Sobre a metodologia da pesquisa filosófica

Autor Mensagem
General Patton
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte

Quanto mais popular uma denominação religiosa se torna maior é o afrouxamento moral e intelectual necessário para a própria acomodação da palavra (weberiano isso), basta observar o método católico na Idade Média e sua consequente evolução nas religiões dissidente . E isso não é, necessariamente, ruim. "Temo a dúvida dos tempos modernos, porque ela é perigosa" (Chesterton).

Enfim, a igreja, enquanto instituição social, serve como uma disciplinadora ética. Se preocupar com o QI dos seguidores é coisa de ateuzinho de shopping.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar


Marco Andriotti
Cara, alguma vez essa chateação religiosa que você faz em todo tópico que tem oportunidade, já chegou em algum lugar?

dr. Rey
Boa, qual obra desse tio aí?


st.efferding
Estou tentando entender o mundo, ué. Pensei que isso era obrigação de todo cidadão.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


General Patton

Enfim, a igreja, enquanto instituição social, serve como uma disciplinadora ética. Se preocupar com o QI dos seguidores é coisa de ateuzinho de shopping.

Discordo de você. Um cristão tem que ter a capacidade mínima de defender sua fé ante à sociedade. A maioria dos assembleianos não sabe se posicionar a respeito de nada (política, economia, cultura, sexualidade, muito menos defender os pontos principais da fé cristã). Por exemplo, minha mãe, que é da AD, esses dias estava lendo um livro do Lloyd-Jones (autor puritano, calvinista e presbiteriano) que eu emprestei para ela e, no decorrer da leitura, veio me perguntar o que era justificação pela fé, que é simplesmente a doutrina mais importante do cristianismo protestante. E eu te digo sem titubear que de 10, 9,5 assembleianos não sabem o que significa essa doutrina. E mais, a grande maioria dos pastores da AD não conseguem, com suas prédicas, alcançar todas as áreas da vida cristã, visto o total despreparo bíblico-teológico. A pregação da palavra deve passar por todas as questões da vida comum, a fim de que nenhum membro fique sem ensino sobre nenhuma área da vida. Qual a consequência disso? Cristãos fracos, levados por qualquer vento de doutrina (vide a teologia da prosperidade, unção do riso, cai-cai, etc. que adentraram os arraiais assembleianos nos últimos 20 anos). Um cristão com fortes bases bíblica-teológicas é capaz de identificar e se defender de ataques contra a sua fé, dentro e fora da igreja.

Além disso, todo cristão deve ter consciência de que é um agente transformador da cultura, e que a sua piedade deve influenciar o meio em que está inserido (conceito wesleyano). O que eu vejo no meio assembleiano é uma santificação voltada para o eu, para dentro, uma santificação de "ostra", sendo que a santificação deveria se concretizar na interação humana, com atos de misericórdia em favor do próximo e a promoção da justiça social (conceito wesleyano também).

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


Black Fire
poderia fazer a mesma pergunta a você, quando se dirige a mim em tom sarcástico.
qualé, não aguenta uma provocação não?

Samá Samutte
Black Fire
General Patton

O que vcs acham da regra de sharp?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/16
· votar


Marco Andriotti
Estou ouvindo calar desaa regra pela primeira vez.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16
· votar


Marco Andriotti

Também nunca ouvi falar. Joguei no Google e caí no CACP.

O que dizem as regras de gramática grega sobre a tradução de Tito 2.13?

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Black Fire
Samá Samutte

eu também não tinha ouvido falar até hoje

estava pesquisando sobre as regras gramaticais de tradução da bíblia, quando me deparei com um artigo falando dessa tal "regra de sharp", que consistiria em 6 regras que conjuntas formariam a tese de que há base gramatical absoluta para a crença da trindade

porém pelas pesquisa que fiz, essa regra foi refutada pelos próprios trinitários e por isso que é tão desconhecida hoje.

Porém é até interessante a forma como ele raciocinou, porque pelo menos no português, a construção de texto que ele usa para sua justificação, pode causar mesmo a impressão de que está certo.

Só que estudando o grego utilizado pelos manuscritos gregos mais antigos, percebe-se que a regra não pode se aplicar, senão haveria contradição até mesmo num versículo seguinte do outro

General Patton
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte
Um cristão tem que ter a capacidade mínima de defender sua fé ante à sociedade

Defender como? Se utilizar de um sistema de lógica formal para construir um argumento que fundamente sua fé??

A maioria dos assembleianos não sabe se posicionar a respeito de nada

Já falei sobre isso, a relação entre massificação e ignorância. O processo de ordenamento e entendimento de uma suposta realidade só é possível através do uso de simbologias compactadas que carregam toda uma estrutura proveniente de uma formação tradicionalista de conhecimento. A adaptação de conceitos cristãos em uma estrutura de conhecimento tão diferente de sua forma originária não é tão simples como você parece imaginar.

