Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

renatocaster
Mas em 2018 o Bozo não foi eleito só através desse curral de bolsominions. Um grande bloco de eleitores votou nele para justificar o tal do "voto útil", que já não queria mais a permanência do PT de forma alguma.

É o que eu insisto aqui desde 01/01/2019.
A responsabilidade pela eleição do bozo também é de quem colocou o PT no segundo turno pela 5ª vez seguida em 5 eleições. Não existe autocrítica quando se toca nisso. Não se coloca o mesmo analfabetismo político político que se atribui aos outros, a quem fez isso.

Daí não importa mais nada. Se deu o voto útil, é bolsominion. Se votou, é porque está incluso em todo o pacote de atribuições.

renatocaster
Moderador
# jan/21
· votar

brunohardrocker

A responsabilidade pela eleição do bozo também é de quem colocou o PT no segundo turno pela 5ª vez seguida em 5 eleições. Não existe autocrítica quando se toca nisso.

Sim, a essa altura eu acho que deveria existir essa autocrítica. Abrir mão de certas convicções em algum momento se faz necessário.

Daí não importa mais nada. Se deu o voto útil, é bolsominion. Se votou, é porque está incluso em todo o pacote de atribuições.

Acho que isso tem mais a ver com o que representa o "pacote Bozo" e da total ciência que a maioria tinha sobre quem era ele de fato. Hoje eu enxergo isso um pouco diferente. Ele de fato é um genocida, fascista e outras coisas mais que lhe cabem, mas nem todo mundo que votou nele representa isso.

Soa injusto, é verdade, hoje eu não acho correto e não concordo com essa atribuição, mas para muitos outros acaba não tendo como evitar, pq pra eles o que importa foi a ação prática de votar no Bozo o levando à presidência de fato, independente dos critérios.

Lelo Mig
Membro
# jan/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar

renatocaster

Acontece que este bloco dos crentes e pseudo conservadores é grande e unido o suficiente, se o outro lado dispersar. Bolsonaro iniciou o ano com 40% de aprovação (altíssima) se os outros 60% se dividirem entre 2 candidatos, por exemplo, já seria o suficiente para ele vencer fácil.

Claro que até o final de seu mandato sua aprovação ainda deverá cair, mas o que acho hoje, observando (posso estar errado) é que uma parte de seu eleitorado é fechado com ele, faça ele o que fizer.

Se esse eleitorado for um percentual baixo, sem problemas, mas se mantendo nestes 30-40%, a coisa fica complicada prá próxima eleição.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

Lelo Mig
40% de aprovação (altíssima) se os outros 60%

A estatística é fundamental. Pronto, fiz a social e carimbei meu apreço por ela.
Agora vamos falar sobre os institutos. São os mesmos que "chegaram perto" do resultado das eleições?

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

Bruno, sinceramente, não entendi muito o que você quis dizer ou onde quer chegar. (de verdade, não entendi).

Mas, se você se refere ao IBOPE, Data Folha e etc., vou te dizer uma coisa muito seriamente e desvinculado de qualquer interesse.

Desde que me conheço por gente vejo candidatos reclamando destas pesquisas. Que a amostragem é pouca e segmentada, que existem interesses e manipulação por trás dos números, que são apresentados para direcionar o eleitor e etc.

Mas, te digo uma coisa: NUNCA vi erro nestas pesquisas. Com exceção de uma ou outra virada aos 45 do segundo tempo (e ainda poucas) que escaparam a última pesquisa, no geral eles sempre acertam.

Lembro que nessa última eleição o IBOPE colocava o Bozo em primeiro perto dos 30% e Haddad em segundo perto dos 20% (claro que não lembro os números exatos e nem fui procurar)... neste primeiro turno a única surpresa foi o Amoedo, que acabou tendo mais votos e subiu no rank ficando a frente inclusive de nomes tradicionais como a Marina. (e acho que muita gente que votou no Amoedo decidiu de frente da urna).

E no segundo turno Bolsonaro tinha mais de 55% e Haddad quase 40%. (novamente não lembro os números exatos).

Então, respondendo a sua pergunta:

"São os mesmos que "chegaram perto" do resultado das eleições?"

Sim! Não vejo nenhum "erro" dos institutos com relação a eleição presidencial de 2018.

Então, não vou dizer que não exista uma "conspiração" da imprensa e destes orgãos na tentativa de manipular as eleições, induzir o voto, mas isso se dá muito ao longo dos anos.

Ou seja, se formos considerar a manipulação, poderíamos supor e relativizar que o Bolsonaro foi eleito pela massiva campanha da mídia em demonizar o PT, enaltecer a Lava Jato e desqualificar a Dilma e o Lulla. (veja bem, não confunda as coisas, não estou dizendo que o PT, Lula e Dilma são inocentes), estou apenas mostrando que, se existe manipulação, ela pode ocorrer em qualquer sentido. Principalmente no que a imprensa quiser. Mas, não é tão efetiva quanto os "teóricos da conspiração" imaginam, porque sempre haverão forças contrárias.

