Notebook - Diferenças entre processadores i5 e i7 (sétima geração)

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jun/17 · Editado por: renatocaster


Migos, estou entre 2 notebooks para comprar, um é um Acer Aspire F5-573G-50KS com Intel® Core™ i5-7200U e o outro é um Dell Inspiron i15-5567-A40B Intel Core i7-7500U. Ambos são processadores de sétima geração, mas como podem ver, o Acer é i5 e o Dell é i7.

Basicamente as demais configurações são parecidas, em relação à memória RAM, HD, placa de vídeo dedicada...Mas o Acer sai na frente em relação à algumas conexões, e vem com drive de CD/DVD, e o Dell não (mas isso é totalmente contornável). A diferença de preço entre os dois é de 280 reais.

Minha intenção era gastar até 2500,00 (preço do Acer), mas aí vem a principal pergunta: A diferença de rendimento/desempenho entre um processador i5 e um processador i7 é significativa? Porque se realmente for, penso até em esticar um pouco mais a corda e pegar o i7. Mas se a diferença for mínima, fico com o i5.

Ainda tem a opção desse Dell na versão i5, 315,00 pratas mais barato que o i7.

E aí, o que sugerem? Seguem os links abaixo.

https://www.submarino.com.br/produto/131501681/notebook-dell-inspiron- i15-5567-a40b-intel-core-7-i7-8gb-amd-radeon-r7-m445-de-4gb-1tb-tela-l ed-15-6-windows-10-branco?franq=AFL-03-150800
https://www.submarino.com.br/produto/131530941/notebook-dell-inspiron- i15-5567-a30b-intel-7-core-i5-8gb-amd-radeon-r7-m445-de-2gb-1tb-tela-l ed-15-6-windows-10-branco?DCSext.recom=RR_item_page.history-RecentHist oricalItems&condition=NEW&nm_origem=rec_item_page.history-RecentHistor icalItems&nm_ranking_rec=1
http://www.pontofrio.com.br/Informatica/Notebook/notebook-acer-aspire- f5-573g-50ks-com-intel-core-i5-7200u-8gb-1tb-placa-grafica-de-2gb-grav ador-de-dvd-hdmi-wireless-led-15-6-e-windows-10-11483027.html?utm_camp aign=lomadee&utm_medium=lomadee&origem=Lomadee&utm_source=lomadee&lmds id=386835554828

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


renatocaster

Eu suponho que a diferença exista, mas talvez não seja tão perceptível nesses processadores. Toda a minha experiência com computadores me mostrou que a memória ram tem maior impacto no desempenho. É importante observar se a placa-mãe permite expansão da memória, em qual frequência, ou se não é "aquela placa" que engessa qualquer upgrade.

Eu tenho um Dell Vostro bem mais antigo (i5 2.3GHz - 4GB RAM), mas que tem uma placa de vídeo AMD Radeon. São excelentes!

Schadenfroh
Membro Novato
# jun/17
· votar


a memória ram tem maior impacto no desempenho.

Sim, se aliada a um processador decente.

Eu ficaria com o i7.

st.efferding
Membro
# jun/17
· votar


A diferença de preço entre os dois é de 280 reais.

Pega o i5 e coloca um SSD com os 250, a diferença de desempenho neste caso será muito maior do que i5 vs i7.

http://www.americanas.com.br/produto/118419595/ssd-kingston-v300-120gb ?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_ge ral_gmv&gclid=CO-d7vnFrtQCFQYJkQodWDgNoQ&opn=YSMESP&sellerId=185611980 00148

Bizet
Veterano
# jun/17
· votar


siga o conselho do efferding, chummer

até porque processador de notebook é sempre uma porcaria, independente de ser i7 ou i49

e o HD sempre é uma nojeira também, quase nunca tem alguma coisa no plex com mais de 5400 RPM, e isso vai te trazer muito mais dor de cabeça que o processador, o ssd vai resolver isso

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Melhor mesmo é o i35
°,°

Pleonasmo
Membro Novato
# jun/17
· votar


renatocaster
A diferença entre i5 ou i7 você só vai sentir se for usar o pc pra valer com softwares pesados, caso contrário, pega um i5 com um hd ssd e você vai sentir uma diferença gigantesca.

strinbergshredder
Veterano
# jun/17
· votar


renatocaster
Renatão, pra te ajudar no bizu: https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

Faz a ordenação por ranking e vê onde os dois processadores estão ;D

Bizet
Veterano
# jun/17
· votar


https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

olha o ranking dos processador de notebook, cara

puro drek esse negoço

de chummer pra chummer, se a questão da portabilidade é só pra email, word, internet, youtube, essas parada básica, e você tem cerca de 3 conto, é melhor gastar 2k num desktop e 1k num notebook i3 básico (se for hd pequeno ainda fica mais barato, e coisas básicas não ocupam muito hd anyway)

digo isso porque tu citou opções com vga dedicada, esqueça jogar em notebook, exceto se sua definição de jogar envolver apenas jogos indie e vintage

e não é só pelo desempenho ser horrível, mas porque vai esquentar demais (sempre) e você provavelmente vai ter que gastar mais uns 100 conto naqueles suportes com cooler, exceto se você usar em lugar com ar condicionado de 9.000 BTU ou morar na antártida

é muito ruim fazer coisa pesada em notebook, não faça isso com sua vida

Insufferable Bear
Membro
# jun/17
· votar


Ouça o Bizet, apesar de comunista ele é o maior nerd geek tecnológico que conheço, uma putinha de hardware, apesar de que ele só usa pra jogar LoL.

Adler3x3
Veterano
# jun/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


post duplo.

Adler3x3
Veterano
# jun/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Aqui é um fórum de música, acredito que o Renato vai usar o note para rodar aplicativos para fazer as suas gravações.
Conforme a finalidade se for usar instrumentos virtuais o espaço necessário se amplia, e até um disco de 1 TB é pouco, pelo menos para o meu uso.
Só um ou dois dos instrumentos virtuais que uso já lota o ssd.

Assim o computador tem que ser potente, e o hd tem que ter um bom espaço para os arquivos, e um SSD de R$ 250,00 tem muito pouco espaço.

Pelo que eu sei, me corrijam e até expliquem quando dá para ter dois hds internos num notebook? acho que não é possível, exceto se fizer algum tipo de gambiarra.

Também quero num futuro próprio adquirir um novo note.

O note para mim é secundário mais para usar em viagens em trabalhos rápidos e parciais, na questão de áudio um bom computador desktop ainda é o mais adequado, neste computador tenho dois hds de 1 TB cada, e um externo de 2 TB, e falta espaço.

renatocaster
Moderador
# jun/17
· votar


Valeu, caras. O lance é mais para uso doméstico mesmo, no caso de softwares mais pesados o uso é muito esporádico. Não vai ser nada além do que eu já rodava no meu antigo Sony Vaio. Esse Vaio foi pro saco e fiquei sem nenhum, pq o desktop já tinha ido pro saco antes.

http://www.pontofrio.com.br/Informatica/Notebook/notebook-acer-aspire- f5-573g-50ks-com-intel-core-i5-7200u-8gb-1tb-placa-grafica-de-2gb-grav ador-de-dvd-hdmi-wireless-led-15-6-e-windows-10-11483027.html?utm_camp aign=lomadee&utm_medium=lomadee&origem=Lomadee&utm_source=lomadee&lmds id=386835554828

Entubei nesse Acer i5 mesmo do link acima, a configuração é legalzinha e o preço tá bacana. E vou providenciar o SSD, já tinha visto por alto algo a respeito, mas tô enferrujadão sobre esses lances mais atuais de hardwares e coisa e tal. Valeu pelo help de todos.

Adler3x3

Aqui é um fórum de música, acredito que o Renato vai usar o note para rodar aplicativos para fazer as suas gravações.
Conforme a finalidade se for usar instrumentos virtuais o espaço necessário se amplia, e até um disco de TB é pouco, pelo menos para o meu uso.


Até uso alguns sim, mas é coisa muito pouca. Instrumentos virtuais eu não uso, são simuladores VST e um Reaper para gravar umas bobeirinhas. Nada parecido com home studio e essas paradas todas.

Pleonasmo
Membro Novato
# jun/17
· votar


Bizet
de chummer pra chummer, se a questão da portabilidade é só pra email, word, internet, youtube, essas parada básica, e você tem cerca de 3 conto, é melhor gastar 2k num desktop e 1k num notebook i3 básico (se for hd pequeno ainda fica mais barato, e coisas básicas não ocupam muito hd anyway)

digo isso porque tu citou opções com vga dedicada, esqueça jogar em notebook, exceto se sua definição de jogar envolver apenas jogos indie e vintage


Se for colocar os desktops na parada, vá no desktop de olho fechado.
Se for usar para home studio, vá no desktop.

Wade
Membro Novato
# jun/17
· votar


Só reforçando o que já disseram.

SSD > i8565923145

Ainda mais em notebook.
Não tendo um Celeron já tá ok.

makumbator
Moderador
# jun/17 · Editado por: makumbator
· votar


A diferença de i5 pra i7 nas tarefas simples de computador é pequena. Para certos programas mais pesados de áudio e vídeo e jogos isso pode ficar um pouco evidente. Mesmo assim não me parece uma diferença gritante. Ainda mais para o que você quer.

Eu troco pouco de computador (fico muitos anos com cada um), então quando compro tento pegar o mais moderno possível pra fazer durar mais. Estou há alguns anos com um notebook com a configuração abaixo (que na época que comprei era bem avançado):

i7 3630QM / 2.4Ghz / 16 GB RAM / 6 megas de cache
placa de vídeo Geforce GT 650M
1 disco de 2T (7200 RPM) e outro menor SSD


Ainda hoje é muito pra maioria das coisas, e faço uso pesado dele. Mas pro uso que você descreveu não precisa de nada perto disso. Entretanto, como comentado antes, um SSD faz uma bela diferença (o problema é que os de grande capacidade são bastante caros)

Johnny Favorite
Veterano
# jun/17
· votar


makumbator
i7 3630QM / 2.4Ghz / 16 GB RAM / 6 megas de cache
placa de vídeo Geforce GT 650M
1 disco de 2T (7200 RPM) e outro menor SSD


tenho esse processador tbem, mas apenas 8gb de ram. Já há uns 3,5 anos. Tá super de boa

Wade
Membro Novato
# jun/17
· votar


Uso um notebook i5 / 8GB há anos e sempre tive processamento de sobra pra tudo. Não trabalho na Nasa, mas rodo algumas aplicações pesadinhas.

O que mais fez diferença mesmo foi ter uma placa de vídeo dedicada. E nem é parrudona (GeForce 840M).

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/17
· votar


Falando nisso, meu velho Lenovo foi pro saco depois de 8 anos, varios tombos e muita poeira (usei ele no meu TCC que envolvia pó de marmore).

Ontei vi um outro Lenovo, i5, 8gb, hd de um tb e placa dedicada. 3200 e pouco, acho que vou pegar.

renatocaster
Moderador
# jun/17
· votar


makumbator

Eu troco pouco de computador (fico muitos anos com cada um), então quando compro tento pegar o mais moderno possível pra fazer durar mais.

Eu também, eu tinha um Sony Vaio com 6 anos de uso, comprei no inicio de 2011. Só que no mês passado ele passou dessa para uma melhor, RIP. O PC era de 2010, um i3 da primeira geração, mas tava dando conta do recado. Mas esse se foi no final do ano passado.

Wade

O que mais fez diferença mesmo foi ter uma placa de vídeo dedicada. E nem é parrudona (GeForce 840M).

Pois é, esse Acer que peguei vem com uma placa dedicada legalzinha, GeForce 940MX. Acho que dá pra jogar uns jogos não muito pesados com resolução e FPS baixos. Logicamente que não vou esperar que ele tenha nem de perto o desempenho de um notebook gamer.

Pleonasmo
Membro Novato
# jun/17
· votar


Black Fire
Ontei vi um outro Lenovo, i5, 8gb, hd de um tb e placa dedicada. 3200 e pouco, acho que vou pegar.

Comprei um desses aqui, curti muito o notebook, da um show nos Vaios que a gente trouxe da China.

Fidel Castro
Veterano
# jun/17
· votar


Meu Dell é i5, meu Apple é i7

Sabe qual a diferença? O SSD que o Dell não tem.

Melhor pegar um i5 com SSD do que um i7 sem se o preço for próximo.

Processador faz diferença se você renderiza no Keyshot por exemplo.

Snakepit
Veterano
# jun/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Pegaria o i7. Sem dúvida nenhuma.

Não compre um computador pensando em trocas peças agora, compre o melhor computador que entre no seu bolso no momento. Se você tem dinheiro pro i7, pegue ele.

Processador faz diferença principalmente na questão da longevidade do notebook. Isso não é possível trocar depois.

Pegando o i7 agora, daqui 3 anos você coloca mais memória e SSD e da uma sobrevida nele.

Pegando um i5 agora e mesmo colocando mais memória e SSD, em 3 anos você estará procurando um novo notebook.

Gansinho
Veterano
# jun/17 · Editado por: Gansinho
· votar


Snakepit
Avaliando pelos benchmarks, a diferença de desempenho entre o i5-7200U e o i7-7500U nem é tão grande assim. Ambos são dual core (com 4 threads), só que o i7 tem o cache um pouquinho maior e o clock um pouquinho maior também. Não creio que vá fazer muita diferença pra uso pessoal.

Bizet
Veterano
# jun/17
· votar


Gansinho
vai fazer diferença quase nenhuma, o snakepit tá falando drek

a diferença entre um ssd e um HD de 5400 rpm padrão de notebook é a diferença de comprar um computador novo, já a diferença do i7 pro i5 ele não vai nem notar (eu mesmo não notei em nenhum dos pseudobenchmark que fiz com as coisas cabíveis, lembre que esses benchmarks mais oficiais empurram pro limite, e esse limite quase nunca é alcançado em tarefas normais)

e dizer que i5 de sétima geração vai ficar obsoleto em 3 anos é simplesmente fora da realidade até se ele for usar o pc pra jogo, o único jeito de um i5 dar gargalo tão rápido é se você pegar uma marreta e esporrar o notebook

Bizet
Veterano
# jun/17 · Editado por: Bizet
· votar


em suma, a pior parte desse conselho é falar pro cara se torturar 3 anos usando esse hd padrão

já perdi a conta de quantas vezes eu tava fazendo coisas absolutamente normais num dell aleatório (tanto i5 quanto i7 e até uns lenovo i3) pra ele começar a engasgar, eu ir no gerenciador e ver 70-100% de uso de disco, é muito ruim

Snakepit
Veterano
# jun/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Bizet
Cara, mas não precisa esperar 3 anos... troca mais tarde quando tiver uma grana.

Apenas falei pra comprar o melhor possível daquilo que não é possível trocar, no caso o processador. Com o tempo vc vai fazendo os upgrades. O notebook vai durar mais tempo.

Comprar um notebook zero e no primeiro dia abrir pra fazer upgrades que eu acho furada. Compra um que te agrada direto, upgrades se faz com o tempo.

Não falei que o i5 estará obsoleto, falei que o i7 terá uma sobrevida maior.

Bizet
Veterano
# jun/17 · Editado por: Bizet
· votar


Apenas falei pra

isso aí tu só foi falar agora, o que tu disse antes foi outra coisa, chummer

e fez um belo edit no post anterior, mas foi apressado, tu botou S em vez de R numa das palavra

Comprar um notebook zero e no primeiro dia abrir pra fazer upgrades que eu acho furada

e por que é furada? tá preocupado em ferir o ego do notebook?

tu já viu um ssd funcionando?

Bizet
Veterano
# jun/17
· votar


Não falei que o i5 estará obsoleto, falei que o i7 terá uma sobrevida maior.

em 3 anos você estará procurando um novo notebook

Snakepit
Veterano
# jun/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Bizet
e fez um belo edit no post anterior, mas foi apressado, tu botou S em vez de R numa das palavras, respira antes de postar

Chummer, que chororô hein. Não adicionei nada de mais chummer. Na verdade nem lembro o que editei. Teus posts também estão editados... bora chamar a perícia do Temer que ele resolve a questão chummer.

A diferença dos processadores será mais sentida mais com o passar do tempo, não hoje.

Com um processador melhor você terá uma sobrevida maior. Esse foi meu ponto. Se quer comprar um notebook pra durar, invista naquilo que não é possível fazer upgrade mais tarde.

tu já viu um ssd funcionando?

Não sei, vou dar um Google primeiro pra ver o que é esse tal de SSD que vcs tanto falam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook - Diferenças entre processadores i5 e i7 (sétima geração)