Programação - qual das linguagens devo aprender "C, C++ ou Java" ?

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# jan/10


Olá pessoal, estou com dúvidas, é o seguinte.
Começei a estudar linguagem em C, mas aí um cara que é Mestrado em Ciencias da Computação disse que não vale a pena investir no C porque é estruturada, e isso é coisa do passado, e então me indicou C++ ou Java, mas ai eu me pergunto:

Porque devo aprender Java ou C++ que são linguagens OOP?

Eu sou iniciante, ja estudei um pouco de lógica e to estudando um pouco JavaScript.

Me ajudem nesse ponto pessoal, quais as vantagens do C++ e Java ? Será que eu consigo aprender qualquer dessas 2 linguagens sendo iniciante e não sabendo porra nenhuma de programação orientada a objetos ?

To pesquisando livros para comprar, e também to indesiso qual livro de tal linguagem comprar e estudar.

No caso do C++, olhei:

Aprenda a Programar em C, C++ e Java
C++ Para Iniciantes
C++ - Como Programar

E em Java, olhei:

Java - Como Programar (Deitel)

Nesses livros citados, eu to olhando todos no Mercado Livre, usados, porque o de Java e C++ da Deitel por exemplo é pouco mais de 300 reais, e esse preço está muito longe do meu bolso. Pretendo pagar até 130 reais num livro, que me dê um bom embasamento nos estudos. O livro de Java da Deitel tem varios no Mercado Livre, e estão na faixa de 140, alguns 120.


E então, vocês programadores, me ajudem, sei que é um tópico meio chato chato, etc, mas a opnião de vocês vai me ajudar.

Ch4p0L1N
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que ruby

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


guilherme_90

Eu iria de Java, que na verdade, tem muito de C++, e tem foco em web.

Se não me engano, Java é derivado do C++.

Me corrijam se estiver errado por favor. Eu programo em Actionscript e não me recordo muito bem do assunto.

Abs

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Olá,

Então, na verdade eu acho que todas as linguagens são derivadas do C. E o foco é em Web mesmo, tem razão.

A minha dúvida é sobre as linguagens mesmo, tipo, elas são OO, e entao quero saber se é possivel um iniciante conseguir aprende-las por serm linguagens avançadas.

Eu to lendo um pouco de C, e na boa, não to tendo muito dificuldade não, até entendo um pouco a lógica dos códigos de exemplos aqui na apostila.

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


porra meu ta enchendo o saco já estes teus tópicos sobre programação...


JAVA MANO
JAVA
JAVA
JAVA
JAVA

comprendes?

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Sumerrew

Calma cara..
Leia o que eu escrevi lá em cima e se puder, me responda..

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
SIm eu li tudo.

Feche esta merda, e vá estudar Java.

Programar na madrugada rende demais. Da meia noite às 6 eu programo mais do que no dia inteiro.

Essa última frase soou como se eu fosse uma puta.. LOL

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


e primeiro, antes de tudo, procure entender o que significa ESTRUTURADA e ORIENTAÇÃO A OBJETOS....

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90

Pô cara, de novo?

Começei a estudar linguagem em C, mas aí um cara que é Mestrado em Ciencias da Computação disse que não vale a pena investir no C porque é estruturada, e isso é coisa do passado

Bullshit!

Para começo de conversa, o miolo de qualquer programa em C++, Java (ou qualquer outra linguagem OO) ainda é uma porção de pequenos códigos em programação estruturada. Orientação a objeto é só a forma como esses códigos são organizados e ligados uns aos outros.

Além disso, existe um mundo de aplicações onde C ainda tem utilidade na prática. Vai escrever um driver em Java, um firmware de DSP em C# para ver...

Aliás, esqueça esse papo de título. Ter mestrado ou doutorado não é garantia de que o sujeito está certo - e o apelo à autoridade é uma falácia.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Sumerrew

Ta bom cara, vou comprar o livro de Java - Como Programar da Deitel, vou estudar.

e primeiro, antes de tudo, procure entender o que significa ESTRUTURADA e ORIENTAÇÃO A OBJETOS....
Vou pesquisar na Internet sobre esse assunto, valeu cara, e desculpe qualquer coisa..

Bog

Para começo de conversa, o miolo de qualquer programa em C++, Java (ou qualquer outra linguagem OO) ainda é uma porção de pequenos códigos em programação estruturada. Orientação a objeto é só a forma como esses códigos são organizados e ligados uns aos outros.

Vou dar uma lida sobre OO pra ter uma noção. E valeu por tudo, foi mal aii cara.

=)

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Só prometa que quando começar os estudos, não irá postar aqui os exercícios que não conseguir resolver =(

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Sumerrew

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Prometo sim..

Racha cuca

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Olha cara, eu faço Engenharia Mecatrônica, que não é um curso focado em programação, mas temos uma quantidade considerável de conhecimentos em programação.

Na minha opinião, acho que não se trata de uma escolha e sim de níveis de aprendizado. Geralmente é bom começar por C por ser uma linguagem de baixo nível, ou seja, você tem controle por funcionalidades extremamente simples e a partir delas pode criar funcionalidades mais complexas - desculpe a falta de termos mais apropriados, mas acho que dá pra entender o que eu quis dizer. O passo seguinte e lidar com Orientação a Objetos (Java e/ou C++), que dá a noção abstrata de objeto que é muito importante em programação.

Daí em diante o caminho do aprendizado varia. Você pode estudar linguagens de alto nível mais específicas, estudar algoritmos fudidos em C e/ou em Java...

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


Java me enoja.

adnz
Veterano
# jan/10 · Editado por: adnz
· votar


C  

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Java me enoja. [2]

Quase nada
Veterano
# jan/10
· votar


cara, acho que já um tópico desses por aqui, mas enfim:

Vc tem que ver o que vc quer, e nenhum conhecimento vai ser perdido.

Se vc quer fazer janelinhas pro windows, programinhas simples, pega Visual Basic pq é fácil. Pega o VB Express q eh de graça.. Quer fazer games? pega C#.

Se quer fazer um programa pra um robozinho, microprocessador, aprende C.

Se quer ter futuro em programação, vai ter que ter uma noção de todas.. Nesse caso, eu pegaria Java.

Mas meu, num fica pensando, pega alguma e aprende! Num precisa comprar o livro de cara pra aprender.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Java acho que é o mais completo hoje em dia.
Mas eu gosto de programar em C porque mexo com microcontroladores, etc...

Na verdade cara, manjando a lógica de programação você mexe com qualquer linguagem, estudando a documentação de cada uma e sabendo as sintaxes.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao

Eu concordo contigo cara, a linguagem em C é mais simples que C++ e Java por exemplo.

To conseguindo pegar um pouco de C, mas C++ parece ser mais complexo, etc. Acho que vou comprar um livro que ensina C e C++, é o melhor caminho, depois que eu conseguir dominar um pouco o C, eu passo para o C++, que ai vou conseguir aprender bem POO.

Quase nada

Na verdade a minha intenção é só aprender a programar, e quero sim criar aplicativos para Windows, parece ser mais emocionante do que fica programando para Web, pelo menos eu acho.


zaqueu_grunge

Eu estudei um pouco de Lógica, e to mexendo um pouco com JavaScript, é meio complicado porque não tenho quase nada de lógica, parece que to começando a pegar um pouco, mas isso sempre leva um tempo, é normal.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Antes de partir pra programação em si, estude lógica. Engula as apostilas heheh
E se possível escolhe uma linguagem mais fácil pra ir associando as coisas. Basic ou Pascal por exemplo. Existem compiladores gratuitos pra essas duas linguagens.

Moa Assunção
Veterano
# jan/10
· votar


Eu comecei com o C.

É a base.

Moa Assunção
Veterano
# jan/10
· votar


Na verdade, se você não manja nadica de programação, seria mais legal vc começar com o Portugol, que assim vc aprende primeiro lógica.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


zaqueu_grunge

Entao, estudei um pouco lógica, eu entendo alguns códigos até, eu vejo e fico pensando etc, é bem divertido. Aí apartir dos exemplos que vejo, eu faço os códigos do meu jeito, fazendo outros tipos de cálculos e resultados por exemplo.

Moa Assunção
Acho que mesmo estudando muita logica, quando for programar por exemplo é diferente, eu to começando a entender os códigos de JavaScript e C por exemplo.

Faz o seguinte, faz algum código de C aí, e eu analiso e respondo o que o código esta fazendo.

SuperGeo
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao
Geralmente é bom começar por C por ser uma linguagem de baixo nível,

Programar em C é quase tão intuitivo quanto falar português, baixo nível é programar um 8085 em assembly...


guilherme_90
Cara tu n precisa escolher uma linguagem e casar com ela pelo resto da vida.

Começa com C que é a base de quase tudo (certíssimo o primeiro parágrafo do Bog). Faz uns programas e tal, pra tu pegar a manha. Vais sacar como estruturar direito o código, evitar redundâncias, deixar o programa "elegante" (nada de código spaghetti - cuidado com os goto).

A mudança de paradigma é muito mais forte do que a mudança entre linguagens que seguem o mesmo paradigma. Podes escolher C++ ou Java para pegar noções de Orientação a Objetos que vais tar ok pois a diferença entre elas geralmente é coisa de sintaxe ou alguma funcionalidade a mais ou a menos.

A questão da elegância é importante aqui também com objetos (spaghetti com almôndegas).

É interessante também estudar sobre arquitetura de software, processos como RUP ou ágeis como XP.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


SuperGeo

Começa com C que é a base de quase tudo

Seguindo conselho, uma pessoa aqui do OT passou um link de introdução da linguagem em C, e então eu copiei toda, formatei o texto e imprimi, até encadernei aqui.

Agora eu to começando a ler e estudar, o bom e que aqui esta explicando tudo bem, códigos, e outras coisas, dá pra aprender um pouco.

Mas eu vou comprar o livro "Aprenda a Programar em C, C++ e C#" porque são 3 linguagem em um só livro, e eu vi comentários do mesmo no site da compra, tem muitos elogios, entao é certeza que o livro é bom. Eu sei, que aprender a programar como autodidata é difícil, e é mesmo, tanto é que to sentindo isso na pele, nada melhor que ter um professor pra te acompanhar e tirar suas dúvidas.

Bog
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bog
· votar


guilherme_90

Cara, na boa, pare de se preocupar TANTO com escolher "A Linguagem Certa". Aliás, estou até desconfiado que você considera sinônimos "saber programar" e "conhecer todos os detalhes, até as construções mais obscuras da linguagem X", ou seja, você ainda está confundindo conhecer uma linguagem a fundo com programar bem. Deixe de tanta nóia. Pô, eu comecei como auto-didata com um troço chamado BASIC, e isso nunca impediu a minha evolução posterior. E olha que naquele tempo eu não tinha Internet e nem livros - aprendi fazendo joguinhos (muito, mas MUITO) toscos!

Ou seja, antes de ficar correndo atrás de pilhas de livros, de ficar tentando entender tudo sobre a sintaxe de uma linguagem, ou de dar o passo maior que as pernas e ficar tentando entender a engine gráfica do Quake III, que tal você ficar fazendo montes e montes de programinhas bobocas para pegar pelo menos um pouco de prática?

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Bog

Concordo contigo, falo tudo e mais um pouco. Não sei porque mais eu sou assim, não gosto de fazer ou aprender algo que nao está sendo usado mais, é meio perca de tempo.

Vou ver se faço algum curso básico de Visual Basic, vo continuar com JavaScript e C, eu to ficando louco cara.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como que voce aprendeu a programar em Basic, se nao tinha internet e nem livros...?

oO fiquei curioso

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
é meio perca de tempo

Se voce melhorar o "raciocinio de programador" usando uma sintaxe ultrapassada, nao eh.

Como que voce aprendeu a programar em Basic, se nao tinha internet e nem livros...?

Olhando uns programinhas que vinham com o QBasic, lendo o help, e principalmente: tentativa e erro.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Olhando uns programinhas que vinham com o QBasic, lendo o help, e principalmente: tentativa e erro.

Na sua época, voce estudou algo de logica antes de tentar fazer joguinhos em Basic, ou foi direto ? e demorou muito pra pegar as manha do negocio ?

Bog
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bog
· votar


guilherme_90
voce estudou algo de logica antes de tentar fazer joguinhos em Basic, ou foi direto

Aprendi fazendo. Mas na verdade, comecei porque toda vez que ia jogar o gorilla.bas ou o nibbles.bas, olhava para aquele monte de textos e comecei a achar que aqueles ifs todos pareciam fazer algum sentido. =P

demorou muito pra pegar as manha do negocio

Sim. Muito. E aprendi mais em 1 ano de faculdade do que em 3 anos de brincadeiras com joguinhos toscos. Nao tente aprender assim, do nada, eh o jeito mais demorado que pode haver. Eu soh fiz assim porque nao tinha compromisso, para mim era diversao (sim, eu ja fui mais nerd do que hoje!!!). Livros e apostilas PODEM ser uteis. O que eu estou sugerindo nao eh aprender sozinho. Soh estou dizendo que:

1. Voce nao precisa ficar tao apavorado para escolher "A Linguagem Certa". O importante no comeco eh pegar os conceitos basicos e a pratica no "pensamento de programador", e nao se afundar nas construcoes mais obscuras de uma linguagem qualquer.

2. Nao fique correndo atras de pilhas e pilhas de livros. Voce soh vai aprender mesmo com a pratica. E sim, isso vai levar tempo. Nao conheco uma unica pessoa que tenha virado um BOM desenvolvedor de software com menos do que um punhado de anos de pratica. Note que eu usei o termo "desenvolvedor de software", e nao "programador", ja que voce tambem parece estar confundindo as duas coisas (ainda).

Enfim, comece de baixo. Pegue material basico. Faca programinhas simples. Nao pense que voce vai aprender "mais" porque comprou 8 livros de 1230 paginas cada. Nao se apavore para decorar todas as funcoes de todas as bibliotecas do Java.

Numa analogia com guitarras, voce parece ser daqueles caras que quer comprar 8 livros/DVDs tipo Metodos Avancados da Guitarra Flamenca, e sair solando igual o [guitarrista fodao] em 3 meses sem fazer escalinhas e treinozihos de palhetada alternada (que podem ser explicados em 2 paginas). E esta agora preocupado se deve comprar uma Fender ou uma Gibson, sem nem mesmo saber tocar. Po, antes de correr, aprenda a andar. Antes de andar, aprenda a engatinhar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programação - qual das linguagens devo aprender "C, C++ ou Java" ?