Democracia em Vertigem

Autor Mensagem
Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Geralmente a arte tende à esquerda. O Oscar não seria diferente.


A arte tende a esquerda, mas o Oscar é evento burguês, né. Então não é totalmente verdade. Afinal nem sempre algo com pautas de esquerda vence.

-Dan
Veterano
# fev/20
· votar


Silspiders
A arte tende a esquerda, mas o Oscar é evento burguês, né. Então não é totalmente verdade. Afinal nem sempre algo com pautas de esquerda vence.

burgueses esquerdistas oras

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/20
· votar


burgueses esquerdistas

Pesquisas do Instituto Meuku de Estatísticas apontem que 78,9% da turma de esquerda é composta por burgueses e filhos de burgueses

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Não existe esquerda nos Estados Unidos, existem conservadores e progressistas.

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


Geralmente a arte tende à esquerda.

Ah claro, se desconsiderarmos o grosso de toda a arte produzida pelas civilizações, desde a arte rupestre, e considerarmos apenas a arte subversiva do sec XX, dá pra forçar essa barra com alguma ideologia política historicamente recente.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


entamoeba

E com o daddy Trump agora livre totalmente do impeachment (armado pela trapaceira Pelosi), agora é que comuna não se cria por lá. Rará!

-Dan
Veterano
# fev/20
· votar


brunohardrocker
Ah claro, se desconsiderarmos o grosso de toda a arte produzida pelas civilizações, desde a arte rupestre, e considerarmos apenas a arte subversiva do sec XX, dá pra forçar essa barra com alguma ideologia política historicamente recente.

O oscar não é rupestre. O capitão obvio pediu pra te falar que estou falando do mainstream.

-Dan
Veterano
# fev/20
· votar


brunohardrocker

Ou, se você assistisse o documentário, todo seu mimimi e butthurt iria sumir no ato. O documentário é extremamente enviesado pelo ptismo da diretora. Nítido do inicio ao fim e ela não tenta esconder.

Isso é tão sabido que nem é discutido. Só quem não viu mesmo pra ficar polemizando sobre isso.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


-Dan


Será que a Petra queria ser a Leni Riefenstahl do PT?

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


-Dan
O oscar não é rupestre. O capitão obvio pediu pra te falar que estou falando do mainstream.


?

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


-Dan
Ou, se você assistisse o documentário, todo seu mimimi e butthurt iria sumir no ato. O documentário é extremamente enviesado pelo ptismo da diretora. Nítido do inicio ao fim e ela não tenta esconder.
Isso é tão sabido que nem é discutido. Só quem não viu mesmo pra ficar polemizando sobre isso.


Não teci nenhuma crítica ao que desconheço, no caso o conteúdo do documentário. Só apontei a suspeição da autora ao fazê-lo.

No mais,vou pausar a participação no tópico e assim que assistir a esta fanfic, voltarei com meu parecer.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


brunohardrocker

O Dan acha que a bela e inocente arte rupestre não é boa o bastante para o mainstream. Ele foi bem esnobe, né? Empatia zero com os povos pre-históricos.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


voltarei com meu parecer.

Bruno, não precisa, mas se quiser... Só acho que é uma tortura para você. Jamais assistiria o MBL, nem se fosse indicado ao Oscar, coisa que nem em Júpiter aconteceria.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/20
· votar


/\
true, por isso nao vi e nem vou ver

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


Já me deram um spoiler de que tudo termina com a eleição do Biroliro. Parece ser uma petista produzindo a própria tragédia. Vou ver amanhã, com tempo.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


brunohardrocker

Pode assistir sem medo. É até engraçado (nesse ponto é preciso concordar com o Bial).

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Para uma imersão legítima na experiência, é importante despir-se de todo conhecimento prévio sobre o assunto, permitindo que a narrativa seja compreendida como uma posição autêntica.

Quem não fizer isso não entenderá se ela ganhar o Oscar.

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


entamoeba
despir-se de todo conhecimento prévio sobre o assunto,

Só assim pra embarcar de boa na viagem da dona Petra.

Quem não fizer isso não entenderá se ela ganhar o Oscar.

Sabe quem também ganhou ©Oscar®, mesmo que honorário? A Leni Riefenstahl. Se a Petra ganhar ficará faltando apenas ser também capa da revista Time. Torço por ela!!!!!

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Vou ver amanhã, com tempo.

Isso! Aí quando você mandar essas besteiras pelo menos poderá dizer que assistiu.

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


Vou ver amanhã, com tempo.


Já tem uma opinião ̶c̶o̶p̶i̶a̶d̶a̶ formada sobre o filme.

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

Acabei de assistir... tentarei ao máximo analisar de forma imparcial.

Minhas impressões:

1- Tecnicamente nada de especial. Documentário bem comum, sem preocupação artística com as imagens, iluminação e etc, o texto em geral achei bem "colegial", meio fraco, tem um tom dramático meio cansativo.

2- O roteiro é uma narrativa pessoal da ascensão da democracia até a eleição de Bolsonaro visto pela sua ótica pessoal. Entendo que para um público estrangeiro que não conheça a história brasileira seja até pertinente, mas para um brasileiro com certa instrução e cultura política é um pouco longo demais, se arrasta, repetitivo e por vezes cansativo. Dava prá tirar uns 20 minutos facinho.

