Sobre o excesso de reticências

Autor Mensagem
alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7


Acabei de receber um email… de um cerumano que escreve assim… como se estivesse com as vias respiratórias… obstruídas… e percebi há um tempo… que ele não é o único que contraiu… esse vírus maldito… das reticências errantes… Isso aflige milhares de indivíduos… no Brasil inteiro… e é algo que me irrita… profundamente… mas o pior é que toda vez… que eu respondo a essas pessoas... de uma forma razoável… elas acham que eu me comunico… de uma maneira um tanto quanto… inadequada… sisuda… esquisita… Será que devo… responder assim também… para evitar aborrecimentos… Porém… não sou fluente nessa língua… e tenho receio… de colocar as pausas cardiovasculares… nos lugares errados… prejudicando ainda mais… a tentativa de comunicação… Se alguém aqui… for perito em reticentês… e puder me dar um norte… eu agradeço… Será que é pertinente… encher meu email de emojis… só para essas pessoas verem… que estou de boinha… sussa… devagar quase parando… assim como elas… está lançada a questão… Trolem… só não esqueçam… de pontuar…

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


acham que eu me comunico… de uma maneira um tanto quanto… inadequada… sisuda… esquisita

aqui no BR tu tem que usar diminutivo, aspas, reticências e o caralho. Ou seja: falar como uma criança idiota, ou vai ser taxado de arrogante

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


sallqantay

é... tem que começar com letra minúscula... encher de emojis avulsos... e terminar chamando de lindo ou de florzinha... e mandando beijinho... mesmo sem nunca ter visto a pessoa...

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


HAUHAUHAUHAUHAUUA

é a geração uátisap

que se vocee nao repetirr pelo menoss 2 vezess a letra final das palavrasss

vaii acabarr soandoo secoo

Tipo:

Oi, bom dia.
/
Oiii, boomm diaaa ^^

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Nunca abro mão do português correto. Nem nunca uso internetismos.

Para evitar deixar o e-mail "seco", uso outros recursos expressivos: pontos de exclamação na hora certa ("Ótimo!"; "Muito obrigado!"), um ou outro comentário mais afável ("Bom dia ao Fulano [que está fora do país]... e boa tarde aos Sicranos [que estão no Brasil]; "Seja muito bem-vindo"; "Sinta-se à vontade para...") e evitar usar abreviaturas ("Att.," é coisa de preguiçoso, segundo um chefe que tive).

Outra coisa importante é citar o nome das pessoas ao lado das expressões de polidez. Trabalhei com uma criatura que escrevia apenas "Bom dia." e "Atenciosamente.", em vez de "Fulano, bom dia" e "Atenciosamente, Sicrano", e isso, não sei por quê, me irritava. Talvez eu simplesmente não fosse com a cara dele, talvez fosse apenas mania minha, sei lá. Mas, como eu não era o único a antipatizar com a pessoa (que um colega uma vez comparou ao Darth Vader), fica a dica.

É claro que tudo isso é falsidade, mas é necessário no ambiente de trabalho. O mundo dos burgueses não funciona sem uma ou duas colheres de lubrificante social.

Insufferable Bear
Membro
# fev/17
· votar


Isso é sequela deixada por jogar muito Shin Megami Tensei...

Jack Holland
Veterano
# fev/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


Acho perfeitamente possível usar um português impecável em comunicações profissionais e escrever de forma um pouco mais cagada em apps como o whatsapp, por exemplo, em nome da agilidade. Mas tudo tem limite e tem algumas coisas realmente irritantes, como excessos de qualquer caractere, mandar em 15 mensagens de uma ou duas palavras o que podia ser condensado em uma mensagem só, etc.

Este fórum eu considero o "meio do caminho", não tão sisudo como o ambiente profissional mas também não tão cagadão igual o whatsapp, tolero alguns internetismos sem julgar a pessoa como ignorante ou analfabeta.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


dr. Rey

Mas você já precisou, por motivos profissionais, se corresponder com analfabetos funcionais tão iludidos que ousam corrigir quem escreve corretamente? Do tipo que nutre um ódio gratuito por quem usa o ponto final? Eu já fui prejudicada profissionalmente por causa desses detalhes.

