02/06 - Dia Livre de Impostos

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 22/jun/22 19:55 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Peças de marketing podem usar dados. Não é só ciência que pode usá-los. Deixa os caras usarem. São dados públicos.

Qual o produto que essa peça pretende vender?

A indignação pela carga tributária no país em vista do retorno oferecido (que nem precisa ser demonstrado). Tornando essa relação mais explícita com números. Depois, isso pode gerar outras coisas e outros movimentos. Mas o impostômetro por si só não é o fim.

brunohardrocker
Veterano
# 22/jun/22 20:04
· votar


Wanton
Em um dia livre, acorde cedinho e dê uma caminhada no mato, pensando sobre essa pergunta. Tem que ser mato de verdade, viu? Não vale fazer isso no milharal.

Mas daí tu ta fazendo uma proposta muito tentadora.
Tu sabe o que é mato?
Tipo, mato hardcore mesmo?

Lelo Mig
Membro
# 22/jun/22 20:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"Wanton"

Cara, não dá prá negar que a regra de impostos no Brasil é um "samba do crioulo doido" e que prejudica os mais pobres. Portanto não dá prá afirmar que todo mundo que esta na luta pela diminuição é liberal capitalista que não quer pagar imposto e não precisa do serviço publico.

Não dá prá negar que a máquina pública não é inchada, corrupta e onerosa. Que presta péssimo serviço em muitas áreas e é usada como cabide de empregos para saciar o apetite de apoiadores de políticos e para favorecer a corrupção.

Não dá prá negar que têm uma cambada de funcionário público encostado, ineficiente, vagabundo... mano, eu dei aula 4 anos na rede estadual, não dá para defender todos professores (por exemplo), têm uma boa porcentagem que não faz porra nenhuma e não têm preparo algum.

Resumindo, o que quero dizer, é que ainda que eu seja contra a privatização generalizada e sem critérios (o mesmo vale para a tributação), ou feita para saciar o mercado ou favorecer tubarões, o Brasil não pode deixar de discutir esse assunto com muita profundidade.

Não é coisa que possui "um lado certo e outro errado", e algo muito mais complexo que precisa ser reformulado, totalmente.

brunohardrocker
Veterano
# 22/jun/22 20:06
· votar


makumbator

Deixar todo trabalhador consciente que trabalha até o mês de maio para pagar impostos.

LeandroP
Moderador
# 22/jun/22 20:45
· votar


Deixar todo trabalhador consciente que trabalha até o mês de maio para pagar impostos.


brunohardrocker
maicerá?

makumbator
Moderador
# 22/jun/22 20:59
· votar


LeandroP

Marx era das zelite. E isso é verdade.

Wanton
Veterano
# 22/jun/22 21:03
· votar


makumbator
A indignação pela carga tributária no país em vista do retorno oferecido

Ok. E o alvo é qual? Que tipo de discurso é fortalecido por esse tipo de ação?


brunohardrocker
Tu sabe o que é mato? Tipo, mato hardcore mesmo?

Depende. Já acampei em matas de galeria tão densas que não dava para andar fora das trilhas. Mesmo nas trilhas, só dava para caminhar abrindo caminho com facão. Mas se você estiver falando de matas que ficam a mais de 20 km quilômetros de qualquer estrada de terra, a resposta é não.


Deixar todo trabalhador consciente que trabalha até o mês de maio para pagar impostos.

Consciente? O impostômetro é uma fábrica de retardados.


Lelo Mig
Portanto não dá prá afirmar que todo mundo que esta na luta pela diminuição é liberal capitalista que não quer pagar imposto e não precisa do serviço publico.

Quem luta pela diminuição faz o jogo liberal. Não estou dizendo que diminuir a cara tributária seja um erro em si, só estou dizendo que propor a diminuição como solução, ignorando tudo o que é feito com o dinheiro público, é uma estupidez.


Que presta péssimo serviço em muitas áreas e é usada como cabide de empregos para saciar o apetite de apoiadores de políticos e para favorecer a corrupção.

Ok. Mas o impostômetro não é sobre dar eficiência aos gastos públicos, é sobre cortes. O impostômetro faz a cabeça de gente que não quer reconhecer a importância dos serviços públicos. Ao contrário, é bom para formar ancaps.


têm uma boa porcentagem que não faz porra nenhuma e não têm preparo algum.

É que a gente não pode reduzir o problema ao moralismo, né? Se for para individualizar, seria preciso conhecer caso a caso. Será que tem professor deprimido ou desalentado? Será que já não lutaram bastante antes de jogar a toalha? Será que descobriram que detestam dar aulas, mas não têm outras oportunidades em vista? Eu não gosto das críticas que pesam a mão no trabalhador, nem mesmo as que individualizam problemas sistêmicos.


o Brasil não pode deixar de discutir esse assunto com muita profundidade.

Concordo! Por isso critico o impostômetro, que não passa de um apelo à superficialidade.

makumbator
Moderador
# 22/jun/22 21:14 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
só estou dizendo que propor a diminuição como solução, ignorando tudo o que é feito com o dinheiro público, é uma estupidez.

Mas em geral não se fala em diminuir como a solução final e absoluta de tudo . Nada é assim. Mas aumentar cegamente é ainda pior. A eficiência aqui não tende a melhorar, logo, aumentos só pioram o problema. E o estado fica cada vez mais "viciado" em um estágio alto de tributação, que fica complicado voltar atrás.

Eu poderia alegar que diminuir poderia forçar uma melhoria na eficiência (uma vez que haveria menos recursos), mas também não é algo automático. Mas aumentar não, chega desse esquema de sempre querer mais, e mais. O estado é um buraco negro de recursos.

Wanton
Veterano
# 22/jun/22 22:19
· votar


makumbator
diminuir/aumentar

Mas não é isso que está em disputa.


Eu poderia alegar que diminuir poderia forçar uma melhoria na eficiência

A Educação está sendo subfinanciada e as coisas só pioram. Várias bolsas de pesquisa foram cortadas, vários projetos pararam. No discurso, caras como o brunohardrocker dizem que é preciso investir em educação. Na prática, eles se associam a um espectro político chegado em cortar recursos essenciais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 02/06 - Dia Livre de Impostos