manual comunista para leitura de K Marx

Autor Mensagem
glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


st.efferding
Sem equipe de apoio, existe produto?

claro, mas aí demora mais pois a equipe vai ter que fazer tudo. Não vale a pena

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


st.efferding
Sem equipe de apoio, existe produto?

Só existe produto se houver equipe de publicidade e relações públicas pra forçar o consumidor a pagar. O resto é irrelevante.

DarkMakerX
Veterano
# jun/21
· votar


Vocês ficam dando palco pra doido que implora por atenção...

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar


DarkMakerX
Vocês ficam dando palco pra doido que implora por atenção...

Amamos um freak show!

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


Wanton
Amamos um freak show!


We are the freak show.

DarkMakerX
Veterano
# jun/21
· votar


Wanton
Amamos um freak show!

Daqui a pouco tá a um super pop de concorrer à presidência.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


glass
eu pouco me importo com o que vc acha, esse tópico é sobre a obra de Marx

Então, caro, eu não disse que acho, mas que entendo do jeito que lhe descrevi, e que o Lelo fez muito melhor.

Deveria aproveitar mais o teor pedagógico dos tópicos que cria.

glass
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: glass
· votar


ProgVacas

o Lelo tentou fazer uma leitura histórica atualizando o autor segundo os tempos atuais, ignorando o próprio fato de que Marx já previu o cenário atual (pouca MDO na produção)

o declínio de MDO na produção é observado empiricamente, mas é contrabalançado por ondas de destruição de capital (crises, tambem verificadas empiricamente). Outra coisa prevista por Marx

ou seja: não leu Marx, assim como vc. E quer achar um monte de coisa

glass
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: glass
· votar


DarkMakerX

quer discutir Marx ou entrou no tópico somente para ter atenção?

makumbator
Só existe produto se houver equipe de publicidade e relações públicas pra forçar o consumidor a pagar. O resto é irrelevante.


essa parte Marx deixou faltando (toque de cotovelos)

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


glass

Como você costuma dizer: é a autoafirmação como valor da verdade. Risos.

Você está completamente errado, demonstrando uma compreensão limitadíssima do que é Mais-valia, de tocar o coração, mas diz que tem razão, então tem.

st.efferding
Membro
# jun/21
· votar


glass
claro, mas aí demora mais pois a equipe vai ter que fazer tudo. Não vale a pena

Ok, então valor da mercadoria = mercadoria na prateleira (foda-se o destino = consumidor)? Qual é a finalidade de um produto que não tem acesso ao consumidor?

E se a finalidade do produto é exercer sua função para o consumidor, porque não quantificar na mais-valia o serviço de apoio (seja executado pela equipe principal ou de apoio), visto que ele (serviço de apoio) é essencial para justificar a finalidade do produto (e consequentemente a sua produção e existência de todo esse sistema)?

-Dan
Veterano
# jun/21
· votar


ProgVacas
Você está completamente errado, demonstrando uma compreensão limitadíssima

Cara, lendo as merda que o cara escreve, é nitidamente um generalista simplório.

Lembra quando a gente tinha 13 anos e a cada novidade parecia que descobria a verdade do mundo?

Parece que ele faz isso até hoje, sei lá, deve ser um barbado que acha que redescobre a roda todo dia a cada passada de olho em vários temas sobre os mais diversos assuntos.

É bonitinho e ingenuo na real. O curso de retorica que ele fez com o Olavo que dá essa roupagem chucra nas coisas que ele fala, fica meio nojento ler, mas pelo menos movimenta isso aqui.

Todos concordam?

-Dan
Veterano
# jun/21
· votar


st.efferding
E se a finalidade do produto é exercer sua função para o consumidor, porque não quantificar na mais-valia o serviço de apoio (seja executado pela equipe principal ou de apoio), visto que ele (serviço de apoio) é essencial para justificar a finalidade do produto (e consequentemente a sua produção e existência de todo esse sistema)?

profundo demais pro racicionio raso do cidadão. Provavel que esquive e crie outro topico sobre a nova verdade incrivel que ele sagazmente descobriu.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/21
· votar


-Dan
na verdade eu penso que ele não acredita de verdade em todas (foco no todas) as merdas que escreve e portanto o intuito maior é a pura trollagem

por isso que já disse que a melhor retórica pra esse tipo de maluco é o silêncio com umas pitadas de contra-trollagem

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


-Dan

Chola mais

ProgVacas
compreensão limitadíssima do que é Mais-valia

estou me limitando à obra de Marx, pode abrir outro tópico sobre outra coisa

HAHAHAHA

st.efferding
Ok, então valor da mercadoria = mercadoria na prateleira (foda-se o destino = consumidor)? Qual é a finalidade de um produto que não tem acesso ao consumidor?

aí entra o capitalista comercial e atua no setor de vendas. Consumidor sem dinheiro? Sem problema, o capitalista financeiro fornece crédito. Etc, etc

existem vários tipos de capitalistas resolvendo vários problemas diferentes.

E se a finalidade do produto é exercer sua função para o consumidor, porque não quantificar na mais-valia o serviço de apoio (seja executado pela equipe principal ou de apoio), visto que ele (serviço de apoio) é essencial para justificar a finalidade do produto (e consequentemente a sua produção e existência de todo esse sistema)?

não existe mais valia se não existe corporificação de MdO na mercadoria (valor trabalho)

indústrias usam contabilidade Burden, que distingue entre core business (produção) e equipe de apoio (burden, ou peso morto). Mantenha o foco no que interessa

DarkMakerX
Veterano
# jun/21
· votar


glass
quer discutir Marx ou entrou no tópico somente para ter atenção?

