alguem curte f1?

Autor Mensagem
Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21




entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar




entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Acho que esse carro envelheceu muito bem.

ejames
Membro Novato
# mar/21
· votar


Temporada esse ano parece que vai ser interessante. Vamos ver se a RBR consegue ameaçar a Mercedes.

entamoeba
Acho que esse carro envelheceu muito bem.

Os japoneses dessa época em geral. Mazda RX7, Toyota Supra, Nissan 300ZX, Nissan Silvia S15, Skyline, etc...

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


Quero...


... Errei o tópico! Mas, gostava de assistir o Senna correndo. Já matei aula pra assistir os treinos em Interlagos.

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


Juquinhaa

"alguem curte f1?"

Quem já viu os tópicos sobre auto aqui no FCC sabe que passei da infância até a adolescência dentro do autódromo de Interlagos.

Nem preciso falar nada...

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


https://www.facebook.com/100028414424489/posts/595049304785545/

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


Acho que esse carro envelheceu muito bem.

o senna parece um mafioso nesse vídeo, entra e ja sai fritando
com o barrichello tem até entrevistador, ngm teve coragem de ir na carona com o senna rs

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Quando eu era criança torcia pelo Alain Prost (o professor). Grande piloto. Mas lembro com carinho do Piquet e do Senna também, mas o francês era de longe meu preferido.

Lelo Mig
Quem já viu os tópicos sobre auto aqui no FCC sabe que passei da infância até a adolescência dentro do autódromo de Interlagos.


Eu lembro quando você contou que era uma daquelas modelos que ficavam lá embelezando o ambiente. Mas o tempo passou né Lelo? A beleza não dura...

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Juquinhaa

"ngm teve coragem de ir na carona com o senna rs"

Eu tenho um primo que trabalhou na Garret Motion (multinacional fabricantes de turbos) que fica em Guarulhos SP (nem sei se ainda existe).

Uma vez o Senna foi lá, testar um protótipo, uma Santanna Quantum turbinada. O engenheiro do projeto e o piloto de prova da empresa foram juntos, e um gerentão lá, metido a fodão, quis ir também.

Como estavam em quatro, não podiam fazer teste na pista de provas (na verdade nem era teste, era só um rolê pro Airton dar uns pitacos e fazer um merchan)... Tempos politicamente incorretos o Senna pegou a via Dutra sentido Guarulhos - RJ e sentou a bucha até o primeiro retorno. O piloto de prova e o engenheiro, acostumados a velocidade e testes, tudo bem, fecharam o furico e seguraram a onda. Mas disse que o gerentão passou mal feio, de borrar as cuecas.

makumbator

"era uma daquelas modelos"

Se eu fosse uma modelo daquele naipe, hoje estaria casada com um chefão da fórmula um, morando em Mônaco e tomando champagne de café da manhã.

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


Juquinhaa

"ngm teve coragem de ir na carona com o senna rs"

Eu tenho um primo que trabalhou na Garret Motion (multinacional fabricantes de turbos) que fica em Guarulhos SP (nem sei se ainda existe).

Uma vez o Senna foi lá, testar um protótipo, uma Santanna Quantum turbinada. O engenheiro do projeto e o piloto de prova da empresa foram juntos, e um gerentão lá, metido a fodão, quis ir também.

Como estavam em quatro, não podiam fazer teste na pista de provas (na verdade nem era teste, era só um rolê pro Airton dar uns pitacos e fazer um merchan)... Tempos politicamente incorretos o Senna pegou a via Dutra sentido Guarulhos - RJ e sentou a bucha até o primeiro retorno. O piloto de prova e o engenheiro, acostumados a velocidade e testes, tudo bem, fecharam o furico e seguraram a onda. Mas disse que o gerentão passou mal feio, de borrar as cuecas.

imagina essa santana devia ser aquele ap 2.0 6 caneco, mas eu até iria, agora no nsx com o senna não ia

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar


sdds schummi

JJJ
Veterano
# mar/21 · Editado por: JJJ
· votar


Já gostei muito.

