a rant on: cursos de administração

Autor Mensagem
_Excelion
Veterano
# jan/15


minha opinião é que é um curso meio economia, meio lero lero, meio psicologia, meio contablidade, meio nada.

só tem muié que quer ser 'executiva' ou nóia de start up e vai todo mundo trabalhar ou em consultoria de RH, ficar perguntando perguntas imbecis para pretendentes de emprego no meio de muito lero lero motivacional de equipe, ou no negócio da família, achar que sabe mais que o pai com 40 anos de know-how na porradaria apenas porque leu uns livros de lero lero administrativo.

e vai ter um(a) cara por turma que vai abrir uns 28 negócios na raça até um dar certo, após muito suor e sangue. esse é o/a cara tru do curso.



agora, in all honesty, isso tinha que ser uma pós, não uma graduação.

_Excelion
Veterano
# jan/15
· votar


post pros cursos de economia, que mesmo no brazil sendo generalistas demais (lá fora tem N graduações em economia), continuam sendo o verdadeiro curso de business por estas bandas.

Albert Camus
Membro Novato
# jan/15
· votar


Post para o The Office

Albert Camus
Membro Novato
# jan/15
· votar


O que acha dos mano da eng de produção?

_Excelion
Veterano
# jan/15 · Editado por: _Excelion
· votar


Albert Camus

não tenho opinião formada, só conheço os cara tru desse curso. embora excessivamente fordistas, eles tem um belo pacote de ferramentas mentalizado que é sempre deveras útil.

mas deve ser a mesma parada daquela galera que faz Mauá, FEI e essas coisas aí só porque é engenharia e leu na Veja que é o curso que dá dinheiro.

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Em resumo é um curso para quem quer trabalhar, não para super acadêmicos de internet que vivem com bolsa pai ou bolsa governo.

Albert Camus
Membro Novato
# jan/15
· votar


_Excelion
Mauá, FEI e essas coisas aí só porque é engenharia e leu na Veja que é o curso que dá dinheiro.

Realmente a maioria é assim, mas o que tem desses neguinho pegando emprego do pessoal da economia.. Acho que justamente por isso:
tem um belo pacote de ferramentas mentalizado que é sempre deveras útil., fora a teórica melhor formação matemática.

qew
Veterano
# jan/15
· votar


Não esperava mais de alguém que diz que uma família não vive com menos de 20k/mes.

Xeper
Veterano
# jan/15
· votar


só tem muié que quer ser 'executiva' ou nóia de start up e vai todo mundo trabalhar ou em consultoria de RH, ficar perguntando perguntas imbecis para pretendentes de emprego no meio de muito lero lero motivacional de equipe, ou no negócio da família, achar que sabe mais que o pai com 40 anos de know-how na porradaria apenas porque leu uns livros de lero lero administrativo.

Sabedoria

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Ja postei isso aqui:

Você acha que isso pode estar um pouco ligado à qualidade do empreendedor e do empresário brasileiro, à formação do empreendedor por aqui, que ainda tem uma qualidade inferior à americana?

"Esse é um ponto muito polêmico que você está levantando. O que ocorre é o seguinte: nós somos um dos únicos países do mundo que tem curso de Administração a nível de graduação. Inclusive, eu dou aula em um deles. Mas, se você pega países como Alemanha e Japão, não existe curso de Administração a nível de graduação. Fulano tem que fazer Economia. Se ele quer trabalhar com empresa, ele faz Economia e depois uma pós-graduação ou um MBA. Na maior parte dos países desenvolvidos é assim. E nós do Brasil criamos o curso de Administração. E fizemos, na minha opinião, uma coisa errada, porque, quando criamos o curso de Administração, separamos o curso de Economia. Eu não sou economista, sou engenheiro, e fiz mestrado e doutorado em Administração - mas eu acho que a parte mais importante na formação de um administrador é a parte de Economia, é a teoria econômica. A principal fundamentação teórica que um administrador deve ter está na Economia. Então, o que acaba acontecendo no Brasil é que não estamos formando bons administradores, pois estamos formando administradores sem uma base de economia, e isso é uma falha grave, na minha opinião. Isso não ocorre em países importantes como a Alemanha e o Japão, por exemplo."

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/criacao-da-graduac ao-em-administracao-no-brasil-foi-um-erro-afirma-professor/88248/

A propósito, quando eu tiver saco pra estudar com hora marcada de novo, farei economia.

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Faltou o "mal comida"

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


nós somos um dos únicos países do mundo que tem curso de Administração a nível de graduação.

http://www.kellogg.northwestern.edu/
Pequena essa aí...

A principal fundamentação teórica que um administrador deve ter está na Economia.

É sim, a da dona de casa também, vou mandar a mamãe de todo mundo fazer economia...

Não é porque alguém escreve uma bobagem dessas é que é verdade.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Depois que eu descobri que tem uma parada de selecionar pessoas pelo signo do zodíaco que ensinam em curso de economia, nunca mais levei a sério.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


*curso de administração

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Obviamente depende da faculdade, em BSB tinha ou tem curso de Astrologia.

Mas no geral, os únicos "economistas" que empresas que atuam no varejo por exemplo precisam, são o gerente do banco e contador para emitir darf e fazer folha de pagamento

Insufferable Bear
Membro
# jan/15
· votar


Todo curso é ruim perto do curso de matemágica.

_Excelion
Veterano
# jan/15 · Editado por: _Excelion
· votar


Albert Camus

o negócio de produção é que é o mais próximo de um matemático que você pode contratar sem contratar um matemático, que salvo raras exceções, costumam ser péssimos em negócios. AKA, ótimos data munchers

landlord

qualquer empresa séria contrata economistas para áreas de estratégia econômica, cargo executivo no geral são todos economistas. mas claro, no varejo só tem administrador e contador, é mais barato e é simples o suficiente para não precisar de alguém fazendo projeções e análises macroeconômicas.

ademais, sinto seu butthurt daqui, administrador.

st.efferding
Membro
# jan/15
· votar


Todo curso é ruim em obter retorno financeiro perto do curso de engenheticeria.

_Excelion
Veterano
# jan/15 · Editado por: _Excelion
· votar


st.efferding

dá dinheiro mesmo? parece que isso foi uma bolha criada pelo boom de construção civil com pré-sal, PAC, BNDES, Copa e etc, mas não sustentável.

óbvio que bons profissionais sempre terão espaço e serão bem remunerados, mas tem TANTO malandro que entrou na onda que acho que vai ser a mesma coisa que design industrial foi nos anos 80.

essas graduações mais técnicas costumam ser muito assim

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


_Excelion
cargo executivo no geral são todos economistas

Está manjando bem do corporativismo... hahaha

Sei não, vejo muito economista fazendo P&L para que sabe mesmo do negócio.
Mas é meio justo, é aquela dor de cotovelo que médico, engenheiro e advogado tem batendo a porta dos formandos de economia que são contratados por administradores.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar



dá dinheiro mesmo? parece que isso foi uma bolha criada pelo boom de construção civil com pré-sal, PAC, BNDES, Copa e etc, mas não sustentável.


Faltou especulação com crédito fácil pra casa própria. Mas já tá em declínio, por isso corri pra fazer MBA em uma área mais genérica.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


A real é que no grosso, aquele redneck tradicional que batalhou vida inteira pra se tornar patrão sem nenhuma faculdade tem seus méritos, é um administrador formado no feeling. A diferença pro ~filho dele~ que vai estudar administração, é que em 4 anos ele vai adiantar uma porrada de coisa que precisa de muita pancada pra aprender com a experiencia, então ele pode evitar essas pancadas, cortar caminho.

Engana-se quem pensa que o curso de contabilidade anula a administração e ainda recebe o bônus de poder contabilizar com autorização do leviatã. São dois cursos com visões bem diferentes, a adminsitração se mostra bem mais ampla, flexível, enquanto a contabilidade é metódica pacaralho.

_Excelion
Veterano
# jan/15 · Editado por: _Excelion
· votar


landlord

sei lá, devem ser uns caras de universidade várzea, não vejo o pessoal saindo da USP pra fazer P&L

mas também, é tipo um celeiro de futuros cheiradores, tudo pro mercado financeiro correr atrás do milão.

landlord
Veterano
# jan/15 · Editado por: landlord
· votar


_Excelion

A questão é que para faculdades boas, os cursos possuem uma grande diferença. Existem vagas que permitem uma gama de formações. E geralmente, são os administradores que permitem outros cursos nas vagas deles, e não o contrário.

Headstock invertido
Veterano
# jan/15
· votar


>faculdade

Hahahahahaha.

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Tava com saudades da série "a rant on"

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Sou formado em tecnico em Administração pela ETEC. Exceto pelo conhecimento absurdo adquirido, pouco me serviu o curso até agora. Mas ainda não entreguei currículo like a Hurricane e não tive uma experiencia empregado na área, sem contar que sou menor de idade ainda, o que dificulta arranjar um trampo registrado mesmo.


Hoje tenho planos de fazer Economia numa universidade pública pica grossa.


A pergunta é: Formado eu ( formado mesmo) numa USP ou unicamp, qual é a perspectiva de mercado de trabalho pra mim?

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/15
· votar


Tava com saudades da série "a rant on"


brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Graduação ha muito se tornou nada mais que a obrigação em um curriculo.
Pense em fazer as pós depois que é o que vei te diferenciar.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


_Excelion
minha opinião é que é um curso meio economia

Administradores são cegos em Economia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a rant on: cursos de administração