O dilema de Lula

Autor Mensagem
sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP

Cara, como o Brasil é um país de contrastes né. A melhor época para minha família foram os talvez 3 ou 4 anos depois da entrada do Real.

Mas acho que foi mais pelo fato do meu pai ter se aposentado nessa época e continuado trabalhando, ou seja, ganhava o dobro. Na época, lembro que a aposentadoria dele era em torno de R$ 700,00 (há 20 anos atrás) mais um salário de R$ 800,00. Nós tínhamos um padrão de vida muito bom com essa "fortuna".

Em contrapartida, no início do primeiro mandato da Dilma, passamos pela pior crise de nossa família.

Por outro lado, um tio que era muito qualificado ficou 2 anos desempregado na era FHC e voltou a prosperar no governo Lula... os economistas do fórum conseguem explicar o porquê disso?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


LeandroP
Não entendi o seu comentário.

claro que não

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo

Pra mim se tratam de casos em que não se deve atribuir nada ao governo.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP
Eu apanhei no governo FHC.
Depois que o Lula foi eleito tudo mudou

Como esta você/sua familia nos governos:

1-Itamar
2-Collor
3-Sarney
4-Figueiredo

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


Na moral, cara, achar que a vida de alguém melhorou por causa da política econômica do PT está no mesmo nível que achar que melhorou de vida porque pegou um talão de cheques do itau. Todo mundo sabia que a parada ia acabar no que esta acabando. 500 mil postos de trabalhos fechados na construção civil esse ano, perspectivas piores pro ano que vem, é questão de tempo pros engenheiros voltarem pras carrocinhas de cachorro quente e pro desemprego voltar a assombrar todo mundo.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


Eu ouço esse tipo de argumento "voto no Lula pois minha vida melhorou" com assombrosa frequência, inclusive nas "classes" supostamente mais esclarecidas. É assustador.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


LeandroP
Depois que o Lula foi eleito tudo mudou consideravelmente na minha vida, pra melhor.

Ao meu ver, não foi o governo Lula, especificamente, que melhorou sua vida. Foi simplesmente a troca de governo. Você saiu do buraco que estava no governo anterior.

Então, assim como qualquer outro cidadão, eu voto pra defender os meus interesses e do coletivo.

Como se defende o interesse do coletivo perante tanta corrupção na cara dura? Escândalo atrás de escândalo no governo atual e o circo fechando pro ex-presidente, que se há algum resquício de justiça nessa nação, provavelmente vai ver as grades em breve. A economia aos pedaços, desemprego comendo solto. O preço do básico subindo como se não houvesse amanhã.

Como isso é defender o interesse do coletivo?Terra governada há duas décadas pelo PSDB e por outros que afirmam que o PT quer se perpetuar no poder, que eles acham que é deles.

O típico dualismo. Seu estado é governado pelo PSDB, mas o país é pelo PT. Não adianta atropela a hierarquia. O meu estado é governado pelo PT há mais de uma década e está um caos. Se sua vida melhorou e está boa por aí, parece que o PSDB está fazendo um trabalho melhor.

E outra, criticar o PT não implica automaticamente em defender o PSDB. Mas que coisa. É a defesa padrão.

"Olha aqui, o PT te roubou 2 reais. Olha a prova aqui."
"Mas, mas, o PSDB é ruim."
"Certo, mas concorde que o PT te roubou 2 reais."
"Mas, mas, mas o PSDB..."

LeandroP
Moderador
# out/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Wade

Concordo plenamente com o que você disse. Se for corrupto e for provado pela justiça (não pela mídia, porque mídia não é justiça), pra mim tem que ser preso e como crime hediondo. Independente do partido. Gostaria muito que surgissem novas propostas. Mas cadê? Tem cara querendo pena de morte, porte de arma, regime militar... Sendo que nada disso é a solução.

Black Fire

Fale por você, fera!

sandroguiraldo

Pois é, com o FHC as porcarias chinesas invadiram as lojas no Brasil. Assim surgiram as lojas de tudo a um real. Quem trabalhava com injeção de plástico naquela época se lascou. Eu era dessa área na época.

