Ajuda com escolha de Instrumento

Autor Mensagem
Vagner Silva
Membro Novato
# set/15


Ai galera, sou novo aqui, e queria uma ajuda de vocês, eu sou muito fã de filmes de faroeste principalmente os das antigas, e alguns dos atuais, e sempre vejo aquelas trilhas fodas, e eu tenho o sonho de conseguir reproduzir esses tipos de musicas, o mais similar possível.

Vejo muito que nesses filmes sempre aparece um cara de Gaita de Boca, esse seria o ideal, para esse estilo de musica? ou vocês me aconselham outro instrumento.

Leo Zanon
Veterano
# set/15 · Editado por: Leo Zanon
· votar


Vagner Silva
Boa noite Vagner.

Sua dúvida é muita aberta. Poste aí alguma das músicas que tu quer ouvir que a galera te ajudará melhor.

Já toca algum instrumento?

LeandroP
Moderador
# set/15
· votar


Assovio?!


https://www.youtube.com/watch?v=ad6XMemaQtc

brunohardrocker
Veterano
# set/15
· votar


Eu escolho o Banjo pra você.

Agora terás que aprender a tocar banjo.

fernando tecladista
Veterano
# set/15
· votar




Pedro_Borges
Veterano
# set/15
· votar


Trompete?

Pedro_Borges
Veterano
# set/15
· votar


Sua dúvida é muita aberta. Poste aí alguma das músicas que to quer ouvir que a galera te ajudará melhor.
(2)


marcio_zav
Veterano
# set/15 · Editado por: marcio_zav
· votar


Assim:



?

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Piano desafinado saloon style

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Gaita + Violão c/slide já faz um regaço.

aquele trompete mexicano no fundo seria um hype bônus.

se quiser aprender só um, recomendo violão com slide.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


xilofone

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


Gaita, banjo, violão de 12, rabeca, piano, trompete...

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Aliás, a rigor, ragtime soa melhor em um piano levemente desafinado

Vagner Silva
Membro Novato
# set/15
· votar


Vou fazer uma seleção e vou posta aqui pra vocês, me ajudarem melhor.
Mais desde ja agradeço. :)

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


banjo ou rabeca mesmo

Vagner Silva
Membro Novato
# set/15
· votar


Aqui galera vou bota as que eu mais gosto vou passar os Links.

https://www.youtube.com/watch?v=cT1BiMHTVz8

https://www.youtube.com/watch?v=h1PfrmCGFnk

https://www.youtube.com/watch?v=CpZjvbSC9_M

https://www.youtube.com/watch?v=AFtmdorQG-U

https://www.youtube.com/watch?v=mLXQltR7vUQ

https://www.youtube.com/watch?v=nOr0na6mKJQ

https://www.youtube.com/watch?t=129&v=6MZw_Iv0wdU

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Vagner Silva

aprenda teclado e seja feliz.



Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Western Calypso

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


Guitarra com slide.

Hannah Liimatainen
Veterano
# set/15
· votar


Ai galera, sou novo aqui, e queria uma ajuda de vocês, eu sou muito fã de filmes de faroeste principalmente os das antigas, e alguns dos atuais, e sempre vejo aquelas trilhas fodas, e eu tenho o sonho de conseguir reproduzir esses tipos de musicas, o mais similar possível.

Eu sei que você disse que quer reproduzir, ou seja, tocar.
Mas tem que ver isso aí direitinho, porque pra quem tá interessado em trilhas do cinema, a produção musical para cinema pode parecer mais interessante do que o ato de tocar instrumento. Enfim, boa sorte ae

Vagner Silva
Membro Novato
# set/15
· votar


Então eu não, vamos dizer assim queira reproduzir 100% até pq essas trilhas envolve muitos instrumentos, mais eu queria tocar algum instrumento que pelo menos eu possa fazer a melodia, (não sei se eh esse termo usado) similar, que tipo a pessoa reconheça, tipo: Ahhh e aquela musica...

Deu pra entender? Não sei se fico bem explicado kk

Hannah Liimatainen
Veterano
# set/15
· votar


Vagner Silva
Você quer compor música.

Vagner Silva
Membro Novato
# set/15
· votar


Compor seria eu fazer uma musica, criar mais não, eu quero reproduzir a melodia do jeito que ela é, dessas que eu citei ali nos vídeos, que tipo de pra reconhecer com eu exemplifiquei antes, Tipo: Ahhh e aquela musica que vc ta tocando.. ² Eu conheço essa musica... Deu pra entender?

Como eu falei não precisa ser 100% pq envolve muitos instrumentos pra chega naquele nível dos vídeo , mais eu queria não sei o termo usado, pq não só dessa área, não sei se seria melodia, ritmo, acho que e melodia mesmo dessas musicas, por isso to pedindo ajuda rs.

Por dai das suas opiniões iria compra o dito instrumento e tomar aula que tem aqui perto uma escola, que ensina diversos instrumentos.
Dai com ja o conhecimento do instrumento partiria pra realiza esse sonho. :)

marcio_zav
Veterano
# set/15
· votar


Vagner Silva
Melodias, isso que você quer aprender a reproduzir.
Agora quanto a instrumentos, bem, é bem amplo isso. Vai depender muito dos teus gostos (pra timbres, estilos) e do empenho em aprender.

Em todo caso, assovio dá pra fazer isso ai sem ga$tar nada haha

Adler3x3
Veterano
# set/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Ajuda com a escolha de instrumento

Tocar um instrumento é uma escolha pessoal, o melhor instrumento vai ser aquele que você se adapta.
Existem centenas de instrumentos para não dizer milhares.
Os instrumentos podem ser classificados de "n" formas diferentes, por exemplo:
- de cordas;
- de sopros;
- de teclados.
- de percussão;
- e outros não detalhados.

