Sobre engenharia da computação

    Autor Mensagem
    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/18


    Com minha recente volta ao mundo do TI estou cogitando escolher uma facul sobre a área, e estou pensando em escolher o curso de engenharia da computação.
    Alguém daqui é formado nisso? Como tá o mercado? Qual a diferença entre engenharia e ciências da computação? E por fim, vocês gostam de trabalhar nessa área.
    Forte abraço e Feliz ano novo pra todo mundo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Tira a sorte no palitinho.
    Escolher uma e entra.

    Mas primeiro tem que passar no vestibular né.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Viciado em Guarana
    Tira a sorte no palitinho.
    É tudo igual mesmo? Achei que por ser engenharia, seria mais difícil arrumar emprego (já que o mercado de engenharia tá muito saturado)
    Mas primeiro tem que passar no vestibular né.
    Já tô estudando pra isso

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    xmarhunterx
    Quando eu cursei a diferença entre Análise de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação era que apesar de ter várias disciplinas em comum, cada um tinha um direcionamento com matérias mais específicas. Engenharia é voltada para hardware e parte elétrica, Ciência é voltado para algoritmos e uso do processador e Análise tem disciplinas sobre o processo de construção de sistemas (além de administração e economia).

    Se quer ser programador, acho que Ciência é melhor.
    Se quer ser a pessoa do processo (que faz análise, gerencia recursos, etc) vai para Análise.
    Se o hardware te interessa mais, Engenharia.

    Gansinho
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    xmarhunterx
    Se quiser ser programador, acho que é melhor Ciência. Engenharia da Computação é bastante "acadêmico" pra mim. Sistemas de Informação tem o foco maior no mercado e menos na parte acadêmica.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/19
    · votar


    Não existe mercado pra nada, cara. Depende quem você conhece, o resto é besteira.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/19 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    CC é sub-área da matemágica, sendo o único curso digno de meu respeito.

    Mas não cometa o erro de fazer disciplinas de programação na faculdade, isso tu aprende fazendo e lendo documentação. Na faculdade tu tem que ir pra aprender teoria dos tipos, grafos, linguagens formais, etc.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    aprende inglês e deduza as parada logicamente

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Insufferable Bear
    Mas não cometa o erro de fazer disciplinas de programação na faculdade, isso tu aprende fazendo e lendo documentação. Na faculdade tu tem que ir pra aprender teoria dos tipos, grafos, linguagens formais, etc.
    Então vou estudar filosofia na federal e provar que o Lula é inocente

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    xmarhunterx
    Faz qualquer uma, cara!
    Você só vai ter noção mesmo quando tu estiver no curso.

    Sobre o mercado é o que o Teru falou, sempre ouça ele quando ele falar de mercado, trabalho e concreto, ignore veementemente o que ele disser sobre o lula.
    E não dê ouvidos ao scrut, nunca dê ouvidos ao scrut sobre nada. Se ele mandar você estudar então vagabundeie.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/19
    · votar


    E não dê ouvidos ao scrut, nunca dê ouvidos ao scrut sobre nada. Se ele mandar você estudar então vagabundeie.
    Isso é recalque, nunca ouça o Viciado em Guarana, ele é viciado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Não dá futuro.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    xmarhunterx

    Tenho uma amiga formada em T.I que esta bastante bem, profissional e financeiramente.

    (atua principalmente na área bancária. Fazendo o que? Não sei! Não manjo picas dessa área).

    Skider
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Cara, T.I tanto faz sua formação. O que vai alavancar sua carreira são certificações e contatos.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    xmarhunterx
    Se você já tem o minimo de intimidade com TI, então vai fundo. Não adianta querer fazer uma faculdade de TI(que literalmente é só para ser diplomado, porque não ensina nada direito) achando que vai aprender a fazer tudo do 0.

    Black Fire
    Não existe mercado pra nada, cara. Depende quem você conhece, o resto é besteira.

    Isso é verdade para qualquer área. Me lembro de um episodio que aconteceu um tempo atrás. Eu fui fazer uma entrevista para um cargo muito interessante. O detalhe é que foi divulgado em todo tipo de site de vaga de emprego, mas só chamaram uns 10 indicados que não se candidataram em nenhum site.
    Chegando lá era todo mundo amigo de alguém, incluindo eu.