Agora imagine, indústria mecanica e civil sem perspectiva, como fica? Só quem vivia da especulação ou tinha um emprego estável estava bem. No mais, todo mundo ferrado. Depois que o Lula entrou, o mercado abriu e o trabalho fluiu. Pode se queixar da corrupção de hoje. Eu também me queixo. Mas tenho condições de viver a parte disso. Mesmo que isso afete a todos, quem corre pelo certo e a economia ajudando, e certo que vai dar certo.

brunohardrocker

Em nenhum desses governos pudemos ter paz. Sempre vendendo o almoço pra comprar a janta. Não foi fácil e no lugar onde eu cresci por pouco não perdi a linha.

Pedro_Borges
Veterano
# out/15 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


sandroguiraldo

conheço pessoas que prosperaram durante esse período e tal. Creio ser o seu caso, entretanto como muitas pessoas não passaram pela mesma situação, criticam. Seria por isso?

LeandroP

Eu apanhei no governo FHC. Comi o pão que o diabo amassou. Não tinha emprego e nem perspectiva. Via naquela época um monte de engenheiro civil vendendo cachorro-quente em mini-vans porque não tinha trabalho pra eles. Pra mim então, nem se fala.

Depois que o Lula foi eleito tudo mudou consideravelmente na minha vida, pra melhor. Então, assim como qualquer outro cidadão, eu voto pra defender os meus interesses e do coletivo.

Quem não gosta do cara, eu respeito. Mas o meu voto é esse mesmo.


Olha eu fico estarrecido quando vejo esse tipo de abordagem individual. Muita gente se dizendo politizada, mas no fundo o que aprenderam foi pensar no próprio umbigo. Depois querem exigir que o semi analfabeto vote pela causa pública e não pelo vale fome.

Se fosse pensar individualmente, minha vida melhorou nos governos Itamar/FHC, mas foi no governo Lula onde obtive minhas melhores performances do ponto de vista econômico, mas nunca defendi o governo do PT, pois nunca tive dúvida que mais cedo ou mais tarde isso se transformaria numa tragédia moral, que é o que mais me preocupa em termos sociais.

Não me interessa estar bem se o país está mal, sobretudo no tocante a moralidade pública. Crises econômicas eu já estou acostumado a passar e nenhuma daqui para frente será tão severa quantos a que já passamos nas décadas de 70 e 80.

A economia está expandida e nossa crise, que tem reflexos econômicos, na realidade é de moralidade e nada mais. Acabando isso, não tem como segurar a pujança econômica.

Todo mundo quer mudança, mas ninguém quer mudar. Ninguém pensa patrioticamente no bem comum. Assim vai ser sempre um queijo atacado por ratos.

LeandroP eu não me perdoaria se, depois de tudo que já vimos, assistimos e temos certeza, no tocante ao caráter do Lula, eu votasse nele e ainda por cima para defender melhorias individuais. Ainda penso assim. Talvez eu seja o último dos moicanos.

E essa tese de que os outros também não são bons, eu diria que pelo menos são menos vagabundos, e é o que nos resta.

Pedro_Borges
Veterano
# out/15 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Duplo:
Toda vez que posto, acusa erro no servidor e não aparece meu post. Repito a ação e depois vejo que postei duas vezes.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


Pedro_Borges

Se não aparecer a postagem, saia da página e retorne e ela aparece uma vez. Eu faço assim e funciona.

---------------------------------

Não voto apenas por mim, como você está dizendo. Não acho legal você ganhar dinheiro e se dar bem se sofrem os que estão a sua volta. Mas também voto por mim e os meus.

O que não é o caso. Vi muitos colegas que nem sonhavam com uma formação superior se formarem e mudarem suas vidas.

Vi tantos outros colegas chegarem no banco e fazer um micro-crédito e montarem seu próprio negócio, além de gerar emprego.

Estou vendo a conclusão da transposição do rio São Francisco terminar antes do metrô de São Paulo, poupando muitos nordestinos de uma migração forçada pra região sul, onde são tratados com muito preconceito.

Vejo as pessoas viajando em todos os feriados, apesar da crise. E comprando carros, apesar do preço alto.

E vejo também uma classe que não aceita nada disso. Não aceita pobre viajando de avião, comparando aeroporto com rodoviária. Uma classe que faz discursos sobre meritocracia, quando podem colocar seus filhos nas melhores escolas, com boa alimentação e qualidade de vida, enquanto ela fica puta da vida por ter que pagar direitos trabalhistas às empregadas domésticas.

