A única em varios sentidos Oq vc acha disso?

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Black Fire
acho que essa noite não saem minhas respostas.

Nem essa noite, nem hoje durante o dia, nem dia algum.

Parabéns pelas suas colocações.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Samá Samutte

Eles coam um mosquito e engolem um camelo.


Exato.

Mas acho essa postura mais radical deles a correta. Não no sentido de não haver falhas, mas no sentido de que eles seguem ou tentam seguir com firmeza o que eles acreditam. Eu admiro pessoal com esse tipo de postura. É o que falta na maior parte dos Cristãos da sociedade.

Pegando essa atitude firme deles e unindo com reflexões e reformulações sempre que necessário a cerca dos ensinamentos de Jesus, acho que podemos atingir uma boa crescente positiva da nossa causa.

Acho até bem bacana que citaram que eles fazem estudos e etc, até me chamou a atenção, estudos gerais são essenciais para manter-se próximo aos fatos e da realidade. Mas se esses estudos circulam em torno de doutrinas já preestabelecidas, perde o real significado de se fazer estudos. Deve-se haver reformulações sempre que necessário no conjunto de doutrinas caso alguma falha interpretativa seja percebida.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Mas entendo a pressão que infelizmente rola por este tipo de coisa. Pessoas não gostam de mudanças, especialmente sobre o que tomam por verdade, sem saber bem o porque.

pianoid
Veterano
# set/15 · Editado por: pianoid
· votar


Wuju Wu Yi
Aniversário, de acordo com eles, era comemorado na babilônia e outras civilizações, porque existia a superstição de que maus espíritos atacavam as pessoas nesta data. Então os familiares e amigos celebravam e traziam alegria para afastar estes maus espíritos.

Se fôssemos olhar apenas desta ótica, eu concordaria com a postura dos TJs.


sério mesmo?

eu não acredito em deus, diabo ou espíritos bons ou maus. Mas como celebrar pra tentar trazer alegria pode ser algo ruim me escapa completamente à razão. Mas razão e religião são incompatíveis, assim como alegria deve ser para uma religião cujo símbolo máximo é um homem pregado numa cruz.

o real motivo para judeus serem contra os ditos povos "pagãos" nas escrituras era porque eram um pequeno povo de ex-escravos sem terras rancorosos com o sucesso de seus ex-patrões vivendo em civilizações mais avançadas e em sua ficção fazendo seu deus puni-los de toda forma e negando seus valores culturais... isso não deu certo e hoje judeus são mais práticos e fazem o contrário

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


pianoid

Mas como celebrar pra tentar trazer alegria pode ser algo ruim me escapa completamente à razão.


O problema não é celebrar para trazer alegria, expliquei isso posteriormente, o problema é a superstição sobre espíritos malignos. Apenas Deus tem o poder de nos proteger de deste tipo de coisa, e fazermos um ritual a fim de garantir nossa proteção é o mesmo que idolatria. É tamanha arrogância de pensar que nos temos esse tipo de poder, que não tenho nenhuma escolha se não concordar com a postura dos TJs, porém Apenas nesta perspectiva.

Mas razão e religião são incompatíveis

Discordo totalmente.

assim como alegria deve ser para uma religião cujo símbolo máximo é um homem pregado numa cruz.


Pra mim imaginar Jesus na cruz gera mais sentimento de compaixão do que qualquer outra coisa. Felicidade por saber o quanto Deus nos ama, e tristeza por pensar que veio a este mundo compartilhar nossa humanidade, e morreu com tanto sofrimento, tudo para eu, que sou um pecador cheio de erros, receber o perdão eterno.

Se lhe restar dúvidas para entender, imagine se sua mãe, pai, ou esposa, entrassem frente a um carro para salvar a tua vida e morrer no teu lugar. Certamente você não vai tentar banalizar o feito como faz agora, e certamente nunca vai esquecer o ocorrido, cheio de sentimento de tristeza, amor, e compaixão, culpa, e arrependimento.

