Autor |
Mensagem |
Viciado em Guarana Veterano |
# jun/21
· votar
banana
|
megiddo Membro |
# jun/21
· votar
é aqui o circle jerk da esquerda que não lê Marx?
|
entamoeba Membro Novato |
# jun/21
· votar
megiddo é aqui o circle jerk da esquerda que não lê Marx?
Por que alguém da esquerda deveria ler Marx? Não pode haver esquerda sem Marx?
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/21
· votar
megiddo
O que leva alguém a não entender, em pleno 2021, que esquerda e Marxismo não são sinônimos?
|
megiddo Membro |
# jun/21
· votar
ProgVacas Seu equívoco é entender que [...] Mais-valia se aplica somente em bens de consumo.
Só uma correção: mais-valia não se aplica só a bens de consumo. Pra ficar nos seus termos, Marx também fala da mais-valia em bens de produção, que compõe o valor do bem de consumo.
A questão é que a mais-valia se aplica apenas a bens materiais que são fruto do trabalho humano - ou seja: está ligada à produção.
Lelo Mig Mais valia não esta vinculado a "setor de produção ou mercadoria"
Ver comentário acima. Isso fica claro em vários lugares, de várias formas diferentes... A ideia de materialização/incorporação do trabalho está presente em todos os conceitos centrais do Livro 1 (mercadoria, trabalho, valor, mais-valia).
|
megiddo Membro |
# jun/21
· votar
entamoeba Por que alguém da esquerda deveria ler Marx? Não pode haver esquerda sem Marx?
Lelo Mig O que leva alguém a não entender, em pleno 2021, que esquerda e Marxismo não são sinônimos.
Tá precária a interpretação aí, hein? Tá explicada essa dificuldade toda pra entender algo que Marx faz questão de deixar claro a cada página.
|
# jun/21
· votar
megiddo Tá precária a interpretação aí, hein?
Se enxerga!
|
ProgVacas Membro Novato |
# jun/21
· votar
Depois somos nós, de esquerda, os acusados de arcaísmo e antiquados.
|
# jun/21
· votar
Imagina os professores que produzem o material intelectual para todo o mercado de trabalho sendo excluídos do conceito de Mais-valia, que acinte! X[
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/21
· votar
Bom, eu desenhei lá na outra página, bem mastigadinho.
Querem "interpretar" como se fosse a bíblia, onde cada um aplica o conceito que lhe convém, não vou perder meu tempo.
|
makumbator Moderador
|
# jun/21
· votar
Lelo Mig Querem "interpretar" como se fosse a bíblia, onde cada um aplica o conceito que lhe convém,
E toda religião não é assim? Marxismo não foge à regra.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# jun/21
· votar
Querem "interpretar" como se fosse a bíblia
Bom, a bíblia se explica em si mesma quem tem interpretações divergentes com certeza deixou um texto de lado ou adulterou outro
com a obra de marx é a mesma coisa, ela deve(ria ao menos) ser coesa em si mesmo... então se o glass tá falando besteira aqui, é pq não está levando em consideração o todo
|
# jun/21
· votar
Não. Ele está convenientemente aludindo (olha o bait) que Marx era um liberal.
Essa onda de refutar relevantes personalidades da ciência é essencial no olavismo. "O próprio Olavo" já fez isso com Isaac Newton.
células de feto abortado
|
# jun/21
· votar
Entre tag de Ts maiúsculos, entamoeba!
<T>manjou?</T>
|
# jun/21
· votar
ProgVacas manjou?
Sim. Obrigado!
|
makumbator Moderador
|
# jun/21
· votar
ProgVacas
Pô! Não era pra ensinar isso pro Entamoeba! Vacilo seu.
|
# jun/21 · Editado por: ProgVacas
· votar
Lembrei que Marx também falou de alienação, justamente para tratar a hipnose para onde o trabalhador é rotado, afim de perder a referência do valor pago ao seu bem produzido/valor final.
A alienação é o principal problema da classe trabalhadora e consequentemente da esquerda.
|
# jun/21
· votar
Alienar no Olavo, bicho... Não entendo.
|
# jun/21 · Editado por: ProgVacas
· votar
makumbator
Deixa ele usar. Esteja alerta pra flagrar a aberração, antes dele editar...
|
# jul/21
· votar
megiddo A questão é que a mais-valia se aplica apenas a bens materiais que são fruto do trabalho humano - ou seja: está ligada à produção.
Perfeitamente viável dizer isso no século dezenove.
A partir da metade do século vinte não mais.
E não é revisionismo histórico, como o Lelo já foi acusado de fazer, mas o cuidado básico de jamais, como já disse algumas vezes, separar o homem de sua época.
As profissões se multiplicaram, o sentido de trabalho se transformou, muita coisa aconteceu em mais de 160 anos. Inconcebível o sujeito ler a ciência de um século tão distante sem minimamente visitar o contexto histórico do próprio objeto do conceito levantado. A obra do filósofo não representa nada, como estamos acompanhando, sem o contexto histórico.
E quando o Lelo levantou sabiamente a questão tivemos que ler não tem esse papo de leitura histórica não, pode esquecer. Patético demais.
É o simplório, involuntariamente, como valor da verdade.
|
# jul/21
· votar
ProgVacas E não é revisionismo histórico
Até porque não importa o que Marx disse ou deixou de dizer. Se há uma proposta de agir cientificamente tomando o marxismo como base, é importante não tratá-lo como dogma.
|
# jul/21
· votar
makumbator Pô! Não era pra ensinar isso pro Entamoeba! Vacilo seu.
Vocês vão ter que me engolir!!
|
JucaBalaDota Membro Novato |
# jul/21
· votar
Eu não levo a sério quem acha que sabe do pensamento alemão sem saber alemão.
|
# jul/21
· votar
entamoeba
Ah, sem dúvida! Eu conheço muito esquerdista que coloca Marx como um deus, zoando. É o símbolo da esquerda, sem dúvida, e ainda bem, haja visto que o símbolo de metade dessa direita do tópico é OdC. Só que os tempos são outros, seus conceitos são em parte atuais, outros ficaram no século XX.
Isso nem deveria gerar tantos comentários, porque é algo básico, tratado como lógico.
|
# jul/21
· votar
JucaBalaDota Eu não levo a sério quem acha que sabe do pensamento alemão sem saber alemão.
Você sabe alemão? Porque isso veio de Heidegger, né?
|
# jul/21 · Editado por: JucaBalaDota
· votar
Você sabe alemão? Porque isso veio de Heidegger, né?
Sei, não num nível nativo, mas o suficiente para conseguir ler um livro técnico da minha área. As línguas que estudo são alemão (50% do tempo) e chinês tradicional (25%) e inglês (25%).
Eu estudo alemão por causa do pensamento jurídico alemão, claro que o resto influencia também..
As pessoas acham que o alemão é mais complicado que o inglês, mas para mim o alemão tem mais sentido que o inglês no fim das contas, encaixando-se melhor no esquema português que a gente está inserido.
No alemão há padrões que facilitam o aprendizado, assim como o chinês, diferente do inglês.
Talvez a maior dificuldade, para alguém que vê o alemão como barreira, ao se deparar com o texto, é não conseguir identificar o substantivo, adjetivo, verbo; daí se desespera.
No fim o alemão para mim é mais fácil, pq faz mais sentido se comparado aos esquemas que já temos na nossa língua.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/21
· votar
JucaBalaDota
"a maior dificuldade, para alguém que vê o alemão como barreira"
O problema não é ler e escrever em alemão. O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.
|
makumbator Moderador
|
# jul/21
· votar
JucaBalaDota para alguém que vê o alemão como barreira
Barrichelo in a nutschell
Lelo Mig O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.
Vai praticando aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=ft7ztfaHsa0
|
# jul/21
· votar
O problema não é ler e escrever em alemão. O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.
Cara, talvez o som do R que é feito na gargante, como em "Reich" seja o mais difícil, ou o "Ö"/"Ü", mas a pronúncia das palavras obedecem a padrões dos sons das letras, p.ex: em SCH sempre vai ter um som; S entre vogais vai ser som de Z, como em português; EI sempre pronuncia AI português, etc. É mais fácil que parece brother. A pronúncia do alemão é padronado como a pronúncia do português, p. ex: se você vê um S numa palavra em português ou tem som de Z ou som de S; o mesmo se dá no alemão.
No inglês a pronúncia é aleatória, e para saber certinho tem de aprender o alfabeto fonético e, após, olhar as transcrições fonéticas de dicionário e depois reproduzir, para ter certeza.
|
Wanton Veterano |
# jul/21
· votar
JucaBalaDota
Então você não sabe o suficiente de alemão para ler Marx, muito menos Heidegger, né?
|