Que se sub dividem em mais famílias.

Recomendaria começar com um violão ou com um teclado eletrônico com timbres próprios.
Entre os dois que envolve menos gastos é o violão.
Aprendendo a tocar violão depois você pode tocar outros instrumentos de corda da mesma família (guitarra, viola, bandolim, banjo, cavaquinho etc...)
Para começar a aprender a ler notação musical, uma flauta doce é interessante, além de custar pouco.

O teclado ou órgão foi considerado por muito tempo o rei dos instrumentos, e no mundo real ainda o é.

Com o avanço da tecnologia de instrumentos virtuais, surgiu a DAW (Digital Audio Worstation) que pode ser considerado atualmente o maior de todos os instrumentos, pois além de contar com recursos para gravação, produção musical e muito mais, conta principalmente com a possibilidade de se agregar um número quase que infinito de instrumentos virtuais, sejam sampleados sejam criados por sintetizadores.
Então atualmente o Rei dos Instrumentos Virtuais é a DAW.

Ainda com relação aos instrumentos reais, depois de um certo tempo de aprendizado você pode ir experimentando outros instrumentos, tipo gaita de boca, flauta transversal e mais.
Mas como instrumentos acessórios, você sempre vai estar especializado mais em um, seja do tipo teclado, seja violão, ou outro na linha de sopro, e até percussão por que não.
O Cajon, também por ser barato pode vir a se um excelente instrumento para entrar nesta linha.

Comece com um instrumento que pode comprar, seja teclado ou violão.
Compre métodos para o instrumento.
Compre uma flauta doce e métodos.

Quando for comprar, não se baseie só no preço, avalie bem a relação custo/benefício.
Muitas vezes comprar um instrumento muito barato não é bom negócio não, por ser muito barato, pode não ter qualidade, e o que deveria ser um prazer de aprender, pode se um suplício e levar a desistência.
De nada adianta ter um violão ruim, que não se consegue afinar.
De nada adianta ter um teclado que só tem timbres fracos
, tipo som de vídeos games antigos;
Isto só vai levar a perder a vontade de tocar.
Então o instrumento tem que ser bom, isto é fundamental, desde a flauta doce, tem que buscar qualidade.
Não digo gastar um fortuna, comprar um instrumento top, claro que não.
E a escolha tem que ser cuidadosa.
Algumas coisas podem ser compradas pela internet, mas no caso de instrumentos acústicos, tem que ir pessoalmente na loja, e levar junto um amigo ou pessoa que entenda do instrumento para saber comprar.

Adentre no mundo do home studio e comece com os recursos que tem, ou seja:
- um microcomputador com recursos razoáveis, qualidade do processador e memória ram;
- obtenha primeiramente softwares livres e instale e comece a aprender:
- editor de partituras;
- DAW;
- Editores de áudio;
- outros softwares de áudio, até de estudos.

Atualmente independente de fazer cursos e ter acesso a um bom professor de música, a melhor forma de aprender teoria musical,é usar um bom editor de partituras.

Para o estilo musical que esta chamando a sua atenção, a DAW vai te ajudar a produzir este estilo.
E nos dias de hoje, queira ou não queira tudo passa pelo computador.
Dá para gravar orquestras completas virtuais, e gravar partes com instrumentos reais, e depois misturar (mixagem), e no final gravar uma música completa, e divulgar nas mídias.
Dá para preparar a música na DAW e tocar ao vivo um instrumento real junto.

Divida o seu tempo livre para a teoria e a prática.

Claro vai depender só de você, os resultados não vão ser imediatos, vai demorar um certo tempo para aprender tanto a tocar instrumentos reais, como para usar instrumentos virtuais, e até num passo mais a frente fazer e gravar as suas próprias composições.
Exige muita dedicação e principalmente muito estudo, seja como auditada, seja com professores.

Hannah Liimatainen
Veterano
# set/15
· votar


Vagner Silva
Mas você quer reproduzir (tocar) a música por conta própria ou pra usos mais profissionais?

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


será que existe sampler ou sintetizador de piano desafinado?

fiquei curioso

Adler3x3
Veterano
# set/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


sallqantay
será que existe sampler ou sintetizador de piano desafinado?

Pode existir sim!
Depende da montagem dos samplers ou loops dentro do instrumento virtual.
Recentemente tive um problema destes, não no piano, que até agora não escutei desafinado.
Mas tudo depende da qualidade.
Mas comprei um software VSTs de instrumentos de cordas, e a Viola veio com algumas notas em algumas partes da tessitura do instrumento não soando bem, isto é desafinadas, o que eu fiz foi detectar e consertar isto no próprio instrumento.

Quanto ao sampler em si, se foi montado com base num piano desafinado é óbvio que o sampler também vai ficar desafinado, mas dá para consertar até certo ponto.

Um amigo meu comprou um daqueles teclados musicais de borracha, que veio com vários instrumentos desafinados, conforme você vai tocando e forçando, desafina e soa muito mal, e até outras coisas imprevisíveis podem acontecer, como embolar o som.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Adler3x3

não, desafinado é bom, dá o feeling velho oeste

Adler3x3
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
Sim.
Mas daí você usa a boa técnica e cria variações, o que não pode é as notas virem desafinadas de fábrica.
Bons softwares e até instrumentos reais tipo teclado tem esta opção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com escolha de Instrumento