Tópico da divulgação científica no Brasil

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 16/set/24 16:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

"quem o conhece, aconselharia eu dar uma chance?"

Não vejo problemas quando ele fala apenas de ciências. Mas não espere nada no campo político e mesmo social.

Ele é meio nerdão, as vezes até ingênuo e abestado. Mas, com relação a ciências eu gosto dele. (o que não significa se alinhar a tudo que ele diz).

makumbator
Moderador
# 16/set/24 16:55
· votar


Lucmac

Na área dele ele parece ser muito bom. Ele conhece também bastante de geologia ligada a combustíveis fósseis (pois já trabalhou com isso). Então vídeos dele falando de pré sal, Petrobrás (a parte técnica de extração) e afins costumam ser bons.

porque ele frequenta podcasts muito estranhos às minhas preferências, sabe?

Isso vai te limitar muito. Dispa-se dessas restrições.

Lucmac
Veterano
# 16/set/24 16:58
· votar


Lelo Mig

Quero acompanhar na questão de divulgação científica, mesmo. Mas se ele for bolsonarista, essas coisas, fico desconfiado, porque eu acho que isso entorpece o raciocínio e o cara fica meio findamentalista, por mais que seja inteligente e bom comunicador. Para mim não dá para levar esses caras a sério, mas se ele não fala de política, beleza. É isso, né? Ele não se posiciona politicamente?

makumbator
Moderador
# 16/set/24 17:21
· votar


Lucmac

Ele é galhofeiro, então gosta de zoar um pouco na internet e não é do tipo "preciso me posicionar politicamente sobre tudo para a minha audiência"

Ele não me parece ser bolsonarista, mas também não parece ser de esquerda. Ele é o Serjão dos foguetes.

Lucmac
Veterano
# 16/set/24 17:25
· votar


Não precisa ser de esquerda, manja? Basta não ser bolsonarista, porque aí o negócio fica sem crédito, porque um divulgador científico não pode passar pano para negacionista, antivac etc.

makumbator
Moderador
# 16/set/24 17:32
· votar


Lucmac

Então não se preocupe com isso, pois antivacina e coisas parecidas ele nunca foi. Nunca vi ele fazendo tais discursos.

Veja os vídeos mais de divulgação científica dele (os do próprio canal e de outros de ciência). Mas claro que se for assistir ele em podcasts generalistas, como no Flow, Vênus e não sei mais o quê, aí vai ter ele brincando e falando sobre outras coisas além de ciência (que não me parece ser o que vc quer).

makumbator
Moderador
# 16/set/24 17:37
· votar


Lucmac

Aqui um video rápido com ele explicando um episódio envolvendo política, e que dependendo da ótica pode explicar sua reserva em relação a ele:

https://www.youtube.com/watch?v=T-NZs-09Ccs

Lelo Mig
Membro
# 16/set/24 17:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

Não ele não fala de política.

Vou te explicar o que acontece. Ele, eventualmente, numa dissertação sobre ciências, cobre um lançamento de um foguete do Elon Musk e (por exemplo) faz algum comentário relacionado a empreendedorismo científico elogiando o Elon Musk.

Isso, prá mim, passa batido. Me interessa seu conhecimento em astronomia e até entendo o porque defende determinadas ações privadas na área de ciências (ainda que muitas vezes eu discorde ou veja um lado da moeda ruim que ele não pesa) já que a ciência anda tão sucateada.

Consigo separar... mas você sabe como é, para esquerda mais radical, se você fizer um elogio ao Musk, você é facista.

makumbator
Moderador
# 16/set/24 17:47 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Ele é honesto e diz que admira mesmo o lado aventureiro e de investimentos em exploração espacial do Musk, que é algo que favorece o campo que o Sacani mais gosta. Da mesma forma que também admira os esforços soviéticos nos primórdios da conquista do espaço. Admirar a iniciativa soviética na área o povo não reclama...mas se fizer o mesmo em relação ao Musk...

