498 anos da Reforma Protestante

Autor Mensagem
Skider
Veterano
# out/15


Sola fide, sola scriptura, solus Christus, sola gratia, soli Deo gloria.

O grande pilar do desenvolvimento da sociedade ocidental que sustentou essa zoeira toda.

Sem mimimi.

Edward Blake
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


O grande pilar do desenvolvimento da sociedade ocidental que sustentou essa zoeira toda.

Eu já li Calvino e gosto de muita coisa que ele escreveu.

Mas, sociologicamente falando, o fato é que os grandes legados da Reforma foram o igualitarismo e o estatismo, duas pragas intimamente relacionadas com a decadência da civilização ocidental.

"Igualitarismo" porque, ao proclamar a Bíblia como única fonte do cristianismo, ignora toda a tradição apostólica, patrística, monástica e escolástica que se desenvolveu ao lado do Evangelho escrito e que constitui a base de todas as interpretações que os teólogos católicos dão a esse Evangelho. Na prática, isso significa que qualquer zé-mané pode ignorar todos os séculos de prática cristã e debate teológico da Igreja Católica, interpretar a Bíblia como bem quiser e fundar uma igreja nova em qualquer fundo de quintal. O resultado disso, obviamente, é o despreparo dos líderes religiosos e a degeneração espiritual dos fiéis (é sempre nas igrejas protestantes que você encontra as maiores perversões do cristianismo: igreja gay, igreja abortista, igreja do Pastor Goku, igreja dos encostos, igreja dos gladiadores, igreja do heavy metal, igreja dos bichos que vêm roer o seu dinheiro se você não pagar o dízimo, etc.).

"Estatismo" porque, ao rejeitar a autoridade universal do Papa, destruiu a unidade da Igreja, enfraqueceu o cristianismo perante os reis e príncipes da Europa e contribuiu para a dominação do Estado moderno sobre a sociedade. É fato notório que, para se libertarem de Roma, os teólogos protestantes se aliaram aos políticos de seus países e fundaram "igrejas nacionais", sujeitas ao controle direto do Estado, que existem até hoje nos países nórdicos e na Inglaterra (onde a igreja anglicana foi fundada pelo próprio rei, que tinha rompido com o Vaticano porque o Papa não queria deixá-lo abandonar a esposa e se casar novamente, com sua amante). O resultado disso, obviamente, é um maior controle dos políticos sobre a vida social e a degeneração da economia e da cultura (os países nórdicos têm as maiores taxas de suicídio do mundo).

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Edward Blake

Dou umas espionadas nos ambientes deste tipo pela internet e acho incrivel como para eles parece que a historia do cristianismo corresponde aos primitivos, dando um salto nos séculos e voltando a ser contada a partir dos reformadores.

Para eles, catolicos, quando são citados, são tratados como pagãos ou romanistas. E inclusive encontraram um jeito de dizer que a Biblia que eles tem, não dependeu em nada do catolicismo.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Edward Blake

Reductio ad taxa de suicídio escadinavium

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


Sei não, hein? Acho muito mais fácil ligar a Reforma com o desmantelamento da sociedade ocidental do que com a construção dela.
Sem entrar no mérito teológico, é nítido que o abandono progressivo dos motivos místicos e de praticamente toda a dimensão interna dos sacramentos, que passam, principalmente a partir de Genebra, ao nível de atos meramente simbólicos, juntamente com o desmantelamento de toda a cosmologia tradicional, tiveram um papel importante no esfacelamento da religião e da vida espiritual em geral no ocidente.
Por outro lado, não acho que o objetivo do cristianismo seja manter a coesão da sociedade ocidental, ou qualquer outra sociedade, sobretudo às custas do Evangelho.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


ITT: teocratas wanna bes

sallqantay
Veterano
# nov/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Concordo com o Edward Blake e o Black Fire. Esses protestantes e seu espírito do capitalismo foram pilares para a ascensão da burguesia, uma classe revolucionária baderneira de quinta categoria, materialista e nojenta, que desencantou o mundo e abriu a porta para o diabo bolchevique vir e avacalhar a porra toda

ICAR >

Black Fire
Por outro lado, não acho que o objetivo do cristianismo seja manter a coesão da sociedade ocidental, ou qualquer outra sociedade, sobretudo às custas do Evangelho.