Olha:

https://catracalivre.com.br/geral/inusitado/indicacao/pessoas-que-term inam-mensagens-com-ponto-final-parecem-frias-diz-estudo/

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


alanis morre7

se livrar de idiotas não é prejuízo no longo prazo

/o/

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Maestro della Verità

Essa repetição da última letra até que nem me irrita tanto. Só me incomodo bastante com as reticências mesmo, porque geralmente são usadas em um texto extremamente longo e redundante, por pessoas que tem um nível de escolaridade entre mediano e alto. O sujeito que escreveu assim para mim é formado em arquitetura, por exemplo. Sempre que vejo essa overdose de reticências, tenho a impressão de que a pessoa tomou tanto Rivotril que não consegue nem conectar as próprias ideias direito.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar


sallqantay

Pena que sempre tem um idiota no meio do caminho. Eles nunca se cansam de se reproduzir freneticamente, como coelhos. Às vezes, lidar com gente assim é algo inevitável.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


alanis morre7
Mas você já precisou, por motivos profissionais, se corresponder com analfabetos funcionais tão iludidos que ousam corrigir quem escreve corretamente? Do tipo que nutre um ódio gratuito por quem usa o ponto final

Felizmente, não.

Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


alanis morre7
Eu já fui prejudicada profissionalmente por causa desses detalhes.Olha: https://catracalivre.com.br/geral/inusitado/indicacao/pessoas-que-term inam-mensagens-com-ponto-final-parecem-frias-diz-estudo/

Ué. Vc foi prejudicada por causa desta notícia artigo do catraca livre?

Pessoas que terminam mensagens com ponto final parecem frias, diz estudo

Às vezes parecem mesmo.

Jube
Veterano
# fev/17 · Editado por: Jube
· votar


Meus emails profissionais vão com um português claro, porém, é preciso usar um pouco do "lubrificante social" que o dr. Rey comentou.

Diferente daqui, nos meus emails eu escrevo pra caralho, como se tivesse incorporado a alanis morre7, são todas informações importantíssimas para a saúde do negócio e cheias de detalhes.
Mesmo assim tem gente que reclama, diz que tem muita coisa escrita, "todo certinho".
Recebo algumas respostas com "...", "ke" no lugar de "que", meu nome escrito errado, o nome da empresa escrito errado, "mais" no lugar de "mas", "forão", no lugar de "foram" e assim vai.
Recebi esse aqui para a alegria da alanis morre7: "Oiê..... então até este valor pra mim esta susse... acima disso infelizmente não to podendo. "

Acho desnecessário o excesso de formalidade e para quebra-la, uso uma forma mais descontraída de escrever e meus lubrificantes sociais:
"Saudações [nome da pessoa]", "humildemente", "gentilmente", "por uma humilde gentileza", "muito obrigado [nome da pessoa]", etc.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar


Jack Holland

Não, eu fui prejudicada por causa dessas nuances de comunicação que fogem à minha compreensão. Tenho mãos de tesoura para lidar com gente e geralmente uso a escrita a meu favor, mas quando a pessoa tem reais deficiências nessa área, eu fico sem saber como interagir com ela.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


alanis morre7

vai por telefone, entao

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Jube

Oiê..... então até este valor pra mim esta susse... acima disso infelizmente não to podendo.

Perto do email que eu recebi, isso está parecendo um poema do Olavo Bilac.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


sallqantay

Detesto. Putz. Mas é melhor não arriscar. Vou simplesmente ligar pro cara e deu.

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


alanis morre7
Essa repetição da última letra até que nem me irrita tanto. Só me incomodo bastante com as reticências mesmo, porque geralmente são usadas em um texto extremamente longo e redundante, por pessoas que tem um nível de escolaridade entre mediano e alto. O sujeito que escreveu assim para mim é formado em arquitetura, por exemplo. Sempre que vejo essa overdose de reticências, tenho a impressão de que a pessoa tomou tanto Rivotril que não consegue nem conectar as próprias ideias direito.