Tudo isso eu vi nessas duas gestões. Nas outras eu vi privatizações, escândalos engavetados, onde eu poderia fazer uma lista extensa, mas você deve se lembrar no mínimo de umas 10.

Sendo mais atual, sabe me dizer se encontraram o dono dos 450 kg de cocaína do helicóptero do Perrela na fazenda do Perrela com os pilotos do Perrela? Sabe me informar a quantas vão as investigações acerca do metro de SP, porque não sai em duas décadas? Sobre o banco Santander e dinheiro desviado pelos cabeças do PSDB?

Que há corrupção é coisa que eu não nego. O que está sendo feito por um governo e o que foi feito por outro é que pra mim faz diferença. Em um se investiga, a mídia pode falar o que quer. Enquanto o outro engaveta, coloca em sigilo, ou simplesmente tira o foco e saem como paladino da moralidade.

brunohardrocker
Veterano
# out/15 · Editado por: brunohardrocker
· votar


LeandroP

Pense que esses 8 anos (de FHC) foram usados para arrumar as cagadas dos anteriores, a economia, a inflação. E ainda deu tempo pra bolar embriões de programas sociais.

Creio que ninguém aqui conhece os bastidores do que rola la em cima, mas essas são as informações que temos acesso.

Ah, os emprestimos do FMI? Será que as analises são tão simplistas assim? Quando você necessita, não pega um empréstimo? Quando você faz um empréstimo, não necessita de um prazo para pagar? E, detalhe, se o governo Lula conseguiu pagar e não necessitar mais, não significa que aqueles emprestimos trouxeram retorno?

Eu só levanto essas questões porque a todo momento elas são implicitamente solicitadas. E porque a discussão politica no Brasil não sai dessa caixinha. Ninguém que defende o PT consegue sair dessa comparação entre os governos desconsiderando uma série de fatores no contexto histórico.

brunohardrocker
Veterano
# out/15 · Editado por: brunohardrocker
· votar


A dondoca que odeia pobre apareceu na manchete, aí é motivo pra pegar não só a classe alta, mas também toda a classe média pra Cristo e fazer direitinho como a propaganda do PT ensinou: pobre contra rico, preto contra branco, homem contra mulher. Não tem condições, esse papo surge sempre.

Aí atribui ao PT toda a santidade por supostamente estar ao lado dos frascos e comprimidos.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


brunohardrocker
E, detalhe, se o governo Lula conseguiu pagar e não necessitar mais, não significa que aqueles emprestimos trouxeram retorno?

Não necessariamente. O FHC pegava emprestado com o FMI e tinha que gastar o dinheiro segundo a vontade do FMI. Dava errado e lá estava ele pedindo emprestado novamente ao FMI.


https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


brunohardrocker


https://www.youtube.com/watch?v=uZjIoaWfU1I

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP
Não necessariamente. O FHC pegava emprestado com o FMI e tinha que gastar o dinheiro segundo a vontade do FMI. Dava errado e lá estava ele pedindo emprestado novamente ao FMI.

Ignorou todo o restante do post?

Tipo, eu não conheço a fundo sobre esses emprestimos e o que rolava. Você pode me trazer um levantamento detalhado de tudo isso? Dava errado? Como? Pode explicar? Eu quero conhecer os numeros. Ou vale mais o que diz a propaganda do PT?

Pedro_Borges
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP
Acrescento mais ao que o Bruno falou. Meu caro, antes do FHC era impossível ter governo Lula. Ele próprio dizia que não fazia alianças. Depois da economia estabilizada, ele rapidinho fez alianças pra ser eleito. Tudo isso que você disse não seria possível sem o fim da inflação. Eu vivi a época anterior, meu caro.

E quanto às privatizações houve algumas mal feitas, como é o caso das comunicações, mas mesmo assim permitiu o desenvolvimento. As demais privatizações foram essenciais para a expansão econômica pela qual o Lula se beneficiou.

É uma pena que os petistas pararam de privatizar. Se continuassem, de forma honesta, hoje, com certeza, nosso PIB estaria o dobro. Por outro lado foi bom, pois se continuassem os desvios seriam gigantescos.

E quanto ao incentivo à industria automobilística para que o pobre pudesse comprar um carro, na verdade foi um grande erro. Deveria ao invés da trilionária renúncia, investir em transporte coletivo. E isso você pode ver no dia a dia.

Comunista pensa que o estado tem quer ser dono dos meios de produção (o patrão) para ele ter toda gama de provilégios.