Mas entenda, não estou tentando lhe convencer ou provar algo, só estou lhe explicando qual é o meu sentimento e a minha crença, para que você não a entenda errado como o fez agora.

o real motivo para judeus serem contra os ditos povos "pagãos" nas escrituras era porque eram um pequeno povo de ex-escravos sem terras rancorosos com o sucesso de seus ex-patrões vivendo em civilizações mais avançadas e em sua ficção fazendo seu deus puni-los de toda forma e negando seus valores culturais... isso não deu certo e hoje judeus são mais práticos e fazem o contrário


O motivo é que na perspectiva judia-Cristã, só existe Um Único Deus Verdadeiro. E todos os outros, ou são falsos ou são demônios travestidos. E a idolatria, e no pior dos casos, culto a tais seres malditos, gera desgraça generalizada a toda a nossa raça.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


A razão, se não considera todos os fatores envolvidos, está sendo parcial e imprecisa. Após perceber, reconhecer, e admitir a fé Cristã (o que creio ser inerente de todo ser humano que não seja inocente), adotar um processo de religiosidade torna-se natural. Contrario a razão seria negar tal fato. Viver em negação sobre algo impossível de negar, onde o máximo que pode ocorrer é um vago esquecimento.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Black Fire
Samá Samutte

Ok rapazes.

Não estou aplicando joguinhos de retorica sallqatianos para provar que eu estou certo e vcs errados, como noto que vcs tambem não. A discussão é acerca de uma tema com conotações muito sérias e qualquer deslize é fatal. A discussão proposta pelo Gourmet causou diversos efeitos, desde despertar em alguns sumaria colocações demasiadamente ocas e a estes ignoro, e em outros motivaram erguer seus ouvido para observar também o que ocorria fora de seus circuitos.

Confesso que os posts de ambos me deixaram bem reflexivos sobre a validade das minhas crenças e a suposta invalidade de outras tão apregoada pelas TJ, e inclusive me induziram a pesquisar mais e buscar algo mais outside the box. Fiquei assustado com o universo discaradamente ignorado pelas TJ, e sobre como uma crença pode ter varias interpretações like p.ex. a santíssima trindade, só para citar por cima.

Inclusive assisti um documentário ontem a noite sobre ( http://www.youtube.com/watch?v=wduUdQgIn4I ) as supostas falsidades das TJ e observei embasbacado como há acusações funestas, embasadas e tal, bem como eles escorregam em difamá-las em alguns momentos como p.ex. citando 1975 como data escatológica marcada anteriormente.

Acredito realmente que só haja uma religião verdadeira, bem que concomitantemente haja pessoas sinceras que amem em Deus em todas religiões. Inclusive é uma crença oriunda dos seio das TJ, se bem que não muito divulgada claramente devido ao caráter prosélito de tudo que fazem. Se realmente existe, bem eu quero encontrá-la.

Eu, bem como o Gourmet, entre outras pessoas no mundo que não necessariamente são/foram TJ as vezes, ou na maioria das vezes escorregam em buscar aquilo que consideram mais importantes. Eu pretendo retornar as TJ, mas antes reconheço que por uma questão de honestidade, mais do que intelectual, mas sim espiritual, careço de compreender mais o que estrutura as doutrinas da minha instituição. As TJ, talvez, se diferenciem tanto das outras religiões mainstream, por baterem pesado na tecla que somente elas possuem em suas bibliotecas A Verdade, e disponham de um senhor arsenal para divulgar isto a torto e a direito. Estou interessado em conhecer mais, me perpetrar mais a fundo em buscar A Verdade tomando desta vez, os Pais da Igreja entre outras fontes de pensamento e comparando honestamente as diversas bases de informação no que se chama de cristianismo.

Declino de responder ao BF, como na página 4 dei meu challenge accepted, as questões hermeneuticas out-TJ, bem como de ratificar o corpo governante como canal exclusivo de Deus Jeová.

Me atitude aqui é propor que todo cristão que se preze ( diferente do mano de INDAIATUBA, que afirmou q há algo errado do BN, mas ñ havia problema... (???? wtf) ) deve buscar incessantemente A Verdade, se é que ela existe. Aprecio que vcs 2 citados no topo façam isso, farei tbém como exemplo.

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.