FOGO NESSE HEREGE!

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


"Igualitarismo" porque, ao proclamar a Bíblia como única fonte do cristianismo, ignora toda a tradição apostólica, patrística, monástica e escolástica que se desenvolveu ao lado do Evangelho escrito e que constitui a base de todas as interpretações que os teólogos católicos dão a esse Evangelho.

Claro, até porque a doutrina reformada é completamente oposta as doutrinas apostólicas e patrísticas. E o abandona das doutrinas discutidas e constituídas pós século IV é uma grande perda para o cristianismo, teologicamente falando.

"Estatismo" porque, ao rejeitar a autoridade universal do Papa, destruiu a unidade da Igreja, enfraqueceu o cristianismo perante os reis e príncipes da Europa e contribuiu para a dominação do Estado moderno sobre a sociedade.

Manter o controle da igreja, a caça as bruxas, e ignorância dos reles, à contribuir diretamente para a educação das sociedades envolvidas!? hummmm

E qual a associação direta entre a taxa de suicídio dos nórdicos com a reforma protestante?

Sei não, hein? Acho muito mais fácil ligar a Reforma com o desmantelamento da sociedade ocidental do que com a construção dela.

Nunca entrei no mérito da construção/desmantelamento. Mas é razoável comparar Brasil x Reino Unido, por exemplo?

Sem entrar no mérito teológico,

Então, whatever.

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


sallqantay
mimimi foice e martelo como valor de verdade.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Skider

Weber como valor de verdade

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


Não entendi essa de compararbo Brasil e o RU. Explique.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Skider

Acho que desenvolvimento é sinônimo de construção. Não?

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


sallqantay
No sentido antimonial que o BF propôs? Não sei também.

Black Fire
Me parece que países de herança cultural protestante, obtiveram, genericamente, mais sucesso na formação da sociedade, intelectualmente falando, e isto, não necessariamente, influencia outras áreas. Em detrimento de países de herança católica.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Skider
E foi o filho bastardo dessa ciência (progresso técnico) que avacalhou o ocidente.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay
Esses protestantes e seu espírito do capitalismo foram pilares para a ascensão da burguesia

"There has been considerable dispute over the 'Weber thesis', propounded by the early twentieth century German economic historian and sociologist, Max Weber, which attributed the rise of capitalism and the Industrial Revolution to the late Calvinist concept of the calling and the resulting 'capitalist spirit' . For all its fruitful insights, the Weber thesis must be rejected on many levels. First, modern capitalism, in any meaningful sense, begins not with the Industrial Revolution of eighteenth and nineteenth centuries but, as we have seen, in the Middle Ages and particularly in the Italian city-states. Such examples of capitalist rationality as double-entry bookkeeping and various financial techniques begin in these Italian city-states as well. All were Catholic. Indeed, it is in a Florentine account book of 1253 that there is first found the classic pro-capitalist formula: 'In the name of God and of profit'. No city was more of a financial and commercial centre than Antwerp in the sixteenth century, a Catholic centre. No man shone as much as financier and banker as Jacob Fugger, a good Catholic from southern Germany. Not only that: Fugger worked all his life, refused to retire, and announced that 'he would make money as long as he could'. A prime example of the Weberian 'Protestant ethic' from a solid Catholic! And we have seen how the scholastic theologians moved to understand and accommodate the market and market forces.

On the other hand, while it is true that Calvinist areas in England, France, Holland and the north American colonies prospered, the solidly Calvinist Scotland remained a backward and undeveloped area, even to this day" (Rothbard, Murray N. 2006. An Austrian perspective on the history of economic thought. Volume I: Economic thought before Adam Smith. Auburn: LvMI, p. 142.

Skider
a caça as bruxas

https://www.youtube.com/watch?v=qhlAqklH0do

e ignorância dos reles, à contribuir diretamente para a educação das sociedades envolvidas!?

https://www.youtube.com/watch?v=G1rnyGQpkbk&list=PL6D7A861A36186188&in dex=4
https://www.youtube.com/watch?v=kxaStarSp7Y&list=PL6D7A861A36186188&in dex=5
https://www.youtube.com/watch?v=enCib4MyjM4&list=PL6D7A861A36186188&in dex=6
https://www.youtube.com/watch?v=kivCLSqBB3I&list=PL6D7A861A36186188&in dex=7
https://www.youtube.com/watch?v=f4m_5YmKmQg&list=PL6D7A861A36186188&in dex=8
https://www.youtube.com/watch?v=pVOg29VYwn4&list=PL6D7A861A36186188&in dex=9
https://www.youtube.com/watch?v=Gpuz3LEny28&list=PL6D7A861A36186188&in dex=10
https://www.youtube.com/watch?v=TyXSmLD61cM&list=PL6D7A861A36186188&in dex=11
https://www.youtube.com/watch?v=e2dNp-e21O0&list=PL6D7A861A36186188&in dex=12
https://www.youtube.com/watch?v=g3OZw7s3QHk&list=PL6D7A861A36186188&in dex=13
https://www.youtube.com/watch?v=Fa9jF3t8hf0&list=PL6D7A861A36186188&in dex=14
https://www.youtube.com/watch?v=Bri-tAsIZjI&list=PL6D7A861A36186188&in dex=15
https://www.youtube.com/watch?v=mOaL9ktvp28&list=PL6D7A861A36186188&in dex=28
https://www.youtube.com/watch?v=88VunpQJTto&list=PL6D7A861A36186188&in dex=29
https://www.youtube.com/watch?v=81dkmpTEL4A&list=PL6D7A861A36186188&in dex=30

E qual a associação direta entre a taxa de suicídio dos nórdicos com a reforma protestante?

Eu não tenho estatísticas para provar o que vou dizer agora, mas uma boa hipótese seria que a doutrina protestante não satisfaz as necessidades psicológicas da população de forma tão eficiente quanto a doutrina católica.

Exemplos: a doutrina da depravação total destrói desde o começo a esperança dos fiéis de levarem uma vida plenamente coerente com a religião cristã (i.e., de levarem uma vida santa, exatamente como a de Cristo) e cria um vazio existencial que favorece a depressão e o suicídio; a doutrina do "sola fides" despreza a importância da prática da caridade para a salvação da alma e, com isso, favorece o egocentrismo e a alienação social; a rejeição do sacramento da confissão dificulta o autoconhecimento e a evolução moral do fiel.

E claro: há também fatores econômicos, como a questão do welfare state (consequência do estatismo), que, ao dar de graça à população todas as coisas que eles desejam (ao invés de fazê-los ir para o mercado trabalhar e interagir o tempo inteiro com outras pessoas para conseguir o dinheiro necessário para comprar tais coisas), estimula o egocentrismo, a alienação, a depressão, etc.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


Skider
É uma comparação bem sem sentido. Pra isolar o fator religião seria necessário ignorar completamente toda a história do RU e do Brasil, nos mais ínfimos detalhes. O Reino Unido é um exemplo especialmente infeliz porque a solidez das instituições e da cultura por lá é milenar (procure a história da língua inglesa), precede a Reforma.
Esta comparação é como comparar a Itália e a Jamaica e tentar, a partir daí provar a superioridade do catolicismo.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


E qual a associação direta entre a taxa de suicídio dos nórdicos com a reforma protestante?


A taxa de suicídio nos países nórdicos, excetuando-se a Finlândia e a Groenlândia (que é parte da Dinamarca), é praticamente igual a de qualquer outro país da Europa Ocidental.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/15
· votar


Black Fire

Fonte: Wikipedia, sem séries históricas.

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Edward Blake
Legal... verei.

Black Fire
Isto vale para Irlanda do Norte, por exemplo? Não é uma pergunta retórica.

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Edward Blake

Contabilidade como valor de verdade?

