Uma volta pela Reforma Agrária

    Autor Mensagem
    ZXC
    Veterano
    # jul/07


    1930 - A existência da reforma agrária foi reconhecida pela primeira vez após a Revolução de 30, onde terras foram distribuiías pelo Estado como instrumento de marcha para oeste.

    1995 - nasce a Liga Campoensa, reunindo 250 mil camponeses.

    1961 - João Goulart cria Projeto Lei, para desapropriação de terras improdutivas.

    1964 - Castelo Branco embarrera o Projeto Lei, gerando 20 anos de conflitos e violência.

    1984 - nasce o MST no RS.

    1985 - Sarney planeja Plano Nacional Reforma Agrária.

    1988 - Constituição consolida a Reforma.

    1990 - Menos de 140 mil famílias tinham sido assentadas provocando conflitos com MST.

    1995 - FHC desapropria perto de 8.8 milhões hectares e assenta 373 mil famílias.

    1996 a 1999 - êxodo rural de 4.2 milhões, mais do dublo de assentados.

    Bem depois de 77 anos, a reforma agrária ainda é meta presidencial.
    A experiência européia indica e alerta que uma reforma agrária na distribuição de pequenos lotes para camponeses pobres, produz somente em pouco tempo, novos contingentes de miseráveis no campo, resultando em novos êxodos rurais. Êxodo este, que contribue para o aumento da criminalidade e violência urbana.
    Acha isso pertinente? Qual sua opinião?

    Bom dia galera...

    Teccláudio
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bom dia

    Rato
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A experiência européia indica e alerta

    ainda bem que a experiência européia não serve como parâmetro algum para o Brasil;

    Infelimente hoje, um movimento que prega " Reforma Agrária: por justiça social e soberania popular" já está tão corrompido que a reforma agrária já virou utopia popular.

    Hoje MST é sujo por uma minoria e esta minoria infelizmente já contaminou a opinião do povão. Hoje MST é sinônimo de ********.
    Hoje o êxodo se dá simplesmente pelo fato de que: os que realemnte querem um espaço para produzir, são expulsos pelos que querem pular de galho em galho.l


    experiência própria =)

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rato
    Sim mais as cidades não estão preparadas, nem têm colocação para tanta gente...o que gera um problema de ordem social não?
    O Estado acaba tendo que resolver o problema aqui nos centros urbanos ao invés de no campo...eu acho, não?
    Tu já viu o crescente das apropriações de terra em plena cidade que estão acontecendo? É espantoso como cidades são levantadas nas margens urbanas. Dizem que o país é lento, acho mesmo que se trata de falta de interesse, para esse problema camuflar outros maiores...

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Mais um problema histórico.
    Como diferenciar a politicagem de quem realmente quer ficar no campo e produzir?

    Se os sem-teto merecem ter uma casa, eu também mereço.

    E assim vai.

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    maggie
    É verdade, hoje o sem teto , na sua maioria , é gente aproveitadora que vende as terras que ganha, e começa de novo...isso já foi comprovado.

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    VAle lembrar que o MST tem projetos que deram muito certos, e tem as maiores cooperativas agricolas do Brasil, infelizmente a midia só mostra o que lhe convem (Afinal ACM detem 70% do nordeste, e é acionista da Globo), não tem por que mostrar pontos positivos.

    Quem conhece o MST de verdade sabe o nivel de organização e cultura que as bases deles estão formando..

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Quem conhece o MST de verdade sabe o nivel de organização e cultura que as bases deles estão formando..

    Aí é que está, virou um movimento político e não mais social.
    Aqui no RS já teve até fazendeiro armado pra se defender dos caras, consta que eles invadiam pra saquear enquanto estavam acampados nas proximidades das estâncias.

    Harvey
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    salientando o q o pessoal já disse anteriormente, acho que o movimento para reforma agrária perdeu seu foco há tempos. a própria reforma agrária, acredito, não tem mais sentido atualmente. penso assim porque vejo muitos militantes que jamais trabalharam como agricultores e não têm conhecimento algum da terra. Fora os muitos que se desfazem de suas terra logo depois de obtê-las e voltam ao movimento.

