Sobre os taxis se transformando em repartições de órgãos publicos

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: brunohardrocker


    Obrigatoriedade de ter:

    - Cartões de credito e debito para pagamento de corridas
    - Carregadores de celulares e tablets

    Regras de conduta:

    - Evitar falar palavrões
    - Evitar sarcasmo ou piadas constrangedoras
    - Evitar polemicas sobre esporte, religião ou politica
    - Evitar tratar de problemas particulares ou da categoria

    Traje
    A Prefeitura classifica como traje adequado para o trabalho na prestação do serviço de táxi de maneira geral:
    Traje social:
    a) Camisa social;
    b) Calça social;
    c) Sapato social;
    d) Cinto social;
    e) Usar blazer ou caban, nos dias de clima frio;
    f) Traje feminino compatível (tailleur);

    Traje esporte fino:
    a) Camisa social lisa, manga curta ou longa, de cor única lisa ou risca de giz;
    b) Calça jeans - corte social liso, de cores escuras;
    c) Sapatênis ou sapato social;
    Traje para os taxistas da categoria de táxi Luxo:
    a) Terno ou smoking;
    b) Camisa social manga longa;
    c) Gravata;
    d) Sapato social;
    e) Traje feminino compatível (tailleur).

    Traje para os taxistas da categoria especial Vermelho e Branco:
    a) Camisa social branca;
    b) Gravata;
    c) Calça social;
    d) Cinto social;
    e) Sapato social;
    f) Traje feminino compatível (tailleur).
    Trajes proibidos
    São proibições expressas de uso de traje para o trabalho de taxista:
    a) Camiseta esportiva, camiseta regata ou qualquer outro tipo de camiseta;
    b) Camisa com estampas;
    c) Shorts e bermudas;
    d) Calça esportiva, calça de moleton e outras calças assemelhadas;
    e) Tênis, sandálias, chinelos e outros sapatos similares;
    f) Jaquetas de times, de associações, clubes, etc;
    g) Gorros, bonés, capuz ou qualquer outro acessório que dificulte a identificação do taxista.
    Condições obrigatórias do traje do taxista no local de trabalho:
    a) Manter a camisa abotoada, exceto o botão do colarinho;
    b) Sapato sempre limpo, engraxado e bem conservado;
    c) Roupa sempre limpa e bem conservada;
    d) Cinto sempre bem conservado e afivelado.
    Higiene
    Higiene pessoal exigida:
    a) Cabelo e barba sempre arrumados;
    b) Unhas limpas e arrumadas;
    c) Qualquer aroma que cause incômodo ao passageiro:
    - Suor;
    - Cigarros;
    - Bebidas alcoólicas;
    - Perfumes com fortes fragrâncias.

    Higiene do veículo táxi:
    a) Manter cintos de segurança, assentos, encosto de braços, painel e demais itens internos do veículo limpos;
    b) Manter limpo filtro de ar condicionado;
    c) Aspirar teto, piso, porta malas e interior do veículo;
    d) Manter a parte externa do veículo sempre limpa e polida;
    e) Todos os acessórios disponibilizados aos passageiros devem ter limpeza constante;
    f) Manter porta malas limpos e com espaço determinada pela homologação do veículo;
    g) Manter o espaço dos bancos de assentos livres para o passageiro.
    Conforto
    Conforto e conveniência do veículo táxi:
    - Obrigatório:
    a) Carregadores de energia elétrica para aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, notebooks, etc.);
    b) Disponibilizar meios de pagamento eletrônicos;
    c) Ar condicionado ligado, com ambiente refrigerado, sempre que solicitado pelo cliente;
    - Opcional disponibilizar, como itens de cortesia:
    a) Água potável;
    b) Papel toalha;
    c) Suporte para transporte de bicicletas.

    - Atender com polidez e urbanidade o passageiro:
    a) Recepcioná-lo com otimismo e alegria;
    b) Desejar-lhe felicitações pelo momento do dia;
    c) Mostrar-se prestativo:
    - Cumprimentar o passageiro;
    - Não discriminar, nem fazer distinção de passageiro;
    - Abrir a porta para o passageiro e gesticular com as mãos indicando o acesso ao veículo;
    - Abrir e colocar a mala do passageiro no bagageiro;
    - Oferecer água e outros itens de cortesia.
    d) Policiar-se no uso de palavras:
    - Não proferir palavrões;
    - Jamais atacar a honra de qualquer pessoa;
    - Não fazer sarcasmo ou piadas constrangedoras;
    - Respeitar-se a si mesmo e ao passageiro.
    e) É proibido utilizar celular dirigindo o veículo táxi.
    f) Porta malas: sempre limpo e com bagagem pessoal acondicionada em bolsa ou mochila, garantindo o espaço mínimo homologado do porta malas para uso da bagagem do passageiro.
    g) Se o taxista não estiver em serviço, cobrir o luminoso.

    - Atendimento personalizado de acordo com o interesse do passageiro:
    a) Trajeto;
    b) Informações turísticas;
    c) Padrão do ar condicionado;
    d) Noticiários ou música ambiente;
    e) Manter-se em silêncio ou dialogar nos temas manifestados pelo passageiro;
    f) Evitar polêmicas ou situações que provoquem estresse no passageiro em virtude de:
    - Paixões esportivas;
    - Convicções partidárias;
    - Fé e cultos religiosos;
    - Opções de comportamento pessoal;
    - Não tratar de problemas particulares, nem da categoria.
    g) Que o táxi seja espaço agradável e que o passageiro deseje utilizar sempre.

    - É proibido ao taxista na prestação do serviço de táxi praticar qualquer ato ou comportamento que possa representar ou propagar preconceito de:
    a) Raça;
    b) Gênero;
    c) Religiosa;
    d) Partidária;
    e) Esportiva;
    f) Opção sexual;
    g) Qualquer outro tipo.
    - É proibido recusar passageiro ou escolher corrida.
    - O ponto de estacionamento de táxi deve ser mantido em perfeito funcionamento porque ele faz parte do local de trabalho do taxista e dos usuários.
    Segurança do veículo táxi para melhor atender o passageiro:
    a) Pneus cumprindo normas de segurança;
    b) Cumprir os prazos estabelecidos de segurança para revisões e manutenção de cada item do veículo;
    c) Vistoria aprovada pelo DTP;
    d) Freios ABS;
    e) Air Bag.

    Bica: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/01/sp-pede-otimismo-e-obrig a-taxista-usar-ate-smoking-em-categoria-luxo.html

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Se eu quero sair por aí com uma charrete e um cavalo oferecendo corridas e eu estiver todo suado, sem camisa e discutindo futebol e tem clientes dispostos a pagarem, porque eu não posso?

    Depois a culpa pelas pessoas passarem fome é do cara que tem uma fabrica de panelas, do que tem 100 mil cabeças de gado ou daquele que desenvolve softwares.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    achei a lei claramente sexista, até levaria para o STF para impugnar por inconstitucionalidade

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jan/16
    · votar




    Taxista tem que ter bigode, dirigir feito um animal e falar palavrão.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Daqui a pouco vão proibir as proficionais do sécso de usar calcinha bege.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Num lugar civilizado como SP é o mínimo que eu espero. Se não gosta vem pro rio. >=(

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Vi ontem essa merda ao jantar e perdi a fome. Nitidamente a profissão esta perdendo o charme dando vazao ao politicamente correto, como fiscalização de cu é rola neste pais, talvez nem funfe os decretos.

