02/06 - Dia Livre de Impostos

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 10:12


Protesto criado pela CDL (em todo o país) alerta para a alta carga tributária e como ela influencia no poder de compra; amanhã, produtos serão vendidos sem cobrança de impostos

Fortaleza terá 'Dia Livre de Impostos' em mais de 200 lojas na quinta-feira (2)

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/05/30/fortaleza-tera-dia-li vre-de-impostos-em-mais-de-200-lojas-na-quinta-feira-2.ghtml

Dia Livre de Impostos em BH: veja estabelecimentos que vão dar descontos

https://www.otempo.com.br/economia/dia-livre-de-impostos-em-bh-veja-es tabelecimentos-que-vao-dar-descontos-1.2677244

Lojistas fazem Dia Livre de Impostos em protesto contra carga tributária

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/31/lojistas-fazem -dia-livre-de-impostos-em-protesto-contra-carga-tributaria.htm

Cuiabá terá gasolina a R$ 4,35 no Dia Livre de Impostos, diz CDL

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/05/31/cuiaba-tera-gas olina-a-vendida-r-435-no-dia-livre-de-impostos-diz-cdl.ghtml

ProgVacas
Membro Novato
# 01/jun/22 10:42
· votar


Manifestação por reforma tributária ou é a turminha do 'imposto é roubo'?

brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 10:52
· votar


Hoje, 01/06/2022, o nosso impostômetro está em:

R$ 1.208.125.013.048,91

Um trilhão e duzentos!

ProgVacas
Membro Novato
# 01/jun/22 11:13
· votar


Quanto que o Bolsonaro pegou disso será?

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 12:05
· votar


Ah, com certeza eles defendem a tributação progressiva no lugar da tributação sobre o consumo, né? Não? Então, não é protesto, é demagogia para pegar trouxa!

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 12:21
· votar


Aqui nessas províncias malditas da trompa do elefante iremos pagar tudo pela metade do dobro, então tá suave. Dia livre de imposto só mesmo no mac donalds e seus primos distantes.

brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 14:34
· votar


A pauta é a denúncia sobre a alta carga tributária sobre o consumo E a ausência do efetivo retorno dos impostos em serviços que o Estado se propõe a fazer!

Lelo Mig
Membro
# 01/jun/22 15:23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


CDL é a Câmara dos Dirigentes Lojistas, não é?

O lado bom disso é que essa galera votou e apoiou Bolsonaro, então, qualquer movimento de protesto que façam durante o governo mostra que, pelo menos uma pequena parte, esta descontente e não vai cagar na urna de novo.

Pedro_Borges
Veterano
# 01/jun/22 15:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig
CDL é a Câmara dos Dirigentes Lojistas, não é?

O lado bom disso é que essa galera votou e apoiou Bolsonaro, então, qualquer movimento de protesto que façam durante o governo, mostra que pelo menos uma pequena parte esta descontente e não vai cagar na urna de novo.


Estão protestando, compreenda, não é contra um governo específico, mas sim contra o estado e a forma como está estabelecido o seu arcabouço tributário montado ao longo do tempo.

Quanto ao voto, eles podem até mudar em relação a 2018, mas jamais para votar no Lula.

Quero dizer que conheço bem essa categoria bem de perto, pois já fui Diretor da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

Lelo Mig
Membro
# 01/jun/22 15:45
· votar


Pedro_Borges

"não é contra um governo específico"

O fim do governo esta aí, se os caras tivessem apoiando segurariam o protesto um pouco mais para poupar a imagem do Bozo, os caras sabem que qualquer protesto, por menor que seja, queima o filme do governante perante a categoria, a real é que tá todo mundo de saco cheio e todo mundo sabe, ideologias à parte, que este governo não tomou absolutamente nenhuma ação em relação a economia. Guedes é uma decepção até para quem era fã dele.

