a rant on: cursos de administração

Autor Mensagem
john s mill
Membro
# jan/15 · Editado por: john s mill
· votar


Desculpem pelos erros, to no celular, depois eu reviso e corrijo

john s mill
Membro
# jan/15 · Editado por: john s mill
· votar


Vocês tao postando como se graduação fosse um fim, eu nem acho que ela importe tanto assim depois do primeiro emprego ou dos primeiros anos de formado. (Menos nos casos de reserva de mercado)

Ela so e o começo do caminho. No mais, eu sempre tive vontade de fazer economia

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


john s mill


Fiz tecnico em ADM e tive uma breve noção sobre os temas abordados no curso: marketing, gestão de pessoas, estatística, contabilidade, gestão financeira, empreendedorismo, legislação, etc etc.

O caminho viável agora seria partir pra economia mesmo e levar esses outros assuntos abordados na ADM estudando à parte e fazendo especialização futuramente? Penso em estudar economia e fazer uma especialização em marketing, na sei se tem essa opção Haha, mas seria interessante.

-Dan
Veterano
# jan/15
· votar


landlord
Eu cagando regra? Comentei o que eu vejo, economistas em posições abaixo de administradores. Você transforma o que eu falo em regra, problema seu.

Ufa. Se eu não tivesse esse problema congênito de interpretação de texto e tivesse notado que você está apenas dizendo a sua percepção íntima do mundo, e que vale apenas para você, não como uma regra ou opinião sólida para tentar explicar as coisas, nem teria respondido.

Fica a dica aí pessoal, para economizar tempo e digitação.

_Excelion
Veterano
# jan/15
· votar


butthurt do landlord tá bem forte

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


landlord

Você é graduado em Administração?

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Aposto 10 conto que o landlord foi abusado quando criança por um religioso conservador formado em economia. Isso explica tudo

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


sallqantay
quando criança

O trauma deve ser recente então, porque isso não faz muito tempo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad

Velho, preguiça de responder.

Paz. o/

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad

Faz um bom tempo já...

Mas se vocês querem falar que o curso de ADM não deveria existir, pelo menos deem bons argumentos.
Se não fica no resumão da máxima do OT inspirada pelo sallqantay e
_Excelion do "é recalque".

Isso da liberdade para eles opinarem a verdade que for.


-Dan

Ainda tem que se esforçar mais hein... E apesar de não ser regra, eu acho que você deveria levar em consideração sim...

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


O post do john s mill ja da uma boa explanada.

O fato do curso ser procurado majoritariamente 'por quem não sabe o que quer' é cultural, e leva mesmo a uma oferta muito grande de curso fraco, em instituições fraca.

Mas esse discurso de superioridade de quem cursou algo bastante especifico, concorrido, numa boa universidade, é identico ao discurso classe media sofre da dondoca que disse que aeroporto virou rodoviária.

Na pior das hipóteses, é melhor que o ser faça um curso de Adm numa uniesquina, do que parar no ensino medio. Ao menos a grade do curso tem tudo aquilo que o MEC não quer colocar no ensino médio. É melhor que faça Adm quando não sabe o que quer, do que engenharia ou medicina.

No mais, não há gratificação nenhuma em discutir se um formado em adm vai ser melhor nas finanças que alguem de outra formação.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


É meio ilógico querer que um formado em Adm se saia melhor ou igual em gestão economica do que um economista.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Não é gestão econômica. A atividade proposta é inerente à Adm, não à atividade primária de um Economista.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Vamos dar uma olhada... saiu um curso online gratuito oferecido pela FEAUSP:

http://www.veduca.com.br/play/7523

Pra quem quer relembrar das teorias e pra quem quer conhecer os fundamentos.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


Eu devo escrever muito mal, o povo simplesmente não entende o que eu escrevo, ou entende justamente o contrário.

Vou fazer o Mobral.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad

Se permite uma cutucada, você estressa o citado com esse compromisso formal com lógica e o caralho, que deve vir da filosofia.
Tem lugar pra isso, aqui você pode dar umas trolladas mais no popular mesmo. Não é a opinião, é o método.

No mais:

Eu devo escrever muito mal, o povo simplesmente não entende o que eu escrevo, ou entende justamente o contrário.
Vou fazer o Mobral.
(2)

O povo não, porque nem todo mundo lê meus posts, mas você por exemplo concluiu me colocando num lado até oposto daquele que eu acreditei ter defendido no tópico.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad
Não é gestão econômica. A atividade proposta é inerente à Adm, não à atividade primária de um Economista.



