Autor |
Mensagem |
ProgVacas Membro Novato |
# nov/22 · Editado por: ProgVacas
· votar
E o Wanton sabe que no vídeo em questão nazistas foram filmados, tem certeza disso, ele não nega a existência dessa gente e sabe que todos os nazistas brasileiros são bolsonaristas.
Já você, em todas as ocasiões, negou que as pessoas que foram flagradas apitando para a matilha eram nazistas. Sabe quem nega assim, até quando a coisa é tão escancarada como é o caso? Os próprios nazistas.
Mas você não é nazista. Sua carência é outra.
|
# nov/22
· votar
Você acha que é coisinha de filme, porque não consegue ir além. Comporta-se como aquele mano que assiste um filme junto, vê o carro explodindo depois de uma colisão e comenta é tudo mentira achando que foi super relevante, manja? É tudo mentira. Até mesmo a realidade.
Verdade é a mamadeira de piroca, que o Alexandre de Moraes foi preso, que o Aécio vai assumir no lugar do Alckimin...
|
brunohardrocker Veterano |
# nov/22
· votar
ProgVacas
existem nazistas
Abismo
eram nazistas
Já você em todas as ocasiões negou que as pessoas que foram flagradas apitando para a matilha eram nazistas.
É só não vir com maluquice. Copie e cole aqui as apreensões que a PF e a PC fazem de grupos neonazi. Com todos os elementos comprobatórios que eles encontram. Vai ver se eu vou negar.
|
# nov/22
· votar
brunohardrocker
Isso significa que não importa qualquer fato, importa o que se acha sobre aquilo! Importa o que se cria na própria cabeça!
Não foi nesse sentido que ele disse a coisa. Isso é a sua estrita interpretação programada pelo ciclo negacionista onde você se meteu. Lamentável a sua incapacidade de sair dele.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# nov/22
· votar
Você precisa ser um clássico racista, para em um dia de fúria, cometer uma injúria racial? Então, acho que é sobre isso...
|
· votar
brunohardrocker
Copie e cole aqui as apreensões que a PF e a PC fazem de grupos neonazi.
Acho honestamente que você está blefando, que se eu procurar encontro facilmente, mas não é por essa via que eu vou. Sei muito bem que a manutenção de uma sociedade clandestina passa por manipulação da justiça e desvio da Lei e que uma das premissas é não ser descoberta. E se ocorrer o que se considera uma exceção, o flagrante, a irmandade prevalece e ninguém abre a boca.
Como já disseram aí, você não junta lé com cré, Bruno.
|
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
Jonas, quem comete injúria racial, independente de estar em um dia de fúria ou não, é racista. O quanto é envolvido a gente não sabe, se é daqueles que vestem farda e mata preto na favela, ou daqueles que não entram em elevador junto com preto ou, além disso, pedem para o preto se retirar.
|
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
Pare de alimentar o petismo maluco.
|
# nov/22
· votar
ProgVacas Jonas, quem comete injúria racial, independente de estar em um dia de fúria ou não, é racista.
então um preto que cometer uma injúria racial contra um branco é racista? ou até mesmo contra outro preto? A não ser que vc esteja falando que todos nós sejamos em maior ou menor grau racistas devido ao meio e ao nosso grau de consciência sobre o tema...
até por isso eu disse "clássico racista", para diferenciar aquele que talvez tenha os seus preconceitos mais contidos talvez até inconscientemente daquele que expõe abertamente seu racismo...
|
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
Não existe racismo reverso.
|
# nov/22
· votar
Sim, eu sou maluco mesmo.
Discuto com uma pessoa que daqui a pouco vai negar o Holocausto e outra que apela para o racismo reverso.
Não tem outra explicação. Sou maluco.
|
# nov/22
· votar
ProgVacas Não existe racismo reverso.
racismo reverso não, justamente por isso que uma injúria racial cometida contra um branco nao configuraria a pessoa como racista
|
· votar
Sacaram o requinte, como é chique: um clássico racista.
Puta merda.
|
# nov/22
· votar
ProgVacas acho que vc não está entendendo o que eu quero dizer... leia com mais calma
|
# nov/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Progvacas Vou dar um exemplo pra vc:
Minha vó materna, soteropolitana, casou com um filho de italianos. Ela acabou pegando alguns maneirismos e gírias da sogra e do sogro e de sua mãe também (minha bisavó). Minha bisavó, mãe da minha avó era parda, e minha bisavó mãe do meu avô era branca.
Daí ela começou a repetir alguns xingamentos em italiano como "cazzo" e "vafan culo" e falar algumas expressões como "não sou nega macriada pra branco". Fora isso, nunca vi ela demonstrar nenhum tipo de desprezo por pessoas de qqr etnia, pelo contrário, ela sempre teve o costume de ser muito hospitaleira para com todos.
