aquela com o mesão e as bolas vermelhas.

Lelo Mig
Membro
# 01/jul/22 19:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

Diria que o xadrez em termos de cálculos é mais complexo porque trabalha com probabilidades (se eu fizer X fulano fará Y, se eu fizer Z fulano fará Y, K ou W... etc), você precisa ter uma capacidade muito grande de abstração e memória espacial, prever lances futuros, por isso o hábito de jogadores "muito experientes" em jogar sem tabuleiro.

O snooker é cálculo mecânico/geométrico. Ângulo e força, além de tração, inércia e etc. O cálculo é mais simples e mais intuitivo, pois atividades nossas do dia à dia já exigem isso (não com a mesma precisão). Porém, existe a parte prática, destreza e precisão, coisa que o xadrez não têm.

"a comparação foi pensada baseada na sinuca inglesa, aquela com o mesão e as bolas vermelhas."

A comparação vale para o snooker tradicional, não precisa ser o inglês. O tradicional só muda o fato de ser apenas uma bola vermelha mas a jogada têm de ser obrigatoriamente cantada, é aqui onde o fator sorte é descartado.

Mas, há quem jogue outras modalidades, numeradas, carambola, vida e etc., com jogadas cantadas. Se colocou "cantar jogada" na regra, o fator sorte não existe mais.

É fácil entender. Se você colocar 2 crianças que nunca viram o jogo numa mesa e mandar matar as bolas, a sorte irá influir no resultado. Se exigir que a jogada seja cantada (regra oficial) o com melhor destreza irá vencer, mesmo que o outro seja mais inteligente.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jul/22 19:52
· votar


Diria que o xadrez em termos de cálculos é mais complexo porque trabalha com probabilidades (se eu fizer X fulano fará Y, se eu fizer Z fulano fará Y, K ou W... etc)

E a sinuca também não tem isso também? O fato de você trancar o adversário, trancar uma caçapa, deixar a bola branca presa sem cometer a falta de não bater na sua bola.. O tabuleiro não tem posições definidas, de modo que qualquer posição que as bolas pararem é válida. Mais espaço, mais combinações (?) de jogadas possíveis. Sei lá, essa foi uma abstração que tive depois de beber uma garrafa de uísque assistindo o sullivan matar a pau todo adversário que encontrou. O cara é genial. Enfim, ambos os esportes são geniais e requerem mentes geniais.

Lelo Mig
Membro
# 01/jul/22 20:12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

"E a sinuca também não tem isso também?"

Têm, é complexo, mas as combinações para se chegar a vitória são infinitamente menores.

Claro que existe N fatores, mas pense de forma simples: No snooker você têm de necessariamente ir na vermelha para seguir a sequência. Só pode arriscar alguma que não seja da vez, uma vez aleatoriamente (com punição caso erre) ou, sem punição, após matar a da vez. Ou seja, o roteiro é mais limitado.

O xadrez, são mais de 300 bilhões de maneiras possíveis de se realizar os quatro primeiros movimentos do jogo. (sim, bilhões, não escrevi errado). E isso exponencializa à cada jogada.

Se você jogar snooker comigo (quando eu estava no auge), você teria alguma chance de ganhar caso iniciasse a partida, assim como eu teria alguma chance de ganhar do Baianinho de Mauá, ou mesmo do Rui Chapéu, caso eu iniciasse.

Porém, se você (ou eu) jogasse xadrez com o Kasparov, não ia ganhar nunca, nem que jogasse por toda eternidade.

Obs: No snooker já fui bom, no xadrez um eterno medíocre.


"chegou a conhecer o baianinho de mauá?"

Pessoalmente não, ele é da geração atual, sou de outra época (Rui Chapéu, Steve Davis). Já vi partidas dele, porque gosto do esporte, e assisto vídeos vez ou outra. Mas, pelo que vi, ele joga mais numerada, e eu prefiro o Snooker clássico. Mas, o cara é top.

makumbator
Moderador
# 01/jul/22 23:58
· votar


Lelo Mig

Rui chapéu eu vi muito pela TV. Quando eu era criança adorava um jogo de sinuca que eu tinha no SNES.

-Dan
Veterano
# 02/jul/22 08:22
· votar


Do nada os cara tão comparando sinuca com xadrez

Wanton
Veterano
# 02/jul/22 15:26
· votar


-Dan
Do nada os cara tão comparando sinuca com xadrez

pôr em xeque x pôr em sinuca de bico.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 02/jul/22 15:59
· votar


-Dan
Do nada os cara tão comparando sinuca com xadrez

É porque estamos fora do mundo.

Wanton
Veterano
# 03/jul/22 01:28
· votar


Essa daqui é legal!



Lelo Mig
Membro
# 03/jul/22 01:38
· votar


Wanton

Que porra é essa? Onde descobriu isso? E esse inglês? É de alguma roça na Austrália?

Wanton
Veterano
# 03/jul/22 02:15 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig

Esse inglês é o melhor de tudo! Jurava que era uma oriental que cantava. Mas ela é australiana, mesmo.

O clipe dessa música tem quase 2 bilhões de visualizações no YouTube. Toca em propaganda, toca em meme, toca em tudo quanto é lugar.

JJJ
Veterano
# 03/jul/22 11:41
· votar


Voces tem bom gosto mesmo hein. Tool, Opeth, Steven Wilson!

Isso é coisa do Lelo. Meu lance é bem mais classic rock. Já disse, sou muito limitado nessas coisas.

Lelo Mig
Membro
# 03/jul/22 14:39
· votar


"Isso é coisa do Lelo"

Resultado de anos de dedicação à arte de ouvir, somados ao bom gosto, sofisticação, cultura, ouvido apurado, senso estético acima da média e... muita humildade.

Insufferable Bear
Membro
# 03/jul/22 17:12
· votar


Tool, Opeth, Steven Wilson
zzzzzzzzzzzzzzzz

brunohardrocker
Veterano
# 03/jul/22 23:00
· votar


Tem uns prog que é muito forçado. Tipo, "to tocabdo um déf métou, agora vou mandar um pagodinho".

makumbator
Moderador
# 03/jul/22 23:24
· votar


Insufferable Bear
zzzzzzzzzzzzzzzz

Tu escuta noise, que eu sei.

Lelo Mig
Membro
# 03/jul/22 23:46
· votar


makumbator

"Tu escuta noise, que eu sei."

O "Insufferable Bear" , enquanto coloca os pedaços de prostitutas que ele esquarteja no freezer, ouve isso:



ProgVacas
Membro Novato
# 04/jul/22 10:03
· votar


Po, havia elaborado uma resposta aqui...

Acho que não postei.

Lelo Mig
Membro
# 05/jul/22 14:49
· votar


Wanton

"Os anos 90 rompeu com o rock misógino que se arrastava por décadas."

Você que é maldoso e deturpa o sentido de tudo. Veja, por exemplo, uma frase de Black Dog, do Led Zeppelin, letra visionária que já nos alertava para a importância e os benefícios do consumo de mel de buc... oops, de abelhas!

"Hey, hey, baby, when you walk that way
Watch your honey drip, I can't keep away"


makumbator
Moderador
# 05/jul/22 14:52
· votar


Lelo Mig

Wanton é g0y, por isso não entende a atração por mulheres.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estou fora do mundo