Depois que a Ferrari fudeu com o campeonato do Massa, comecei a perder o interesse. Quando os carros começaram a ser 99% da coisa, independentemente dos pilotos, aí parei de acompanhar completamente. Não ter mais nenhum brasileiro (depois de ter acompanhado fittipaldi, piquet e senna) também me desanimou bastante.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


JJJ
os carros começaram a ser 99% da coisa, independentemente dos pilotos

Aí a gente deixa de torcer pra um piloto e passa a torcer para a máquina.

O Bender apoia este comentário!

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar


Acho um puta esporte de coxa. Mas, gosto da parte mecânica e visual dos carros.

JJJ
Veterano
# mar/21
· votar


LeandroP
passa a torcer para a máquina.

É... pelo sangue italiano aqui, eu poderia torcer pela Ferrari, mas preferia que o Copersucar voltasse. Brasil sil sil.

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


Rebuke

"Acho um puta esporte de coxa."

Tu gosta mesmo é de briga de galo né pilantra?

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar


Lelo Mig
Tu gosta mesmo é de briga de galo né pilantra?


Muito medieval. Prefiro arremesso de tora.

ejames
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ejames
· votar


JJJ
Depois que a Ferrari fudeu com o campeonato do Massa, comecei a perder o interesse

Isso foi realmente frustrante e a Ferrari de fato cometeu alguns erros imperdoáveis... mas não dá para culpar só a equipe. Massa simplesmente não pilotou como um campeão em muitas ocasiões daquele ano. Citando só o que lembro de cabeça:
1. Rodou sozinho e quebrou o bico na Austrália
2. Rodou sozinho e ficou preso na caixa de brita na Malásia
3. Rodou cinco vezes (!) na chuva em Silverstone e chegou em último
4. Escapou na chuva em Mônaco e perdeu uma liderança confortável para o Kubica

Gosto do Massa, teve uma boa carreira e fez diversas corridas memoráveis. Mas não foi só por causa da Ferrari que ele perdeu o campeonato.

JJJ
Quando os carros começaram a ser 99% da coisa

LeandroP
Aí a gente deixa de torcer pra um piloto e passa a torcer para a máquina.

Aí eu tenho que discordar bastante. São carros com mais de 1000hp sem nenhum tipo de auxílio eletrônico na pilotagem. Não existe mais controle de largada, controle de tração, estabilidade, suspensão ativa, câmbio automático, ABS, etc. Tudo isso, porém, existia até 1994; portanto essa ideia de "hoje em dia o piloto não importa" é bem equivocada. Até mesmo o servofreio é proibido atualmente, para pressionar todo o curso do pedal você precisa dar uma patada de mais de 140kg. Sem contar na capacidade de frenagem e aceleração lateral desses carros. Em frenagem o piloto chega a sofrer forças de até 5g, em curvas supera os 6g, tudo isso num cockpit que não raramente passa dos 45°C... Não é a toa que os pilotos chegam a perder até 3kg por corrida e possuem preparo físico semelhante a triatletas.

O que talvez dê a impressão de que o piloto não importa é o fato de que os caras já chegam hoje muito bem preparados. Não existe mais espaço na F1 para piloto mediano. Se não entregar resultado logo de cara, tá fora antes mesmo de metade da temporada.

O veículo mais "mundano" que chega próximo da experiência de um F1 no quesito da necessidade de reflexos extremamente rápidos é o kart shifter, que é justamente onde os pilotos de F1 costumam treinar fora de temporada, além de ser uma porta de entrada para os monopostos. Vai falar para um piloto de shifter que "ele não importa" para ver o resultado - se tiver com paciência ele vai te dar uma aula, se tiver sem vai te mandar para aquele lugar, hahaha



entamoeba
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: entamoeba
· votar


ejames
Gosto do Massa, teve uma boa carreira e fez diversas corridas memoráveis. Mas não foi só por causa da Ferrari que ele perdeu o campeonato.

Também teve o episódio do Nelsinho Piquet. Aliás, o Massa só se fodeu na mão dos conterrâneos! O Nelsinho fez aquela merda e o Rubinho (involuntariamente) foi o responsável pelo arremesso da peça que perfurou o capacete (e o crânio) dele.


você precisa dar uma patada de mais de 140kg

Para mim, o nome disso é 'caminhar'.