E aí, por causa de uma ou outra expressão racista que ela usou (provavelmente sem nem entender direito a expressão ou o seu contexto) você classificaria minha vó como racista?
exemplo 2: eu, até recentemente, não sabia que "criado mudo" era uma expressão advinda do racismo, quando soube, parei de usá-la
|
makumbator Moderador
![Melhor Performance Baixo / Outros Instrumentos / Arranjo / Collab](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# nov/22 · Editado por: makumbator
· votar
Jonas Kahnwald
É controversa essa história de origem do termo criado mudo. Não se tem absoluta certeza da origem. Pode usar o termo que a mobília não vai se ofender e nem vc vai ganhar carteirinha da KKK. .
A origem do criado mudo pode ter vindo do dumbwaiter do inglês, que não tem relação com escravidão.
|
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
Cara, racismo e injúria racial são mesmo tipos diferentes de crimes, ambos cometidos por racistas.
|
# nov/22
· votar
Não é a limitação da lei que tipifica, mas a concepção do indivíduo. Em qual grau só as atitudes demonstrarão.
|
# nov/22
· votar
ProgVacas Então minha vó seria considerada racista por vc?
|
makumbator Moderador
![Melhor Performance Baixo / Outros Instrumentos / Arranjo / Collab](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
Vc se considera um racista por ter usado no passado alguma expressão hoje “proibida”, mas que era de uso corrente antes?
Não julguem as pessoas do passado com os olhos de hoje. Não é justo.
|
Wanton Veterano |
# nov/22
· votar
brunohardrocker Isso significa que não importa qualquer fato, importa o que se acha sobre aquilo!
Puta merda! É impressionante a sua incapacidade de entender as coisas.
Conhece as críticas ao positivismo? Conhece o conceito de falibilismo? Faz ideia de como a verdade é tratada na epistemologia contemporânea?
Não interessa culpar individualmente qualquer um ali, porque não há provas. Prova é balela do direito, não tem cientificidade. Fenômenos culturais não se manifestam assim.
Tua cabeça é a de quem assiste muita série policial, mas não entende porra nenhuma de ciência. Não estamos procurando individualizar o problema e procurar culpados para pôr em cana, estamos observando um fenômeno coletivo multifacetado. Você é muito burrinho para lidar com isso.
|
# nov/22
· votar
makumbator Então, é aquilo que eu disse pro progvacas, todos nós, por estarmos num meio estruturalmente racista, carregamos conosco traços do racismo, em maior ou menor grau... Porém não me considero um racista pq não propagou isso, não me considero nem superior e nem inferior a ninguém, e procuro demonstrar empatia com quem sofre com ele
|
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald
A discussão tinha foco na imputação de nazismo ao braço estendido à bandeira brasileira, tocando o hino nacional brasileiro. Viu o que tu fez com a discussão? Daqui a pouco o ProgVacas vai invocar que alguém aqui negou o holocausto.
|
Wanton Veterano |
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald Então minha vó seria considerada racista por vc?
Se ela usa expressões racistas, ela reproduz racismo. Não é preciso ter consciência disso para contribuir com a prática. Por outro lado, não cabe fazer juízos morais, muito menos individualizar ou judicializar o caso.
A gente tende a pôr a lei acima dos fenômenos sociais. A lei é posterior ao fenômeno e não dá conta de todo fenômeno. Nem todo racismo é crime, assim como nem toda injúria racial é racista (duvida? Veja o que diz a lei).
|
# nov/22
· votar
Wanton Não interessa culpar individualmente qualquer um ali, porque não há provas. Prova é balela do direito
Bicho, vocês aí, não importa. Vocês não levantaram a bola sobre nada. Quem levantou a bola foram 2 colunistas da Globo que fizeram uma matéria sobre um video. É SIM uma discussão sobre direito. É SIM para o bico de pessoas comuns. Porque são elas que estão sendo usadas e são o alvo da acusação.
não entende porra nenhuma de ciência.
O que é científico nesta alegação?
Não estamos procurando individualizar o problema e procurar culpados para pôr em cana, estamos observando um fenômeno coletivo multifacetado
Estão ideologizando, fabricando conteúdo para pregar depois. E desconsideram completamente a seriedade da acusação dentro do mundo real.
|
# nov/22
· votar
Wanton Se ela usa expressões racistas, ela reproduz racismo. Então, mas é essa a diferenciação que eu estou fazendo aqui. Há quem o reproduza sem consciência e sem a maldade que um "clássico racista" como eu disse antes: todos carregamos traços do racismo estrutural, cabe a nós nos conscientizar, ser humildes e aprender para não reproduzir mais.
Eu com certeza já reproduzi racismo, principalmente quando mais jovem, com piadas, preconceitos, e etc. Mas não me orgulho disso, não repito o que aprendi ser errado, e ainda assim posso acabar reproduzindo racismo pontualmente em alguma ocasião futura... Então eu sou racista? Você pode garantir que nunca irá reproduzir racismo, nunca reproduziu? Esse é o ponto mano...
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# nov/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Jonas Kahnwald
Cara, você é cristão, certo? Não sei como os TJs lidam com isso, mas existe a questão dos gentios para os cristãos que varia bastante de religião para religião, mas em muitas (de forma bem simples e resumida):
"os que nunca ouviram falar em Deus e não conhecem a palavra, serão julgados, condenados ou absolvidos segundo a sua própria conduta"
E que, o grau de conhecimento de uma pessoa sobre "a existência de um pecado", fará diferença em seu julgamento; no sentido de ser mais brando ou mais severo.
Ainda que eu seja ateu, uso essa lógica cristã.
O que quero dizer com isso? Que, eu por exemplo, que sou bem mais velho que a maioria aqui e possuía células racistas nas gerações anteriores da família, aprendi e usei expressões racistas por boa parte de minha infância (amanhã é dia de branco, serviço de preto e etc.), sem saber que eram racistas. Conforme fui crescendo "juntando lé com cré" e percebendo que eram referências pejorativas ao povo preto, eu fui abolindo de meu vocabulário.
Entendeu?
Na minha lógica sua avó, que você diz que não era racista (então eu acredito), não era racista, mas difundiu indiretamente o racismo, assim como eu também o fiz quando criança.
|
# nov/22
· votar
Lelo Mig Que, eu por exemplo, que sou bem mais velho que a maioria aqui e possuía células racistas nas gerações anteriores da família, aprendi e usei expressões racistas por boa parte de minha infância (amanhã é dia de branco, serviço de preto e etc.), sem saber que eram racistas. Conforme fui crescendo "juntando lé com cré" e percebendo que eram referências pejorativas ao povo preto, eu fui abolindo de meu vocabulário.
Mas é isso mesmo que eu quero dizer, minha vó reproduzia essas coisas pq não percebia que era errado, e nós aceitavamos pq tbm não tinhamos consciência do erro. Recentemente algumas edições d'A Sentinela nos alertaram para fazermos uma auto análise sincera e ver se não tínhamos traços de preconceito em nosso modo de agir falar e pensar, dando também alguns exemplos do que alguns irmãos diziam e não percebiam que era errado.
Por isso que quando eu usei a expressão "racista clássico" eu estava me referindo às pessoas que sabem o que estão falando, sabem que estão sendo racistas e não estão nem aí, não tem empatia para refletir e mudar. Já a maioria das pessoas acaba reproduzindo mesmo o racismo, sem se dar conta disso. Há uma grande diferença entre ambos, ainda que talvez, para alçguém que sofra com esse racismo, não haja tanta assim.... na hora em que o racismo se reproduz, por exemplo
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# nov/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Jonas Kahnwald
Prá quem sofre o racismo não há diferença no momento presente, mas a partir do momento que nos conscientizamos e vamos abolindo de nossas ações, estamos contribuindo para que, no futuro, haja menos preconceito.
Não vejo problema em ter cometido erros e estar me esforçando para eliminar alguns e ajudando outros a minha volta, não sou perfeito, procuro ser melhor.
Tenho mesmo é desconfiança de quem se acha muito correto e sem máculas, gente que se acha muito "do bem". Esses sim acho muito estranhos.
|
Wanton Veterano |
# nov/22
· votar
Jonas Kahnwald Então eu sou racista?
Às vezes, nos preocupamos demais com o que somos. O racista contumaz não é racista quando está comendo um pudim. A gente diz que ele é racista porque ele tem um padrão de comportamento em dadas situações. Podem ser padrões de fala, de pensamento, de atitude. Isso, no âmbito do sujeito.
O racismo como fenômeno cultural é exterior aos indivíduos. São hábitos compartilhados no andar da cultura, que passam batidos, sem serem examinados. Às vezes reproduzimos coisas cruéis só porque elas parecem divertidas. Todo mundo aprecia a zoeira, né? Aí, um dia você ouviu e achou engraçado quando disseram "lugar de mulher é na cozinha". Quando teve chances, você repetiu. Sem saber que existe algo bastante nocivo que se chama machismo, essa parece só mais uma zoeira inofensiva. Mas quando te informam que a tal da fala faz parte de algo maior, que é bastante nocivo às mulheres, você ganha a oportunidade de questionar o que está reproduzindo.
Quando você pergunta "eu sou racista?" o que você quer saber é se você deve se sentir culpado por algo que faz ou já fez? O racismo permeia a todos. A estrutura social da maneira como está nos conduz ao racismo. Não adianta se culpar por ter mais medo de um cara preto do que de um cara branco, quando sabemos que nos lugares perigosos há mais negros e nos lugares seguros há mais brancos.
|