Proposição Filosófica. Dilema da maritaca e o Estado.

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # 07/mar/23 15:48 · Editado por: Lelo Mig


    Contexto:
    Fui almoçar hoje e na praça da Cidade o Corpo de Bombeiros estava fazendo uma operação para salvar uma maritaca enroscada em linhas de pipa, presa numa árvore (num galho alto, de 6 à 8 mts do solo).

    Dados Técnicos:
    1 Caminhão de Bombeiros equipado com cesto elevatório.
    4 Bombeiros (que eu vi).

    Dados Contextuais:
    Moro em uma Cidade pequena (80 mil habitantes) e 13 IDH do Brasil (0,817), ou seja, uma cidade bastante rica.

    Dados tirados da bunda*:
    Custo caminhão/hora: R$ 200,00
    Custo 4 bombeiros/hora: R$ 150,00
    Custo Equipo/Seguro/Combustível: R$ 600,00
    Custo Total hora: R$ 950,00
    Custo total operação: (2 horas) R$ 1.900,00

    (*) Tudo chute. Se você têm condições de "fazer um ajuste fino" e mais realista deste custo, por favor, sinta-se à vontade.

    A questão é:

    1- O Estado pode e deve salvar a maritaca (seja por motivos éticos, morais, humanitários, ambientais e etc.) porque ela também é uma "cidadã"?
    2- Foda-se a maritaca?

    Não vou dizer minha opinião (por ora) à respeito. Mas, quero saber a sua; como você pensa? o que faria diante de tal fato?

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 07/mar/23 16:08 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Lelo Mig
    o que faria diante de tal fato?

    Uma espingarda de chumbinho ficaria mais barato.

    Skider
    Veterano
    # 07/mar/23 16:10
    · votar


    O estado gasta milhões com animais de pior espécie.

    Skider
    Veterano
    # 07/mar/23 16:12
    · votar


    E a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.

    makumbator
    Moderador
    # 07/mar/23 16:33
    · votar


    Lelo Mig

    Aposto que a Maritaca gritava como de costume. Ingrata!!!

    Wanton
    Veterano
    # 07/mar/23 16:47
    · votar


    O bombeiro recebe igual se ficar sem fazer nada. Fora o gasto em combustível do caminhão, não há muito o que se queixar da operação.

    megiddo
    Membro
    # 07/mar/23 17:00
    · votar


    Minha operação seria a seguinte:

    1 - Policial
    2 - Um veículo

    Policial roda pelas ruas, dá uns tapas no primeiro cidadão empinando pipa que encontrar e faz o sujeito subir na árvore e soltar a maritaca.

    JJJ
    Veterano
    # 07/mar/23 19:13
    · votar


    Pra mim é óbvio que tem que se tentar salvar a pobre maritaca.

    Motivos:

    1) seres humanos (normais) sentem compaixão por outros seres em dificuldade, gritando (ou piando, no caso) por socorro;

    2) nem tudo se resume a dinheiro.

    Aliás, estou meio emotivo em relação a animais... acabei de ver um vídeo-documentário sobre um experimento com golfinhos que acabou com um deles provavelmente cometendo suicídio. Muito triste. O ser humano é uma bosta.

    Enfim... Só faltou contar se conseguiram salvar o bicho! Espero que sim.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 07/mar/23 20:18
    · votar


    Agora falando sério. A questão dos custos para esse tipo de ação é irrelevante. O que deve prevalecer é o sentimento e a lição de preservação da natureza considerando ainda que o animalzinho ficou preso devido a uma ação humana. Se fosse garranchos da própria natureza ele não ficaria preso.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 07/mar/23 22:06
    · votar


    Eu também parto do princípio de que qualquer custo para salvar uma vida que o ser humano causou o prejuízo deve ser pago.

    Drinho
    Veterano
    # 08/mar/23 07:21 · Editado por: Drinho
    · votar


    1- O Estado pode e deve salvar a maritaca (seja por motivos éticos, morais, humanitários, ambientais e etc.) porque ela também é uma "cidadã"?

    Acho que não há questionamento sobre motivos éticos, morais e humanitários, o fato de ser ou não cidadã não deve impedir o socorro. Como o rapaz disse acima, o estado já é obrigado a gastar muito mais com gente muito mais destrutiva, assim sendo não deveria haver impeditivo para o bicho ser salvo.

    Agora, na prática, sabemos que o estado é pouco competente e incapaz de entregar o que promete principalmente se for obrigado a lidar com grande demanda, no caso dos subdesenvolvidos nem se fala.

    Desta forma não tem como evitar estabelecer prioridades mesmo que seja algo imoral, o que me leva crer que a maritaca da minha cidade talvez não tenha tanta sorte como a da sua.

    Wanton
    Veterano
    # 08/mar/23 08:25
    · votar


    JJJ
    O ser humano é uma bosta

    O ser humano é a espécie com maior capacidade de demonstrar empatia pelas outras espécies. Não é raro achar vídeo de gente se esforçando e até se arriscando para salvar algum bicho.

    Infelizmente, vivemos em um arranjo social em que qualquer ação é precificada. Doar-se para o outro é um ato desencorajado, de gente que não trabalha enquanto os outros dormem.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 08/mar/23 10:43 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Wanton
    Doar-se para o outro é um ato desencorajado, de gente que não trabalha enquanto os outros dormem.

    Se o Djavan vê isso ele vai querer musicar. :)

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 08/mar/23 11:00
    · votar


    Pedro_Borges

    Mano, não foge não... ele está falando de questões humanas, solidariedade, empatia. Você não consegue falar sobre isso? Aí tem que recorrer piadas no sense?

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 08/mar/23 11:52
    · votar


    ProgVacas

    Cara eu entendi o espírito, mas o texto em si ficou enigmático. Mas deixa que ele se defenda, se for o caso, a menos que você tenha aí uma procuração com firma reconhecida listando tais poderes. :)

    -Dan
    Veterano
    # 08/mar/23 13:07
    · votar


    Custo caminhão/hora: R$ 200,00
    Custo 4 bombeiros/hora: R$ 150,00
    Custo Equipo/Seguro/Combustível: R$ 600,00
    Custo Total hora: R$ 950,00
    Custo total operação: (2 horas) R$ 1.900,00


    A questao é: se os bombeiros nao tivessem ido salvar o bicho, esses custos seriam provavelmente quase os mesmos. Ta muito dinheirista.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 08/mar/23 14:05 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    Lelo Mig
    Pensando num ponto de vista pragmático jogando a moral fora, não acredito que vale a pena ser mesquinho com isso aí não.

    Esse custo por hora é praticamente irrelevante porque não aumenta de forma significativa com essas poucas pequenas operações, que dão mídia positiva pra corporação, como essa.

    Na real, eles no máximo gastaram uns vintão de combustível com essa maritaca aí.
    Pois atendendo ou não o caso, os bombeiros ainda vão receber o mesmo salário no fim do mês e a manutenção dos equipamentos será feita no mesmo prazo.

    Só que a recusa de atender casos de pet assim pode levar a um custo social muito maior do que economizar vintão de diesel com o caminhão de bombeiro, tipo se as pessoas ficarem irritadas com o corpo de bombeiros por não atender o pet podem não querer mais colaborar com eles, alguém pode lembrar que bombeiro é militar tbm, botar o caras no mesmo balaio da polícia, começar a falar de ACAB geral... e por aí vai.

    Wanton
    Veterano
    # 08/mar/23 14:20
    · votar


    Pedro_Borges
    mas o texto em si ficou enigmático

    Não tem nada de enigmático. Se ficou com dúvida sobre alguma parte, pergunte.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 08/mar/23 16:12
    · votar


    Wanton
    O ser humano é a espécie com maior capacidade de demonstrar empatia pelas outras espécies.

    HMMMMM!

    brunohardrocker
    Veterano
    # 09/mar/23 09:46 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Esse custo aí é irrisório para o orçamento do estado e faz parte do papel dos bombeiros este serviço. A grosso modo, não são casos tão frequentes assim e se for dividir os custos na média para cada pagador de imposto, vai dar na casa dos centavos.

    Eu mesmo nesta semana chamei os bombeiros para tirar um gato de uma amiga que levou umas mordidas de cachorros na rua e entrou num vão de uma construção e passou 1 dia inteiro por lá e não saia de jeito nenhum.
    Os bombeiros vieram em 2, numa camionete e com alguns acessórios. Do jeito que estava, era impossível tirar o gato de lá. Uma pessoa não cabe naquele vão e não tinha como laçar o gato com nada. A passagem era muito apertada e obstruída. Tanto que os bombeiros não deram conta. Agradeci a ajuda deles, e falamos que íamos aguardar ele sair por conta propria.

    Eu quis chama-los para retirar porque pensei que o gato poderia estar machucado a ponto de ficar lá até morrer, e que deveria ser levado ao veterinário.

    Troquei uma ideia com uma veterinária, e ela, com seu conhecimento, disse que é normal para qualquer felino quando sofre um ataque, se esconder em local seguro e só sair de lá quando tiver segurança de que o agressor não está mais por perto. É um predador que naquele momento está se sentido como uma presa. Ele não vai dar as caras nem fodendo. Nem com a dona chamando na saída do buraco.

    Não deu outra, na madrugada o gato voltou para a casa dela. Machucado com as mordidas dos cachorros, mas vivo. Nenhuma fratura.

    Aí entra o detalhe:

    Bombeiros são treinados para o resgate. Mas não havia nenhum biólogo ou veterinário concursado para orientar o trabalho deles.

    Deveriamos ter ao menos um biólogo para cada quartel de bombeiros, ou que atuasse em outro departamento no município/estado, que ficasse responsavel para orientar esse trabalho.

    Para atender apenas o caso do gato? Não.

    Serviria para atender o caso da Píton que foi solta na mata no DF, e daoutra Píton que foi solta na mata no Rio, ambas serpentes exóticas que foram confundidas com jibóias, e que podem causar um estrago na nossa fauna:

    https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/04/12/animais-ex oticos-como-piton-solta-por-engano-no-df-causam-desequilibrio-ambienta l-veja-outras-especies-invasoras-encontradas-no-brasil.ghtml

    https://olhardigital.com.br/2023/03/04/ciencia-e-espaco/defesa-civil-c onfunde-piton-com-jiboia-e-solta-serpente-exotica-em-parque-do-rio-de- janeiro/

    Um biólogo também evitaria que um Gato Bengal fosse solto na mata mineira, por ter sido confundido com um filhote de onça.

    Então, não só o trabalho dos bombeiros devem abranger desde a maritaca, até o restade de corpos de um desastre como também eles devem receber a orientação de profissionais de diversas outras áreas.
    Um biólogo recebe um salário considerável?
    Com certeza. Mas o prejuízo que ele evita que aconteça, é muito maior.

    Delson
    Veterano
    # 10/mar/23 12:02
    · votar


    Se alguém der cabo da vida da maritaca, será punido com muito mais rigor do que se tivesse dado cabo da vida de qualquer pessoa. É só o que eu sei.

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/mar/23 14:16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ok, opiniões interessantes.

    Fiquei de dar a minha.

    Coloquei custos (chutados) porque existe valor, de equipo e mão de obra, se tivesse que chamar um serviço particular teria de ser pago. A descrição de um valor é apenas factual.

    - Sou à favor do salvamento e assistência aos animais, por motivos diversos, independente de custos.
    - Assim como nosso camarada JJJ, conforme fico mais velho mais tenho apreço pela causa animal.
    - Hoje, as vezes me pego pensando em coisas que vão além da discussão lugar comum. Por exemplo: (dada as devidas proporções) assim como no caso da escravidão humana, temos uma dívida com os animais. Até ontem era comum ver cavalos puxando carroças notadamente pesadas pelas ruas (costume que continua em muitas cidades), cachorros sendo agredidos e chutados pelas ruas, animais sendo explorados em circos, ringues, parques.
    - Mesmo a exposição "cultural", como zoológicos, não acho mais necessário nos tempos atuais onde há tantas e tão boas filmagens e documentários onde você pode ver o animal em seu habitat natural vivendo sua vida como evoluiu para viver.
    - Poderia citar centenas de motivos pró, contra meia dúzia de contras que conseguiria formular.
    - Ainda pesa a questão que 99% destes acidentes, diferentes do que acontece com humanos, não são exatamente por imprudência do animal ou de sua responsabilidade e no geral são "armadilhas" da ação humana.

    Valeu!

    Obs, curiosidade: Há um tempo atrás (já falei que trabalho com manutenção e reparos industriais e residenciais), fui chamado para verificar uma bomba (motor) de piscina. É uma casa enorme, com uma piscina enorme. A casa de bombas é maior que meu quarto.

