Medicina ou engenharia da computação?

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19


Não é piada. Eu gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dessas duas carreiras. Qual tem um salário×estresse (custo×benefício) maior? Eu gosto de computação, mas até o tiozão que corta o meu cabelo tá me aconselhando a estudar pra passar em medicina.
O salário médio de um médico é de 10k por mês por 40h semanais. Acho que não vale a pena 6 anos de facul + 2 anos de especialização pra ganhar só isso.
Dissertem

Snakepit
Veterano
# mar/19 · Editado por: Snakepit
· votar


Nenhum médico ganha 10k por mês.

Já o pessoal da informática está passando fome.

Snakepit
Veterano
# mar/19 · Editado por: Snakepit
· votar


mas até o tiozão que corta o meu cabelo tá me aconselhando a estudar pra passar em medicina.

Quem faz medicina é pq gosta, não pq o tiozão do cabelo ta falando. Se tu não for apaixonado por medicina vai amarelar na metade. Tem que entrar com convicção.

Faça outra coisa.

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19
· votar


Snakepit
Nenhum médico ganha 10k por mês.

Ganha quanto então? Quem faz medicina é pq gosta, não pq o tiozão do cabelo ta falando. Se tu não for apaixonado por medicina vai amarelar na metade
Será?

Snakepit
Veterano
# mar/19 · Editado por: Snakepit
· votar


xmarhunterx
Ganha quanto então?

Só ganha perto dos 10k médico que passa o dia na clinica atendendo por plano de saúde, que se contenta em trabalhar pra alguma empresa ou não se especializa, e acho que nem assim. SUS paga 10k por 20 horas semanais.

Será?

Cara, ou voce tem a maior vontade de cortar pessoas e ver sangue ou vai cagar no meio da faculdade. Vai num necrotério passear pra ter uma ideia, sem zoeira, pq vai que vc goste (tem quem goste).

Se ficar na dúvida vc vai desistir da faculdade ou virar oftalmologista.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/19
· votar


Acho que não vale a pena 6 anos de facul + 2 anos de especialização pra ganhar só isso.

O que vale a pena é estudar 5 de engenharia da computação e virar Uber.

Mas se você for bom, em algo que nunca fez na vida e não tem experiência, sempre tem mercado.

entamoeba
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Snakepit
Quem faz medicina é pq gosta [de dinheiro]

Me arrependo de não ter feito.

Se você fizer qualquer coisa na área da informática, vai ter que se atualizar direto e, ainda assim, vai ter moleque que sabe mais que você aceitando trabalhar pela metade do que você ganha.

Médico pode ser ruim e acomodado que não ficará sem emprego.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/19
· votar


vontade de cortar pessoas
Se isso formasse médico eu não teria nenhuma dúvida do que iria fazer na vida. Entraria em medicina e seria maior que o Pitanguy.

Pra ser médico buraco é muito mais embaixo do que medinho de sangue.

xmarhunterx
Mas a questão é ... você tem brio?

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19
· votar


Viciado em Guarana
Mas a questão é ... você tem brio?
Creio que sim

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Duplo

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


O negócio é grana? Medicina.
Tem pavor de sangue? Informática.
Tudo bem se te encherem o saco a qualquer hora? Medicina.
Tudo bem se tudo que você aprendeu ano passado ficou fora de moda e agora o lance é mudar o framework? Informática.

sallqantay
Veterano
# mar/19
· votar


dinheiro rápido? Vendas

sallqantay
Veterano
# mar/19
· votar


Mas a questão é ... você tem brio?

Creio que sim

ou seja: nao tem

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19
· votar


Tudo bem se tudo que você aprendeu ano passado ficou fora de moda e agora o lance é mudar o framework? Informática.
JJJ
Framework é coisa de millenial newfag, faço tudo no C++ e se o chefe achar ruim, que vá à merda.

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19
· votar


sallqantay
dinheiro rápido? Vendas
Não quero pegar 10 anos de cadeia por tráfico de drogas

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


xmarhunterx
Framework é coisa de millenial newfag, faço tudo no C++ e se o chefe achar ruim, que vá à merda.

Concordo plenamente! Detesto framework! Mas o que tem de gente que defende...

Por mim, tudo em Java, puro, e um Delphi de vez em quando pra lembrar de como era legal programar.

TWT ICE
Veterano
# mar/19 · Editado por: TWT ICE
· votar


Se tu quer ganhar grana médico é o ideal, mas é uma carreira que exige aptidão.. se tu não gostar e for só pela grana vai continuar infeliz

entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar


TWT ICE
carreira que exige aptidão

Qual carreira não requer aptidão?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/19
· votar


Carreira de pó.

TWT ICE
Veterano
# mar/19
· votar


entamoeba
A maioria delas
Mas pensando aqui, tem médico que mal trabalha, não precisa ser pontual e ainda fica rico

Então acho que é uma boa ideia ser médico, pra mim não funciona pq sou sensível com sangue e essas paradas.. infelizmente

entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar


Que bom que a saúde de vocês está em dia! Se vocês estivesses visitando médicos com certa frequência, notariam que não há nada demais no que a maioria deles faz. Medicina não é que nem em House ou Grey's Anatomy, tá ok?

Tem um ou outro que é cirurgião e pega só pedreira, os demais são profissionais comuns. Boa parte só fez medicina por motivos sócio-econômicos.

entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar


TWT ICE
pq sou sensível com sangue e essas paradas

Quem não tem nojo de bosta? Mas aí o sujeito vira pai ou mãe e encara trocar fraldas numa boa.

Depois, médico só precisa ver sangue na faculdade. Depois se especializa em psiquiatria, por exemplo, ou vai fazer medicina do trabalho...

Lelo Mig
Membro
# mar/19
· votar


Mais um médico sem vocação na praça.

sallqantay
Veterano
# mar/19
· votar


psiquiatria

sociopata

medicina do trabalho

vagabundo/comunista

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/19
· votar


Lelo Mig

Mais um médico sem vocação na praça.

o/

malucobeleza666
Veterano
# mar/19 · Editado por: malucobeleza666
· votar


xmarhunterx
Qual tem um salário×estresse (custo×benefício) maior?

Com 6 anos de graduação, o menor salário que tu vai ter na carreira de medicina é por exemplo no Mais Médicos, onde o salário é de quase 12k; menos que isso só se tu quiser trabalhar só 20h. A grande questão de medicina é que, na minha opinião, tu tem que estar disposto a doar sua vida, ter tesão para sempre querer ser melhor; não é fácil trabalhar com vidas, paciente com x problema e tu não ter conhecimento/experiência suficiente para resolver o problema da melhor maneira possível pelo menor custo. Medicinina não tá precisando de gente vagabunda igual vejo aos montes na faculdade não; precisa de gente com sangue no olho, que realmente queira fazer a diferença e que realmente queira estudar; isso é a vocação do médico.


Acho que não vale a pena 6 anos de facul + 2 anos de especialização pra ganhar só isso.

Antes fosse só isso. Poucas especialidades são diretas, ou seja, não precisam de uma especialidade básica antes; na maioria das vezes, exceto por dinheiro, tu só vai começar a se realizar profissionalmente com 10 a 11 anos de estudo: 6 de graduação, 2 de especialidade básica e mais 2 a 3 da especialidade de verdade. Ex: Pra tu ser onco, cardio, nefro, infecto, pneumo, e zilhoes de outras especialidades, tu precisa primeiro graduar, fazer 2 anos de clínica médica e mais 2 a 3 da especialidade, ou seja, é tempo...Por isso essa porra não é pra qualquer um não, tem que querer estudar. Quando tu vai pra área cirúrgica, é a mesma coisa; teoricamente com 2 anos de Cirurgia Geral cê já estaria realizado, mas na prática saporra é só cirurgia de abdôme, e tu vai querer se aventurar em outras coisas, aí lá vai mais 3 anos (Cirurgia do trauma, vascular, etc, etc). E residência é trampo, tu vira um escravo do governo; Maioria delas passa fácil 80h semanais, principalmente as que são focadas muito em processo manual, tipo cirurgia geral, que tu fica bom quanto mais tu faz a parada.

E ainda tem as provas de residência, que são bem difíceis dependendo da especialidade que tu quiser por causa de concorrência.

pq sou sensível com sangue e essas paradas

Esse vai ser seu menor dos problemas, acredite....Com uns 3 vasovagal que tu tiver, se tu realmente for sensível, tu cria resistência, relaxa...depois vai estar vendo jato de sangue jorrando e comendo pão de queijo. E medicina é muito mais que sangue e cheiro ruim; isso tu vai ver se quiser seguir área cirúrgica/patologia/ for curioso; mesmo durante a graduação tu nunca vai ser obrigado a mexer com esse tipo de coisa.

Depois, médico só precisa ver sangue na faculdade.

Tipo isso. Mas seguindo área clínica tu vai ter que fazer uns procedimento ou outro que mexe com sangue sim, tipo gasometria(principalmente a femoral) se tu for trabalhar em Pronto Socorro por exemplo, mas isso é tranquilo até pra quem é sensível. Mesmo na faculdade tu nunca vai ser obrigado a mexer com sangue demais, sempre tu vai ter uma alternativa.