    JJJ
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Meteu "Engenharia" no nome do curso, já sabe que vai rolar uns Cálculos e Físicas "bacanas"... Se não gosta ou não tem jeito pra coisa, fuja!!!

    Pra quem é chegado numa teoria: Análise de Sistemas.

    Pra quem é escovador de bits e gosta mesmo é de programar (meu caso): Ciência da Computação.

    Em qualquer caso, é bom ver o programa do curso, pra ter certeza; até porque tem faculdade que pode botar um nome qualquer e seguir uma linha diferente.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    certificações
    Não

    contatos
    Sim

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    JJJ
    Meteu "Engenharia" no nome do curso

    Me parece que essa tem sido uma escolha bem arbitrária.

    Tive um professor (que não era pouca bosta, não!) que dizia que engenharia era a ciência aplicada da física. Essa definição não me agrada, já que as engenharias são formações muito mais voltadas à técnica do que à ciência.

    Só podemos falar em engenharia agronômica, engenharia genética e engenharia florestal, por exemplo, porque há uma acepção que contempla as áreas projetuais baseadas em ciência.

    O caso é que a partir dessa premissa, deveríamos nos referir à arquitetura como "engenharia arquitetônica", à pedagogia como "engenharia pedagógica", à publicidade como "engenharia da comunicação" etc.

    Buja
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Ainda que eu falasse a lingua dos homens,
    E falasse a lingua dos anjos,
    Sem QI eu nada seria.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    entamoeba
    Tive um professor (que não era pouca bosta, não!) que dizia que engenharia era a ciência aplicada da física. Essa definição não me agrada, já que as engenharias são formações muito mais voltadas à técnica do que à ciência.

    o seu prof usava a seguinte igualdade, que vc não vê apesar de toda sua linguagem burilada (mas oca)

    técnica = ciência aplicada

    vbsilveira
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    comecei analise e desenv. de sistemas, fiz 3 periodos e meio e parei, TI definitivamente nao é minha área.
    tudo q ce aprende voltado pra parte técnica(desenvolvimento, banco de dados) vc aprende com qqr canal de tutorial no youtube e nao precisa pagar facul pra isso.
    se vc quer só o diploma, estude na internet e depois faça a facul já sabendo programar o básico(html javascript C# php), q o resto ce tira de letra...

    de mercado, pelo tempo q estive na área, uns 5 anos, é peixe grande concorrendo vaga de peixe pequeno, é engenheiro e técnologo concorrendo pra vaga de suporte nivel I, crise pegou geral, e sem indicação ce num consegue nada de bom, por isso desisti da area

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    sallqantay
    o seu prof usava a seguinte igualdade, que vc não vê

    Claro que via, só discordo da igualdade. A técnica visa o emprego da ciência para fins práticos, a ciência aplicada visa descobertas específicas (em contraposição à ciência básica).

    linguagem burilada (mas oca)

    Talvez passe essa impressão para gente limitada.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: sallqantay
    · votar


    entamoeba

    e como se faz ciência básica sem descobertas específicas/práticas? Resultado empírico não brota do papel. A prática científica é fazer teoria e testar elas

    acho que esse prof te deu bomba e vc ficou recalcado

    john s mill
    Membro
    # jan/19
    · votar


    eu tenho formação em eng da computação, mas fui pra gerenciamento de projetos ao invés da área técnica.

    eng da computação aqui tu se fode mais para chegar praticamente no mesmo resultado no geral - tem mais matéria técnica, mais tempo de formação, pode pagar um conselho mais caro e vai ter um salário similar.

    aqui em floripa não faz muita diferença no mercado de trabalho se tu fez eng. da computação, cc, análise de sistemas. Em geral se pede mais uma formação na área somente - exceto telefonia que já vi pedindo especificamente engenharia para desenvolvimento baixo nível.

    como falaram aí no fundo o que mais vai importar é o trabalho que você vai fazer fora da faculdade: treinamento solo, certificações, cursos mais específicos, experiências de trabalho anteriores do que a faculdade em si, só que ainda é relevante ter alguma formação superior na área para o mercado de trabalho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre engenharia da computação