Entendeu. Vou fazer Economia mesmo, gosto pra caramba desse trem.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


brunohardrocker

Eu posso falar o mesmo pois em nenhum momento:

a - eu afirmei que o curso de Adm é inútil. No máximo acho que o curriculum está defasado e fora da realidade e das atribuições práticas de um administrador.

b - disse que outras graduações são intrinsicamente melhores ou piores do que a Adm como é hoje. Disse que graduandos de outros cursos tem melhores ferramentas (aprendidas na graduação) do que os graduandos em Adm justamente por conta do curriculum defasado e pouco prático.

c - comparei os alunos de Adm aos de Econ, Contábeis e Eng de Produção em bases favoráveis aos das três últimas graduações. Pelo contrário, teoricamente eles deveriam ter desempenho melhor, uma vez que estavam no próprio campo, ao passo que economistas, contadores e engenheiros tiveram que se deparar com problemas fora do escopo normal de suas atividades. Daí minha observação sobre a capacidade crítica do grupo Adm estar um pouco acanhada, o que atribuo a uma péssima distribuição na carga horária/ prioridade das disciplinas.

d - jamais disse ou insinuei tratar-de curso inferior ou de sub-curso. Tampouco dei sequer a entender que não tem valor algum. Vocês é que se doeram a toa. Eu falei mal do curriculum de Economia (várias vezes já) e não vi a reação visceral dos colegas economistas. Vocês têm que resolver esse complexo e partir para uma renovação da profissão.

e - Se eu dissesse que tenho um CRA? Vocês leriam minhas críticas de novo num tom mais ameno?

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Você gosta de que exatamente? Já fez técnico em Adm? Está trabalhando em que área? Quantos anos você tem?

-Dan
Veterano
# jan/15
· votar


landlord
Ainda tem que se esforçar mais hein... E apesar de não ser regra, eu acho que você deveria levar em consideração sim...


é que sou engenheiro. Sem ler direito não. faço contas.

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad

Ok, vou recolocar algumas posições minhas. Mas leve como base de que o currículo do curso sofre grande variação de acordo com a universidade que você escolhe. No meu caso fiz especialização em MKT e tbm publicidade, o que difere muito da formação do Cavaleiro.
É como você comparar formados na INSPER e na ESPM, não dá.


Administradores são cegos em Economia.
Além de não ser a única base de um administrador, se você buscar formando de FGV e INSPER verá um cenário com certeza diferente do que esse.


50% dos meus alunos de Econ serão bons gestores financeiros. (conceito amplo de gestao de finanças, aspectos práticos: de gestão de caixa a conttrole de custos)
80% dos meus alunos de Contábeis serão bons gestores financeiros.
5% dos meus alunos de Adm serão bons gestores financeiros.


Se o curso de ADM, muitas vezes tem aulas ministradas pelos mesmos professores que Atuariais e Econ sobre esse tema, como o curso é culpado? Será que esse pessoal de ADM que você aplicou a prova não deu viés na sua analise?

Acho que muitos deles, talvez estavam estudando ADM, não com o intuito de ser um gestor financeiro tão somente... poderiam querer trabalhar com MKT, RH, Vendas e etc...
Não que isso seja desculpa para o resultado, mas até aí extrapolar a porcentagem como foi feito me parece leviano.

Falo algumas coisas com conhecimento de quem trabalhou e tem bastante amigos em diversas grandes empresas em SP.
Tenho diversos conhecidos formados em ADM e que fizeram e passaram nas provas do CFA e trabalham muito bem o lado de economia e finanças.
E como falei, minha especialidade é MKT, aí temos uma diferença curricular gigantesca entre os curso de ADM e Econ.

Enfim, todo meu posicionamento é para explicar que ADM não é um curso meio economia meio lero-lero.
Essa primeira afirmação é uma completa falta de visão e senso.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad
Eu posso falar o mesmo pois em nenhum momento:

a - eu afirmei que o curso de Adm é inútil. No máximo acho que o curriculum está defasado e fora da realidade e das atribuições práticas de um administrador.

b - disse que outras graduações são intrinsicamente melhores ou piores do que a Adm como é hoje. Disse que graduandos de outros cursos tem melhores ferramentas (aprendidas na graduação) do que os graduandos em Adm justamente por conta do curriculum defasado e pouco prático.

c - comparei os alunos de Adm aos de Econ, Contábeis e Eng de Produção em bases favoráveis aos das três últimas graduações. Pelo contrário, teoricamente eles deveriam ter desempenho melhor, uma vez que estavam no próprio campo, ao passo que economistas, contadores e engenheiros tiveram que se deparar com problemas fora do escopo normal de suas atividades. Daí minha observação sobre a capacidade crítica do grupo Adm estar um pouco acanhada, o que atribuo a uma péssima distribuição na carga horária/ prioridade das disciplinas.

d - jamais disse ou insinuei tratar-de curso inferior ou de sub-curso. Tampouco dei sequer a entender que não tem valor algum. Vocês é que se doeram a toa. Eu falei mal do curriculum de Economia (várias vezes já) e não vi a reação visceral dos colegas economistas. Vocês têm que resolver esse complexo e partir para uma renovação da profissão.

e - Se eu dissesse que tenho um CRA? Vocês leriam minhas críticas de novo num tom mais ameno?


Nada disso eu defendi aqui no tópico.
Cheguei a citar um trecho da entrevista com Paulo Feldman que concordo. Há necessidade de reformar sim o curriculum, deixar mais claro o que é um administrador para o mercado.