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


duplo.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edward Blake

doutrina da depravação total destrói desde o começo a esperança dos fiéis de levarem uma vida plenamente coerente com a religião cristã (i.e., de levarem uma vida santa, exatamente como a de Cristo) e cria um vazio existencial que favorece a depressão e o suicídio

O estado de depravação total refere-se ao homem não regenerado pelo Espírito Santo. Após o novo nascimento - doutrina da regeneração - o cristão agora goza de uma comunhão íntima com Deus. Segundo alguns teólogos (John Wesley e Lloyd-Jones, por exemplo) é possível alcançar um estado mais puro e perfeito do que o de Adão antes da Queda.

doutrina do "sola fides" despreza a importância da prática da caridade para a salvação da alma e, com isso, favorece o egocentrismo e a alienação social;

Equivocado. As obras são evidências da salvação, atestam que uma pessoa foi salva.

"Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?" Tiago 2:20

a rejeição do sacramento da confissão dificulta o autoconhecimento e a evolução moral do fiel.

Errado. Vide as instruções de Richard Baxter no clássico "The Reformed Pastor", o melhor escrito já publicado sobre pastorado e discipulado. Um pastor deve ter conhecimento íntimo dos fiéis.

"O trabalho individual: cada indivíduo deve ser chamado. E um ministério
de aconselhamento pessoal. Nessa mesma reunião, depois de haver conversado com o grupo, inicie seu programa de atenção pessoal. Chame cada indivíduo, em particular, para aconselhamento, considerando a vida da pessoa à luz da Palavra. Entre as razões para tais conversas particulares, coloco as seguintes:

a) para não ser ouvido pelo grupo: há pecados que não devem ser comentados em aberto, e algumas pessoas não conseguem falar livremente ou têm vergonha de responder a certas questões na presença de outras;

b) para não provocar conflitos na interação pessoal: algumas pessoas terão
mais facilidade para formular respostas e discutir pensamentos, gerando
ciúme ou desânimo nas demais;

c) pessoas não afeitas ao aprendizado poderão alegar receio de zombaria ou desprezo por suas palavras, para abandonar a instrução;

d) a experiência me diz que as pessoas suportam mais a confrontação com o pecado,a dor e o dever, quando em particular, e que melhoram a comunhão depois de tratado suas consciências e seus problemas. A conversa particular evita tais inconveniências."
Richard Baxter, O Pastor Reformado, pg. 212.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/15
· votar


Já ouvi falar que os alemães devem boa parte de sua erudição e avanço educacional aos ensinamentos de Lutero, procede?

Para quem tem conhecimento de causa: com qual reformador você se identifica mais? Lutero, Calvino...?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/15
· votar


Edward Blake
Fonte: Wikipedia, sem séries históricas.


Rá, não contava com tua astúcia.
Bom, de qualquer forma já expliquei que concordo que o protestantismo teve um papel preponderante no declínio da religião no Ocidente.
Mas também acho que se o valor de uma religião está nó quanto seus ritos e sua cosmologia são capazes de prender o fiel e preencher cada detalhe da sua vida, deveríamos todos nos convertermos ao Islã.

Skider
Nunca parei pra estudar a história específica da Irlanda do Norte, mas creio que sim.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


Edward Blake
os países nórdicos têm as maiores taxas de suicídio do mundo

isso não é falta de deus ou de papa, é falta de sol e mulatas

pianoid
Veterano
# nov/15 · Editado por: pianoid
· votar


Samá Samutte
Após o novo nascimento - doutrina da regeneração - o cristão agora goza de uma comunhão íntima com Deus. Segundo alguns teólogos (John Wesley e Lloyd-Jones, por exemplo) é possível alcançar um estado mais puro e perfeito do que o de Adão antes da Queda.

kkkkk

ouviram, bandidões de Bangu 2? é só aceitar chessuis e tomar um banho que tá mais puro que a coca do chefe

sallqantay
Veterano
# nov/15
· votar


Santo deus, olha o nível de picaretagem que nego vende por aí. Mais puro que Adão antes da queda? Que porra é essa?

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


pianoid

Vou dar apenas um nome: Nick Cruz.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


sallqantay

Não adianta argumentar com vocês, nunca vi mais céticos. Até fatos vocês ignoram.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Até fatos vocês ignoram.

como se compara a pureza de um ex-lider de gangue convertido e levando uma bem sucedida vida de pastor de ovelhas com a pureza do primeiro homo sapiens comedor de carne ao invés de restos de ossos e frutas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 498 anos da Reforma Protestante