Pedro_Borges
Veterano
# 01/jun/22 16:16
· votar


Lelo Mig

O fim do governo esta aí, se os caras tivessem apoiando segurariam o protesto um pouco mais para poupar a imagem do Bozo.

Mas esse movimento já existe a muitos anos e se repete todos os anos

makumbator
Moderador
# 01/jun/22 17:06
· votar


Pedro_Borges

É, tem isso todo ano. Afinal, tem imposto extorsivo no Brasil desde o Império.

Black Fire
Gato OT 2011
# 01/jun/22 17:21
· votar


Esse é o dia de enganar a população e fingir que o nosso atraso não vem de sermos uma economia dependente em processo de reprimarização, sem que o governo mova uma palha para interferir no processo, e sim de um problema secundário, que é a carga tributária.

Aliás, os empresários vão esclarecer pra população que o Brasil tem uma estrutura tributária regressiva que taxa mais os mais pobres?

brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 17:27 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Black Fire

Se é para denunciar que é sobre a alta carga sobre o consumo, É porque atinge os mais pobres.

Pedir IPVA de lancha, é com o PSOL.

LeandroP
Moderador
# 01/jun/22 17:31
· votar


Se é para denunciar que é sobre a alta carga sobre o consumo, É porque atinge os mais pobres.


brunohardrocker, que bacana você perceber isso. Logo vira um socialista de direita :)

brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 17:39
· votar


LeandroP

Mas eu não to querendo racionar o pão.

Drinho
Veterano
# 01/jun/22 17:44
· votar


O hospedeiro protestando contra o parasita, Brasileiro é uma raça fodida sem direito a KY.

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 19:14
· votar


Não demorou para que os trouxas se manifestassem.


brunohardrocker
É porque atinge os mais pobres.

Deixa de ser ingênuo, porra! Você acha que essas críticas aos impostos partem de gente preocupada com os pobres? Elas partem dos maiores sonegadores do País e são reproduzidas por gente ingênua, que acredita em qualquer merda.

O pior é que vocês jogam em duas pontas contraditórias! Vocês defendem teto de gastos, porque alegam que não tem dinheiro e, por outro lado, defendem a diminuição da arrecadação! Se vocês parassem de repetir merdas no automático e refletissem um pouco, veriam que não chegaram a nenhuma dessas conclusões por conta própria, vocês foram convencidos por propaganda.

Drinho
Veterano
# 01/jun/22 19:29 · Editado por: Drinho
· votar


Wanton

Vocês defendem teto de gastos, porque alegam que não tem dinheiro

Hein? Daonde tirou esse conceito? O teto de gastos deve ser defendido porque só na cabeça oca de um progressista a fonte de arrecadação é infinita esquecendo que quem aplica no governo não quer levar calote. O que os vagabundos vão fazer com o dinheiro arrecadado pouco importa, afinal todo mundo sabe que boa parte do dinheiro vai virar cachaça superfaturada.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 01/jun/22 19:39
· votar


Vou amanhã no shopping, espero conseguir comprar um mouse, um mouse pad e um whoopper furioso com 50 reais.

brunohardrocker
Veterano
# 01/jun/22 20:18
· votar


Wanton

Cara, é por isso que as vezes bate uma preguiça de responder ponto a ponto, cada coisa por aqui. A começar porque vocês (uns 4 ou 5) já entram na defensiva, armados. E a continuar que são 4 ou 5 que vão comentar concordando, então para uma pessoa apenas ou quem sabe duas, responder 5 comentaristas ponto a ponto se torna um serviço meio ingrato. Pera lá um pouquinho! Pera lá um pouquinho!
Mas vamos lá. Encare numa boa e tente ter uma posição mais conciliatória:

Sobre pensar nos pobre ou não: ok, pense o que quiser. Mas não existe um monopólio sobre como pensar nos pobres que seja somente politicas de auxilio de renda, cotas, benefícios trabalhistas e etc.