Alguma coisa ou outra que achei que você esteve equivocado e contestei, mas nada que fosse necessário me colocar numa posição oposta.

No mais, o post do cavaleiro deveria lhe chamar mais atenção, porque eu acho que resume bem o assunto e te responde de uma forma que eu não consegui satisfazer.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Konrad
Você gosta de que exatamente?



Gosto de economia por envolver em seus estudos além de matemática aspectos humanos, como cultura. Também gosto de trabalhar com coisas lógicas, nas aulas de contabilidade gabaritava todas as provas. Acho muito interessante essa parte de estudar o custo das coisas, matéria prima, mão de obra, custos e gastos. De entender o porque as coisas custam o que custam, Lei da oferta e demanda, todas essas coisas me chamaram muito atenção.

Já fez técnico em Adm

Sim. Lá eu tive uma breve noção sobre Economia.


stá trabalhando em que área?
Estou procurando emprego, sem pretensões de funções/cargos. Quero trabalhar pra pagar um cursinho pré vestibular que quero fazer (que por enquanto não tenho condições de pagar) pra entrar numa universidade pública foda, tipo USP ou UNICAMP.

Quantos anos você tem?


17 anos, farei 18 no final do ano.

malucobeleza666
Veterano
# jan/15 · Editado por: malucobeleza666
· votar


cafe_com_leite
Estou procurando emprego, sem pretensões de funções/cargos. Quero trabalhar pra pagar um cursinho pré vestibular que quero fazer (que por enquanto não tenho condições de pagar) pra entrar numa universidade pública foda, tipo USP ou UNICAMP.


Fera, compra uns bons livros + acesso a alguns sites de estudos, muito melhor que procurar emprego pra pagar cursinho...Cursinho não faz milagre.(Quer dizer, alguns bem tops como o Olimpo aqui em brasilia, 20 mil um ano de cursinho, realmente encurtam caminho, mas aí é para medicina ou vestibulares militares.(Exagero até para medicina;no meu ver,cursinho só é indispensável para vestibulares militares, de resto é conversa fiada). Estudo em casa, para medicina, e tirei notas bem altas no último vestibular, mais um tempo de estudo e chego lá tranquilamente.Começa logo esses estudos ae que com um ano tu tá num nível para passar já..

sallqantay
Veterano
# jan/15 · Editado por: sallqantay
· votar


landlord

Nossa, toda essa formação pica grossa só para vender sabão em pó para as mulezinha histéricas do brazil? Precisa mesmo?

_Excelion
Veterano
# jan/15
· votar


moral da história: quem está indo prestar vestibular, faça economia. deixe adm para um MBA

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


malucobeleza666
Quer dizer, alguns bem tops como o Olimpo aqui em brasilia, 20 mil um ano de cursinho, realmente encurtam caminho, mas aí é para medicina/vestibular militar).


Então. O que eu quero fazer é um desses. 20 k por ano. Eu sou muito indisciplinado pra estudar sozinho, com as obrigações do cursinho acho que consigo me sair melhor. Falo isso porque quando tava fazendo o tecnico e tinha a verdadeira obrigação de me sair bem ( durante a vida só estudei em escola publica do ensino fundamental ao médio. Quem estudou assim sabe que qualquer macaco passa de ano) consegui resultados muito bons, principalmente na parte de economia, contabilidade, gerenciamento de estoque e marketing. Então eu consigo focar mais quando eu tenho alguém ou algo me exigindo do que por minha própria vontade. Sad, but true.

_Excelion
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

não é difícil passar em economia na USP, é dificuldade média, nota de corte na casa dos 50~55, dá pra tirar 60+ facinho na primeira fase (recomendo uns 66+, pra fazer a segunda fase com mais wiggle room)

malucobeleza666
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Eu sou muito indisciplinado pra estudar sozinho, com as obrigações do cursinho acho que consigo me sair melhor.
Então eu consigo focar mais quando eu tenho alguém ou algo me exigindo do que por minha própria vontade. Sad, but true.

Sabe qual o problema disso? Quando tu entrar na federal(ou estadual), tu vai sentir enorme dificuldade, porque tu vai ter que se virar, se estrebuchar para estudar, se virar sozinho, com uma porrada de professor que só que te ver se lascando.Nesse tipo de universidade, tu não tem apoio de ninguém, selvageria total.Muito neguinho se lasca e pede arrego por isso, porque nunca se deparou com esse tipo de coisa, e quando chega lá se sente perdido.Já vi muitos sendo jubilados porque simplesmente nunca aprenderam a se virar, estudar sozinho, sem depender de professor.Se vai fazer cursinho, massa;mas trabalha esse lado ae também, de fazer as coisas por conta própria e adquirir certa independência, vai facilitar horrores quando tu ingressar.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


malucobeleza666


Blza cara. Hoje eu vou voltar com os meus estudos de português e matemática. Tinha começado no final do ano e parei. Agora vou pegar firme mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a rant on: cursos de administração