-Dan
Veterano
# jan/21
· votar

Lelo Mig

Galera é analfabeta estatística num geral.

Se uma previsão informa que tem 90% de chover amanhã, e não chove, a previsão errou?

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

Lelo Mig
Bruno, sinceramente, não entendi muito o que você quis dizer ou onde quer chegar. (de verdade, não entendi).

É que você desconfia de mim porque eu não estou no mesmo quadrante político.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

-Dan fazendo -Danzisse:

>desconfiar dos institutos = desconfiar/ser analfabeto em estatística

-Dan
Veterano
# jan/21
· votar

brunohardrocker

Eu estava me referindo a realmente a incapacidade do povo compreender o que significa margem de erro e nivel de confiança de uma pesquisa.

E tipo, eu acho o tema um tanto complexo de ser entendido mesmo. Por isso o exemplo da chuva.

Mas diga lá, por que voce desconfia dos institutos.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

-Dan

Porque o resultado passou longe. O Alckmin estava com uma projeção expressiva no primeiro turno. Amoedo quase nem aparecia na foto. No final ficaram bem próximos. O resultado da Marina passou longe. Por exemplo.

Agora, ter desconfianças é uma coisa. Criar teorias da conspiração é outra. E eu não vou criar.

brunohardrocker
Veterano
# jan/21
· votar

Presidento emérito:

https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/01/25/temer-diz-que-emba ixador-chines-garantiu-envio-de-insumos-da-coronavac-em-breve.ghtml

https://tecnoblog.net/404956/huawei-recruta-michel-temer-para-defender -presenca-no-5g-do-brasil/

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

"Porque o resultado passou longe."

Caraca! resultado passou longe da verdade?

Fui até atrás dos números reais para não apenas "supor" como fiz no último post.

Você acha que isso é erro? indução?

Jair Bolsonaro: Previsão 31% - Real 46%

Fernando Haddad: Previsão 21% - Real 29%

Ciro Gomes: Previsão 11% - Real 12%

Geraldo Alckmin: Previsão 8% - Real 4,7%

Marina Silva: Previsão 4% - Real 1%

João Amoêdo: Previsão 3% - Real 2,5%

Alvaro Dias: Previsão 2% - Real 0,8%

Henrique Meirelles: Previsão 2% - Real 1,2%

Veja que quem errou fui eu que havia dito que o Amoedo surpreendeu (no sentido de ser mais votado) mas, não foi, seus votos ficaram dentro da estatística. A Marina e o Alckimin (Dias e Meirelles também) quem perderam muitos votos e pelo que tudo indica para o próprio Bozo, cuja margem subiu.

Não há erro algum na pesquisa, basta saber interpretá-la matematicamente e sem paranóias. Obviamente alguns candidatos perderam votos de última hora e esses votos foram para o Bozo.

Se é assim poderíamos relativizar: O povo foi induzido e manipulado a abandonar seus candidatos sem chance e votar no Bozo.

Nooosa!! Veja que mágica! Se você somar o percentual de votos que os candidatos perderam chega bem perto dos que o Bozo aumentou! Será que muita gente na hora do voto não pensou: "Meu candidato não tem chance de ganhar, vou mudar pro Bozo!"

Chega a ser constrangedor ter de analisar coisa tão básica.

-Dan
Veterano
# jan/21
· votar

brunohardrocker

Então voce desconfia da qualidade das analises dos institutos entao. Da competencia técnica.

Não é facil avaliar isso mesmo não. Teriamos que buscar o historico das pesquisas dos institutos, analisar o tamanho da dispersão dos resultados com os erros assumidos dentro do método.

Acho bem satisfatórios os resultados que o Lelo compartilhou, btw

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/335077/p383#9421841

Não sei se você esperaria que o método estatístico utilizado permitisse cravar os resultados das eleições, mas analise friamente: os caras acertaram a ordem dos candidatos. Já é alguma coisa.

Agora, se você se preocupa com o poder que as pesquisas tem de manipular a boiada, tamo junto porque também considero isso preocupante e tambem nao coloco mao no fogo por instituto algum, ainda mais ciente desse poder que eles tem de direcionar a boiada. Nisso estou mais conspiracionista do que voce kkkk

-Dan
Veterano
# jan/21
· votar

Lelo Mig

Tem o efeito dificil de detectar em pesquisa que é a simples mentira do entrevistado. Aquele cara que votou Bozo em segredo porque pega mal falar em voz alta, inclusive quando entrevistado ja manda um "nulo, eu nao gosto de politica", mas na urna fechou o olho e meteu 17.

Isso não é um indeciso. É um constrangido.

Esse erro é dificil mensurar.

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan
brunohardrocker

Eu também não duvido de manipulação, mas ela não ocorre tanto pelos institutos, o instituto faz uma leitura "presente".

Além de que eles errariam prá caramba (por exemplo, dariam Haddad como eleito) já que o Bruno sugere nas entrelinhas que são esquerdistas manipuladores e errariam, acabando com suas reputações.