    é claro que existem pessoas lá com objetivos sérios. mas o percentual destes é tão pequeno que, no meu ponto de vista, já não vale a pena ter uma reforma agrária. até porque, se o governo der terras, tem de dar também subsídios para que o 'novo agricultor' comece a produzir. e eu não concordo com paternalismo estatal. acho que o indivíduo tem de vencer por mérito. no brasil, é costumeiro as pessoas colocarem a culpa de seus fracassos no estado, infelizmente.

    além do mais, pelo pouco contato que tive em relação a aplicação de recursos do mst, cut e afins aqui no meu estado, posso dizer que a corrupção dentro desses movimentos é grande, infelizmente.

    Patys
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Patys
    · votar


    MST é um partido politico? =) alias tornou-se um? ou sempre foi?

    Expertsoad
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O brasileiro só tem a visão visada para o lado do MST, e esquece que no Brasil existem outros movimentos mais importantes que o tal! MST existe “patrões” por cima de tudo, onde visa o capital dos fins lucrativos das posses das terras! Se liguem, existem vários movimentos que sim tem uma causa legal para tal fim. MST é furada (é claro que abriga famílias carentes, ganham terra para cultivação de algo, mas tem os patrões por cima de tudo).

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Harvey
    Fora os muitos que se desfazem de suas terra logo depois de obtê-las e voltam ao movimento.
    isso não existe, uma vez que não é dada a terra e sim financiada ao sem terra, alem de tudo se a pessoa não paga vai pra divida ativa, ele não pode se desfazer delas por que não pode vendar algo que esta alienado, e o cadastro do incra impede que eles de ganharem terra mais de uma vez..

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    maggie

    Aí é que está, virou um movimento político e não mais social.
    É verdade e seu fundamento se evaporou com isso. A rigor ele começou com cortados de cana de Pernambuco ainda como movimento social em 1955, somente em 1984 que o MST se configurou como movimento dos trabalhadores Rurais nos estados da Região Sul, antes chamado de Liga Camponesas.
    Quando o MST nasceu aí no sul ,já era com intuito político, não mais social...

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    1984 - nasce o MST
    E quando que vai morrer?É uma praga sangue-suga, bando de barderneiros.
    "Não generalize"....mas a maioria é.

    Adrianodevil
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Acho a reforma agrária totalmente ineficaz... O governo poderia muito bem desapropriar terras improdutivas e investir em produção em larga escala... Isso aumentaria a capacidade produtiva agrícola do país... O PIB aumenta e "teríamos" mais dinheiro para investir em educação e outras coisas do tipo... Isso sim acaba com a desiguladade social...
    Esse papinho é manjado, mas é o que eu penso... Enquanto estiver essa coisa de assentamento pensem só... Uma criança com pais no MST terá que perspectiva de vida? Acho eu que ela crescerá pensando em fazer o mesmo que os pais faziam...

    Harvey
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    de fato, a venda é ilegal. mas estamos, no brasil, né.. o país do jeitinho...
    alguns lotes são "arrendados". coloco entre aspas, pq o arrendamento tb é ilegal.. quer dizer, eles arrendam de fato, mas não de direito. alguns, até 'vendem' da mesma maneira. quer dizer, não existe transferência de escritura para oficializar a venda. mas, de fato, a venda ocorre.

    alguns site que comentam o fato:

    http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=73551
    http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=117972

    e qdo digo que voltam ao movimento dos sem terra, não significa que receberão novamente. mas certamente aumentam o número de pessoas em marchas, protestos e até mesmo atos de vandalismo.

    Zuzza
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Adrianodevil
    De acordo.

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Harvey
    Fora os muitos que se desfazem de suas terra logo depois de obtê-las e voltam ao movimento.
    isso não existe, uma vez que não é dada a terra e sim financiada ao sem terra, alem de tudo se a pessoa não paga vai pra divida ativa

    Legalmente não é possível.
    Mas é prática comum, por exemplo naquele projeto PAR, onde pessoas em certar faixas de renda tem a possibilidade de comprar seu apto. Existem diversos casos de gente que comprou e hoje aluga. É ilegal, mas...