3- O viés ideológico não me incomodou. Acho que ela têm direito de contar a história sob sua ótica. Porém ela repete alguns erros que me incomodam na esquerda brasileira:

a) Ela até faz a "mea culpa" que o PT deveria fazer. Mas, de forma muito amena e muito superficial. A incapacidade de reconhecer as cagadas, ou quando elas são inevitáveis querer dividir responsabilidades e culpas com os outros, é um dos maiores problemas do partido.

b) Sua visão é a mesma da grande massa de burgueses e intelectuais que rodeiam o partido, ligados por um romancismo, e têm uma visão sobre pobre, justiça, trabalho e luta de classes totalmente descolada da realidade. Esse povo, não fala a língua do povão, não sabe nada do povão. O povão fudido, desempregado, na fila do SUS tá pouco se fudendo para democracia e agendas identitárias.

c) Sua visão sobre sua mãe é totalmente romantizada. Eu até entendo, é mãe dela, não duvido que tenha sido uma boa mãe e lhe dado amor e pode ter sido educada ouvindo os delírios da burguesa que se achava guerrilheira, mas é surreal. Sua mãe foi uma burguesa que "queria ser guerrilheira" e a família deixou ela brincar de ser e bancou isso. Nunca foi torturada, nem nunca viveu na clandestinidade, vinham todo ano ao Brasil visitar parentes em Belo Horizonte.

d- As ligações de sua família com Juscelino e Aécio Neves, não são fortuitos como ela demonstra no documentário, são ligações próximas e intensas. Porra não é só "o primo do avô dela que casou com a mãe do Aécio"; o pai dela foi secretário de Estado do Aécio, caralho!

O avó dela foi 2 ou 3 vezes deputado estadual e mais umas 2 ou 3 federal. O tio da mãe dela foi líder do governo na Assembleia Legislativa no governo do Juscelino. A Andrade Gutierrez não fez obras em Brasília, mas fez para o governo do Juscelino.

Independente de ideologias, a Dilma sifudeu... foi presa, tomou porrada, foi torturada. Quem me conhece bem aqui sabe que vivi na ditadura militar, foi uma merda, e não aprovo nenhum tipo de governo totalitário e não aprovo tortura ou qualquer tipo de violência. Mas a mãe dela? Mano, a mãe dela tava nos EUA, brincando de extraditada (que não foi) e quando quis participar da guerrilha do Araguaia, o avó arrumou uma fazenda prá ela e o marido administrarem para "irem treinando" viver no mato. Tá de brincadeira?

Não gosto também quando o PT diz que foi golpe o impeachment da Dilma. Não que não tenha sido, mas é outra coisa que o PT têm que assumir que sifudeu, deu um tiro no pé. O do Collor não foi? É claro que não dá prá comparar o peso político tanto do governo como do impeachment do Collor com a Dilma, mas, foi a mesma merda. Além de que o PT pediu impeachment do Sarney, do Itamar e do FHC. Então, o "golpe" não é uma prerrogativa da direita.

Por último, a ligação da Andrade Gutierrez com TODOS os governos e esquemas de corrupção é imensa. Patrocinou ditadura, patrocinou ARENA, patrocinou UDN...

Ok, não foi ela quem roubou, ela têm direito de fazer seus filmes e expressar sua ideologia. Mas não lembro dela ter recusado a vida de burguesa, de viver fora do Brasil no melhor estilo "família banca", mesmo que esse dinheiro não seja muito limpo né?

Bom, finalizando, não é ruim, mas acho que para estar concorrendo ao Oscar o nível deve estar bem meia boca, ou existem interesses políticos na indicação, porque é fraquinho.

Drinho
Veterano
# fev/20
· votar


brunohardrocker

Nem perca tempo, não é questão de viés do documentário, todo mundo sabe que essa petra é lambe bolas de ladrão, é questão de mentira mesmo.

A dramatização é até bonita, você chega a ficar com pena de lula e sua gangue (é o objetivo), mas se prestar atenção no conteúdo verá que só tem mentira mesmo.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Acho que se toda "garota riquinha" se intelectualizasse e produzisse documentários que fogem da ordem midiática corporativista e burguesa, denunciando golpes, lawfare, escancarando tudo isso, estava de bom tamanho.

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


Lelo Mig

Excelente!

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


E, não deu para a nossa Leni Riefenstahl. Maior sorte na próxima.

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS – A diretora de American Factory, Julia Reichert, que saiu vencedora na categoria Melhor Documentário, conclamou Marx em seu discurso com um "trabalhadores do mundo: uni-vos".

https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1226711572049022977?ref_src=twsr c%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Etweet

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


LeandroP

Ela é irmã gêmea daquele careca ao lado?

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


LeandroP

Não venceu o "foi golpe", mas Marx (e Engels) estava lá, com sua obra mais impactante, O Manifesto Comunista.

Está bom para a direita?

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


Ainda não pude ver a fanfic, talvez hoje a noite.

Ah, fiquei sabendo que não ganhou o Oscar. Que pena.

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


trabalhadores do mundo: uni-vos

Amém!
O trabalho dignifica o homem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Democracia em Vertigem