Tópico da divulgação científica no Brasil

Autor Mensagem
glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


brunohardrocker

negócio é construir uma nova from scratch

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/21
· votar




Sérgio Sacani furando todas as bolhas do mundo. Todo vídeo de entrevista com o cara dá milhão.

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Bingo: como o radiotelescópio brasileiro estudará matéria e energia escuras

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/07/bingo- como-o-radiotelescopio-brasileiro-estudara-materia-e-energia-escuras.h tml

https://bingotelescope.org/

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/21
· votar


Estão acompanhando a treta da neuroengenheira from Taubaté?

brunohardrocker
Veterano
# nov/21
· votar


Como é que é?

makumbator
Moderador
# nov/21 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire
neuroengenheira from Taubaté?

Não estamos sabendo. Ilustre-nos!

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/21
· votar







LeandroP
Moderador
# nov/21
· votar


Black Fire

Eu gosto dos vídeos da Gabriela.
Há tempos que vejo os vídeos dela.

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


Black Fire

Essa "neuroengenheira" pelo que vi até agora (assisti um podcast com ela), não têm nada de cientista. Não posso afirmar, mas me parece ser apenas mais uma charlatã.

Essa "treta" não sabia. Vou ver...

Ken Himura
Veterano
# dez/21
· votar


Black Fire
Pior que eu assisti esse episódio do ST. Na hora já dava pra sacar que era tudo mentira - parecia uma cópia mal feita do plano de marketing daquela outra empresária charlatã dos EUA (Elizabeth Holmes) que deu golpe em geral criando uma empresa de biotecnologia (Theranos) que prometia analisar e descobrir problemas de todo o tipo com apenas uma gota de sangue extraída. Basicamente, um teste de glicemia on steroids.

São discursos muito bonitos, muito emotivos, mas sempre esquecem de combinar com o mundo real.

Se existissem tecnologia e materiais disponíveis para a construção de um exoesqueleto a 15 mil Reais, como afirma fazer a moça no programa, a Aeronáutica já teria uma divisão de mechas. E possivelmente haveria discussões sérias sobre a construção de um robozão gigante nível Power Ragers/Pacific Rim.

Porém, a física necessária pra construir um exoesqueleto é cruel e não deixa isso acontecer.

Ken Himura
Veterano
# dez/21
· votar


https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ond as-som-transversais&id=010115211209

Artigo original, pra quem não gosta de sites de divulgação:
https://www.nature.com/articles/s41467-021-26375-9

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Uber Eats faz primeira entrega de comida no espaço

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/230425-uber-eats-primeira-entrega- comida-espaco.htm

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Eu acompanho o podcast do Serjão (não o berranteiro), que foi lançado pelos caras do Flow Podcast (mais uma contribuição do grande Monark para a sociedade brasileira!).

Muito legal, tem altos convidados. Quem ainda não conhece, tá perdendo tempo.

Vou deixar aqui a recomendação especial para o Wanton, e como eu sou anti-ciência, depois trarei mais entrevistas legais para a galera.



Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Esse cara do Metaforando é um dos maiores charlatães da atualidade. Você assistiu a 3 horas e 16 minutos de vídeo com ele?

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Black Fire
Sérgio Sacani furando todas as bolhas do mundo. Todo vídeo de entrevista com o cara dá milhão.

Então vamos lá. Agora com um podcast só dele.











brunohardrocker
Veterano
# jan/22
· votar


Esse ta muito bom.



Wanton
Veterano
# 19/mai/22 03:42
· votar


O Nicolelis, que é um pesquisador de nível internacional, inteligente, culto;
O Ray Liotta da neurociência: pesquisador local, metidinho, querendo mostrar serviço;
O nerd abobado com interesses hiperfocados;
E o Igor.

Há um abismo de diferença entre as inteligências deles. Mas o mais burro possivelmente é o mais rico.



ProgVacas
Membro Novato
# 19/mai/22 08:03
· votar


Wanton

Po, pensei que tivesse sido o anticiência upando o tópico da divulgação científica brasileira.

brunohardrocker
Veterano
# 19/mai/22 10:10
· votar


Esse dias eu pensei em negar e atacar a ciência upando este tópico com a divulgação da fotografia do buraco negro central da nossa galáxia.

Mas seria muita balbúrdia de minha parte.

brunohardrocker
Veterano
# 19/mai/22 10:22
· votar


Wanton

Nicolelis vai em estádios lotados ver futebol. Certamente tem dezenas de milhares de pessoas lá que não tem 2% do seu QI.
Como se atrevem, né?

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/22 10:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Nicolelis é considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área. O cara têm mais prêmios e títulos internacionais do que a maioria aqui têm de idade.

Pô, tu têm um certo problema/desprezo com o "sucesso" das pessoas hein? Só porque são "famosos"?

O Álvaro Machado Dias (chato prá caralho) e o Sérgio Sacani, podem não ser duas sumidades, podem não ter o nível do Nicodelis, mas não são dois Zé Ruelas. Tanto Álvaro quanto Sacani possuem currículos bastante acima da média, principalmente em nível Brasil.

Além do que, o Sérgio faz um trabalho de divulgação cientifica muito importante e têm levado ciência a quem nem sabia o que era isso.

O Igor, é um cara que copiou a formatação de um canal gringo e deu certo... pô, eu adoraria ser o dono do Flow, na real, acho um dos melhores empregos que existem.

Ok, pode não ser muito justo o ganho deles em relação a seus estudos e competências, mas quem define isso? E, e que lugar do mundo civilizado não é assim?

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 19/mai/22 11:21
· votar


Gosto do Nicolelis pq ele fez um trabalho muito bom aqui nessas malditas províncias esquecidas por deus. Construiu umas escolas, usou uns métodos de ensino diferenciados e eficazes, formou uma galera top, sem contar nas contribuições dele para com o instituto do cérebro.

Wanton
Veterano
# 19/mai/22 11:24
· votar


Lelo Mig
Essa porra desse Sacani tem micro-orgasmos toda vez que escuta o nome do Elon Musk. Ainda assim, não estou desmerecendo ele, só estou dizendo que existe uma diferença abissal entre os participantes da mesa.

No Brasil, o Igor tá no top 50.000.000; o Sacani tá no top 500.000; o Álvaro tá no top 50.000, e o Nicolelis tá no top 500.


brunohardrocker
Como se atrevem, né?

Note como ele faz questão de ser acessível sem parecer um pau no cu, o que não acontece com o Álvaro.

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/22 11:44 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Essa porra desse Sacani tem micro-orgasmos toda vez que escuta o nome do Elon Musk."

Quase todo cientista gosta do Elon Musk porque o cara, apesar de ser um "pop star da modernidade" enfia dinheiro em ciências.

Você deve conhecer a história do Elon Musk, um cara que desenvolveu um software com 20 mil emprestados do pai e vendeu por 200 milhões um tempo depois. Uma história (tirando os valores) que não é diferente da de milhares de desenvolvedores de softwares mundo afora. Sério cara, vou contar uma história aqui que vocês vão achar que é mentira, mas foda-se:

E tenho um amigo de escola que ficou rico desse jeito. Era o "vagabundo" na sua casa, o vadio que não saia do game e da frente do PC, e esse porra desenvolveu um site (a empresa era ele dentro do seu quarto todo muquifado) e ficou rico, após alguns anos, porque vendeu para uma empresa americana.

Ficou rico mesmo, não trampa mais, só dá umas consultorias "vez em quando", que eu acho que é só enrolation. E olha, eu não conheço ninguém em toda minha vida que ganhou na loteria. Ou seja, é muito mais fácil ficar milionário "cagando um software, app, ou um formato de programa para Youtube".

Mas, voltando ao Elon, os cientistas gostam dele, porque com suas ideias de mauricinho playboy, suas maluquices sci-fi e sua conta bancária ele têm investido e promovido as ciências e empregado cientistas como ninguém nunca fez.

Eu não sou muito adepto de somente empresas particulares e bilionários de estimação financiarem as ciências, mas, em tempos em que cada vez menos os governos investem... a coisa começa a ficar desequilibrada.

É mais fácil o Elon Musk (mesmo que num golpe de sorte) "salvar a humanidade" do que qualquer político de qualquer lugar que você citar o nome aqui. Precisamos aceitar que a classe política têm feito muito pouco e, justamente por isso, outros estão tomando as rédeas de um planeta desgovernado.

Wanton
Veterano
# 19/mai/22 12:11 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Quase todo cientista gosta do Elon Musk

Não acho que isso seja verdadeiro. Nerd e cientista são categorias bastante diferentes. Tem que ser bastante idiota para admirar o merda do Musk. Ainda que a idiotia não seja incompatível com a atividade científica, ela costuma ser repelida por uma boa alfabetização científica.


É mais fácil o Elon Musk (mesmo que num golpe de sorte) "salvar a humanidade" do que qualquer político de qualquer lugar que você citar o nome aqui.

É mais fácil o Elon Musk destruir a humanidade do que salvar. A política é o que mantém a humanidade de pé, por mais que não gostemos dos políticos (é certo não gostarmos). Bilionários são antipolítica e isso facilita certas coisas. O autoritarismo é muito mais prático do que a democracia. Em compensação, até o político autoritário tem que prestar contas do que faz, os bebezões bilionários são muito mais blindados, porque há a falsa ideia (levada muito a sério por gente ingênua como o Evandro) de que o dinheiro é deles, logo, podem fazer o que bem entenderem. A proliferação de bilionários é uma espécie de retorno às monarquias absolutistas. Mas deixemos isso para um tópico mais adequado.


Precisamos aceitar que a classe política têm feito muito pouco e, justamente por isso, outros estão tomando as rédeas de um planeta desgovernado.

A ciência, sobretudo a ciência básica, é custeada majoritariamente pelos Estados nacionais. Todo o circo do Musk seria inviável sem muita presença do Estado. A estupidez é que todo esse esforço coletivo, transnacional, vai parar no colo de um bebezão retardado cheio de poder.


kafka à beira-mar
Gosto do Nicolelis pq ele fez um trabalho muito bom aqui nessas malditas províncias esquecidas por deus.

É um sujeito com preocupações que vão além das trivialidades dos boçais que estamos acostumados a falar sobre. O debate público anda muito individualista, enquanto o Nicolelis tem um olhar para a integração dos sistemas humanos (biológicos).

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 19/mai/22 12:16 · Editado por: kafka à beira-mar
· votar


Lelo Mig
Quase todo cientista gosta do Elon Musk porque o cara, apesar de ser um "pop star da modernidade" enfia dinheiro em ciências.

Advogando para o Wando, o Nicolelis não gosta do Musk, principalmente pela neuralink. O Nicolelis meteu o pau no Musk pelo fato justamente dele ser rico e poder quebrar alguns protocolos científicos. Nesse podcast (eu assisti ontem), o Nicolelis fala que de 17 macacos da neuralink, 12 morreram, enquanto que nenhum morreu sob a tutela do mesmo. É só procurar aí na internet que ele vive detonando o Elon. Fora outras coisas que agora não tô com muito tempo de teclar mas que mais tarde posso citar

e eu também sou cientista e não gosto do musk, chupa.

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/22 13:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

"chupa..."

Se não é capaz de interpretar no texto o destaque inicial "Quase todo..." e a generalização proposital para elucidar o ponto da ideia proposta (já em que lugar algum eu digo que gosto do Musk), imagino o nível de cientista que seja.

Vocês têm mania de achar que qualquer ponto que se levante em proposição positiva a alguém ou algum fato, significa "pagar pau", "passar pano", "defender"...

Wanton

"Tem que ser bastante idiota para admirar o merda do Musk."