    Pois bem, ao entrar na porra, escutei um barulho estranho e ao acender a luz, deparei com um lagarto enorme. O bicho parecia um jacaré (devia ter um 80 cm à 1 mt), parrudo, com cara de malvadão (mas era bonito o danado). Não costumo ser muito assustado, mas sou urbano, subi a escada correndo, quase borrado.

    A sala de bombas é subterrânea, um "alçapão" e uma escada que desce para dentro dela. Uns 2,5 mts abaixo da linha do quintal. O bicho deve ter caído lá dentro.

    Chamamos os bombeiros que vieram rapidão e equipados com luvas de couro (compridas, até o antebraço), laços e uma jaula grande estilo aquelas de Pet.

    Deu trabalho prá pegar. O bombeiro disse que ele não costuma ser agressivo, mas se acuado pode atacar e a mordida faz estrago.

    O bombeiro disse que "sabia onde ele morava" (na mata ao redor da represa da cidade) e iriam solta-lo lá.

    megiddo
    Membro
    # 10/mar/23 14:36
    · votar


    Lelo Mig
    O bombeiro disse que "sabia onde ele morava" (na mata ao redor da represa da cidade) e iriam solta-lo lá.

    Já devia ser reincidente, o meliante.

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/mar/23 16:23
    · votar


    megiddo

    "Já devia ser reincidente, o meliante."

    Atrás de drogas...kkkk

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 10/mar/23 20:01
    · votar


    Lelo Mig
    Fiquei de dar a minha.

    Muito boa a sua apreciação, mas quanto ao enunciado, quando? E onde? Será passivamente?

    makumbator
    Moderador
    # 10/mar/23 20:08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Vou contar uma história recente (aconteceu há dois dias):

    Uma funcionária da escola em que minha irmã trabalha sofreu um infarto durante o expediente. Era uma senhora com mais de 60 anos, e era merendeira da escola (estadual) fazia algumas décadas.

    Pois bem, o professor de educação física tentou reanimar a funcionária (pois ele tem treinamento de atendimento de emergência) enquanto chamaram uma ambulância (samu, serviço municipal de emergência).

    A ambulância não foi (estão esperando até hoje...). O detalhe é que o serviço municipal basicamente nunca envia viatura para escolas. O que os funcionários da educação imaginam é que os atendentes consideram que as chamadas sempre são simples (tipo aluno caindo, machucados bobos, etc...). Mesmo informando a gravidade e estado da vítima, eles praticamente nunca comparecem. Obviamente essa não é a posição oficial da prefeitura, mas é o que acontece na prática. Em geral, só mandam ambulâncias para escolas se o pedido for feito pela PM, bombeiros ou polícia civil.

    No fim das contas uma professora colocou a funcionária no seu carro particular e levou ela para o pronto socorro. A senhora morreu naquela noite.

    O que eu acho bizarro, é que mesmo quando há viaturas, eles não enviam para as escolas, pois talvez considerem que os funcionários da educação exageram nos chamados, que não é nada, etc...

    O serviço de emergência parece considerar que é melhor guardar a viatura para o caso de ser necessário em uma chamada futura, mesmo ela estando livre.


    P.S. ironicamente, eu já usei o serviço do SAMU duas vezes aqui em casa (não para mim diretamente), e eles vieram dentro de um tempo razoável, foram excelentes e super profissionais no atendimento. Inclusive, na última vez eu fui de acompanhante e fui conversando bastante com o motorista (ele reclamava do GPS bosta que o governo instala na viatura, e eles acabam usando waze e google map no celular próprio)

    Wanton
    Veterano
    # 11/mar/23 01:02
    · votar


    Delson
    Se alguém der cabo da vida da maritaca, será punido com muito mais rigor do que se tivesse dado cabo da vida de qualquer pessoa. É só o que eu sei.

    Você só sabe isso? E a única coisa que você sabe não é verdadeira? Que triste.

    Lelo Mig
    Membro
    # 11/mar/23 02:45
    · votar


    makumbator

    Prá falar a real esse é o típico problema que, via de regra, acontece com pobre né?

    Qualquer família um pouco mais esclarecida e com alguma orientação entra com um processo por omissão de socorro ou negligência. Pode até não dar em nada, mas faz um puta de um barulho. Até o Fantástico tá no gabinete do prefeito (com razão) no dia seguinte.

    "eles não enviam para as escolas"
    Tenho minhas dúvidas se a necessitada de atendimento fosse a diretora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proposição Filosófica. Dilema da maritaca e o Estado.