    Sei la, sempre flertei com a profissão, não sei se por assistir Taxi Driver e jogar muito aqueles jogos de carros e missões. De qualquer forma lamento profundamente, um dos piores transportes urbanos em SP dado o custo x beneficio agora sob a tutela de uns babacas que só andam de helicoptero.

    brunohardrocker

    Ótimo tópico, belas considerações.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    propagar preconceito de:
    d) Partidária;


    PTralhas se cagando

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    FELIZ NATAL

    Se tu é bom de briga pega um Uber.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    o brunohardrocker adora SP, só comenta o que ocorre aqui

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    sallqantay

    Só forasteiro usa taxi por aqui.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    brunohardrocker

    só forasteiro usa o termo forasteiro

    makumbator
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    brunohardrocker

    Lembro até hoje de uma corrida de táxi que fiz há muitos anos com um motorista completamente louco. O cara voava com o carro, mas ao mesmo tempo xingava pra cacete qualquer outro na via (ele reclamava se o carro à frente estava muito devagar e também achava ruim se o outro motorista também estivesse correndo).

    O camarada costurava todo mundo e não parava de falar um segundo sequer. Devia estar chapado. Obviamente entre os xingamentos aos outros motoristas ele reclamava do governo, do chefe dele, da esposa, do calor, de futebol e de tudo mais. Provavelmente reclamou de mim logo que eu saí.

    Dessa lista que você postou eu concordo que é bom cumprir a parte final:

    a) Pneus cumprindo normas de segurança;
    b) Cumprir os prazos estabelecidos de segurança para revisões e manutenção de cada item do veículo;
    c) Vistoria aprovada pelo DTP;
    d) Freios ABS;
    e) Air Bag.


    Mas senti falta de obrigarem uso de casaca e cartola na categoria de luxo.

    P.S. Os caras não reclamam do Uber? Então vão ter que fazer melhor que eles! Hahaha!

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Se não gosta vem pro rio. >=(

    Regulamento no RJ

    Obrigatoriedade de ter:

    - AK 47 ou superior
    - Blindagem nível 04 ou superior

    Regras de conduta:

    - falar palavrões 24/7, sempre com muita marra
    - Funk no rádio a todo volume (proibidão, se possível)
    - xingar o vasco e o cristianismo
    - fraudar o cliente sempre que possível mediante adulteração de taxímetro, notas falsas, etc.
    - Parar na quebrada para comprar pó/pedra é obrigatório.

    Traje

    A Prefeitura classifica como traje adequado para o trabalho na prestação do serviço de táxi de maneira geral:

    a) Camisa de bicheiro (aberta até o umbigo)
    b) Camisa de escola de samba
    c) Sunga
    d) Chinelo ou descalço (rider é um plus)
    e) Cordão e relógio de ouro
    f) Traje feminino compatível (fio dental);

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    sallqantay

    Notícia recente para ilustrar seu post:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2016-01-19/descontrolado-policia l-civil-perde-chave-de-viatura-e-atira-dentro-de-tunel.html

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    makumbator

    business as usual

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    makumbator

    Ok, no que se refere © à segurança tem que ter normas. Mas não há regulamentação de transito? E especifica para taxis?

    Se o taxista está conveniado a uma empresa, não há um telefone para reclamações nesta empresa?

    Quanto às outras exigencias, o taxista é um trabalhador, um comerciante como qualquer outro e está sujeito ao crivo do mercado. Se ele usa camisa aberta, quem vai decidir se gosta ou não gosta e se vai utilizar o serviço é o cliente.

    Mas senti falta de obrigarem uso de casaca e cartola na categoria de luxo.

    A la Vallet's.

    Fidel Castro
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    só uso uber, no fucks given

    Jack Holland
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Achei de boas, não vi nada demais, já tava na hora de botarem um pouco de ordem.
    Usei poucas vezes, mas não entendo o comichão que esses caras tem pra ficar estorvando falando de futebol ou tentando me converter.
    Triste é viver num país que tem que ter uma lei mandando alguém que lida com o público tomar banho, se vestir direito, cortar as unhas, respeitar as pessoas, etc.
    Tava a fim de experimentar o Uber, mas ainda não tive oportunidade, até agora só ouvi elogios.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Jack Holland
    Usei poucas vezes, mas não entendo o comichão que esses caras tem pra ficar estorvando falando de futebol ou tentando me converter.

