Autor |
Mensagem |
Jack Holland Veterano |
# fev/17
Normalmente, pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.
No entanto, é curioso observar como algumas pessoas fogem totalmente desta regra. Você admira uma pessoa, que muitas vezes está acima de você profissionalmente e academicamente, cheia de realizações no currículo, e um belo dia se dá conta que esta mesma pessoa genial é capaz de agir de maneira completamente oposta em algumas situações e incapaz resolver o mais bobo dos empecilhos.
Hoje de manhã trabalhava aqui no setor de mediação uma advogada com décadas de experiência em diversos escritórios. De repente interrompeu a audiência e saiu desesperada no corredor procurando alguém pra arrumar o monitor dela que tinha acabado de "pifar". Precisou eu ir até lá apenas pra reconectar o cabo de energia que tinha afrouxado.
Também tem o exemplo clássico do professor universitário com mestrado, doutorado, vinte anos de profissão, mas que ainda não sabe plugar o microfone nem ligar o datashow. Quem nunca teve um desses?
O que será que causa este fenômeno? Tecnofobia? Viseira de cavalo pra aprender qualquer coisa que vá além de sua área de conhecimento? Ou pura aversão a realizar tarefas "menos nobres" (também conhecida como síndrome de rei na barriga)?
Compartilhem vossas experiências e opiniões.
|
-Dan Veterano
|
# fev/17
· votar
Tenho um cunhado doutor em historia fora Temer style que deixa uma bolada na poupança por anos.
|
brunohardrocker Veterano |
# fev/17
· votar
pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.
Desacredito. Em algum setor as emoções ou a personalidade atrapalha.
|
CindyFerrari Veterano |
# fev/17
· votar
eu sou completamente incapaz de ficar em pé em cima de um skate
|
Fidel Castro Veterano |
# fev/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar
uma colega minha, criou uma puta marca de roupas, já fez fashion week fora do brasil e toca as finanças da empresa mas não consegue administrar as próprias finanças
eu também lol, trabalho com finanças, só que toco minha vida financeira de forma hedonista e com foco em liquidez imediata. não me quebro, mas não formo muita reserva como poderia cortando coisas supérfluas como comer fora quase todo dia
como uma vez disse a copine (sic): casa de espeto o ferreiro é de pau
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/17
· votar
Preguiça de aprender, falta de curiosidade, conveniência... Qualquer otário consegue pegar um manual de um datashow e aprender a configurar, mas pra que, se vai sempre ter alguém pra fazer isso pra você?
|
# fev/17
· votar
Fidel Castro
Uma solução para parar de comer fora, é entrar na dieta páleo em casa.
|
Adler3x3 Veterano |
# fev/17 · Editado por: Adler3x3
· votar
Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra
Bem isto é normal, somos seres humanos.
Todos somos ignorantes em alguma coisa, lembrando que ignorante no termo posto não é depreciativo, apenas a pessoa ignora.
Muitas vezes quando fazemos as coisas para os outros fazemos melhor do que fazemos para nós mesmos.
Eu procuro ser auto-suficiente mas não em tudo. Tem coisas que não gosto de fazer e procuro não aprender porque são chatas ou porque não estão no meu foco de prioridades.
E entra em cena o comodismo, como foi dito para que fazer se outra pessoa pode fazer?
Na informática me defendo bem eu mesmo faço a manutenção.
Mas as vezes acontece que tem alguma coisa que tá errada e bem na nossa vista, e simplesmente não enxergamos, as vezes até alguma coisa meio óbvia, principalmente no uso de softwares de música em que tenho uma boa experiência. E você tem começar tudo de novo e revisar e revisar até encontrar o problema e sua solução, que é fácil, esta a vista.
|
alanis morre7 Membro Novato |
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar
A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas.
Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas.
É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida
esse negócio de totalidade só pertence a um ser (deus)
|
Jack Holland Veterano |
# fev/17 · Editado por: Jack Holland
· votar
alanis morre7
Acho que vcs não pegaram muito bem o que eu quis dizer.
Esse fenômeno eu já compreendo. Na verdade, nem é sobre isso. Eu não estava falando de tarefas secundárias que demandam pelo menos algum estudo.
Aprender a fazer cálculos, ou ter um português impecável, demanda um certo tempo, e quem não necessita destes skills praticamente nunca, é até compreensível a ignorância, e que acabe delegando.
Estava falando de empecilhos ridículos do dia a dia mesmo, e que aparecem com frequência no cotidiano da pessoa, mais ligadas à "ligeireza", como no exemplo que dei do cabo. Não importa o conhecimento dela em informática: qualquer ser com dois neurônios sabe que um equipamento eletrônico precisa de energia para funcionar, logo, não custa nada olhar se o raio do fio está conectado. Não consigo conceber como é que alguém não cogita fazer nem isso, e acha mais plausível chamar um profissional (e parar o trabalho dela enquanto isso) pra resolver uma empecilho imbecil desses. Beira o retardo mental.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
Beira o retardo mental
veja o scrut, que deriva lagrangianas from hell e escuta noise
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
Estava falando de empecilhos ridículos do dia a dia mesmo, e que aparecem com frequência no cotidiano da pessoa, mais ligadas à "ligeireza", como no exemplo que dei do cabo. Não importa o conhecimento dela em informática: qualquer ser com dois neurônios sabe que um equipamento eletrônico precisa de energia para funcionar, logo, não custa nada olhar se o raio do fio está conectado. Não consigo conceber como é que alguém não cogita fazer nem isso, e acha mais plausível chamar um profissional (e parar o trabalho dela enquanto isso) pra resolver uma empecilho imbecil desses. Beira o retardo mental.