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    De fato, corrupção existe em todas as esferas, mas a minha admiração por eles, vem por ser um dos unicos movimentos populares que ainda lutam por algo no brasil, hj em dia nem os sindicatos estão preocupados com o trabalhador, salvo execoes, (CUT, Sind. Metal. de São Bern. do Campo, e algumas uniões estudantis). Até eu mesmo me desassociei do meu sindicato, pos ser um sindicato de pão e circo, isso alem dos sindicatos de cabresto que ainda existem no Brasil, onde o presidente é indicado pela empresa e ganha um salario incodizente com a realidade do sindicalizado.

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    De fato, corrupção existe em todas as esferas, mas a minha admiração por eles, vem por ser um dos unicos movimentos populares que ainda lutam por algo no brasil
    Visto por esse ângulo, pode ser.
    =)

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ZXC
    vende as terras que ganha, e começa de novo...isso já foi comprovado.

    VENDE? as terras que ganha?

    GANHA? as terras? Ganha de quem?

    Miajudaí ô!

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leandro rodrigues
    GANHA? as terras?
    Distribuida pelo Estado Maior , o que é dada como terra "improdutiva", diagnosticada e identificada pelo INCRA. No final dos anos 90 o INCRA identificou cerca de 100 hectares de terras - 4 vezes maior que o Estado de S.Paulo - sob suspeita de grilagem e anunciou cancelamento provisório do registro cadastrais desse´s imovéis rurais. Assim funciona.... Esse é o objetivo da Reforma... bem assim dizem os tabloídes...ehehehe

    Me lembro vagamente de um fato engraçado, quando as terras do FHC foram invadidas, ele deslocou a força tarefa para retirar os invasores..., o mesmo presidente que em 1995, desapropriou 8.8 milhões de hectares e assentou quase 373 milfamílais. Pura ironia não? Pimenta nos olhos dos outros é refresco....ehehehehehehe

    Rato
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ZXC
    Sim mais as cidades não estão preparadas, nem têm colocação para tanta gente...

    exato guras; mas qual cidade vc acha q não está preparada? A cidade de batismo ou a que terá q acolher esse pobre homem?




    O Estado acaba tendo que resolver o problema aqui nos centros urbanos ao invés de no campo...eu acho, não?
    ultimamente o eStado não vem resolvendo nada hehe. Vide a proliferação de favelas =/





    Tu já viu o crescente das apropriações de terra em plena cidade
    ixi! tenho visto sim, mas não dos Sem terra e sim dos Sem-Teto =/


    Dizem que o país é lento, acho mesmo que se trata de falta de interesse, para esse problema camuflar outros maiores...

    o problema surge quando um movimento se vende e é manipulado por grandes fdaputas. O governo sede espaço mas o q acontece é q após, existe uma migração em busca de novas terras.


    onde já se vou um Movimento de Sem terra ter site na internet haha. O cara não tem terra para plantar e vai ter um computador em casa pra fazer pesquisas. Acho q nem 60 milhões de brasileiros tem acesso a internet hoje

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rato
    Eu não disse que tinha alguma cidade preparada, disse?
    Também não disse que o Estado está resolvendo...disse que ele acaba tendo que resolver..
    Sem terras para mim é igual a sem teto, dá no mesmo...cada um na sua colocação. Sem terra quando está nas zonas rurais, quando vão para o centro urbano viram sem teto, certo?
    O movimento como disse lá em cima , passou de social a político. Nesse caminho já se tornou manipulado....já vimos política sem manipulação?ehehehehehe
    Sem terra mas com computador é a ambiguidade brasileira desse governo louco....ahahahahahaha

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ZXC

    Lembro perfeitamente desse fato ( FHC )

    Sobre as terras DADAS, hoje já não existe esse sistema ( brinde ) do governo Lulla

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ZXC
    AS terras não são dadas, são alienadas e financiadas...

    ZXC
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: ZXC
    · votar


    Mas o INCRA pode desapropriar quando achar que está fora dos moldes...certo?
    E também mesmo alienadas e financiadas, eles passam para frente assim mesmo...como os moldes do BNH..contrato de gaveta. Não se pode mas se faz....

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    ZXC
    Mas o INCRA pode desapropriar quando achar que está fora dos moldes...certo?
    pode

    ZXC
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    maggie
    Então voltamos ao sistema primitivo....nada de novo, só o governo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma volta pela Reforma Agrária