Primeiro: Esses comerciantes, empresários, lojistas, eles sentem a carga pesada dos impostos. Que muitas vezes torna inviável os seus negócios, os seus projetos, seus planos e até impedem a contratação de pessoas, a geração de emprego. Daí pra tu reduzir tudo a sonegadores, tem uma infinidade de poréns aí, e inclusive de vc estar atacando uma classe que está muito mais próxima dos que tem menos, do que daqueles mandam no país.

Segundo: A pauta não é tão ampla, claro. A simples redução de impostos não se apresenta como a solução final de todos os problemas. Mas é uma pauta restrita e importante. Por que é importante? Porque redução de impostos sobre o consumo podem trazer um aumento no poder de compra a quem tem menos. Vamos falar obviedades? Aumentar o poder de compra inclui pessoas no consumo. Incluir pessoas no consumo é fazer com que pessoas que não podiam comprar, passem a poder comprar! E é comprar só por comprar? Não! É comprar feijão, é comprar material escolar, é abastecer, é comprar uma ferramenta de trabalho, é estimular o consumo e por consequência o emprego!
Isso é ser o pai dos pobres? Não! É melhorar a situação das pessoas sem nem esperar um muito obrigado. Porque possibilitar que passem a consumir com medidas orçamentarias é igual canal de esgoto: beneficia, mas ninguém vê!

Sobre uma suposta contradição entre teto de gastos e redução da arrecadação: Falsa dicotomia! Primeiro que nem precisa haver redução de arrecadação, pode haver uma realocação dos impostos, uma reforma, que seja! Vocês podem ter raiva do teto de gastos do Temer, porém tetos existem, não tem como não haver teto. Para toda aplicação você tem que ter uma origem e não há fonte infinita, não há mágica. Ou então um eventual aumento na arrecadação com medidas de gestão que façam a economia e o bem estar social crescer, o que não faz com que seja necessário o aumento e nem a manutenção de impostos.

E tá bem claro que o que se busca não é extinção de impostos. É nada mais que uma racionalização. Se não fosse isso, então a solução seria fácil: bastaria transformar tudo em imposto. Pronto, imposto é solução pra tudo. Por que ninguém pensou nisso antes?

LeandroP
Moderador
# 01/jun/22 20:38
· votar


brunohardrocker
Mas eu não to querendo racionar o pão.


Isso tá mais pra Sarneysismo do que aquilo que supõe dizer.

LeandroP
Moderador
# 01/jun/22 20:42
· votar


Drinho
Vocês defendem teto de gastos, porque alegam que não tem dinheiro



Eu sou a favor do teto de gastos. O problema é que o teto de gastos se aplica somentemente e apenasmente às causas sociais ou de desenvolvimento (infra-estrutura). As mamatas não têm teto, os penduricalhos, benefícios, jetons, jetson, flinstones e eu esqueci o eu que ia dizer... °,°

Black Fire
Gato OT 2011
# 01/jun/22 21:30
· votar


brunohardrocker

Se é para denunciar que é sobre a alta carga sobre o consumo


Não acho que fique claro. A menos que o empresário explique a taxação de lucros e dividendos ninguém vai entender como a carga tributária americana é supostamente tão baixa comparada a brasileira.

Mas qual seria o interesse do empresário em explicar esses pormenores? O negócio é fazer o povão acreditar que não têm emprego porque o custo da mão de obra é muito alto e socar reforma trabalhista no ânus alheio.

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 22:45
· votar


brunohardrocker
vocês já entram na defensiva

Não, eu entro sabendo do que estou falando. Primeiro, porque não espero nada de novo em debates dessa natureza. Segundo, porque estou cansado de ver o que o discurso liberal faz com a cabeça das pessoas.


Esses comerciantes, empresários, lojistas, eles sentem a carga pesada dos impostos. Que muitas vezes torna inviável os seus negócios, os seus projetos, seus planos e até impedem a contratação de pessoas, a geração de emprego.