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


vcs acham que o rubinho deveria ter deixado o shumacher passar naquela corrida?

ejames
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ejames
· votar


Juquinhaa
vcs acham que o rubinho deveria ter deixado o shumacher passar naquela corrida?

Jogo e ordens de equipe sempre existiram na F1 e no automobilismo em geral. Na década de 50 inclusive não era incomum o segundo piloto entregar o carro para o piloto principal quando este quebrava. Tendo em vista isso, seria racional ele desobedecer a ordem, não ter seu contrato renovado no fim do ano com a Ferrari (que era de longe o melhor carro naquela época) e ainda sair com fama de piloto problemático? Os únicos carros que chegavam próximo da Ferrari nessa época eram a BMW e McLaren, e pode ter certeza que nem Frank Williams nem Ron Dennis contratariam um piloto que desobedece ordens de equipe, nem se fosse a reencarnação de Cristo.

"ah, mas fulano não faria isso!"
Besteira comparar situações diferentes em algo tão delicado. O que não deveria ter sido feito é a ordem em si, não havia necessidade alguma, Schumacher já tinha uma liderança confortável no campeonato. E no final quem realmente saiu com o maior prejuízo moral foi a própria Ferrari.

entamoeba
Aliás, o Massa só se fodeu na mão dos conterrâneos!

Coincidentemente as ordens de equipe foram banidas e depois readmitidas por causa de dois incidentes envolvendo dois brasileiros numa Ferrari. Foram proibidas em 2002 por causa do caso Barrichello vs Schumi na Áustria e permitidas novamente após Massa vs Alonso na Hungria em 2009.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Só queria dizer que o Massa levou molada na cara porque ficou atrás do Rubinho.

Vocês sabem que para quem fica atrás do Rubinho esse é o castigo mínimo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar


Jogo e ordens de equipe sempre existiram na F1 e no automobilismo em geral. Na década de 50 inclusive não era incomum o segundo piloto entregar o carro para o piloto principal quando este quebrava. Tendo em vista isso, seria racional ele desobedecer a ordem, não ter seu contrato renovado no fim do ano com a Ferrari (que era de longe o melhor carro naquela época) e ainda sair com fama de piloto problemático? Os únicos carros que chegavam próximo da Ferrari nessa época eram a BMW e McLaren, e pode ter certeza que nem Frank Williams nem Ron Dennis contratariam um piloto que desobedece ordens de equipe, nem se fosse a reencarnação de Cristo.

"ah, mas fulano não faria isso!"
Besteira comparar situações diferentes em algo tão delicado. O que não deveria ter sido feito é a ordem em si, não havia necessidade alguma, Schumacher já tinha uma liderança confortável no campeonato. E no final quem realmente saiu com o maior prejuízo moral foi a própria Ferrari.


Análise tão bem feita sobre o tema que vou salvar pra posteridade e ligarei sem dó quando necessário (dando os créditos)

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald
(dando os créditos)


Eu vou plagiar mesmo. Aí volto anos depois para finalmente dar os créditos. Josefo style!!!!

ejames
Membro Novato
# abr/21
· votar


Bom, finalmente consegui assistir a corrida na íntegra. Algumas impressões:
Muito do que se viu na curta pré temporada (foram só três dias de testes, ao contrário de seis nos anos anteriores) se confirmou. RBR muito forte e equilibrada; Mercedes logo atrás porém com um carro difícil; Ferrari se recuperando do desastre do ano passado junto do meio do grid (McLaren, Alpha Tauri, Alpine e Aston Martin) bem apertado e Alfa Romeo um pouco isolada na parte de trás, enquanto Williams e Haas competindo na "F1.5".

A mudança feita no regulamento sobre a área do assoalho, que foi reduzida, parece ter realmente complicado a vida da Mercedes. Essa mudança favorece os carros com ângulo de rake maior (em termos simples, com a traseira "empinada", o que envolve toda a filosofia aerodinâmica do carro). A Red Bull foi nos últimos anos o carro com o ângulo de rake mais agressivo, enquanto a Mercedes era o carro com o menor ângulo. A Red Bull se deu muito bem com essa mudança, mas a Mercedes tá sofrendo um pouco. Dá para ver nos onboards o trabalho que o Hamilton e Bottas tem para segurar a traseira instável do carro. Outro carro que sofreu muito com isso foi o da Aston Martin, já que o carro do ano passado deles (ex-Racing Point) era basicamente uma cópia da Mercedes de 2019, portanto também baseado na filosofia de entre eixos longo e baixo rake. Mas se tem uma equipe capaz de resolver problemas rapidamente e da forma mais eficiente possível, essa equipe é a Mercedes.

