Medo de ser feliz?

Autor Mensagem
Chev Chelios
Membro Novato
# mai/16


Como é notório, o principal objetivo da humanidade é a felicidade, mas pouquíssimas pessoas a alcançam. Por que? Evidentemente, que há vários motivos. Vamos tratar aqui de um deles. Prepare-se, então, para uma verdade muito dura. Porque pode parecer loucura, mas é real: a felicidade dói, e muito. O sofrimento da felicidade é tão doloroso que chega a ser insuportável. Quem não acredita é porque certamente nunca foi feliz. Porque os pouquíssimos que a vivenciaram conhecem muito bem essa realidade.

Por que a felicidade dói? Simples. Porque ela maravilhosa. E é exatamente porque a felicidade é o momento mais espetacular da vida humana que, ao mesmo tempo em que ela é maravilhosa, ela também dói absurdamente. Porque tudo que existe nesse mundo tem um fim. E a felicidade não é exceção. Portanto, a dor da felicidade resulta em saber a verdade inexorável de que ela acabará um dia; e que, a cada instante que passa, o seu fim está mais próximo. Convenhamos: mesmo você que não é feliz deve conseguir imaginar como isso é doloroso. Pior, esse terrível sofrimento contamina a própria felicidade daqueles que a vivenciam, dificultando-os de senti-la na plenitude, porque estão aterrorizados com a certeza de sua finitude.

Daí, resulta o medo de ser feliz, que é a consciência de saber que alcançar a felicidade é também a certeza de sofrer. Interessante destacar que o medo de ser feliz acomete indistintamente tanto as pessoas felizes, como a maioria infeliz. Porque o primeiro grupo, evidentemente, já a sofre. E a maioria infeliz porque a proximidade da felicidade desperta o instinto desse medo, que a faz recuar. É por isso que nunca serão felizes. Um exemplo típico é o medo de se apaixonar, que afugenta a maioria das pessoas de viverem a felicidade do maior sentimento que se pode experimentar em vida. Porque o medo de ser feliz é o medo de sofrer.

Portanto, se você pretende realmente alcançar a felicidade em sua vida saiba que, se conseguir vencer esse desafio, você sofrerá demais. Todavia, nada mais natural. Porque todo bônus tem o seu ônus. Afinal, você acha que ser feliz é fácil? Significa que alcançar a felicidade é apanágio das pessoas corajosas. Porque enfrentar o medo de ser feliz é aceitar o seu sofrimento, sabendo que a plenitude da felicidade está em lutar por ela.

Uma última pergunta: Todo esse sofrimento vale a pena?
Resposta: Depende se você realmente quer ser feliz, ou não.

brunohardrocker
Veterano
# mai/16
· votar


Como é notório, o principal objetivo da humanidade é a felicidade, mas pouquíssimas pessoas a alcançam. Por que?

Porque não deveria ser um objetivo.

É racional entender e aceitar o papel do sofrimento.

Pedro_Borges
Veterano
# mai/16
· votar


Um amigo meu deixou de namorar a gata mais linda do bairro porque tinha medo de perdê-la ou levar chifre, já que a dona era muito assediada. Isso conta, Arnaldo? Ou melhor, Chev Chelios?

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felicidade é a utopia que nos faz suportar o sofrimento.

Tipo trabalhar achando que um dia vai ficar bilionário, estudar achando que vai ganhar um prêmio Nobel e por aí vai...

Pedro_Borges
Veterano
# mai/16
· votar


Chev Chelios
Curiosidade, na foto do teu perfil há uma recomendação de vá tomar... Sendo uma recomendação, posso interpretar que 'quem gosta recomenda'?




Obs.: responda sem malcriação. Rsrs

-Dan
Veterano
# mai/16
· votar


Excesso de racionalização deixa as pessoas tristes.

fikdik

sallqantay
Veterano
# mai/16
· votar


perseguir a felicidade é a maneira mais fácil de ser cronicamente infeliz

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Toda felicidade é fugaz.

Samá Samutte
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felicidade passageira não é felicidade.

Nesta terra, se eu tiver o que comer, com o que me vestir e onde me abrigar, estou com isso satisfeito.

Sinceramente eu gostaria de entender qual é a motivação de viver de uma pessoa que não crê na posteridade da vida. Tudo pode acabar hoje, em um acidente, ou amanhã, pela mão de uma assaltante, ou daqui há três meses, por intermédio de um câncer.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Samá Samutte

Não existiria a luz não fosse a escuridão.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


Uma última pergunta: Todo esse sofrimento vale a pena?
Resposta: Depende


Justo

sallqantay
Veterano
# mai/16
· votar


Samá Samutte
Sinceramente eu gostaria de entender qual é a motivação de viver de uma pessoa que não crê na posteridade da vida.

basta inverter a pergunta:

Sinceramente eu gostaria de entender qual é a motivação de viver de uma pessoa que crê na posteridade da vida.

tipo assim, vai ter outra vida lá na frente. Então eu tô de boas, nem preciso fazer nada

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


vai ter outra vida lá na frente. Então eu tô de boas, nem preciso fazer nada

Por isso temos tantos funcionarios publicos?

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


Por isso temos tantos funcionarios publicos?

Sim. Por isso todo concursado é crente. Pode ver.

Edward Blake
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


O que as pessoas chamam de “felicidade” geralmente é apenas um estado de euforia provocado pela liberação no organismo de uma megadose de drogas naturais após um período de grande tensão e ansiedade.

A vida é como um jogo de videogame.

Você está preso em uma determinada fase e quer passar à próxima, sem nenhum motivo especial para isso. É um imperativo categórico: bola sempre para frente, nunca para trás, nem parada, senão a diversão acaba. Você precisa seguir em frente. Você precisa finalizar o jogo.

