498 anos da Reforma Protestante

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Se o sr. sallqantay e pianoid conhecessem nomes como William Booth e David Wilkerson não estariam dizendo asneiras.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte

Porra mano, essa promessa é piada, nao dá pra levar a sério, na moral.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


duplo.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


pianoid

Sabe como se conhecesse um árvore? Então.

st.efferding
Membro
# nov/15
· votar


é possível alcançar um estado mais puro e perfeito do que o de Adão antes da Queda

wat

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


sallqantay

Você não tem ideia do que o poder do Evangelho pode fazer com uma pessoa.
Quer melhor exemplo do que o de Paulo?

"Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância." 1 Tm 1:12,13.

O que esse homem se tornou após uma experiência profunda com Cristo?

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Detalhe: eu disse: "Segundo alguns teólogos (John Wesley e Lloyd-Jones, por exemplo) é possível alcançar um estado mais puro e perfeito do que o de Adão antes da Queda.".

Eu já deixei claro em outros posts que creio ser impossível atingir uma perfeição moral nesta vida (John Wesley dizia ser possível). Agora, negar que uma pessoa possa ser totalmente transformada, passando a ser uma pessoa justa, íntegra, honesta, que ama o próximo, que odeia o mal, que busca a cada dia ser mais santa (separada do que a Bíblia chama de pecado) é simplesmente fechar os olhos para o que acontece dentro das igrejas evangélicas.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Vendo terreno no céu. Contato por MP

st.efferding
Membro
# nov/15
· votar


Vou escrever um livro (898 páginas) chamado Blululu, com a foto do Malmistim + iluminação aural CS10.5 by Josefo na capa, haverão apóstoblublus tais como Dollynho e quem duvidar da palavra escrita nele e o poder associado à ela será um herege condenado à vida de um animal impuro, sem a benção da Doninha® muito menos permissão para entrar e rezar em sua caixa de papelão.

Não, não quero saber. Meu livro é mais sagrado que o seu. Você não tem fé, logo não pode provar da salvação ensinada nele, tampouco usar esses subterfúgios retóricos para desmerecer a minha inabalável crença na Doninha®.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
fechar os olhos para o que acontece dentro das igrejas evangélicas

aparentemente, lobotomia

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Black Fire
Sei la... de qualquer forma, minha intenção foi relacionar o protestantismo com a evolução intelectual de um povo, enquanto que o catolicismo favorecia, neste sentido, uma camada específica do povo. Estava tentando comparar colonias católicas x protestantes. Pelo menos em relação a compreensão dos fundamentos teológicos do cristianismo, isto intrínseco ao protestantismo, além do BOOM que direta ou indiretamente ele proporcionou ao meio acadêmico europeu também...


Samá Samutte
Cara, eu não concordo em nenhum grau com os contrapontos do Edward Blake à doutrina protestante. Mas a o sarcasmo do sallqantay à sua colocação é válido.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Skider

Eu já esperava que você concordasse com o sallqantay.

Ah, faltou um sola no seu post inicial, adiciona lá: sola carne.

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Não, eu concordo com a revelação. O sallqantay a compreende minimamente.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Skider
eu concordo com a revelação.

Mt 5.48; Mt 7.17-19; Mc 8.34; Lc 6.46; Jo 3.3; Rm 6.1-4; 2 Co 3.18; 2 Co 5.17; 2 Co 7.1; Gl 2.19-20; Gl 5.16-24; Ef 1.3-4; Ef 5.3-9; Fp 2.15; Fp 4.8; Cl 1.21-22; Cl 3.5-10; 1 Pe 1.3; 1 Pe 1.14-16; 1 Pe 1.23; 2.9; 1 Pe 2.11-12; 1 Pe 4.2-3; 2 Pe 3.14; 1 Jo 2.15-17; 1 Jo 3.6; 1 Jo 3.9; 1 Jo 5.3-4

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Nem a pau que eu vou responder a isto, na moral.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


que wall de versículos mais desaforado

Edward Blake
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


Samá Samutte
O estado de depravação total refere-se ao homem não regenerado pelo Espírito Santo. Após o novo nascimento - doutrina da regeneração - o cristão agora goza de uma comunhão íntima com Deus. Segundo alguns teólogos (John Wesley e Lloyd-Jones, por exemplo) é possível alcançar um estado mais puro e perfeito do que o de Adão antes da Queda.

E por que os protestantes se recusam a chamar Maria e Paulo de santos?

Esses teólogos aí eu não conheço para afirmar nada, mas, para Lutero e Calvino, não existe uma "regeneração" do homem no sentido estrito da palavra (i.e., o pecado seria extirpado da alma do fiel e ele se tornaria santo como Cristo). O que existe apenas é uma "não imputação": o fiel continua pecador e Deus simplesmente ignora esses pecados, em razão da fé de tal fiel.