Se fosse uma discussão você estaria aberto a ouvir e mudar sua opinião. Até então é um monólogo/standup.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


DarkMakerX

estou ouvindo e respondendo de acordo. Mas infelizmente o pessoal não leu os tomos de Marx que nem eu

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar


glass
Mas infelizmente o pessoal não leu os tomos de Marx que nem eu

Que bom que você leu. Resta saber se você tem capacidade para entender.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Wanton

não só entendi como estou aqui explicando no OT ao populacho

st.efferding
Membro
# jun/21
· votar


glass
não existe mais valia se não existe corporificação de MdO na mercadoria (valor trabalho)

Então o ponto central da discordância é o que cada grupo entende como corporificação de MdO

resto do mundo = materializar algo em forma de produto, ipsis litteris
comunazis = qualquer tipo de produto (material ou não, logo entra serviço) e que por algum motivo possa sofrer efeito da opressão patrão/empregador nas linhas de Marx

Ou seja, os comuna não sabem interpretar texto (como foi provado neste tópico).

Wanton
Veterano
# jun/21
· votar


glass
não só entendi como estou aqui explicando no OT ao populacho

Você não é populacho?

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


glass
não existe mais valia se não existe corporificação de MdO na mercadoria (valor trabalho)

Erra redondamente. É como o st.efferding disse: trabalhador que não "põe a mão na massa" está minimamente trocando algo relacionado a trabalho por dinheiro, seja transportando uma mercadoria, dirigindo ou carregando/descarregando, por exemplo. Tudo é corporificado de algum jeito; simultaneamente estou em contato com alguns alunos que estão devendo atividades, trabalhando, produzindo burocracia, que seja, mas empregando meu tempo em troca de salário. Eu gero mais-valia? Depende. Para a sua interpretação super exigente talvez não, mas estou habilitando intelectualmente MdO para o mercado futuramente lucrar com esse pessoal. Estou trocando 44h da minha semana pelo salário que recebo. Quem lucra com o meu trabalho? A FIESP é só um exemplo.

glass
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: glass
· votar


st.efferding
Então o ponto central da discordância é o que cada grupo entende como corporificação de MdO

isso é um grande debate dentro do marxismo sobre a existência ou não de trabalho imaterial, mas só pode entrar no debate quem leu Marx (nesse tópico, só eu)

e no final vira uma shitstorm metafísica muito ruim. Eu prefiro ficar com o materialismo mesmo

ProgVacas
Para a sua interpretação super exigente talvez não

que tal interpretar a partir de Marx? Dos primeiros capítulos do capital?

nem tudo é corporificado materialmente. Nesse momento eu estou teclando em um teclado que gera um pulso elétrico.

elétron é matéria? Não. Produziu algo? Não

seus alunos aprendem com a neuroquímica do cérebro deles, que gera impulso elétrico

elétron é matéria? Não. Produziu algo? Não

olha como é simples (vou adotar aqui a matéria bariônica, não vou entrar em matéria escura, energia escura ou neutrino, OK?). Não precisa dar volta para ficar justificando o comunismo, o próprio Marx já cometeu esse erro várias vezes (jovem Marx VS velho Marx)

Wanton

não em teoria social

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


glass
que tal interpretar a partir de Marx? Dos primeiros capítulos do capital?


Cara... eu estou interpretando a partir de Marx, você quem está interpretando Marx a partir do esgoto que consome (ou produz).

elétron é matéria? Não. Produziu algo? Não

E você ainda vem para a minha área para escrever uma coisa idiota desse tamanho. Ave Maria.

olha como é simples

Santo deus

st.efferding
Membro
# jun/21
· votar


glass
isso é um grande debate dentro do marxismo sobre a existência ou não de trabalho imaterial, mas só pode entrar no debate quem leu Marx (nesse tópico, só eu)

e no final vira uma shitstorm metafísica muito ruim. Eu prefiro ficar com o materialismo mesmo


Mas se não há consenso sobre a existência de trabalho imaterial, em todas as ocasiões existe o tempo investido para a corporificação da MdO (aka produto) e também para aquilo que não é considerado valor trabalho (mas que pode ser necessário para o produto ter finalidade). Se é eficiente ou não, já é outra história

Lelo Mig
Membro
# jun/21
· votar


"só pode entrar no debate quem leu Marx (nesse tópico, só eu)"

Não há nada mais divertido do que um idiota querer convencer outrém de que é letrado.

Olavo de Carvalho rulez!

glass
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: glass
· votar


st.efferding

sim, mas o tempo depende da produtividade, que depende do grau de acúmulo de capital (um maluco com um trator X um maluco com uma enxada). Esse capital (enxada ou trator) também foi fruto de trabalho passado

ProgVacas

qual é a sua área? Física de partículas?

HAHAHAHA

Seguinte, ou vc faz uma interpretação exigente ou vc nem lê. Que tal?

VAMOS À OBRA:

the capitalist mode of production prevails, presents itself as an immense accumulation of commodities

[...]

A commodity is, in the first place, an object outside us, a thing that by its properties satisfies human wants of some sort or another.

[...]

it is a material thing, a use value, something useful. This property of a commodity is independent of the amount of labour required to appropriate its useful qualities.

[...]

If then we leave out of consideration the use value of commodities, they have only one common property left, that of being products of labour.

CAPITAL: A CRITICAL ANALYSIS OF CAPITALIST PRODUCTION
BY KARL MARX
LONDON : SWAN SONNENSCHEIN, LOWREY, & CO.
PATERNOSTER SQUARE.
1887 .

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


glass

Não vai dar pra ler nada, agora. A não ser que você me mande um pix de 50 reais... Aí eu posso encarar meia horinha.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Meu e-mail você já tem! Assim que receber a notificação começo a ler, prometo.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas

nao é para vc ler, é para os demais OTenses. Vc já leu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a manual comunista para leitura de K Marx