manual comunista para leitura de K Marx

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# jun/21
· votar


banana

megiddo
Membro
# jun/21
· votar


é aqui o circle jerk da esquerda que não lê Marx?

entamoeba
Membro Novato
# jun/21
· votar


megiddo
é aqui o circle jerk da esquerda que não lê Marx?

Por que alguém da esquerda deveria ler Marx? Não pode haver esquerda sem Marx?

Lelo Mig
Membro
# jun/21
· votar


megiddo

O que leva alguém a não entender, em pleno 2021, que esquerda e Marxismo não são sinônimos?

megiddo
Membro
# jun/21
· votar


ProgVacas
Seu equívoco é entender que [...] Mais-valia se aplica somente em bens de consumo.

Só uma correção: mais-valia não se aplica só a bens de consumo. Pra ficar nos seus termos, Marx também fala da mais-valia em bens de produção, que compõe o valor do bem de consumo.

A questão é que a mais-valia se aplica apenas a bens materiais que são fruto do trabalho humano - ou seja: está ligada à produção.

Lelo Mig
Mais valia não esta vinculado a "setor de produção ou mercadoria"

Ver comentário acima. Isso fica claro em vários lugares, de várias formas diferentes...
A ideia de materialização/incorporação do trabalho está presente em todos os conceitos centrais do Livro 1 (mercadoria, trabalho, valor, mais-valia).

megiddo
Membro
# jun/21
· votar


entamoeba
Por que alguém da esquerda deveria ler Marx? Não pode haver esquerda sem Marx?

Lelo Mig
O que leva alguém a não entender, em pleno 2021, que esquerda e Marxismo não são sinônimos.

Tá precária a interpretação aí, hein? Tá explicada essa dificuldade toda pra entender algo que Marx faz questão de deixar claro a cada página.

entamoeba
Membro Novato
# jun/21
· votar


megiddo
Tá precária a interpretação aí, hein?

Se enxerga!

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Depois somos nós, de esquerda, os acusados de arcaísmo e antiquados.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Imagina os professores que produzem o material intelectual para todo o mercado de trabalho sendo excluídos do conceito de Mais-valia, que acinte! X[

Lelo Mig
Membro
# jun/21
· votar


Bom, eu desenhei lá na outra página, bem mastigadinho.

Querem "interpretar" como se fosse a bíblia, onde cada um aplica o conceito que lhe convém, não vou perder meu tempo.

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


Lelo Mig
Querem "interpretar" como se fosse a bíblia, onde cada um aplica o conceito que lhe convém,

E toda religião não é assim? Marxismo não foge à regra.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/21
· votar


Querem "interpretar" como se fosse a bíblia

Bom, a bíblia se explica em si mesma
quem tem interpretações divergentes com certeza deixou um texto de lado ou adulterou outro

com a obra de marx é a mesma coisa, ela deve(ria ao menos) ser coesa em si mesmo... então se o glass tá falando besteira aqui, é pq não está levando em consideração o todo

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Não. Ele está convenientemente aludindo (olha o bait) que Marx era um liberal.

Essa onda de refutar relevantes personalidades da ciência é essencial no olavismo. "O próprio Olavo" já fez isso com Isaac Newton.

células de feto abortado

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Entre tag de Ts maiúsculos, entamoeba!

<T>manjou?</T>

entamoeba
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas
manjou?

Sim. Obrigado!

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


ProgVacas

Pô! Não era pra ensinar isso pro Entamoeba! Vacilo seu.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Lembrei que Marx também falou de alienação, justamente para tratar a hipnose para onde o trabalhador é rotado, afim de perder a referência do valor pago ao seu bem produzido/valor final.

A alienação é o principal problema da classe trabalhadora e consequentemente da esquerda.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Alienar no Olavo, bicho... Não entendo.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Deixa ele usar. Esteja alerta pra flagrar a aberração, antes dele editar...

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


megiddo
A questão é que a mais-valia se aplica apenas a bens materiais que são fruto do trabalho humano - ou seja: está ligada à produção.


Perfeitamente viável dizer isso no século dezenove.

A partir da metade do século vinte não mais.