Além disso, todo cristão deve ter consciência de que é um agente transformador da cultura, e que a sua piedade deve influenciar o meio em que está inserido

Eu diria que é o contrário.

Marco Andriotti

Nunca vi esse termo também.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


General Patton

Você está ignorando a história do cristianismo. Em todos os períodos em que a igreja passou por grandes avivamentos, as doutrinas cristãs eram ensinadas, aprendidas, cridas e praticadas. Os anos áureos do cristianismo foram marcados principalmente pela ênfase nos ensinos doutrinários, aprender Bíblia e Teologia mesmo. Segundo D. Martyn Lloyd-Jones, em seu excelente e recomendadíssimo livro Avivamento -- talvez o melhor sobre o assunto em língua portuguesa -- os períodos de sequidão, escuridão espiritual, frieza ou fracasso da igreja foram produzidos por negligenciar as doutrinas essenciais da fé cristã, tais como a doutrina da Pessoa de Deus, do Senhor Jesus, do Espírito Santo, da infalibilidade e inspiração das Escrituras, do pecado do homem, da justificação somente pela fé e da regeneração pelo Espírito Santo. Vai perguntar para um assembleiano o que são essas doutrinas ai para ver. Não é de se admirar que a igreja cristã brasileira esteja tão enfraquecida, visto que os círculos que mais crescem são os pentecostais e neopentecostais.

Com pensamentos como o seu a tendência é só piorar.

Além disso, todo cristão deve ter consciência de que é um agente transformador da cultura, e que a sua piedade deve influenciar o meio em que está inserido

Eu diria que é o contrário.


Como assim? E a igreja de Atos? E os lugares em que Paulo passou? E John Wesley, George Whitfield, Jonathan Edwards, João Calvino, Charles Studd, Hudson Taylor, Richard Baxter, etc. etc.etc. ? Estou assustado com suas declarações; um cristão é chamado para ser sal e luz do mundo, um embaixador do reino, um agente influenciador em meio a um mundo corrompido pelo pecado. Os maiores homens de Deus que passaram por essa terra moveram cidades, reinos, países e até o mundo.

Faço questão de deixar aqui um trecho do livro Manual Pastoral de Discipulado, do Richard Baxter, em que J.I. Packer conta um pouco da influência desse nobre pastor na cidade de Kidderminster, na Inglaterra:

"Como pastor Baxter era incomparável. Seus feitos em Kidderminster foram notáveis. O vilarejo tinha uns 800 lares, quase duas mil pessoas. Era um povo ignorante, rude e dado à folia quando Baxter chegou, o que, entretanto, foi mudado de maneira dramática.

'Quando iniciei meu trabalho, podia cuidar especialmente de cada um que se humilhava, reformava ou convertia; mas, depois de um tempo de trabalho, foi do agrado de Deus que os convertidos fossem tantos que eu não tinha mais tempo para escrever observações particulares sobre cada um... famílias e números consideráveis vinham de uma vez... entravam e cresciam de maneira como eu mal podia entender. O local de congregação geralmente estava cheio (cabia até mil pessoas na igreja) e tivemos de construir cinco galerias. No Dia do Senhor, poder-se-ia ouvir cem famílias cantando salmos e repetindo sermões ao passar pelas ruas. Quando cheguei, havia apenas uma família em outra rua que adorava a Deus e clamava pelo Seu nome; mas, quando saí, havia ruas em que não passava nenhuma família que não fosse de adoradores, professando séria piedade, dando-nos esperança de sua sinceridade'". Manual Pastoral de Discipulado, Richard Baxter; pág. 9 e 10

Isso acima é só um exemplo de cristãos influenciando e transformando a cultura. O metodismo de John Wesley e George Whitfield foi o responsável pela Reforma Social da Inglaterra no séc. XVIII, William Wilberforce aboliu a escravatura, Calvino reformou Genebra, enfim, são muitos os exemplos.

dr. Rey
Membro Novato
# dez/16
· votar


Insufferable Bear
epistemologia e filosofia da mente (que são as áreas mais básicas da filosofia, na medida em que fundamentam todas as demais áreas).

Na verdade filosofia da lógica.


Filosofia da lógica é a matemática pura da epistemologia. =)

General Patton
Membro Novato
# dez/16
· votar


Samá Samutte

Acho que você não está me entendendo muito bem. Eu concordo que a igreja possua um papel de revitalização cultural, eu já disse, a igreja é uma disciplinadora ética. De uma forma mais clara, o que estou dizendo é que quanto mais popular se torna uma denominação mais dificil se torna o processo de passagem desse conhecimento aos seus membros e é aí que entra a importãncia do conhecimento tácito da experiência religiosa.

Sobre a questão cultural, tem uma frase do Tomás de Aquino que resume bem o que eu acho:

To one who has faith, no explanation is necessary. To one without faith, no explanation is possible.