Acho que o grande destaque foi o Yuki Tsunoda. Jovem, 20 anos, primeira corrida. Andou muito bem, consistente, chegou nos pontos. Sobre os veteranos, Alonso fez uma ótima qualificação e uma boa corrida, pena ter tido que abandonar pelo duto de freio ter sido bloqueado por lixo que estava na pista. Mas mostrou que ainda tá em ótima forma e se tiver um carro capaz pode dar muito trabalho para os ponteiros. Pérez fez também uma corrida excepcional, largando dos boxes e chegando em quinto. E quanto ao Vettel, torço para que tenha sido apenas má sorte. Largou lá atrás devido a punição na qualificação, equipe nova, carro diferente... espero que ele realmente encontre novos ares na Aston Martin, mas é feio ver um tetracampeão nessa situação. Hamilton nem tem o que falar, dando aula como sempre e trabalhando em perfeita sincronia com a equipe. Se colocou na posição certa pela estratégia e segurou no braço para garantir a vitória, mesmo com pneus ruins e um carro inferior.

Espero ver uma boa briga pelo campeonato entre o Hamilton e Verstappen, que demonstrou bastante maturidade nessa corrida em seguir o briefing que foi acordado entre pilotos no quesito de limites da pista, aceitando na hora ter feito a ultrapassagem em cima do Hamilton por fora da pista e devolvido a posição, sem chilique no rádio nem nada do tipo. Mesmo com problemas no diferencial, conseguiu manter um ritmo muito bom e se mostrou um piloto que, além de muito rápido, é agora também completo e consistente. Se manter isso junto com o bom carro, vai dar bastante trabalho pro Hamilton.

Essa temporada de 2021 é uma temporada de transição, o projeto dos chassis são quase os mesmos do ano passado. Em 2022 virão mudanças bruscas no regulamento no que tange a área aerodinâmica, além de que as rodas irão de aro 13 para aro 18, o que muda totalmente a suspensão dos carros. Então ninguém tá realmente gastando todas as fichas nesse ano, pois seria desperdício de dinheiro investir num projeto novo que não poderia ser continuado no próximo ano. No geral foi uma puta corrida, 2020 houveram várias corridas muito boas e esse ano promete repetir isso.

Jonas Kahnwald
makumbator
Nem precisa dar crédito. Acho que é a conclusão mais objetiva, colocando os fatos na mesa e se desvencilhando do olhar de torcedor.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


acho muito esporte de quem usa sapatênis

Juquinhaa
Membro Novato
# abr/21
· votar


acho muito esporte de quem usa sapatênis
com meia social bege e bermuda sarja

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


Gosto de ver como maravilhas do capital são o pecado da esquerda.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rebuke

"esporte de quem usa sapatênis"


"Nasci" dentro do autódromo de Interlagos. Entre carros, mecânicos, equipes, corredores. O cheiro de borracha, combustível e óleo, o ruídos motores são lembranças muito fortes e emocionais em minha vida.

Nunca tive grana para ser parte da festa, mas me sentia feliz como comensal... pilotei kart prá caralho, pilotei (apenas uma ou outra vez) alguns outros veículos, fosse pelo coleguismo de algum mecânico ou profissional ou qualquer outro motivo.

Piloto kart até hoje (infelizmente muito pouco), quando sobra algum dinheiro que posso torrar na combustão de um motor, apenas pelo prazer.

Foda-se que é esporte de rico. É, e sempre será eternamente. Não vejo problema algum nisso.

Resumir a vida apenas numa luta de classes é um tédio.

Obs: Alguns pontos de vista são muito relativos; um sapatênis custa 10 vezes menos que o tênis de basquete de um rapper ostentação e são muito menos visados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguem curte f1?