Não é questão de admirar cara, você acha que os cientistas admiram os asnos dos presidentes dos Países para cuja instituições eles trabalham? Você acha que a grande maioria admira o dono da empresa para qual trabalha?

Se trata de poder trabalhar, de ter financiamento para pesquisas e laboratórios decentes. O cara tá, entre outras coisas, lançando foguetes ... você acha que seria capaz de fazer isso no fundo do seu quintal?

Se trata de desenvolvimento tecnológico... Ninguém estuda astronomia e astrofísica pra fazer cocar e arco e flechas.


Durante todo mundo antigo e idade média a ciências e as artes foram bancadas, custeadas e mantidas por provedores privados. Fossem protegidos de um Rei (que não significa Estado), de algum empresário ou nobre.

Temos, devagar, mudado isso muito aos poucos nos tempos modernos, mas ainda é muito tímido, quase nada mudou. Musk não é diferente, para muitos cientistas atuais, do que Lourenço de Medici foi para Leonardo da Vinci ou o H.M.S Beagle foi para Darwin; já que a expedição da marinha Britânica, apesar de "estatal", nunca teve uma função voltada à pesquisa acadêmica e sim mapeamento costeiros para exploração de recursos e bélica.

Wanton
Veterano
# 19/mai/22 14:03
· votar


Lelo Mig
quase nada mudou

Claro que mudou. A NASA precede a SpaceX. O investimento público em ciência é regra, não exceção. Os Estados nacionais são os maiores mantenedores da ciência básica. 95% da ciência brasileira acontece dentro das universidades públicas e no resto do mundo não é muito diferente (quando não é pública, há fortes subsídios públicos).

A vantagens desses idiotas endinheirados é poder pôr a idiotia deles acima do jogo de vaidades da academia. Os cientistas e tecnólogos deveriam se mexer para resolver isso, junto aos órgão públicos competentes. É preciso experimentar modelos de gestão do conhecimento que viabilizem a inovação. Aí que figuras como o Nicolelis são importantes, porque eles têm o poder de atrair pesquisadores, colocando os projetos acima das vaidades tolas do meio acadêmico.

Em um trecho da entrevista ele comenta uma coisa que a gente está cansado de ver, o cientista vai a palestra de outro e faz perguntas, não para extrair conhecimento, mas para querer derrubar o outro. Ciência precisa de sinergia. É preciso criar estímulos para suplantar as vaidades e isso se resolve mexendo da estrutura de produção do conhecimento. Infelizmente, as universidades, apesar de toda autonomia que possuem, são meio engessadas para promover a sinergia. Às vezes, um merda de um bilionário, com orçamento ilimitado e ideias de bosta, é mais eficiente nisso. O efeito colateral é ter uma ciência direcionada por um bebezão mimado, completamente alienado da complexidade do mundo ao seu redor.


kafka à beira-mar
Nesse podcast (eu assisti ontem), o Nicolelis fala que de 17 macacos da neuralink, 12 morreram

É ciência nível Josef Mengele. Ainda bem que as empresas dos bilionários não fazem experimentos com a vida de seres humanos. Não... pera.

brunohardrocker
Veterano
# 19/mai/22 14:13
· votar


imagem.jpg

makumbator
Moderador
# 19/mai/22 14:16 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Não é questão de admirar cara, você acha que os cientistas admiram os asnos dos presidentes dos Países para cuja instituições eles trabalham? Você acha que a grande maioria admira o dono da empresa para qual trabalha?


Exatamente. Por essa lógica todo cientista brasileiro ama o Bolsonaro, e os governadores de seus estados né? Afinal, boa parte dos recursos (parcos) para ciência saem dos governos estaduais e federal.

Wanton
A NASA precede a SpaceX.

Mas hoje em dia a Nasa que está de olho na SpaceX (e até tem parcerias). O dinheiro pra Nasa foi reduzido ao longo dos anos.

É ciência nível Josef Mengele.

É, mas tem uns dados de ciência nazi que são usados até hoje.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico da divulgação científica no Brasil