Huahuahuaha

Mas comigo é muito raro isso acontecer, de alguém vir falar comigo usando muito reticências, o que acontece muito são uns 'preguiçosos' do tipo que do Dr. Rey citou no post dele.

E sobre as letrasss dobradasss, tenho que admitirr que acabei me contaminandoo um poucoo =(

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


alanis morre7

Se você depende mesmo desse tipo de clientela, não tem jeito, tem que fazer uma média.

Uma vez, eu estava conversando com um advogado, e ele me confessou que teve uma época em que estudava tanto que estava começando a virar o "chato" da turma. Com medo de ser marginalizado e perder a propaganda gratuita dos amigos, passou a cultivar o hábito de, durante a semana, ler noticiários bestas que não lhe interessavam somente para, no domingo, ter assunto com eles na mesa do boteco. Trágico.

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


dr. Rey
ler noticiários bestas que não lhe interessavam somente para, no domingo, ter assunto com eles na mesa do boteco. Trágico.

Talvez nesse caso específico não foi a melhor solução.

Mas você não concorda que ocupar a mente excessivamente na melhora do QI pode acabar subdesenvolvendo o seu QE?

Wade
Membro Novato
# fev/17
· votar


coé...

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


eu uso dois pontos.. o que é muito incorreto.. e começo as frases com letras minúsculas.. o que também é erradíssimo.. mas acho legal

Wade
Membro Novato
# fev/17
· votar


Não consigo escrever iniciando com minúscula e muito menos minúscula após ponto. Dá agonia. Dá uma sensação ruim de angústia e perseguição. Como se algo ficou por resolver.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


Wade

É coisa de desconstruidão.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


reticências demonstra uma certa insegurança pelos recalques advindos da posição social do indivíduo, mas pode ser uma estratégia de demonstração de falsa insegurança por parte das mulheres que querem tomar um drink com você para depois te dopar e te deixar numa banheira de gelo sem os rins.

o negócio é meter o loco tocando o cotovelo

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Maestro della Verità
Mas você não concorda que ocupar a mente excessivamente na melhora do QI pode acabar subdesenvolvendo o seu QE?

Não acredito nisso.

Eu, por exemplo, sempre tive um bom QE: desde criança, faço leituras frias com uma margem relativamente alta de acerto. Não tenho dificuldade em entender as pessoas, em saber qual é a delas. No colégio, conseguia adivinhar até a cor favorita do meu amigo mais distante, sem precisar perguntar a ninguém. E, mesmo hoje, quase nunca erro na primeira avaliação que faço de uma pessoa (por incrível que pareça, é mais frequente eu errar quando não confio na minha intuição, por achar que estou sendo preconceituoso, e tento ainda dar algum crédito à pessoa).

Isso não quer dizer, obviamente, que eu seja uma pessoa lá das mais simpáticas. Você só vai me ver me comportando dessa maneira em ocasiões bem específicas. A minha empatia não é uma empatia compassiva, i.e., aquela do cara que entende todo mundo e, só por isso, já gosta de todo mundo e quer ser amigo de todo mundo. É uma "empatia fria", mais ou menos como a dos psicopatas, que conseguem entender as emoções das outras pessoas, apesar de serem incapazes de senti-las.

Não acho que o fato de eu ter estudado muito tenha mudado isso. O que mudou apenas foi que a companhia de um determinado tipo de pessoa se tornou menos atraente para mim e eu simplesmente parei de ver sentido em agradar. Normal. Todo mundo muda de "tribo" em algum momento da vida.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Telefonei pro cara e a primeira coisa que ele fez foi me chamar de "mocinha" e de "minha linda". Someone please shoot me.

Antes que digam que estou contando isso para bancar a gostosa, já deixo claro que ele não tentou me salamear nem nada do tipo. O sujeito tem uma voz bastante afeminada, com certeza é viado. Ainda bem.

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


Tirar o r do infinitivo.

Crime inafiançável em uma sociedade evoluída.

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


Tirar o r do infinitivo.

Crime inafiançável em uma sociedade evoluída.

acho que temos um vencedor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o excesso de reticências