E quanto mais difícil a fase em que você está, maior o desafio, maior a sua ansiedade, maior o seu esforço, e maior o alívio e o prazer que você sente quando consegue passar à fase seguinte.

No final, quando você passa por todas as fases e finaliza o jogo, você relaxa e se regozija: “Ah, finalmente...”. O problema é que essas sensações que você experimenta são apenas o seu corpo secretando drogas estimulantes, que te mandam para as nuvens. E, como acontece com todas as drogas, o efeito dessas substâncias é temporário; o barato sempre acaba; você precisa sempre de mais -- i.e., precisa finalizar mais jogos, cada vez mais desafiadores -- para manter a euforia.

E, quando o barato acaba, por melhor que tenha sido o jogo, você sempre fica naquele estado de abstinência depressiva: “Mas que merda, hein? Por que diabos eu perdi tanto tempo com esse joguinho idiota?”.

Acho que posso contar nos dedos de uma mão as ocasiões em que me senti “feliz” (felicidade definida como euforia máxima, incomparável). Foram três ocasiões bem específicas, em que realmente me senti no meu ápice existencial, plenamente satisfeito comigo mesmo, praticamente no "nirvana", e cujo nível de euforia nunca mais consegui repetir.

Um exemplo típico é o medo de se apaixonar, que afugenta a maioria das pessoas de viverem a felicidade do maior sentimento que se pode experimentar em vida.

O que as pessoas chamam de “paixão” normalmente é apenas mais um jogo de videogame (principalmente para esse pessoal mais carente que fica sonhando com príncipes e princesas): quanto mais idealizada e inatingível a outra pessoa for, maior a ansiedade e maior a euforia de você “conquistá-la”; e maior também a frustração depois, quando o jogo acaba, e começa a convivência diária do casamento.

Amor de pica é o que fica.

Uma última pergunta: Todo esse sofrimento vale a pena?

E temos alternativa? É melhor continuar aqui procurando pelo meu quarto "nirvana" do que permanecer na mesmice.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Edward Blake

Por isso eu disse: Toda felicidade é fugaz.

sallqantay
Veterano
# mai/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Edward Blake

nirvana é o exato oposto disso, você é somente um péssimo "escritor" e um viciado no mundo material, além de sofrer de galvão buenice

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


A vida é como um jogo de videogame.

A minha podia ser igual os jogos do megaman x, pelo menos ia ter uns robos bolados roubando e mantando e ao inves de funkeiro smilinguido com bone aba reta

Edward Blake
Membro Novato
# mai/16
· votar


sallqantay

???

sallqantay
Veterano
# mai/16
· votar


Edward Blake

ouça música não temperada, and you are gonna know the truth

Edward Blake
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Euforia é euforia.

Não importa se ela foi causada por uma experiência espiritual (p. ex., é de conhecimento dos padres que as orações são sempre mais prazerosas para católicos iniciantes, recém-convertidos, ainda deslumbrados com a conversão, do que para católicos mais experientes) ou por uma experiência mundana.

No fim das contas, é tudo a mesma coisa: euforia de quem se sente como se tivesse uma pedra filosofal nas mãos.

Samá Samutte
Membro Novato
# mai/16
· votar


sallqantay

Que palavra de conforto você daria para uma pessoa que está à beira da morte?

sallqantay
Veterano
# mai/16
· votar


Edward Blake

acho que treino é treino, e jogo é jogo

Samá Samutte

nenhuma, somente escutaria ela

Edward Blake
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Em tempo, meus três nirvanas foram os seguintes:

- O silêncio da banca depois da defesa da minha tese;
- A vez em que fui promovido duas vezes antes de começar a trabalhar;
- Duas moças em uma praia à noite.

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


Que palavra de conforto você daria para uma pessoa que está à beira da morte?

"Lembre da vida foda que você viveu porque não teve que se privar de nenhum prazer por causa da promessa de uma vida seguinte (que não existe). É nóis!"

...e morreu.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


- O silêncio da banca depois da defesa da minha tese;
- A vez em que fui promovido duas vezes antes de começar a trabalhar;
- Duas moças em uma praia à noite.


Cada vez mais crível... com certeza!

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


Gostava mais do Devil Boy quando ele usava o nick mano_pepa

Samá Samutte
Membro Novato
# mai/16
· votar


"Lembre da vida foda que você viveu porque não teve que se privar de nenhum prazer por causa da promessa de uma vida seguinte (que não existe). É nóis!"

Bela coisa para se dizer, por exemplo, para um cara que passou a vida inteira labutando para cuidar dos filhos, que teve como o mais próximo do que se pode chamar de lazer assistir à televisão e está terminando a sua vida em um leito de hospital.

Vai lá, a vida é bela como você imagina.

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


um cara que passou a vida inteira labutando para cuidar dos filhos, que teve como o mais próximo do que se pode chamar de lazer assistir à televisão e está terminando a sua vida em um leito de hospital

"Pelo seu esforço, os seus filhos que você tanto ama terão uma vida foda onde não terão que se privar de nenhum prazer por causa da promessa de uma vida seguinte (que não existe). É nóis!"

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


para um cara que passou a vida inteira labutando para cuidar dos filhos, que teve como o mais próximo do que se pode chamar de lazer assistir à televisão e está terminando a sua vida em um leito de hospital.

Então seria essa: Fica de boa lek, na proxima vida voce aparece em uma zona de conflito na Africa e seu lazer sera lutar contra a fome, se for mulher só fica melhor, vc ganhara inteiramente di gratis uma cirurgia mto mito para vc não ter filhos indesejados que possam lhe privar de uma vida boa e divertida nesse lugar abençoado.
Vai fundo lek!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Medo de ser feliz?