    Eles são gente também e tem liberdade de expressão. Assim como você é gente e tem a liberdade de dizer (cordialmente ou não) que não quer falar sobre o assunto.

    Triste é viver num país que tem que ter uma lei mandando alguém que lida com o público tomar banho, se vestir direito, cortar as unhas, respeitar as pessoas, etc.

    Entendeu porque a obrigatoriedade é ridícula?
    E quanto a maneira que ela atinge quem está disposto a pagar por um serviço inferior, pois não faz questão que a camisa do taxista esteja abotoada?

    Tava a fim de experimentar o Uber, mas ainda não tive oportunidade, até agora só ouvi elogios.

    Apoia a burocracia em cima dos taxis mas que usar o modelo do Uber, que claramente não as aceita?

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Nunca peguei um taxi em que o motorista ficasse vomitando futebol, pregando a palavra de algum deus ou gritando obscenidades.

    Eu acho que vocês vivem em um filme.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Insufferable Bear
    Num lugar civilizado como SP é o mínimo que eu espero. Se não gosta vem pro rio. >=(

    Cara, o Rio é um caso à parte. Motorista xinga - aliás é próprio do carioca, buzina e etc. Da última vez que tive no Rio, disse pro taxista que carioca escolhia carro era pela buzina, esse era o fator decisivo. Ele ficou com cara de que "fui gozado por um goiano".

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Os motoristas cariocas e capixabas de forma geral, adoram buzina inclusive à noite nos cruzamentos. Tentei explicar para um que à noite, a piscada no farol surte um efeito melhor. Esse ficou também com o mesmo sentimento: "fui... "

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Kkkkk. Pô, caralho, o cara pra completar a merda ainda enfia o dedo no nariz.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Pedro_Borges

    Na Bolivia e Peru eles usam a buzina inclusive durante o dia. Seja para virar a esquina ou por simplesmente se aproximar. Chega a dar nojo de ouvir tanto buzinaço naquelas cidades.

    Jack Holland
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    brunohardrocker
    Eles são gente também e tem liberdade de expressão.

    Ninguém está menosprezando, é uma profissão digna como qualquer outra. Liberdade de expressão eu tb tenho, mas nem por isso tenho que sair falando tudo o que penso na cara das pessoas.

    Assim como você é gente e tem a liberdade de dizer (cordialmente ou não) que não quer falar sobre o assunto.

    Isso é verdade. Mas tem muita gente que fica constrangida ou com medo de cortar, principalmente mulheres. Claro que todos tem o direito de se expressar, mas ali ele está trabalhando e não vejo nada demais em ter um mínimo de sensibilidade.

    Entendeu porque a obrigatoriedade é ridícula?

    Realmente, é. Mas não por impôr um sacrifício aos caras (até pq 90% são coisas mínimas, talvez até banais), mas sim por terem que criar uma regulamentação pra terem um mínimo de postura, que se aprende em casa ou na escola (minha humilde opinião).
    Mas claro que não posso generalizar, uma boa parte já prestava um serviço excelente e com muita cordialidade bem antes disso, principalmente os de frota de aeroportos.

    Apoia a burocracia em cima dos taxis mas que usar o modelo do Uber, que claramente não as aceita?

    Não apóio nem sou contra nada, apenas não vi nada demais nessa regulamentação.
    Tb não tenho intenção se me tornar cliente do Uber, nem preciso, falei mais no sentido de que queria experimentar uma vez só pra ver como é, pela curiosidade e tals.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Nunca peguei um taxi em que o motorista ficasse vomitando futebol

    Eu já. Mas como o Corinthians era líder do campeonato na época aquele zé ruela torcedor do tapetense não aguentou 5 minutos de conversa e mudou de assunto.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Viciado em Guarana


    tapetense

    Meça suas palavras, parça!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre os taxis se transformando em repartições de órgãos publicos