Provérbios 2:1-8

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


FELIZ NATAL
Ok. Se tiver alguma novidade sobre as minhas questões, não deixe de me avisar. Não perguntei por retórica, pergunto porque, como, vamos dizer, estudante de religiões, realmente me interesso sobre a doutrina das TJ, mas tenho encontrado muita nebulosidade e falta de transparência. Por isso digo que lamento muito a falta de atividade acadêmica séria por parte da Associação.
Boa sorte na sua busca

pianoid
Veterano
# set/15 · Editado por: pianoid
· votar


Wuju Wu Yi
Apenas Deus tem o poder de nos proteger de deste tipo de coisa, e fazermos um ritual a fim de garantir nossa proteção é o mesmo que idolatria.

certo, quando muçulmanos e chineses chegarem aqui pra repartir os últimos espólios da civilização ocidental, faz aí teu ritual de colocar as mãos aos céus e fazer a reza braba por proteção. Acho que não vai ter nem alegria, nem a outra.

O motivo é que na perspectiva judia-Cristã, só existe Um Único Deus Verdadeiro.

que por coincidência é o nosso kkkk

por favor, essas justificativas ideológicas são tão pueris, parece coisa de menino birrento que teve o brinquedo tomado por um bully e fica praguejando...

daimon blackfire
Membro Novato
# set/15
· votar


então comemorar aniversário também dá passagem sem volta pra o inferno? Que coisa, meus amigos, que coisa.

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


se você só soprar as velinhas mas não aplaudir talvez apenas seja enviado a um dos círculos superiores...

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


FELIZ NATAL

Primeiro, parabéns por vir "dar a cara a tapa" e não agir como o Gourmet (eu postei aqui, há tópico dele de 2011 que ele disse 'vou ali e já volto para responder' e nunca mais apareceu").

Se realmente está sendo sincero no que postou - e quero crer que sim - você tomou a melhor decisão. Acredito que com um pouco de empenho, logo você terá as respostas que procura.

Olha, a denominação cristã a qual pertenço possui várias discrepâncias com outras grandes denominações, entretanto não há nada, absolutamente nada que comprometa as doutrinas fundamentais da fé cristã (divindade de Cristo, justificação somente pela fé, pecado original, etc.); nesses pontos convergirmos com todos os demais irmãos. É um ponto a se pensar a respeito da TJ.

As Escrituras afirmam em Pv 11.14 que "na multidão de conselhos há segurança". Se eu puder te dar um conselho, aconselho-te a começar por essas doutrinas básicas que todos os protestantes concordam. Para isso, indicaria primariamente a o livro Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica, do Alister McGrath; ai você já terá contato com os Pais da Igreja (Agostinho, Atanásio, Ireneu, Tomás de Aquino, Tertuliano, etc). Uma boa Teologia Sistemática também é de suma importância (existem vários bons autores, indico a do Louis Berkhof) e por fim, os 3 volumes excelentes sobre doutrinas bíblicas do Dr. D.M. Lloyd Jones ("Deus o Pai, Deus o Filho", "Deus o Espírito Santo" e "A igreja e as últimas coisas"; esses você encontra na loja Shedd Publicações).

Enfim, sinceramente eu não aconselharia você a ir diretamente nas obras dos pais da igreja, ler diretamente da fonte deles. Creio que um contato com esses livros que citei será mais proveitoso (não sei se o BF concorda).

Disponho-me a te ajudar no que for preciso (não estou sendo soberbo ou pedante, estou sendo sincero, quero ajudar) e creio que o BF também (já precisei dele e em contato via e-mail ele foi muito prestativo).

É isso ai, "conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor". Os 6:3

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

peguei pdf, vou iniciar amanhã a noite

http://minhateca.com.br/shenano_84/Documentos/Sistem*c3*a1ticas+Divers as/Teologia+Sistem*c3*a1tica*2c+Hist*c3*b3rica+e+Filos*c3*b3fica+-+Ali ster+McGrath,328462173.pdf#_=_

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


tomos e mais tomos para ávidos leitores do tomo sagrado que querem se aprofundar mais sobre o tomo e ouvir o que outras pessoas tem a dizer sobre o tomo antes de se lançarem a mais uma leitura do tomo

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


FELIZ NATAL

Cara, eu estava pensando aqui e acho que seria melhor você começar pelas obras do Lloyd Jones. Por quê? Porque não há Teologia ali. Como ele mesmo diz no início do livro: "Temos, necessariamente, que restringir-nos ao que a Bíblia diz, e somente ao que ela diz. Ora, a teologia não procede assim; ela nos leva para um campo muito mais amplo. A teologia se introduz afirmando que Deus Se nos revelou não somente na Bíblia, como também na história". Parece-me ser algo mais apropriado para você de início, já que você alega que a TJ usa somente a Bíblia.

O livro do McGrath é excelente, excelente mesmo e muito essencial, entretanto o indicaria para sua segunda leitura. Talvez possa ser um pouco cansativo para você -- é um calhamaço de 646 pgs -- além de que ele entra em campos um tanto quanto "chatos" para quem não está acostumado com filosofia (não sei se é o seu caso) e isso pode acabar te desmotivando. Outro ponto é que há discussões que provavelmente não te interessem no momento (feminismo/comunismo/iluminismo/etc x cristianismo, dentre outras). Outra coisa que talvez possa te atrapalhar é o fato de o McGrath não se posicionar no livro; ele é neutro, apenas apresentando as discussões, ficando a cargo do leitor buscar aprofundamento. Ele diz na seção "Instruções para o aluno: como usar este livro": "Ele [o livro] parte do pressuposto de que você não conhece nada de teologia. Quando tiver termiando a leitura deste livro, terá domínio suficiente para acompanhar a maioria das discussões e dos argumentos teológicos técnicos, participar de palestras com especialistas da área e tirar o máximo proveito das leituras complementares, indicadas ao final de cada capítulo".

Enfim, se você quiser simplesmente ignorar o que eu escrevi acima, vá em frente no McGrath.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

achei interessante por causa q me identifiquei com a sinopse:

Ele parte do pressuposto que o leitor não têm conhecimento profundo sobre teologia em geral, assim, pode ser considerado uma excelente introdução à "tentativa de compreensão dos recursos básicos da fé

mas devido teu conselho q a obra de Lloyd Jones irá me apetecer mais, vou busca-lo nas internetes

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


FELIZ NATAL

1° Deus o Pai, Deus o Filho - Lloyd Jones

2° Deus o Espírito Santo - Lloyd Jones

3° A igreja e as últimas coisas - Lloyd Jones

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Se quiser um livro curto, tem a Teologia Sistemática do Vincent Cheung. http://www.monergismo.com/textos/livros/teologia_sistematica_completa_ cheung.pdf
Gosto do estilo como ele escreve, é direto e coerente. Não recomendo adesão acrítica, só pra constar.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

Add os últimos 2. ( 1º link quebrou ).

Black Fire

Add too, este passei os olhos e logo de cara lí:

Muitos advertem contra estudar teologia para o próprio bem dessa. O espírito antiintelectual dessa geração tem se infiltrado de tal maneira na igreja, que eles recusam a crer que alguma atividade intelectual possua valor intrínseco

Substitua muitos por "As TJ'. rsrs

-
-

Obrigado a ambos pelas sugestoes para minha iniciação neste estudo. A minha filha deve nascer nos proximos dias e então, terei tempo de sobra para além de ajudar minha esposa, poder estudar com afinco estes temas bem pertinentes.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


FELIZ NATAL
Add os últimos 2. ( 1º link quebrou ).

Não entendi; os 1° link não funcionou?

Seguem novamente os três:

http://minhateca.com.br/marcosbonin/Livros/Martin+Lloyd+Jones/jones+-+ deus+o+pai+deus+o+filho,14619824.pdf

http://minhateca.com.br/marcosbonin/Livros/Martin+Lloyd+Jones/jones+-+ deus+pai+deus+o+espirito+santo,14619823.pdf

http://minhateca.com.br/marcosbonin/Livros/Martin+Lloyd+Jones/jones+-+ a+Igreja+e+as+*c3*baltimas+coisas,14619825.pdf

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

agr 1º link funfous tbm
grato

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xlf1/v/t1.0-9/11954688_51 7334808435551_3747442611401345746_n.png?oh=f541bdf6aaa96b346356801a2e6 b49a6&oe=567E1304


rs

Gourmet Italiano
Membro Novato
# set/15
· votar


Passando aqui apenas para explicar o pq nao respondi nada nesses ultimos dias:

Estava resolvendo a questao do meu nick, que como muitos comentaram, nao condizia com uma TJ

E agr nao tem mais esse problema
Quanto a passar fdd sem responder ja disse e repito q muitas vezes nem passo aqui de fds

Qdo wstiver c tempo vou falar sobre as coisas que me mencionaram aqui, que ja li e mentalizei uma resposta