Insufferable Bear
Membro
# dez/16
· votar


Eu acho que filosofia é o negócio que a filosofia do Black Fire de ler 34 livros antes de ter uma opinião melhor se encaixa, por experiência própria. Eu aprendi um tanto de mecânica quântica nas últimas semanas e tô perdidão nas interpretações ontológicas da coisa e nem sei por onde começar porque nunca li nada de filosofia a sério, mas é um negócio que parece interessante pra caralho.

dr. Rey
Quer dizer que é a parte legal e divertida?

dr. Rey
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


Insufferable Bear

Quer dizer que é a parte inútil. =)

Filosofia da mente tem muito mais aplicações práticas.

Hayek escreveu um livrinho de psicologia na juventude e, hoje, dizem que esse livro é a base de toda a teoria social dele.

Samá Samutte
Além disso, todo cristão deve ter consciência de que é um agente transformador da cultura, e que a sua piedade deve influenciar o meio em que está inserido (conceito wesleyano).

Já leu alguma coisa de Josemaría Escrivá? Você iria gostar dele.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


General Patton

Você só atesta o pragmatismo pentecostal. Crescimento sem conhecimento; o alvo são os números, infelizmente.

dr. Rey

Vi você indicando o Caminho em outro tópico. Baixei, dei uma olhada e gostei muito do pouco que li, como, por exemplo, a orientação para nunca repreender alguém no momento da ira, pois, passado algum tempo, surge o sentimento de misericórdia. Isso é essencial no serviço pastoral, por exemplo, em que há a constante necessidade de exortação e disciplina.

Adler3x3
Veterano
# dez/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


General Patton
escreveu:
Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim"

Mas que caminho desconhecido e acima de tudo impraticável é este?

Como ficam as pessoas que nunca ouviram falar de Jesus?, e olhe que mesmo no século XXI, tem regiões da terra que nunca tiveram acesso, ou melhor ainda a indicação deste caminho, que é só um jogo de palavras inúteis, não tem efeito prático nenhum.
Jesus não é um caminho.
Isto é arrogância pura!
Cadê a humildade, cadê a verdade?
Se trai na essência, é uma contradição explicita, Jesus não disse isto, é pura invencionice humana.
Que verdade que não pode ser conhecida?
Se não pode ser conhecida não é uma verdade.
Não tem nada de divino e sagrado, é um defeito, um vício, uma imoralidade.
Este é um exemplo da vontade de exercer o direito de exclusividade de Deus, sem contestação, aqui não existe o espaço e o tempo.

Não conhece ou não conheceu Jesus, esta condenado!
Este então é o maior dos absurdos.

Isto tem classificação, é um dogma repressivo, um mal.

Mesmo na China um país enorme que tem regiões afastadas da civilização, que nunca ouviram falar de Jesus.
Jerusalem não é e nunca foi o umbigo do mundo.

Em outras regiões do mundo existiam civilização mais avançadas.

E a lembrar que Jerusalem foi tomada a força da espada por Davi, não tem nada de original aqui.

E os outros continentes que foram somente descobertos muito tempo depois, o que aconteceu com estas outras pessoas?
Vidas inteiras.
Qual o caminho delas? e que importância teve Jesus?
Nenhuma!

O que fez com que as pessoas fossem melhores ou piores? ou procurassem como se diz os seus caminhos.

E ninguém tem exclusividade de Deus, isto é uma prova, não existe uma religião que seja para todos, até o momento isto não aconteceu.
Não aconteceu por simples motivos práticos, o mundo, a nossa terra é grande, existe a diversidade.
A diversidade.


Ninguém é dono da verdade.

As religiões tem um pouco de filosofia dentro de si, mas foram coisas importadas e adaptadas ao pensamento religioso, que não segue um método coerente, pois não admite o contraditório.
A religião desfigura a filosofia.
E este negócio de conversão forçada e não forçada é um absurdo.
Cadê o bom exemplo?
Cadê as boas práticas?
Cadê a paz?
Cadê a verdade?

As verdades deles são absolutas, e não ensinam a pensar, mas sim prender as pessoas, sempre estiveram ligadas com o poder. Pois o poder e a religião nos tempos antigos sempre tiveram uma forte ligação.

Os usurpadores de poder ganhavam legalidade sendo ungidos por sacerdotes, e assim começavam as dinastias.

Este tipo de pensamento já foi contestado e modificado há muito tempo.

E não tem religioso que consegue explicar o que aconteceu com as pessoas que viveram antes da nova religião, ou até de lugares afastados onde não seria possível conhecer a nova religião, por meros motivos de distâncias geográficas.
Lembro que para muitos religiosos antigos a terra era plana e era o centro do universo.

E o mundinho deles era pequeno.
Então uma religião de mundinho.

General Patton
Membro Novato
# dez/16
· votar


Adler3x3

Ajoelhe-se e peça perdão, herege.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a metodologia da pesquisa filosófica