Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# fev/17


Normalmente, pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.

No entanto, é curioso observar como algumas pessoas fogem totalmente desta regra. Você admira uma pessoa, que muitas vezes está acima de você profissionalmente e academicamente, cheia de realizações no currículo, e um belo dia se dá conta que esta mesma pessoa genial é capaz de agir de maneira completamente oposta em algumas situações e incapaz resolver o mais bobo dos empecilhos.

Hoje de manhã trabalhava aqui no setor de mediação uma advogada com décadas de experiência em diversos escritórios. De repente interrompeu a audiência e saiu desesperada no corredor procurando alguém pra arrumar o monitor dela que tinha acabado de "pifar". Precisou eu ir até lá apenas pra reconectar o cabo de energia que tinha afrouxado.

Também tem o exemplo clássico do professor universitário com mestrado, doutorado, vinte anos de profissão, mas que ainda não sabe plugar o microfone nem ligar o datashow. Quem nunca teve um desses?

O que será que causa este fenômeno? Tecnofobia? Viseira de cavalo pra aprender qualquer coisa que vá além de sua área de conhecimento? Ou pura aversão a realizar tarefas "menos nobres" (também conhecida como síndrome de rei na barriga)?

Compartilhem vossas experiências e opiniões.

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


Tenho um cunhado doutor em historia fora Temer style que deixa uma bolada na poupança por anos.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.


Desacredito. Em algum setor as emoções ou a personalidade atrapalha.

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


eu sou completamente incapaz de ficar em pé em cima de um skate

Fidel Castro
Veterano
# fev/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


uma colega minha, criou uma puta marca de roupas, já fez fashion week fora do brasil e toca as finanças da empresa mas não consegue administrar as próprias finanças

eu também lol, trabalho com finanças, só que toco minha vida financeira de forma hedonista e com foco em liquidez imediata. não me quebro, mas não formo muita reserva como poderia cortando coisas supérfluas como comer fora quase todo dia

como uma vez disse a copine (sic): casa de espeto o ferreiro é de pau

Insufferable Bear
Membro
# fev/17
· votar


Preguiça de aprender, falta de curiosidade, conveniência...
Qualquer otário consegue pegar um manual de um datashow e aprender a configurar, mas pra que, se vai sempre ter alguém pra fazer isso pra você?

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


Fidel Castro

Uma solução para parar de comer fora, é entrar na dieta páleo em casa.

Adler3x3
Veterano
# fev/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra

Bem isto é normal, somos seres humanos.

Todos somos ignorantes em alguma coisa, lembrando que ignorante no termo posto não é depreciativo, apenas a pessoa ignora.

Muitas vezes quando fazemos as coisas para os outros fazemos melhor do que fazemos para nós mesmos.

Eu procuro ser auto-suficiente mas não em tudo.
Tem coisas que não gosto de fazer e procuro não aprender porque são chatas ou porque não estão no meu foco de prioridades.

E entra em cena o comodismo, como foi dito para que fazer se outra pessoa pode fazer?

Na informática me defendo bem eu mesmo faço a manutenção.

Mas as vezes acontece que tem alguma coisa que tá errada e bem na nossa vista, e simplesmente não enxergamos, as vezes até alguma coisa meio óbvia, principalmente no uso de softwares de música em que tenho uma boa experiência.
E você tem começar tudo de novo e revisar e revisar até encontrar o problema e sua solução, que é fácil, esta a vista.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar


A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas.

Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas.

É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida

esse negócio de totalidade só pertence a um ser (deus)

Jack Holland
Veterano
# fev/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


alanis morre7


Acho que vcs não pegaram muito bem o que eu quis dizer.

Esse fenômeno eu já compreendo. Na verdade, nem é sobre isso. Eu não estava falando de tarefas secundárias que demandam pelo menos algum estudo.

Aprender a fazer cálculos, ou ter um português impecável, demanda um certo tempo, e quem não necessita destes skills praticamente nunca, é até compreensível a ignorância, e que acabe delegando.