Pedro_Borges
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP
Acrescento mais ao que o Bruno falou. Meu caro, antes do FHC era impossível ter governo Lula. Ele próprio dizia que não fazia alianças. Depois da economia estabilizada, ele rapidinho fez alianças pra ser eleito. Tudo isso que você disse não seria possível sem o fim da inflação. Eu vivi a época anterior, meu caro.

E quanto às privatizações houve algumas mal feitas, como é o caso das comunicações, mas mesmo assim permitiu o desenvolvimento. As demais privatizações foram essenciais para a expansão econômica pela qual o Lula se beneficiou.

É uma pena que os petistas pararam de privatizar. Se continuassem, de forma honesta, hoje, com certeza, nosso PIB estaria o dobro. Por outro lado foi bom, pois se continuassem os desvios seriam gigantescos.

E quanto ao incentivo à industria automobilística para que o pobre pudesse comprar um carro, na verdade foi um grande erro. Deveria ao invés da trilionária renúncia, investir em transporte coletivo. E isso você pode ver no dia a dia.

Comunista pensa que o estado tem quer ser dono dos meios de produção (o patrão) para ele ter toda gama de provilégios.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP

Suas análises e justificativas sobre votar no PT pois o FHC era tal,tal e tal beiram a lavagem cerebral, com todo respeito. É uma visão da História reducionista, torta e falsa.

Parece que o Brasil era uma ilha da fantasia antes de 95, virou um inferno de 95 a 03, quando um Salvador chegou e ajustou tudo.

Veja bem, você pode votar em quem quiser, eu mesmo não sou um eleitor do PSDB (e tenho sérias restricoes ao governo FHC em alguns pontos) mas sair por aí reduzindo processos compleos a meras relações de causa e efeito é algo preocupante.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


Depois da economia estabilizada,

Estabilizada? Aonde?

É um engano seu, só porque tem mais idade do que eu, achar que eu cheguei no mundo depois do FHC. Por que contou, dias atrás, da sua historia sofrida e onde está hoje, acha que só você tem o mérito de vencer por conta própria?

Meu querido, privatizar a Vale foi uma boa? A Vale é uma das que mais deve à União.

O Lula dizia que não faria alianças, e por isso não ganhava. Quando virou o "paz e amor", a coisa ficou diferente.

Deveria ao invés da trilionária renúncia, investir em transporte coletivo.

Concordo em gênero, número e grau. Em São Paulo, quando se tirou uma faixa de rolagem pra exclusividade dos ônibus, os coxinhas bateram o pé.

A Erundina em SP municipalizou o transporte, melhorou muito. Depois o Maluf devolveu pra máfia e está aí até hoje.

Comunista pensa que o estado tem quer ser dono dos meios de produção (o patrão) para ele ter toda gama de provilégios.

Comu o quê?

Konrad
Parece que o Brasil era uma ilha da fantasia antes de 95, virou um inferno de 95 a 03, quando um Salvador chegou e ajustou tudo.


Eu estou comparando um com outro. Não está uma maravilha, concordo! Tem muito que mudar. Mas, de longe, acho que o governo Lula muito melhor, na minha opinião.

Você fala em lavagem cerebral? Compare as notícias, quando se fala do governo de um partido e de outro. Quando se fala em SP, por exemplo, o governador não tem nome e nem partido. No mínimo estranho e preocupante também.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


E a proposta Temer?

http://infogbucket.s3.amazonaws.com/arquivos/2015/10/29/docfug.pdf

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


lavagem cerebral?


https://www.youtube.com/watch?v=i5oxtjxtPBs

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP

Não se preocupe com uma jornalista, quem interessa, estão todos se segurando nos botes salva-vidas:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1700172-a-pedido-de-lula-pt -recua-nas-criticas-a-levy-e-poupa-cunha.shtml

http://m.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1700343-ninguem-deve-ser-preju lgado-nem-eu-nem-lula-ou-dilma-diz-cunha.shtml?mobile

http://jornalggn.com.br/noticia/cunha-defende-lula-e-dilma-e-se-diz-em -igual-situacao

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP

Você não consegue manter uma linha mínima de coerência: falando de FMI, fala de privatização, cita o tal complot da mídia pró-Governo de São, aí vem a Sherarararqrqrzqde e ainda tem uma menção a uma suposta economia desestabilizada no meio.