Mas antes adianto que a posiçao do FELIZ NATAL se parece muito com a minha com a exceçao de algumas coisas

Mas o principal é que na minha visão o que deve e mais importa ser estudado é e sempre será a BIBLIA, demais pesquisas importantes seriam acerca dos idiomas usados, ou pesquisas afim de confrontar informaçoes históricas na bíblia com o que materias seculares dizem, de modo que estudar teologia nao seria nada mais do que estudar filosofia em geral e portanto, com o objetivo de se tornar uma pessoa mais achegada a Deus, mais atrapalha do que ajuda

Gourmet Italiano
Membro Novato
# set/15
· votar


Alias sobre deixar de responder perguntas de um topico de 2011, sou muito preguiçoso e ademais esse foi um dos motivos de eu ter me afastado a muito tempo atras e ter ficado assim por um bom tempo

Eh um problema q tenho consciencia de que temho e que venho tentando melhorar esse ano, pelo menos temho lido a biblia diariamente alem de todo dia ler algum material baseado nela da WT....

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Não vou estudar teologia, mas vou estudar o material teológico da WT. É tipo: lavaram meu cérebro, mas eu gosto porque me dá algum tipo de conforto.

Só dá pra lamentar, véi.

Gourmet Italiano
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Gourmet Italiano
· votar


Black Fire
O material da WT eh simples de entender e se baseia no estudo da bíblia, se eu lendo a bíblia e as materias deles ver coerencia eh algo proveitoso

Assim como vc pode ler seus autores protestantes e se deleitar com as materias de "alto valor academico" mas que pouco explicam para um leigo o que a bíblia ensina...

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Gourmet Italiano
Bom, sua opção é pela ignorância, é por reduzir seu campo de estudo ao material fornecido por uma associação, sem qualquer tipo de comparativo, e sem conhecer nada sobre metodologia. O que mais alguém poderia dizer a respeito? Antes a vantagem era que recusar-se a buscar a verdade mantinha a associação homogênea, agora a vantagem é que o material é de fácil entendimento, pouco importa se o conteúdo tem alguma exatidão.
Sua opção é basicamente a renúncia de conhecer a verdade de fato por uma questão de preguiça intelectual, de estudar um material um pouco mais complexo do que um artigo de revista, e sensação de pertencimento a uma associação mundial homogênea.
É óbvio que alguém assim não está minimamente preocupado com a própria salvação, está interessado em consolar-se em algum ídolo. Só dá pra lamentar.

Boa sorte nos seus "estudos".

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Gourmet Italiano

se eu lendo a bíblia e as materias deles ver coerencia eh algo proveitoso

Partindo deste principio qualquer um pode formar uma doutrina, tem q ter algo há mais. Infelizmente parece que vc é meio relapso ( tal qual eu ), mas se vc puxar uns links de teologos posicionando-se sobre doutrinas básicas da qual as TJ são irredutiveis e implacaveis como a Trindade, ou Divindade de Cristo vc pode se decepcionar.

Não invalidei o pensamento das TJ, pelo contrario eu acredito. Só que crença não é valor de verdade e acho que tenho que cavar mais a fundo, como qualquer um que se preze.

Estudar pensameNtos alheios aos da WT é na realidade combater dúvidas, estas por sua vez declinam de vez ou acendem tua fé no que faz: creio que ambos precisamos disso.

Gourmet Italiano
Membro Novato
# set/15
· votar


Em momento nenhum eu disse havia vantagem em se recusar a buscar a verdade, mas eu sempre me espanto com a sua habilidade em distorcer as minhas palavras

Vc fala que eu nao respondo suas perguntas, mas vc nao falou nada sobre o video que o feliz natal postou q eu qeria postar e perguntei oq vc achava, qdo criei o topico vc forcou a discussao a mudar de rumo ao onves de falar o que eu perguntei no topico

Vejo muito 2 pesos e 2 medidas da sua parte...

E com relaçao ao que a WT ensina repito novamente: nunca vi ning saindo da associaçao por achar que qqr outra religiao explicam as coisas melhor que nós, agr o contrario...

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Gourmet Italiano

Após concluir meu post li o que o BF escreveu, coincidencia ou não é basicamente o mesmo que disse, apenas trocando em miudos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A única em varios sentidos Oq vc acha disso?