Eu já trabalhei na coleta de dados deste tipo de análise, as perguntas são neutras, as pessoas escolhidas aleatoriamente, não há manipulação na coleta, e pelo que coletamos e vemos no final (divulgação de dados) não há muita discrepância.

A manipulação ocorre antes... pela imprensa. A Imprensa é o quarto poder, no mundo todo, não há como não esperar isso. As empresas e empresários também pagam para influenciar... ninguém diz que estes interesses não existem.

Só que existem interesses contrários e de certa forma estas forças se equilibram, ainda que sempre haja uma alternância de forças.

Eu só encho o saco porque os Bolsonaristas se sentem vítimas quando perdem e quando vencem.

-Dan

Isso não é um indeciso. É um constrangido. Esse erro é dificil mensurar.

Concordo, mas também têm contra ponto, se equilibra, como o filho do Cel da PM ou do Pastor que não diz que vai votar no Haddad.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/21
· votar

Porque o resultado passou longe."

Tô dizendo: é um indigente moral.

renatocaster
Moderador
# jan/21
· votar

Lelo Mig

Claro que até o final de seu mandato sua aprovação ainda deverá cair, mas o que acho hoje, observando (posso estar errado) é que uma parte de seu eleitorado é fechado com ele, faça ele o que fizer.

Se ele conseguir vacinar a maior parte da população, a aprovação volta aos estágios que estavam antes. Hoje o termômetro é esse. Quem não é essencialmente da base dele e que tá meio puto, volta a afagá-lo e segue o baile. Por isso que eu falei que dificilmente alguém da esquerda leva em 2022.

A chance da oposição está no fato dele quase nunca conseguir emplacar nada no que se refere à ações que afetam a população em sua totalidade, seja por incompetência, inépcia, preguiça, vagabundagem...vc olha pro Bozo e só vê um tiozão curtindo a vida adoidado com uma faixa presidencial atravessada no peito no meio de uma pandemia.

Tem pessoas olhando isso e reprovando esse comportamento? Sim. Mas se chega em 2022 e emplacam um PT x Bozo no segundo turno, esquece. Ele leva essa de novo. O ranço com o PT é estrondoso, precisa se afastar do establishment.

Lelo Mig
Membro
· votar

renatocaster

Exato! Penso exatamente igual.

Por isso discordo quando muitos acreditam que é só o auxílio emergencial acabar, a crise aumentar e etc, que sua popularidade irá cair. Cai um pouco, claro, mas não o suficiente.

É justamente neste aspecto que tenho frisado que estamos subestimando o cara e entregando um segundo mandato de bandeja.

Drinho
Veterano
# jan/21
· votar

É justamente neste aspecto que tenho frisado que estamos subestimando o cara

Perfeito.

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar

Analisando a pesquisa Datafolha:

Desempenho do Bolsonaro quanto à pandemia:
48% consideram ruim ou péssimo;
26% não sabem responder, mas acham que sabem;
25% não sabem responder, mas acham que sabem;
2% não sabem responder e admitem não saber.

Responsabilidade do Bolsonaro pelas mortes na pandemia:
39% consideram ele um dos culpados;
11% consideram ele o principal culpado;
47% não sabem responder, mas acham que sabem;
2% não sabem responder e admitem não saber.

Atuação do Ministério da Saúde:
30% consideram ruim ou péssima;
35% não sabem, mas acham que sabem;
34% não sabem, mas acham que sabem;
1% não sabe e admite não saber.

renatocaster
Moderador
# jan/21
· votar

Eu só confio nas pesquisas divulgadas pelo instituto DataBrunohardrocker

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar

renatocaster
Eu só confio nas pesquisas divulgadas pelo instituto DataBrunohardrocker

Selo "livre de atravessadores", informação direto da fonte!

entamoeba
Membro Novato
# jan/21
· votar

-Dan
Ele é o Bolsonaro que o brasileiro médio queria. Usa a mesma skin do Bolsonar inclusive. Ele é o "apolítico" que fala umas verdades de forma rasgada, o hétero branco grosseirão que o povo queria pra seguir ordens.

Ele é populista! Olhando aqui de longe, deu para ver isso! A autoridade que ele fala vem do excesso de confiança. Acho que ele tem um potencial político fodido!

renatocaster
Moderador
# jan/21
· votar

Instituto isento, transparente, sem viés manipulador.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/21
· votar

Um feito inédito: 15milhões em leite condensado.

LeandroP
Moderador
# jan/21
· votar

15milhões em leite condensado

Pelo menos não tem mais comunismo.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/21
· votar

Não faz sentido gastarem tanto com leite moça se os bolsonaros só tomam leite de macho.

makumbator
Moderador
# jan/21
· votar

Aqueles pudins não iriam ser feitos sozinhos.

renatocaster
Moderador
# jan/21
· votar

Condensed milk shower

LeandroP
Moderador
# jan/21
· votar

makumbator
Aqueles pudins não iriam ser feitos sozinhos.

ah, vaicifa véi kkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora