Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


alanis morre7

Sim, tb vi que muita gente bateu nesta tecla, inclusive.
Só pra esclarecer, eu não quis generalizar (por isso o uso do "tendem a...").
Eu não disse que quem é bom em química vai ser bom em história. Eu disse que uma pessoa que de forma geral tem um bom nível de perspicácia, questionamento, senso crítico, tende a aplicar este modus operandi em todas as suas atividades comuns do dia a dia.

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


sallqantay
Jube
Chegou a crentaiada pra estragar mais um tópico, chamem os ateus asap.

sou agnóstico, bee


Farinha do mesmo saco.

sandroguiraldo
um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente.

Tenho um amigo, gerente de TI de uma grande empresa. Analfabeto funcional... escreve tudo errado, sem acentuação, escreve coisas como "sebola" e "funsionar"...


Pois é e eu não sei manusear um telefone de escritório.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar



um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente.


Lembrei da minha vida acadêmica. Quando eu entrei na faculdade tinha uma cadeira lá de português instrumental, eu fiz uma redação lá e o professor disse que eu estava no curso errado, que eu deveria fazer letras, ou alguma coisa do tipo, porque eu escrevia bem e não sei o que, isso já tinha acontecido algumas vezes na escola, todo ano tinha alguma professora que lia meus textos pra escola toda e tal.
Depois, na cadeira de informática aplicada, praticamente só eu sabia escrever algoritmos. Por pena do pessoal eu fiz todas as provas e passei cola num pen drive, ganhei um whisky de presente da turma, que achou que seria um bom presente, porque eu tinha fama de cachaceiro. Enfim, eu nem bebo whisky e quem bebeu foi meu pai e meu cunhado.
Depois ganhei um dinheiro dando aulas de estatística e de métodos numéricos computacionais pros meus colegas.
A moral da história é que eu tinha facilidade pra escrever, era bom nas cadeiras mais exatas de todas e hoje sou desempregado.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/17
· votar


Eu fechava o topico depois desse relato.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Black Fire

Há quanto tempo você está desempregado e por quais motivos você acha que isso aconteceu?

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


Todo garoto problema desenvolve algum talento em uma área.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar


brunohardrocker

Discordo. A maioria só vai parar na cadeia mesmo. Ou no basement da casa dos pais. Ou no Pinel.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


alanis morre7

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/330061/#9237001

Isso é verdade?

sandroguiraldo
Veterano
# fev/17
· votar


brunohardrocker
Todo garoto problema desenvolve algum talento em uma área.
Escrever tópicos e posts no OT conta?

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Eu acho que a inteligência tem componentes tanto inatos (o talento natural e a "programação" da pessoa, i.e., a personalidade) como adquiridos (a quantidade de capital humano investida na expansão daquele talento, que é determinada pelas diretrizes da personalidade).

Ou seja, você é bom naquilo que faz, será tanto melhor quanto o fizer, e normalmente o fará tanto quanto a sua “programação” te disser para fazer.

Os psicólogos descrevem essa “programação” como uma função de cinco traços fundamentais: https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Five_personality_traits

Pessoas com personalidade extrovertida, por exemplo, são geneticamente programadas para procurar altas doses de estimulação sensorial. Qualquer som, qualquer luz, qualquer imagem, qualquer interação é uma tentação para alguém com um temperamento assim. Dada essa programação, são naturalmente motivadas a prestar mais a atenção no ambiente, a olhar mais as pessoas e, consequentemente, interpretar melhor suas intenções e estados de espírito.

Pessoas com temperamento mais introvertido, por outro lado, são programadas para fugir dessas altas doses de estimulação que atraem os extrovertidos. Qualquer som, qualquer luz, qualquer imagem, qualquer interação é um incômodo. Logo, são menos motivadas a fazer tudo aquilo que os extrovertidos fazem con gusto.

Claro. Isso, obviamente, por si só não diz nada sobre o tipo de inteligência que a pessoa vai desenvolver ao longo da vida. É algo que vai depender de n-variáveis.

Um extrovertido com um alto score de openness e agreeableness, por exemplo, tem tudo para querer ser professor universitário ou empresário quando crescer. Um extrovertido com um alto score de openness e um baixo de agreeableness vai se sentir inclinado a seguir carreiras mais técnicas e individualistas, como a de médico ou advogado. Um extrovertido com um baixo score de openness e um alto de agreeableness vai achar mais interessante ser vendedor (ou, se estiver com tudo em cima, prostituta, que ainda tem a vantagem de ter progesterona no sangue e ganhar um boost nas skills de leitura fria; vide Andressa Urach, que não sabe multiplicar 2 por 2, mas consegue perceber em um segundo quando um homem está “querendo”).

Um introvertido com um alto score de openness e agreeableness vai preferir ser psicólogo. Um introvertido com um alto score de openness e um baixo de agreeableness vai preferir ser programador. Um introvertido com um baixo score de openness e de agreeableness vai preferir ser burocrata.

Claro. Isso, obviamente, também não determina, por si só, o tipo de inteligência que a pessoa vai desenvolver ao longo da vida. Falei apenas de inclinações, motivações inatas, apetites.

Seja por necessidade, seja por pressão social, seja por choques entre os 5 big five traits, nem sempre a pessoa vai se dar o luxo de seguir apenas os seus apetites naturais. Em algum momento, ela vai ter que sair da zona de conforto e aceitar algumas privações.

Um extrovertido, p. ex., que queira trabalhar com coisas mais complexas do que sexo vai ter que aceitar sair menos de casa e trabalhar com um nível menor de estimulação externa do que gostaria; assim como um introvertido que queira pegar mulher vai ter que sair mais de casa e trabalhar mais a leitura para conseguir entender as deixas logo de cara e não cair naquela máxima de Nelson Rodrigues: “Todo tímido é candidato a um crime sexual”.

Tudo isso é muito normal e necessário. Não dá para reduzir tudo à biologia ou à demanda externa. Cai de tudo um pouco no caldeirão.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/17
· votar


É como num bom rpg...
Se você escolhe uma qualidade vai ter escolher um defeito também.
Nem só de status positivo se faz um personagem e um jogo decente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra