A única em varios sentidos Oq vc acha disso?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# ago/15
· votar


makumbator

Hahahahahah. Esse é sempre o lema.

makumbator
Moderador
# ago/15
· votar


Pedro_Borges

Hahaha! Claro!

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire
as discussões teológicas devem ser interessantíssimas
A única parte lamentável é que a instituição mantenha ensino bíblico no mundo inteiro e esse ensino não produza uma só discussão interessante, porque o esquema é tão hierarquizado que nenhuma atividade intelectual genuína é possível.

vc poderia exemplificar "discussao teológica interessante"?

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


dados factiveis como valor de verdade...

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


O primeiro comentário do Black Fire zerou o tópico, próximo por favor!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Cara, existem milhões de discussões teológicas possíveis: soteriológicas, como as da reforma: fé x obras ou monergismo x sinergismo como calvinistas x arminianos; natureza da Ceia como as entre os reformadores suíços e os de Wittenberg ou entre reformados e católicos; cristológicas como do Concílio de Calcedônia; filosofia x contemplação como Barlaão de Seminara x Gregório Palamas. Sei lá, é praticamente infinito, abra a biblioteca de teses de um curso qualquer de teologia e você vai ver.
É muito difícil de acreditar que milhões de pessoas ao redor do mundo estejam neste momento estudando a Bíblia a sério: um livro de 2 mil anos, que demorou alguns milênios mais pra ficar pronto, que tem estilos literários diversos, onde é possível identificar a influência da época em que foram escritos (ou será que a dialética de Paulo é pura coincidência?), várias línguas mortas de difícil compreensão, e todas estas pessoas cheguem a conclusões tão idênticas que não valha a pena escrever nenhuma obra a respeito, nenhum tratado, nenhuma tese, nem sequer livros contestando a posição de outras denominações e demonstrando a superioridade teológica da associação (ou pelo menos defendendo ela), nada. Só artigos mixurucas de revistas e livretos com versos da Bíblia jogados ao léu de onde é praticamente impossível inferir o método pelo qual se chegou as conclusões que apresentam. Nem a Igreja Católica Romana, que tem um Magistério, sofre com essa ausência absurda de debates.
Qual é a explicação pra isso? Pra mim é puro viés de confirmação, hierarquização e falta de metodologia adequada.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire

Entendo que há varias discussões teológicas, porém não compreendo o real aspecto interessante. delas, até que ponto que elas mais esclarecem do que obscurecem a real mensagem da bíblia. ( Reino de Deus, erradicação do mal e a vindicação da soberania de Deus )

As publicações das TJs são escritas pelo Corpo Governante ( nos moldes da primitiva congregação ) que em base de estudos sinceros e honestos das escrituras, trazem a tona a doutrina da qual consideram verdade. Diferente do que talvez penses, as bases bíblicas apresentadas se correlacionam, não com um perfil de meias-verdades e/ou sofismas, mas sim de modo a mostrar o que a bíblia realmente é: a palavra de Deus, i.e um livro harmonioso de ponta a ponta

Com todo respeito, pelo que vc replicou ao Gourmet até agora, aparentemente vc tem um conhecimento extremamente superficial das Testemunhas de Jeová e por meio de um jogo de lógica falho as desqualifica.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire

Há uns dias atrás estava discutindo com um mórmon aqui no trabalho (se é que se pode chamar de discussão); o cara não cita nenhum dos pais da igreja para defender suas "doutrinas" (acho que nem conhece), retira textos da Bíblia sem nenhuma preocupação com a hermenêutica e tampouco com a exegese, e ainda por cima me manda um e-mail com uma revista deles anexada ("A Liahona"), dizendo (como se a tal revista fosse a maior obra de referência teológica que exista no mundo): "veja ai e me diga se os mórmons não são cristãos".

Não dá para dialogar com esse povo (TJs, mórmons, adventistas, etc.), com certeza nunca leram sequer uma teologia sistemática na vida, desconhecem as doutrinas básicas da fé cristã; a união hipostática, por exemplo, para eles deve ser uma mistura de água oxigenada + bicarbonato de sódio.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL

velho, não existe interpretação harmoniosa de livro nenhum, isso nao existe. O Black Fire tá certo: ou a parada é um grande debate, ou é um fodendo exército comandado por um general qualquer

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL

Eu não duvido da sinceridade dos TJs em suas publicações, grande parte dos hereges da história eclesiástica eram homens sinceros.

Qual foi o papel da igreja patrística? Quais foram as preocupações dos grandes homens de Deus dos primeiros séculos da Era Cristã (Tertuliano, Ireneu de Lyon, Agostinho, Tomás de Aquino, Justino, dentre tantos outros) ? Qual o objetivo dos concílios? Dos catecismos? Dos credos?
Formar a ortodoxia, a doutrina correta, mostrar ao povo o que crer e o que não crer. Se os TJs estudassem ao menos a história da igreja não cairiam nos mesmos erros cometidos nos quatro primeiros séculos da igreja.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


sallqantay

As TJs tem uma real obcessão por se manter estritamente o mais proximo possivel da primitiva congregação crista, daí entendemos que da mesma forma que os apostolos regiam ( vide circuncisão no capítulo 15 do livro de Atos dos apóstolos) como corpo organizador, hoje o corpo governante funciona há mais de decadas como pequeno grupo de cristãos maduros que supervisiona as Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Eles não são lideres religiosos, eles somente buscam a orientação da bíblia reconhecendo Cristo como Pastor e cabeça desta organização.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL

exato, você acabou de descrever um exército

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Samá Samutte
Se os TJs estudassem ao menos a história da igreja não cairiam nos mesmos erros cometidos nos quatro primeiros séculos da igreja.

As TJs desprezam profundamente a Igreja após o 1º século. Os proprios apostolos, bem como Jesus Cristo falou exastivamente da decadencia da Verdade. Prova disso é a deturpação doutrinal que ocorreu, catalizada muito bem pela prostituição da Igreja ao Estado.

Gentileza leia o capítulo 2 da 2ª carta do Apóstolo Pedro e vejas.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Como se chega a real mensagem da Bíblia sem se debater o que está ali escrito? Para tornar-se TJ o sujeito tem que aceitar que o corpo governante tenha um papel semelhante ao do Magistério Católico, que dali saia a verdade última, e que ali está o monopólio do estudo virtuoso das escrituras? Mas quem atribuiu essa autoridade a tal Corpo?
No mais, posso concluir, então, que todos os estudos não são estudos de verdade - já que só o corpo governante pode mexer no corpo doutrinário -mas apenas doutrinação, onde a pessoa é apresentada as posições oficiais e aprende meios de defendê-la?


Com todo respeito, pelo que vc replicou ao Gourmet até agora, aparentemente vc tem um conhecimento extremamente superficial das Testemunhas de Jeová e por meio de um jogo de lógica falho as desqualifica.

Cara, eu estou esperando que ele me responde coisas simples desde sábado, e até agora nada. Você poderia esclarecer?


Samá Samutte
Pois é, eu tenho tido a mesma impressão, tenho muitas TJs no meu convívio, conheço até um cara que deve ter todas as Sentinelas num quarto da casa, vários familiares da minha mulher, enfim, mas nenhum deles jamais teve contato com o método teológico de qualquer vertente cristã. Apenas as publicaçõezinhas oficiais, tudo de uma superficialidade melancólica. A maioria estuda por muitos anos, mas se embanana com dúvidas simples e tem que ir perguntar a resposta pra um ancião, ou coisa do tipo.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


sallqantay

Sim, pq ñ?

Um exercito de 8 milhoes de pessoas com um aparato de estudo abissalmente oposto ao das outra religiões "cristãs", ao redor do mundo levando a pessoas que minguam conhecimento biblico uma mensagem de um mundo melhor e a forma de alcança-lo por meio do estudo da bíblia e aplicação em suas vidas

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire
Como se chega a real mensagem da Bíblia sem se debater o que está ali escrito?

Estudando, confrontando o que a bíblia diz. Ninguem é obrigado descer guela abaixo, porém o emaranhado de doutrinas das TJs é congruente. Estude e veja!

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL

eu sou anarquista demais para endossar uma coisa dessas

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Samá Samutte

Diferente do BF, as TJs que conheço são pessoas que leem a biblia quase todos os dias e por meio das publicações aprendem mais e quando tem duvidas sobre algo, analisam até sanar suas duvidas.

Conheci pouquissimas TJs que sairam por aspectos doutrinais, mas sim por questoes de moral ( e.: sexo fora do casamento, vicios... ) A A maioria se sentiu atraida pela forma que verdades biblicas simples sao trazidas a tona.
Algo q

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Acho que agora é difícil de não perceber que não passa de uma organização altamente hierarquizada, cujo corpo doutrinário depende da aceitação de argumentos de autoridade por parte do Corpo Governante, com uma tendência típica de organizações religiosas modernas de se desvincilhar da História, negando que todo o desenvolvimento religioso anterior tenha alguma legitimidade e se colocando na posição de último e tardio representante da verdadeira religião na Terra. É o mesmo papo que está na base de outros movimentos religiosos surgidos pós século XVIII como o Wahabismo. Nada de novo sob o sol.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


sallqantay

As TJ respeitam pessoas como vc, e compreendem que cada um deve tomar suas proprias decisoes.

Se eles baterem em sua porta, saiba que estão apenas seguindo o que seu lider Cristo os exortou, i.e levar a mensagem de um reino a todos, e não forçando-o a mudar de opinião.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
As TJs desprezam profundamente a Igreja após o 1º século.

Isso é deprimente. Desprezar as mentes que eu citei só pode levar uma pessoa a negar a Divindade de Cristo, dizer que o Espírito Santo é uma "força", atribuir à Cruz um valor inferior ao que ela representa, entre outros ventos de doutrina que surgiram na mente de Russel e outros.

2 Pedro não se aplica a vocês? Não? Por qual razão? Quem lhes deu autoridade para dizerem que são a igreja restaurada? Jesus não disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja? Como ela faliu então e o iluminado Russel a restaurou?

ps.: não estou sendo agressivo, são apenas questionamentos.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire

Lamento que vc tome desta forma tão leviana, mas acho q vc tem seus motivos.

As TJ reconhecem que grandes homens tomaram durante toda a historia da humanidade a verdade a sério, John Wycliffe, Lutero, Madre Tereza, entre outros...

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Samá Samutte

compreendo sua sincera duvida em relação as coisas polemicas q eu disse.

Sem escapismos algum, estou largando um mutuado de papeis em minha mesa p/ lhes dizer algo q p/ é mto relevante. Hj a noite vou tentar, após pesquisar, falar mais.

Black Fire

Sobre a relação evangelho x provas na realidade ( há alguns meses falamos ), relamente não achei nd q se explique.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Concessões marqueteiras: vários personagens importantes tomaram a Verdade a sério, mas sem saber, porque conhecimento da Verdade é monopólio nosso. Já que só se pode chegar as verdades bíblicas com um estudo virtuoso, cujas qualidades (honestidade, sinceridade) são monopólio de nossa organização.
Condenar pessoas socialmente bem avaliadas não atrai muitos adeptos. Mas, de qualquer forma, é estranho que atribuam a Lutero o apreço pela verdade quando afirmam que ele era um traidor e assassino: "Como o poder afetou Lutero? Ele foi corrompido pelo poder. Por exemplo, embora no começo se opusesse à tentativa de coagir dissidentes religiosos, mais tarde incentivou seus amigos políticos a queimar vivos os que se opunham ao batismo de bebês."

http://wol.jw.org/en/wol/d/r5/lp-t/2004320

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Aposto 10 no teru, e que ele vai citar lutero na pag 02 e descambar para o islamismo na 03

Black Fire
atribuam a Lutero

/o/

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


sallqantay
kkkk

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


sallqantay

mito

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL, tudo que você ou o Gourmet Erótico postarem aqui tentado defender a "teologia" dos TJs não resistirá à uma boa hermenêutica, desista.

Todas as vezes que uma pessoa se vê diante de uma verdade bíblica que a confronta ela terá que fazer uma de duas:

1. reconhecerá seus equívocos se adequará à verdade bíblica; ou

2. tentará distorcer a Bíblia, usando para isso artifícios tais como: textos fora de contexto, ensinos externos às Escrituras, ou até mesmo uma pura retórica.

Acho que já sei qual será a atitude de vocês.

No entanto, se quer gastar um tempo pesquisando ai, fique à vontade

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Também acho muito leviano essa história de atribuir o vínculo do cristianismo com o Estado a uma suposta prostituição religiosa. É muito fácil fazer esse tipo de afirmação quando a sua organização surgiu no século XIX nos EUA, onde a liberdade religiosa já estava mais ou menos garantida, muito graças aos milhões de mortos de outras denominações nos séculos anteriores, só estudar episódios horrendos como a Guerra dos Trinta Anos.
É claro que se pode cantar as glórias dos jeovás na resistência ao III Reich, mas, e se todos os outros cristãos do mundo tivessem tido a mesma postura frente ao serviço militar por exemplo? Se todos os cristãos americanos, franceses e britânicos tivessem se recusado a lutar na guerra? Ia ter sobrado alguma TJ pra bater na porta dos outros domingo de manhã? Se os príncipes não tivessem defendido a Reforma os TJs teriam surgido? Iria existir ambiente nos EUA (provavelmente uma colônia fervorosamente católica) pra proliferação de movimentos religiosos no Século XIX?
São coisas a se analisar, não dá pra se isolar do meio histórico-social e achar que apareceu no mundo por mágica.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire, no meu ultimo post eu comentei sobre todos os temas q vc levantou, mas prov nao respondi da forma q vc esperava, eu ja estou acostumado a vc fazer coisa parecida e nem por isso reclamo, me adapto...

Quanto ao meu nick que comentaram ai, quando o criei estava afastado e isso nao me incomodou, hj gostaria de mudar mas os meus meios de comunicaçao c a moderaçao nao funcionam, nao posso nem cancelar minha conta, mas se algum moderador aceitar mudar meu nick podem por verdao campeao

Black Fire
Samá Samutte
FELIZ NATAL
Como o proprio nome ja diz, somos uma associaçao, vivemos como uma sociedade. Em qualquer sociedade humana existem algumas regras, nao são todos que regem essas regras, se vc nao quiser cumprir com elas vc que viva em outra sociedade

Aqui o forum tem suas regras, eu nao as redijo e nem vcs aqui citados, vcs podem nao concordar com algumas delas e ate achar injustas, mas nao eh por causa disso que vcs vao mudar

Se todo mundo que achasse q tem algo de errado nas regras pudesse mudar facilmente seria uma bagunça

E pelo contrario nosso siatema de adoraçao eh muito organizado, se vc for em um salao do reino em são paulo e um amigo seu for em passo fundo a matéria transmitida será a mesma.

Diferente do que acontece na maioria das religioes da cristandade onde um padre fala algo aqui e em outro lugar fala outra coisa.

Falei e repito aqui, querem um otimo exemplo de mudança de entendimento sobre um assunto importante vejam o video que um membro do corpo governante explica o novo entendimento sobre gogue de magogue... Podem notar a total honestidade e as explicaçoes dadas e vejam se vca mesmoa nao concordam com o motivo da mudança...

Se eu achar aqui mando o link

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A única em varios sentidos Oq vc acha disso?