Ou seja, para essa doutrina, só Cristo é santo; no homem, a concupiscência permanece até o fim, atormentando-o. Enquanto, no catolicismo, a fé funciona como uma "cura" para o pecado, tornando o fiel santo, no luteranismo e calvinismo, funciona como uma espécie de "bilhete de trem" para o Paraíso, permitindo que o pecador, mesmo não sendo santo, consiga a salvação.

Equivocado. As obras são evidências da salvação, atestam que uma pessoa foi salva.

Não importa. Se só a fé salva, as obras são necessariamente dispensáveis. E, se são dispensáveis, sua importância (teológica e psicológica) é necessariamente menor do que se fossem indispensáveis.

Nessa mesma reunião, depois de haver conversado com o grupo, inicie seu programa de atenção pessoal. Chame cada indivíduo, em particular, para aconselhamento, considerando a vida da pessoa à luz da Palavra.

Certo. Mas o fiel que não revela seus pecados ao pastor é punido por Deus? Ele está pecando ao participar do culto sem antes se confessar perante o clérigo? Se não, então o que eu disse continua valendo.

No catolicismo, comungar sem se confessar é pecado mortal e leva o fiel seguramente para o inferno, não importa quão boa seja a pessoa ou quantas boas obras ela tenha feito na vida.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Edward Blake

E por que os protestantes se recusam a chamar Maria e Paulo de santos?

Quem disse isso? Aliás, poderia definir o que é ser "santo", por favor?

Todos os cristãos são chamados à santidade (1 Pe 1.14-16 e várias outras passagens). Vida de santidade é um requerimento para ser cristão. O problema é que o catolicismo romano estereotipou essa santidade, parecendo ser algo inatingível.
O que é santidade no Novo Testamento? Vem do grego hagios, que significa "colocar à parte". No AT a ideia segue o mesmo princípio, santidade -- que está, no AT, mais relacionada à Pessoa do Senhor Deus -- vem do hebraico qadash, que tem o sentido de "cortar e separar". Um cristão santo é um cristão separado do pecado.

Esses teólogos aí eu não conheço para afirmar nada, mas, para Lutero e Calvino, não existe uma "regeneração" do homem no sentido estrito da palavra (i.e., o pecado é extirpado da alma do fiel e ele se torna santo como Cristo). O que existe apenas é uma "não imputação": o fiel continua pecador e Deus simplesmente ignora esses pecados, em razão da fé de tal fiel.

É impossível se livrar do pecado neste corpo corruptível (1 Jo 1.10). A santificação consiste em se livrar do poder do pecado e não da presença do pecado. São coisas totalmente distintas. Enquanto na santificação (que dura a vida toda) o cristão luta para mortificar o pecado (Cl 3.5-10), na glorificação o pecado será erradicado, o que ocorre na morte ou -- se o cristão estiver vivo -- no retorno de Cristo (1 Co 15.53-54).

no catolicismo, a fé funciona como uma "cura" para o pecado, tornando o fiel santo

Isso é utópico. Sério que um católico (católico!) consegue viver sem pecar?


Se só a fé salva, as obras são necessariamente dispensáveis.

Para a salvação sim, são dispensáveis (Gl 2.16; Ef 2.8-9). Agora, "aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" 1 Jo 3.17

Mas o fiel que não revela seus pecados ao pastor é punido por Deus? Ele está pecando ao participar do culto sem antes se confessar perante o clérigo?

Pecados não confessados são pecados não perdoados, no entanto nem toda transgressão necessita de confissão ao pastor. Pecados públicos (adultério, por exemplo) precisam ser confessados publicamente. Agora, confessar todas as falhas que cometemos ao sacerdote não é bíblico. Todos nós temos acesso direto à Deus (Hb 4.16) e podemos confessar nossos pecados diretamente à Ele e sermos perdoados, sem a necessidade de um mediador para isso (Pv 28.13; I Tm 2.5; Hb 7.20-27; 1 Jo 1.9; 2.1).

No catolicismo, comungar sem se confessar é pecado mortal e leva o fiel seguramente para o inferno, não importa quão boa seja a pessoa ou quantas boas obras ela tenha feito na vida.

No protestantismo, aquele que comunga em pecado, comunga para a sua própria condenação (1 Co 11.28-29).

Edward Blake
Membro Novato
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Aliás, poderia definir o que é ser "santo", por favor?

Não pecar.

Isso é utópico. Sério que um católico (católico!) consegue viver sem pecar?

Sim. No catolicismo, é exatamente isso o que acontece quando o fiel chega ao estado de santidade.