E tem o episódio que ele conta no vídeo que postei acima. Mas aquilo foi uma brincadeira que nem foi com o significado que algumas pessoas da esquerda entenderam.

Lucmac
Veterano
# 16/set/24 19:12
· votar


Lelo Mig

Isso, prá mim, passa batido

Pra mim também.

makumbator

Valeu... Agora minha mulher está vidrada na série Dexter. Não dá pra ver antes dela dormir, mas vou assistir ainda hoje alguns vídeos dele.

makumbator
Moderador
# 16/set/24 19:18
· votar


Lucmac
Valeu... Agora minha mulher está vidrada na série Dexter.

Adoro essa série! Principalmente as primeiras temporadas. Eu até comprei depois a coleção dos livros (que originaram a série).

JJJ
Veterano
# 16/set/24 20:11
· votar


Lucmac

Ele foi recentemente ao Pânico na JP e confirmou as mudanças climáticas causadas pelo ser humano, mesmo com todos aqueles esquizoides falando em contrário.

Ou seja: estritamente na questão científica, o cara não é contra vacina, sabe que somos nós que estamos fudendo o planeta e, obviamente, não é terraplanista.

makumbator
Moderador
# 16/set/24 20:55
· votar


JJJ
sabe que somos nós que estamos fudendo o planeta

Ei, eu não. I'm green.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/set/24 08:33
· votar


essa postagem me soou como... uma crítica ao governo atual

Lucmac
Veterano
# 17/set/24 09:19
· votar


Cuidado, que teu guia espiritual vai ver que você tá escrevendo a palavra governo sem se referir ao governo do Homem, hein

Vai ser expulso

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/set/24 12:57
· votar


Lucmac
eu posso me referir ao governo do homem sem problemas, nao posso é participar da política ou criticar/elogiar tais governos

Wanton
Veterano
# 17/set/24 13:29
· votar


Lelo Mig
para esquerda mais radical, se você fizer um elogio ao Musk, você é facista

Isso não é radicalismo, isso é falta de cérebro. Elon Musk é pior do que fascista, ele é bilionário! Todo fascista é um frouxo que tem medo da própria sombra. Musk leva uma vida segura. Não tem porque temer. É só a porra de um megalomaníaco burro feito uma porta. O problema é que as decisões dele afetam as pessoas, a dos fascistas não afetam.

Sacani tem um tesão louco no Elon Musk. Só de ouvir o nome do bilionário, o sujeito emula um menino tímido de 8 anos, quando vê uma menina bonita. Fica eufórico e enrubescido.

makumbator
Moderador
# 17/set/24 14:07
· votar


Wanton
Todo fascista é um frouxo que tem medo da própria sombra.

Vc não falaria isso na cara do anão italiano.

ele é bilionário!

Ele vai resolver esse problema se tornando a primeira pessoa trilionária do mundo.

Wanton
Veterano
# 18/set/24 15:30
· votar


makumbator
Vc não falaria isso na cara do anão italiano.

Suspeito que os líderes fascistas não sejam legítimos fascistas, são só políticos oportunistas que aprenderam um jeito específico para atiçar idiotas. É uma questão semântica. O que você acha? Fascistas são as lideranças ou o eleitorado? É como o pastor evangélico que não compartilha da mesma fé do seu rebanho.

makumbator
Moderador
# 18/set/24 17:47 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Tudo bem, mas eu estava falando do fascista original, o Duce. Vc acha que ele era um mero oportunista? Não vejo assim.

É como o pastor evangélico que não compartilha da mesma fé do seu rebanho.

É, tem muito disso. Mas acho que há uma tendência a achar que só pelo fato de uma liderança ser mais radical e apaixonada ela seja necessariamente oportunista e hipócrita (no sentido de não acreditar realmente no que prega e fazer teatro). Talvez exista muito mais pastor "sóbrio" que não crê no que prega (e veja o cargo como um mero emprego) do que os teatrais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico da divulgação científica no Brasil