E não é revisionismo histórico, como o Lelo já foi acusado de fazer, mas o cuidado básico de jamais, como já disse algumas vezes, separar o homem de sua época.

As profissões se multiplicaram, o sentido de trabalho se transformou, muita coisa aconteceu em mais de 160 anos. Inconcebível o sujeito ler a ciência de um século tão distante sem minimamente visitar o contexto histórico do próprio objeto do conceito levantado. A obra do filósofo não representa nada, como estamos acompanhando, sem o contexto histórico.

E quando o Lelo levantou sabiamente a questão tivemos que ler não tem esse papo de leitura histórica não, pode esquecer. Patético demais.

É o simplório, involuntariamente, como valor da verdade.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


ProgVacas
E não é revisionismo histórico

Até porque não importa o que Marx disse ou deixou de dizer. Se há uma proposta de agir cientificamente tomando o marxismo como base, é importante não tratá-lo como dogma.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


makumbator
Pô! Não era pra ensinar isso pro Entamoeba! Vacilo seu.

Vocês vão ter que me engolir!!

JucaBalaDota
Membro Novato
# jul/21
· votar


Eu não levo a sério quem acha que sabe do pensamento alemão sem saber alemão.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


entamoeba

Ah, sem dúvida! Eu conheço muito esquerdista que coloca Marx como um deus, zoando. É o símbolo da esquerda, sem dúvida, e ainda bem, haja visto que o símbolo de metade dessa direita do tópico é OdC. Só que os tempos são outros, seus conceitos são em parte atuais, outros ficaram no século XX.

Isso nem deveria gerar tantos comentários, porque é algo básico, tratado como lógico.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


JucaBalaDota
Eu não levo a sério quem acha que sabe do pensamento alemão sem saber alemão.

Você sabe alemão? Porque isso veio de Heidegger, né?

JucaBalaDota
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: JucaBalaDota
· votar


Você sabe alemão? Porque isso veio de Heidegger, né?

Sei, não num nível nativo, mas o suficiente para conseguir ler um livro técnico da minha área. As línguas que estudo são alemão (50% do tempo) e chinês tradicional (25%) e inglês (25%).

Eu estudo alemão por causa do pensamento jurídico alemão, claro que o resto influencia também..

As pessoas acham que o alemão é mais complicado que o inglês, mas para mim o alemão tem mais sentido que o inglês no fim das contas, encaixando-se melhor no esquema português que a gente está inserido.

No alemão há padrões que facilitam o aprendizado, assim como o chinês, diferente do inglês.

Talvez a maior dificuldade, para alguém que vê o alemão como barreira, ao se deparar com o texto, é não conseguir identificar o substantivo, adjetivo, verbo; daí se desespera.

No fim o alemão para mim é mais fácil, pq faz mais sentido se comparado aos esquemas que já temos na nossa língua.

Lelo Mig
Membro
# jul/21
· votar


JucaBalaDota

"a maior dificuldade, para alguém que vê o alemão como barreira"

O problema não é ler e escrever em alemão. O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


JucaBalaDota
para alguém que vê o alemão como barreira

Barrichelo in a nutschell

Lelo Mig
O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.

Vai praticando aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ft7ztfaHsa0

JucaBalaDota
Membro Novato
# jul/21
· votar


O problema não é ler e escrever em alemão. O problema é pronunciar aquele grunhido neandertal.

Cara, talvez o som do R que é feito na gargante, como em "Reich" seja o mais difícil, ou o "Ö"/"Ü", mas a pronúncia das palavras obedecem a padrões dos sons das letras, p.ex: em SCH sempre vai ter um som; S entre vogais vai ser som de Z, como em português; EI sempre pronuncia AI português, etc. É mais fácil que parece brother. A pronúncia do alemão é padronado como a pronúncia do português, p. ex: se você vê um S numa palavra em português ou tem som de Z ou som de S; o mesmo se dá no alemão.

No inglês a pronúncia é aleatória, e para saber certinho tem de aprender o alfabeto fonético e, após, olhar as transcrições fonéticas de dicionário e depois reproduzir, para ter certeza.

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


JucaBalaDota

Então você não sabe o suficiente de alemão para ler Marx, muito menos Heidegger, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a manual comunista para leitura de K Marx