E você, ao dizer logo de cara que tal estado é algo "utópico", está demonstrando, sem perceber, o que eu disse sobre como o protestantismo destrói desde o começo a esperança dos fiéis de levarem uma vida plenamente coerente com a religião cristã.

O problema é que o catolicismo romano estereotipou essa santidade, parecendo ser algo inatingível.

Não. No catolicismo, a santidade é um estado perfeitamente atingível por qualquer pessoa. É difícil, mas não impossível.

O protestantismo é que, como eu disse, rebaixa as expectativas dos fiéis em relação à vida com uma doutrina pessimista e faz esse ideal parecer utópico.

Para a salvação sim, são dispensáveis (Gl 2.16; Ef 2.8-9). Agora, "aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" 1 Jo 3.17

Dá no mesmo. Ou a caridade tem a mesma importância que a fé, ou não tem. E se não tem, é uma virtude de segunda categoria.

podemos confessar nossos pecados diretamente à Ele e sermos perdoados, sem a necessidade de um mediador para isso

Em outras palavras: o fiel pode fazer o que lhe der na telha, sem nenhum tipo de acompanhamento.

Ele não precisa ir ao um confessionário expor sua alma diante do sacerdote para que este avalie o seu estado psicológico, veja como os pecados que confessou estão afetando sua vida, observe sua personalidade e postura e veja se ele está realmente arrependido como diz, prescreva as penitências adequadas, etc. Basta falar com Deus e tá tudo resolvido.

Ou seja, o protestante é como um doente que, ao invés de procurar o médico no consultório, resolve se automedicar em casa. Como eu disse, é óbvio que isso só dificulta o autoconhecimento e a evolução da pessoa.

Agora, confessar todas as falhas que cometemos ao sacerdote não é bíblico.

Cristo deu autoridade expressa aos apóstolos para perdoar ou reter os pecados dos fiéis:

"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos" (João 20:21-23)

Ou seja, não basta o fiel confessar os pecados para receber o perdão; é preciso que um sacerdote o considere digno de receber tal perdão.

sallqantay
Veterano
# nov/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Edward Blake

Poxa tio, a minha tese dá respaldo à sua:

os teólogos protestantes se aliaram aos políticos de seus países e fundaram "igrejas nacionais", sujeitas ao controle direto do Estado

Esses protestantes e seu espírito do capitalismo foram pilares para a ascensão da burguesia, uma classe revolucionária baderneira de quinta categoria

A luta conservadora é contra a burguesia, não? Ou vai deixar esses utilitaristas-materialistas darem as cartas nessa porra?

Não estamos falando do capitalismo, mas da instalação do estado moderno (poder burguês), certo?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


O tamanho dos texto, véi. Vão caçar o que fazer.

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


o protestante é como um doente que, ao invés de procurar o médico no consultório, resolve se automedicar em casa

Meu na moral, vou escrever um livro com "Aforismos de JdM em um fórum das internetes"

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Aforismos de JdM em um fórum das internetes

ele já superou o niti, fácil

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Edward Blake

Você simplesmente ignora os textos que postei; só o que lhe apraz você cita.

Cite um texto bíblico que defina santidade da forma que você expôs. Por favor, refute 1 Jo 1.10.

Refute Pv 28.13; I Tm 2.5; Hb 7.20-27; 1 Jo 1.9; 1 Jo 2.1.

Suas impressões pessoais sobre cristianismo não me importam; Sola Scriptura, por favor. Escritura explica Escritura, regrinha mais básica de hermenêutica.

E mais, é uma piada você dizer que um católico é santo. 99% dos católicos que eu conheço mentem, fornicam, prostituem, adulteram, pirateiam, sonegam impostos, são invejosos, iracundos, vivem com palavras torpes e frívolas em seus lábios, embriagam-se, enfim, são o oposto de santidade. Se tomarmos você por parâmetro então (não é nada pessoal, mas me intriga muito você ser um devasso e se dizer católico).

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


me intriga muito você ser um devasso e se dizer católico

questionou a envergadura moral! Agora vai!

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


ele já superou o niti, fácil

babaca ficava tipo ermitão junkie ******** montanhas, nunca pegou um busão cheio de minas

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


me intriga muito você ser um devasso e se dizer católico

perai, vou comprar milho pra fazer pipoca

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


ahahah

só falta falar que vai responder/mandar por e-mail a resposta

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Sério que um católico (católico!) consegue viver sem pecar?

Edward Blake
Sim.
... e pecou.

Tradição/Bula >>>> Exegese como valor de verdade.
x
Citar vs >>> Hermenêutica como valor de verdade.

Façam suas apostas.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


sei lá, coloquem a pendenga em termos matemágicos que o scrut resolve

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 498 anos da Reforma Protestante