Meu chute é que, quanto maior for o tempo dedicado a tarefas intelectuais que exijam concentração acima do convencional (corrigir trechos de um código-fonte, deduzir ou reproduzir determinado teorema matemático, organizar e postular determinada hipótese com consequências), maior será o período necessário para que a pessoa consiga sair deste estado e executar uma tarefa circunstancial. Então, enquanto ela está tentando resolver o novo problema (ex.: arrumar o monitor), sua cabeça ainda não saiu totalmente dos problemas anteriores. Aí, até cair a ficha que o problema tinha fácil solução, deu-se todo o embaraço.
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas. Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas. É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.
Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# fev/17
· votar
gente que EU acho inteligente não faz coisas que EU acho inteligente, o que há de errado com os OUTROS?
|
Jube Veterano |
# fev/17
· votar
sallqantay esse negócio de totalidade só pertence a um ser (deus)
Chegou a crentaiada pra estragar mais um tópico, chamem os ateus asap.
st.efferding Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.
Calma, eu vou corrigir.
A inteligência não é algo estático. Ela é fluida, expansível, compartimentada e cheia de facetas. Quanto mais um sujeito se concentra em uma determinada faceta mental, maior será o seu desempenho nessa área específica, e quanto menos atenção ele dá às outras gavetas cognitivas, menor será a sua capacidade para lidar com questões relativamente simples ligadas a elas.
Um advogado eloquente que escreve 100 páginas em um dia pode ter dificuldade para fazer cálculos rudimentares, e um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente. Freud dizia que a mente humana está biologicamente predisposta a evitar a dor e buscar o prazer, que é a força motriz do nosso id, então é bastante natural que muitas pessoas simplesmente não queiram se debater com um problema que não ativa os centros de recompensa no cérebro delas.
É muito mais fácil delegar uma tarefa considerada desagradável a terceiros, principalmente quando esse recurso encontra-se sempre disponível. Para ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo, é necessário acostumar a própria mente a encarar o desconforto de aprender algo maçante ou complicado por um certo período, adiando assim a sensação de recompensa, e nem todo mundo está disposto a isso.
Agora sim parece com a alanis morre7
|
john s mill Membro |
# fev/17
· votar
Normalmente, pessoas dotadas de um bom nível de inteligência e perspicácia tendem a aplica-las em todas as áreas da sua vida.
isso nao e verdade nao
o maior estudo conduzido ate hoje de multiplas inteligencias foi o do gardner na decada de 80 ainda e que foi reformulado ao longo dos anos, os campos de inteligencia sao distintos e o mais comum e que uma tenho alto coeficiente em uma ou duas, seja proximo da media na maior parte delas e seja baixo em mais algumas
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/17
· votar
Beira o retardo mental
veja o scrut, que deriva lagrangianas from hell e escuta noise
Isso quer dizer que ainda não sou retardado, estou satisfeito.
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
Jube
Pensei que você ia mudar as generalizações soníferas por uma música do Dream Theater.
1/10
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# fev/17
· votar
Moça, aqui não é ENEM. Pode largar o papo reto mesmo.
Sendo assim, este grave problema deve ser combatido por meio de uma campanha de conscientização levada a cabo pelo governo federal.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
Jube Chegou a crentaiada pra estragar mais um tópico, chamem os ateus asap.
sou agnóstico, bee
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
sou agnóstico, bee
ISENTÃO
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
Sobre pessoas que são notáveis em uma coisa e ao mesmo tempo tapadas em outra
notáveis em estabelecer duplo standarts
|
-Dan Veterano
|
# fev/17
· votar
sou agnóstico, bee
sallqantay é ateu, mas agnóstico por conveniência.
|
# fev/17
· votar
tomou uma reguada
|
# fev/17
· votar
Jack Holland
Eu estava me referindo a essa parte. Sim, entendi o que você quis dizer. Em resumo, é uma questão de prioridade. Todo mundo tem potencial para ser um completo asno em alguma área.
Black Fire
O meu post não tem nada a ver com o ENEM. Existe uma diferença grande entre dizer "um nerd de exatas pode ter dificuldades..." e "todo nerd de exatas tem dificuldades..."
Foi só um exemplo aleatório que me ocorreu. Os nerds daqui demonstram que essa suposição está bem longe de ser verdadeira.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# fev/17
· votar
alanis morre7 Sei lá, nem li, na verdade, só peguei carona na zoeira.
|
# fev/17
· votar
Jube
Eu gostei da sua correção. Vou editar.
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
Uia, ela tá braba comigo mesmo. Me ignorando completamente.
|
sandroguiraldo Veterano |
# fev/17
· votar
um nerd de exatas -- que constrói algoritmos complexos com o pé e de olhos fechados -- pode ter problemas para se expressar satisfatoriamente.
Tenho um amigo, gerente de TI de uma grande empresa. Analfabeto funcional... escreve tudo errado, sem acentuação, escreve coisas como "sebola" e "funsionar"...
|