manual comunista para leitura de K Marx

Autor Mensagem
glass
Membro Novato
# jun/21


01) ignore o fato de que somente a minoria dos trabalhadores produz mais-valia (o resto trabalha no setor terciário e/ou equipe de apoio, não corporifica trabalho na mercadoria). Ou seja: nem 20% dos trabalhadores são explorados.

02) como A Hitler, use o esquema opressor-oprimido. Basta trocar os termos (povo alemão > proletariado) e (judeu > burguês)

03) como a reação à opressão é legítima defesa, o uso da violência é justificado

04) meta o loko para tomar/conservar o poder

05) repita 04 até o fim da história

qew
Veterano
# jun/21
· votar


nem 20% dos trabalhadores são explorados.


q

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/21
· votar


Olha só que fiasco! Bota algum esforço aí, véi!

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


glass
Ou seja: nem 20% dos trabalhadores são explorados.


Isso é considerado muito ou pouco?

Lelo Mig
Membro
# jun/21
· votar


"Ou seja: nem 20% dos trabalhadores são explorados."
"somente a minoria dos trabalhadores produz mais-valia"

De onde um cabra tira uma conclusão merda dessas?

E acho que você não sabe ou não entendeu direito o significado do conceito de mais-valia.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/21
· votar


Maluco faz dissertação sobre pichadores e sai refutando Marx.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Manjei.

glass
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: glass
· votar


makumbator
Isso é considerado muito ou pouco?

minoria (pouco representativo). Comunistas são como feminazis: querem representar todos quando somente fazem retórica para tomada de poder

Lelo Mig

depois de te ensinar sobre estupro, vou te ensinar sobre Marx:

mais valia somente existe na produção, quando se corporifica trabalho na mercadoria. Se vc entra em uma unidade produtiva, vai ver que poucos de fato produzem, a maioria é equipe de apoio. Fora da produção (setor terciário) a mais valia é zero mesmo, a mercadoria já está produzida, é só questão de transportar, vender, armazenar, etc

conforme o estoque da capital cresce, o setor produtivo diminui cada vez mais (produção = trabalho + capital).

pode ir no banco de dados procurar os números, eu não acho necessário. Vou tirar a conclusão sem ver

BF

estou ensinando a práxis para o populacho tomar o poder

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Que estranho, então depois de pronto para a distribuição, ainda na fábrica, como o produto chega às gôndolas? Como ele completa o ciclo da produção e se transforma em lucro?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas

nada impede o consumidor de ir buscar o produto na unidade produtiva, existem várias lojas de fábrica por aí. Se existem capitalistas comerciantes ou não, isso é irrelevante

o ciclo de produção da mercadoria está completo, mas via de regra uma mercadoria é fator de produção de outras mercadorias.

nada garante o lucro. Existe um negócio chamado risco que é absorvido pelos capitalistas envolvidos. Ou é absorvido pelo estado de acordo com o esquema comunista de produção.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Mas de onde você tirou esse conceito de Mais-valia? Eu desconheço um que ignore o lucro.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas

existe um negócio chamado obra de Marx, que os comunistas desconhecem. Vc deveria dar uma olhada

eu posso comprar e vender mercadoria com lucro, sem produzir nada de mais valia. Mais valia não é diferença de preço, isso tem aos montes por aí

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Ai, tá bom, eu não sei o que é Mais-valia.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas

vc confunde com lucro, eu tento explicar e vc desiste?

péssimo aluno

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Rapaz, eu não confundi com lucro. Ou você está com preguiça e economizando palavras, ou não leu direito o que escrevi.

Você reduz Mais-valia à corporificação do trabalho. Eu entendo que você queira dizer que esteja relacionado com a "mão na massa". Para mim o conceito se aplica a todo o sistema produtivo. Seu equívoco é entender que o sistema produtivo acaba na fabricação e Mais-valia se aplica somente em bens de consumo. Mais-valia é a força do trabalho transformada em lucro. Isso inclui até mesmo o trabalhador que transporta o produto.

O conceito é simples, mas você tenta dar um ar de complexidade ao assunto, sem sentido.

Daí vem a principal merda escrita nesse tópico: não dá nem 20%.

Pode até ser que eu esteja equivocado, pois nem sou estudioso no assunto. Mas, com todo o respeito que lhe devo, não será vice quem vai me ensinar, por questões óbvias.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


ProgVacas

eu pouco me importo com o que vc acha, esse tópico é sobre a obra de Marx

eu não estou reduzindo nada aqui, Marx distingue entre trabalho produtivo e improdutivo, entre capital produtivo e capital improdutivo.

mais valia é a forma de produzir toda e qualquer mercadoria, seja ela consumida pelo consumidor final ou em um outro processo produtivo (mercadoria como matéria prima ou insumo)

mais valia vai gerar valor por trabalho, o que pode gerar lucro ou não. Isso é irrelevante, uma vez que os capitalistas podem ter lucro ou prejuízo, tanto faz. Mas se os capitalistas não produzirem mais valia, pode esquecer, nada vai funcionar.

obviamente eu não tenho como ensinar ninguém que acha que é questão de opinião, e não de leitura de uma obra que existe na realidade objetiva

Lelo Mig
Membro
# jun/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


glass

Na boa, sua interpretação sob o conceito de mais-valia esta totalmente equivocada.