Estava falando de empecilhos ridículos do dia a dia mesmo, e que aparecem com frequência no cotidiano da pessoa, mais ligadas à "ligeireza", como no exemplo que dei do cabo. Não importa o conhecimento dela em informática: qualquer ser com dois neurônios sabe que um equipamento eletrônico precisa de energia para funcionar, logo, não custa nada olhar se o raio do fio está conectado. Não consigo conceber como é que alguém não cogita fazer nem isso, e acha mais plausível chamar um profissional (e parar o trabalho dela enquanto isso) pra resolver uma empecilho imbecil desses. Beira o retardo mental.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


Beira o retardo mental

veja o scrut, que deriva lagrangianas from hell e escuta noise

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Estava falando de empecilhos ridículos do dia a dia mesmo, e que aparecem com frequência no cotidiano da pessoa, mais ligadas à "ligeireza", como no exemplo que dei do cabo. Não importa o conhecimento dela em informática: qualquer ser com dois neurônios sabe que um equipamento eletrônico precisa de energia para funcionar, logo, não custa nada olhar se o raio do fio está conectado. Não consigo conceber como é que alguém não cogita fazer nem isso, e acha mais plausível chamar um profissional (e parar o trabalho dela enquanto isso) pra resolver uma empecilho imbecil desses. Beira o retardo mental.


Meu chute é que, quanto maior for o tempo dedicado a tarefas intelectuais que exijam concentração acima do convencional (corrigir trechos de um código-fonte, deduzir ou reproduzir determinado teorema matemático, organizar e postular determinada hipótese com consequências), maior será o período necessário para que a pessoa consiga sair deste estado e executar uma tarefa circunstancial. Então, enquanto ela está tentando resolver o novo problema (ex.: arrumar o monitor), sua cabeça ainda não saiu totalmente dos problemas anteriores. Aí, até cair a ficha que o problema tinha fácil solução, deu-se todo o embaraço.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas. Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas. É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.

Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/17
· votar


gente que EU acho inteligente não faz coisas que EU acho inteligente, o que há de errado com os OUTROS?

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


sallqantay
esse negócio de totalidade só pertence a um ser (deus)

Chegou a crentaiada pra estragar mais um tópico, chamem os ateus asap.

st.efferding
Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.


Calma, eu vou corrigir.

A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas.

Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas.

É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.


Agora sim parece com a alanis morre7

john s mill
Membro
# fev/17
· votar


Normalmente, pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.


isso nao e verdade nao

o maior estudo conduzido ate hoje de multiplas inteligencias foi o do gardner na decada de 80 ainda e que foi reformulado ao longo dos anos, os campos de inteligencia sao distintos e o mais comum e que uma tenho alto coeficiente em uma ou duas, seja proximo da media na maior parte delas e seja baixo em mais algumas

Insufferable Bear
Membro
# fev/17
· votar


Beira o retardo mental

veja o scrut, que deriva lagrangianas from hell e escuta noise


Isso quer dizer que ainda não sou retardado, estou satisfeito.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Jube

Pensei que você ia mudar as generalizações soníferas por uma música do Dream Theater.

1/10

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.


Sendo assim, este grave problema deve ser combatido por meio de uma campanha de conscientização levada a cabo pelo governo federal.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


Jube
Chegou a crentaiada pra estragar mais um tópico, chamem os ateus asap.

sou agnóstico, bee

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


sou agnóstico, bee


ISENTÃO

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra

notáveis em estabelecer duplo standarts

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


sou agnóstico, bee

sallqantay é ateu, mas agnóstico por conveniência.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


tomou uma reguada

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Jack Holland

Normalmente, pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.

Eu estava me referindo a essa parte. Sim, entendi o que você quis dizer. Em resumo, é uma questão de prioridade. Todo mundo tem potencial para ser um completo asno em alguma área.

Black Fire

O meu post não tem nada a ver com o ENEM. Existe uma diferença grande entre dizer "um nerd de exatas pode ter dificuldades..." e "todo nerd de exatas tem dificuldades..."

Foi só um exemplo aleatório que me ocorreu. Os nerds daqui demonstram que essa suposição está bem longe de ser verdadeira.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


alanis morre7
Sei lá, nem li, na verdade, só peguei carona na zoeira.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Jube

Eu gostei da sua correção. Vou editar.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Uia, ela tá braba comigo mesmo. Me ignorando completamente.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/17
· votar


um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente.

Tenho um amigo, gerente de TI de uma grande empresa. Analfabeto funcional... escreve tudo errado, sem acentuação, escreve coisas como "sebola" e "funsionar"...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra