Me indiquem as melhores linguagens de programação para aprender

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18


Estou iniciando na programação (já estudei um pouco de HTML e JavaScript quando era mais novo) e gostaria de saber quais as melhores linguagens de programação para começar a aprender. Levando em consideração dificuldade, ultilidade da linguagem e seus pros e contras.
Desde já agradeço!

Wade
Membro Novato
# mar/18
· votar


C

A única útil.

brunohardrocker
Veterano
# mar/18
· votar


Relho no lombo

Insufferable Bear
Membro
# mar/18
· votar


Haskell.

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18
· votar


Wade
Estou aprendendo essa mesmo.

Tenho mesmo que estudar lógica? Onde acho material sobre essa bagaça?

LeandroP
Moderador
# mar/18
· votar


Assembler, e seja roots!

Gansinho
Veterano
# mar/18 · Editado por: Gansinho
· votar


Java, Python, C#, PHP.

Insufferable Bear
Membro
# mar/18 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Java, Python, C#, PHP.
pra aprender a programar mal e virar um code monkey em corporações, é isso ai mesmo

st.efferding
Membro
# mar/18
· votar


Aprender para qual propósito? O que você quer fazer? Construir um site? Fazer um app mobile? Programar um microcontrolador/DSP? A aplicação vai delimitar a escolha, comece por aí.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/18
· votar


LeandroP
Assembler

https://regmedia.co.uk/2016/08/26/torvalds.jpg?x=442&y=293&crop=1

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18
· votar


st.efferding
O mais provável é a terceira opção.

JJJ
Veterano
# mar/18
· votar


C e suas derivações são as mais úteis, de modo geral.
Java é muito interessante, mas suponho que venha numa lenta decadência.
A coisa mais rápida que já existiu pra fazer aplicações desktop foi o Delphi, mas está na cova.
Pra web, tem uma montanha de linguagens... Impossível apontar uma, porque a moda ainda muda muito.
Pra criar apps (apple, Android) estou por fora.

st.efferding
Membro
# mar/18
· votar


xmarhunterx

Como assim, "o mais provável"? O que você quer fazer que envolve programação, especificamente?

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18
· votar


st.efferding
O foco realmente são os microcontroladores, mas gostaria de aprender uma linguagem que possa abranger outras áreas também.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/18
· votar


LISP

Casper
Veterano
# mar/18
· votar


Caro xmarhunterx

C++
Python

E não se esqueça de ler isso antes de se decidir:

http://www.toodarkpark.org/computers/humor/shoot-self-in-foot.html

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18
· votar


Casper
C já não daria pra quebrar um galho?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/18
· votar


O foco realmente são os microcontroladores

Então é C mesmo fiote!

E também isso vai ter dar uma boa base porque C é linguagem de programador que mete o loco.

Casper
Veterano
# mar/18
· votar


Caro xmarhunterx:

C resolve tudo, se o foco for microcontrolador.
C++ é C com aditivo (classes, objetos etc).

st.efferding
Membro
# mar/18
· votar


xmarhunterx

Então é C e muito talvez um pouco de assembly, se você mexer com DSPs, especificamente. Se for para a área de lógica programável, tem VHDL e Verilog. Caso seus projetos precisem de GUI (s2), vai de C++, C# ou Python.

sallqantay
Veterano
# mar/18
· votar


inglês, todos os computeiros falam inglês

Insufferable Bear
Membro
# mar/18
· votar


C então é a resposta correta.

OOP é um paradigma errado, se precisar de GUI aprenda programação funcional reativa.

xmarhunterx
Membro Novato
# abr/18
· votar


E como estamos em um fórum de música: Quanto tempo vou levar para ficar mais ou menos?

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


xmarhunterx

Você nunca programou?

Cara, como tudo na vida, pra ficar bom, leva tempo, a menos que você seja um Mozart dos teclados (teclado de computador, não de piano...).

xmarhunterx
Membro Novato
# abr/18
· votar


JJJ
Mas sempre tem uma média, 2 meses, 3 meses?

JJJ
Veterano
# abr/18 · Editado por: JJJ
· votar


xmarhunterx

2 meses, 3 meses? Cara, isso é uma profissão... não sei até onde você quer chegar nem sua vocação pra coisa, mas isso é muito pouco.

Pra você ter uma ideia: quando eu lecionava isso, dependendo da faculdade, tinha 5 ou 6 disciplinas só de linguagem de programação. Fora algoritmos, estrutura de dados, análise, orientação a objetos, banco de dados e mais um monte de coisa relacionada. Cada disciplina durava um período (cerca de 5 meses). O curso completo de ciência da computação ou qualquer coisa em TI leva em média 4 anos.

Mesmo que você só esteja querendo programar alguma coisinha, pra sair do zero até algo razoável (em uma única linguagem) eu estimo, no mínimo, uns 6 meses, se tiver algum talento natural pra lógica matemática.

xmarhunterx
Membro Novato
# abr/18
· votar


Cara, isso é uma profissão...
JJJ
E ser guitarrista também, mas eu tirei minha primeira música na segunda semana depois de comprar minha guitarra. Na verdade eu queria saber se com 2 ou 3 meses de estudos, já conseguiria fazer alguma coisa com microcontroladores já que eles não exigem um vasto conhecimento em programação.

Insufferable Bear
Membro
# abr/18
· votar


xmarhunterx
com dois ou três meses você consegue programar um fizzbuzz pouco eficiente, que é equivalente a tocar legião urbana no violão

xmarhunterx
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Insufferable Bear
Mas pra pegar mulher tem que tocar legião. Se não tiver pais e filhos eu nem vou.

xmarhunterx
Membro Novato
# abr/18
· votar


E falando em pegar mulher... e se eu chegar na cocota e falar isso: if (eu te dou 100 pilas) {você me dá o cool}
O código tá certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Me indiquem as melhores linguagens de programação para aprender