Está faltando loja? Ou eles conseguem manter as lojas apesar dos impostos? Ah, já sei: eles estão desistindo de trabalhar no comércio e se inscrevendo em cursos de medicina ou fazendo concurso para a PRF.


Daí pra tu reduzir tudo a sonegadores, tem uma infinidade de poréns aí

Tem uma infinidade de poréns. O primeiro é que eu não reduzi tudo a sonegadores. A maioria desses lojistas é tudo ralé. Eles, como vocês, só reproduzem o discurso prontinho.


A simples redução de impostos não se apresenta como a solução final de todos os problemas. Mas é uma pauta restrita e importante. Por que é importante? Porque redução de impostos sobre o consumo podem trazer um aumento no poder de compra a quem tem menos.

Tá. Tira o imposto do consumo e taxa quem produz. O que acontece? Os preços sobem para compensar as perdas, com a diferença que é mais difícil sonegar o primeiro do que o segundo. Tira o imposto do consumo e assume que vamos arrecadar menos, aí o pobre vai ter que pagar médico, escola e o escambau porque não tem mais serviço público. Cadê o ganho no poder de compra? Esse discurso fácil de vocês faz parecer que não se trata de uma questão de equilíbrio! É respostinha fácil, é solução mágica, é puro wishful thinking, igual o papo das privatizações.

Custa admitir que vocês não sabem nada sobre o assunto e ficam encantados com qualquer demagogia de merda que aparece?

Não vou falar do teto de gastos agora porque já te dei muita coisa para lidar, mas é outra asneira que tem a mesma natureza dessa: eles mandam e vocês repetem.

LeandroP
Moderador
# 01/jun/22 22:49
· votar


Wanton

Na realidade temos aí um problema fiscal.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 01/jun/22 23:15
· votar


Wanton
Você acha a modalidade de taxação de imposto no consumo mais eficiente em produzir arrecadação e diminuir desigualdades que a modalidade de taxação na renda?

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 23:17
· votar


LeandroP
Na realidade temos aí um problema fiscal.

Os caras vêm conversar sobre imposto sobre consumo e usam o impostômetro de base. Eles sabem a composição dos impostos arrecadados? Sabem qual o percentual daqueles impostos diz respeito a consumo? O impostômetro é obscuro. Arrisco a dizer que ele é deliberadamente obscuro.

Wanton
Veterano
# 01/jun/22 23:20
· votar


Jonas Kahnwald
Você acha a modalidade de taxação de imposto no consumo mais eficiente em produzir arrecadação e diminuir desigualdades que a modalidade de taxação na renda?

Não acho nada. Eu só não dou pitaco, porque teria que estudar isso a sério. Não tem resposta fácil para problemas de estratégia. Não vou fazer como os boomers que acham que o problema do time é o 4-3-3 e a panaceia é o 4-4-2.

Drinho
Veterano
# 02/jun/22 04:10 · Editado por: Drinho
· votar


LeandroP

Mas é justamente aí que começa o equívoco do colega Wanton ao entender que os investidores aos quais ele se refere como sonegadores deveriam se preocupar com o direcionamento do dinheiro. A austeridade fiscal serve na prática para causar boa impressão e gerar confiança em quem vai financiar o país já que este grupo:

1 - Pode escolher qualquer país do mundo para aplicar em produto público ou privado.
2 - Exige retorno mais alto em países com maior grau de risco.

Wanton diz que os “sonegadores” estão cagando para os serviço públicos, está correto e obviamente não poderia ser diferente.

Sonegador não está preocupado com educação e saúde, não é sua função.
Petrolífera não está preocupada com inflação, não é sua função.
Políticos deveriam estar.
Então a existência do teto não deveria ser pauta de discussão porque a arrecadação obviamente não é infinita (ainda bem), como a verba deve ser direcionada, sim. Isso é função de político.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 02/06 - Dia Livre de Impostos