Tá louco. É muito espantalho. Eu peço para sair.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Eu só vejo a Folha torrando o Alckmin.

Aliás, não sei de onde vem os vieses partidarios que tanto falam. Qualquer meio de comunicação, com exceção de Veja ou Carta Capital, tem lá uma redação com uma caralhada de gente e cada colunista um diferente do outro. Do petista ao tucano, a feminista, o justiceiro social, o tradicionalista, tem de tudo la dentro e o objetivo é o mesmo de qualquer grande empresa.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


Konrad
Você não consegue manter uma linha mínima de coerência
Tá louco. É muito espantalho. Eu peço para sair.

É só clicar em logoff
(brincadeira, man!)

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


LeandroP
lavagem cerebral?

Cara, agora eu pude ver o video da Rachel.

Onde é que ela defendeu o Cunha em particular? Eu só vi que a manifestação dela tem muito mais a ensinar aos agitadores do que defender alguém de acusações que ainda estamos aguardando o parecer final.

Tipo, pro Lula temos que esperar as provas, mas pro Cunha podemos aceitar apenas as acusações?

Da pra "defender" o Cunha da mesma forma típica do PT:

"Não foi o Cunha que inventou a corrupção. Antes dele havia muita corrupção. Não podemos acusar apenas um partido e absolver o outro."

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


brunohardrocker
podemos aceitar apenas as acusações?

E você não viu as provas? Que mundo você vive?

Tem provas, inclusive que envolvem a sua esposa (ex-apresentadora do Fantástico) e sua filha. Movimentações de dinheiro, uma após a outra. Tem carros em nome de Jesus.com. Cópias de documentos da abertura das contas, etc.

Veja novamente o vídeo dela. E é engraçado que quando vaiam a presidente os coxinhas batem panela, e pra ela é normal, não é falta de respeito. Quando acorrentam um bandidinho de rua e fazem o seu julgamento ali mesmo, pra ela é normal. Quando é o Cunha, aí não pode... Muito sem sentido isso!

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


Cara, depois dessa eu que saio desse assunto.

Peço a gentileza de não me mencionarem.

Pedro_Borges
Veterano
# out/15 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


LeandroP
Nas outras eu vi privatizações

Amigo, você caiu na cantilena da esquerda e se embriagou. Eles te emolduraram de ódio contra o sistema capitalista. Como disse o Konrad, só pode ter sofrido lavagem.

Eles criticam as privatizações porque querem um estado dono dos meios de produção. Vêm com essa história de socialismo, mas o projeto final é o comunismo nu e cru e neste contexto, privatizar significa atrasar o projeto deles.

Meio termo não existe. Um estado capitalista e inchado por ter que ser dono de parte dos meios de produção, não existe. Ou é privado ou não funciona. Por outro lado, um estado comunista com alguns meios de produção na iniciativa privada, também não existe. Ou é tudo do estado ou não funciona (e mesmo sendo puro, sabe-se do desastre que é) e aí essa história de socialismo é historinha para tapear bobo.

Portanto, meu caro defina-se claramente quando se diz contra as privatizações: quer um estado comunista?

Agora eu pergunto, que diferença faz para ti privatizar ou não, individualmente falando, uma vez que você disse que tua vida melhorou? Qual a relação entre aquilo e isto?

Meu caro, se é de emprego e postos de trabalho a que se refere, veja os postos que tínhamos, por exemplo, quando as teles eram estatais e o mercado que se expandiu com a privatização. Em proporção trocamos seis postos de trabalhos em empresa de serviços, ocupados por funcionários públicos com toda gama de privilégios, inclusive com estabilidade, por dois mil postos. Esses dois mil postos em todas às áreas, industria de tecnologia, serviços de telefonia, navegação de dados, etc. etc.

E há de se observar que os postos ocupados por funcionários públicos não eram filhos da classe trabalhadora e sim da classe média que tinha as melhores condições de serem aprovados em concursos. Os dois mil, pelo contrário vieram do povo, na acepção da palavra.

Na siderurgia, onde as privatizações foram cercadas por agressões de capangas do PT e da CUT, essa conta também se verifica e mais, possibilitou o desenvolvimento da indústria metal mecânica que, por sua vez dispara as demais indústrias.

Ver se os empregados das teles estão insatisfeitos? Das siderurgias?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O dilema de Lula