A vocação que tu tem que ter pra Medicina é tesão pela parada, e disponibilidade de sacrificar boa parte da tua vida por isso, o resto tu resolve.
Não dá pra querer ser baladeiro/ ficar tirando muito tempo pra outras coisas e ainda querer ser bom não, simplesmente não dá. Agora se quiser só ganhar dinheiro, levar a carreira nas coxas, sem ambição e tesão nenhum, sem especialidade/alguma especialidade direta dá, mas pode ter certeza que tu nunca vai conseguir fazer o melhor que tu poderia pelo paciente; eu não conseguiria viver com isso na mente nem fudendo.



Que bom que a saúde de vocês está em dia! Se vocês estivesses visitando médicos com certa frequência, notariam que não há nada demais no que a maioria deles faz. Medicina não é que nem em House ou Grey's Anatomy, tá ok?

Tem um ou outro que é cirurgião e pega só pedreira, os demais são profissionais comuns. Boa parte só fez medicina por motivos sócio-econômicos.


Em porta de Atenção Básica não tem nada demais mesmo não, agora quando começa a mexer com subespecialidades o buraco é bem mais embaixo; não é qualquer zé ruela que vira Nefro, Pneumo, Cardio etc não, cara. Quando cê vai pra internação, sala vermelha, então, é tenso; discussão de caso com vários profissionais bons, vários tratamentos possíveis e para achar o melhor caminho é uma arte. E mesmo esses atendimentos mais básicos, são bem complexos se fossem feitos direitos, com exame físico feito direito(Médico hoje que sabe fazer exame físico bem feito é raro).

E não sei a pira que cês tem com cirurgia; área clínica demanda raciocínio e conhecimento, ao passo que cirurgia é muito faz e repete e habilidade manual treinada à exaustão; nego vai no consultório por causa de dor de garganta e Triglicerídeo alto e acha que medicina clínica é isso.

Svensk
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: Svensk
· votar


Posso dizer que conheço de perto os dois cursos. Seja lá qual você escolher, saiba que vai sofrer se não gosta ou se não está acostumado(a) a estudar (muito). Sou estudante de engenharia e o pessoal de computação parece bem feliz. O pessoal de medicina também gosta. São cursos com propostas muito diferentes e o melhor é aquele que casa melhor com sua personalidade. Você tem problemas para lidar com cadáveres e sangue e seres humanos? Se tiver, Med. Não é uma boa. Você odeia cálculo é lógica (códigos lógicos)? Então talvez engenharia de computação possa não ser a sua praia. Sobre o mercado e a remuneração, pela minha experiência, tanto faz. Se você fizer uma faculdade boa e sair sabendo aquilo que deveria para a sua carreira, pode se dar bem em qualquer uma das áreas. Em média os médicos ganham melhor, mas trabalham mais. O engenheiro de computação tem a vantagem de ganhar um salário alto trabalhando 8hrs por dia ou virar escrevo de uma Google da vida, mas ganhar um salário super alto. Ah, para engenharia de computação é imprescindível o domínio do inglês. Se tu não gosta de línguas ou se não quer aprender, nem começa o curso.

Em cidade grande e empresa de médio/grande porte:
...................Médico x Engenheiro Comp.
Salário base 6.900 x 5.600
Salário médio 10.500x 8.500
Salário top* 13.000x20.000


*exceto alguns tipos de médico como donos de clínicas e cargos de chefia que não tem mais a denominação de “médico”

O salário do médico não costuma evoluir muito durante a vida é o pessoal da área de computação costuma ficar f%dido durante a vida, mas alguns ganham bem.

sallqantay
Veterano
# mar/19 · Editado por: sallqantay
· votar


disponibilidade de sacrificar boa parte da tua vida por isso

tu nunca vai conseguir fazer o melhor que tu poderia pelo paciente; eu não conseguiria viver com isso na mente nem fudendo.

se liga, isso vale para tudo na vida, médico não é herói, é mais um trabalhador como qualquer outro

esse blablabla é marketing pessoal de merda. Veio aqui vender curso de coach para médicos?

VAZA

Snakepit
Veterano
# mar/19
· votar


...................Médico x Engenheiro Comp.
Salário base 6.900 x 5.600
Salário médio 10.500x 8.500
Salário top* 13.000x20.000


Vc está bem errado nisso aqui.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/19
· votar


A grande questão de medicina é que, na minha opinião, tu tem que estar disposto a doar sua vida, ter tesão para sempre querer ser melhor; não é fácil trabalhar com vidas, paciente com x problema e tu não ter conhecimento/experiência suficiente para resolver o problema da melhor maneira possível pelo menor custo

Eu não entendo essa romantização que fazem com médico. Qualquer bom profissional, de qualquer área, vai se sentir inseguro em algum momento da carreira e vai ter que estudar de forma contínua, a única diferença é que médico faz isso ganhando 20 mil por mês. E a maioria dos médicos nem lida necessariamente com emergências e gente morimbunda.

Negócio de sangue aí você acostuma, só parece o fim do mundo pra quem nunca lidou com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Medicina ou engenharia da computação?