Mais valia não esta vinculado a "setor de produção ou mercadoria" ela se refere a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Esse "valor produzido" não precisa ser material. Um advogado que trabalhe para outrem, por exemplo, esta vendendo sua mão de obra, nada têm haver com setor produtivo.

Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

Quer que desenhe?

Suponha que a jornada de trabalho de um operário é 8 horas diárias e que o salário desse trabalhador corresponde ao valor do que ele produz em 3 horas de trabalho; logo o trabalho necessário seriam de três horas. As outras 5 horas de trabalho, compõem o trabalho excedente, cujo valor vai para o capitalista (patrão). Logo, têm-se 5 horas de extração de mais-valia.

Sugiro se informar melhor antes de tentar desenvolver um tema. Evita passar vergonha.

Obs: Não sou comunista, mas costumo procurar conhecer alguns assuntos, até mesmo para confrontá-los, antes de sair falando bosta.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Lelo Mig

então Marx gostava de se definir materialista por puro capricho?

Lelo Mig
Membro
# jun/21
· votar


glass

O que têm a ver a forma como ele se definia com o conceito de mais- valia?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Lelo Mig

pois é, imagina só que viagem? Imagina só se Marx partisse da produção material e tivesse escrito um livro gigante (o capital) a partir da produção material da mercadoria

imagine só se modo de produção (material, obviamente) fosse outro conceito central em Marx

imagine só se a dialética idealista de Hegel fosse ao contrário, acho que alguém chamaria da dialética materialista. Não?

Lelo Mig
Membro
# jun/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


glass

Cara, O Capital trata da relação trabalhador x produção x ganho do patrão. Utiliza o exemplo do trabalho produtivo em grande parte de sua estrutura, principalmente por conta do período em que foi escrito (revolução industrial), o que não significa que ele se refira somente ao trabalho que produz "materialidades".

Fica claro na obra que ele se refere a venda de "qualquer força de trabalho". Todo o conceito de luta de classes e a critica ao capitalismo foi desenvolvida em cima do conceito "o trabalhador é levado a vender sua força de trabalho para o capitalista".

Acontece que foi escrito numa época e sob um sistema onde a força de trabalho era 90% produtiva. Não como hoje, em que o setor de serviços prevalece.

Não muda nada (para quem concorda com a obra) se você fabrica pneus ou extrai dentes, desde que você esteja trabalhando para um "patrão".

Tanto é que a discordância dos liberais ao conceito de mais - valia se dá justamente no sentido do conceito de lucro. Se para Marx o lucro era resultado da exploração, para os liberais ele é a recompensa pelo risco assumido.

Entendeu?

st.efferding
Membro
# jun/21
· votar


Suponha que a jornada de trabalho de um operário é 8 horas diárias e que o salário desse trabalhador corresponde ao valor do que ele produz em 3 horas de trabalho; logo o trabalho necessário seriam de três horas. As outras 5 horas de trabalho, compõem o trabalho excedente, cujo valor vai para o capitalista (patrão). Logo, têm-se 5 horas de extração de mais-valia.

Sugiro se informar melhor antes de tentar desenvolver um tema. Evita passar vergonha.

Obs: Não sou comunista, mas costumo procurar conhecer alguns assuntos, até mesmo para confrontá-los, antes de sair falando bosta.


E o coitado do Bawerk, vai ser ignorado?

Lelo Mig
Membro
# jun/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


st.efferding

"E o coitado do Bawerk, vai ser ignorado?"

Não entendi a referência. Bawerk apenas escreveu criticas a obra de Marx, mostrando algumas incongruências e questionando o desprezo por alguns conceitos econômicos na obra.

Não lembro nada que altere o sentido do conceito de mais-valia. Lembrando que não estou defendendo ou criticando o conceito, apenas dizendo que nosso amigo o interpretou equivocadamente.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Lelo Mig

Acontece que foi escrito numa época e sob um sistema onde a força de trabalho era 90% produtiva. Não como hoje, em que o setor de serviços prevalece.

Marx previu isso, isso é consequência da acumulação de capital. No horizonte da história, é isso que vai destruir o capitalismo (incapacidade de produzir mais valia). Na medida em que o capital se acumula, sua fração relativa em relação ao trabalho fica muito grande

não tem esse papo de leitura histórica não, pode esquecer

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


st.efferding
Bawerk

dá para usar valor trabalho ou valor utilidade, essa picuinha é bem irrelevante

pode pegar qualquer manual de microeconomia que o ABC de Marx vai estar lá bem desenhado (composição capital e trabalho, retorno decrescente e os caralhos)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/21
· votar


"nada impede de o cliente ir buscar o produto"

aham, senta lá cláudia!
quando que vc foi buscar pessoalmente um produto de uma loja localizada em outro estado?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Jonas Kahnwald

posso fazer isso sem problemas, e o capitalismo não vai acabar por causa disso

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/21
· votar


glass
vc até pode, mas nunca quis e nunca foi

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


Jonas Kahnwald

como diria miles davis: so what?

st.efferding
Membro
# jun/21
· votar


Se vc entra em uma unidade produtiva, vai ver que poucos de fato produzem, a maioria é equipe de apoio.

Sem equipe de apoio, existe produto?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a manual comunista para leitura de K Marx