Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?

Autor Mensagem
Xeper
Veterano
# out/14
· votar


makumbator é PTralha de berço e carteirinha e fica aí de meias palavras. Bundão

hauahuahuahuahuahua sallpicão mandando a real dos role

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Não é possível que você achem realmente que os dois sejam absolutamente iguais e que um não se diferencia do outro um centímetro sequer.

Tenso.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


Headstock invertido

Insatisfação com os dois candidatos em questão no que se refere aos programas de governo apresentados, bem como os comportamentos apresentados nos debates e propagandas eleitorais. Entre os dois, eu vejo o seguinte: Ambos tem prós e contras, mas são fatores que praticamente se anulam quando eu "peso na balança".

Há também uma insatisfação geral de minha parte com a maneira de fazer política de ambos os partidos. Porém, esse fator não teria muito peso se eu vislumbrasse ao menos candidatos mais preparados para o cargo, independente do partido.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


brunohardrocker
Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.



Ai carai, ri alto aqui ahuahauhaua

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


Headstock invertido

Você concorda que, apesar de nenhum ter uma proposta que te agrade, é perfeitamente possível eleger, dentre os dois, um "menos pior"?

Em tese é possível. E acredito que muita gente vota por eliminação. Inclusive eu já votei no passado com essa mesma lógica.

Acho que vocês se espantam com o fato da gente não precisar que ambos sejam 100% iguais (com trocentas casas decimais de precisão) para considerá-los inadequados para o cargo.


Você concorda que, independente de você anular seu voto ou não, um dos dois vai ser eleito?

Claro. A não ser que todo mundo esqueça de ir votar no dia.

Sendo assim. Qual a vantagem de anular o voto em detrimento de votar no "menos pior"?

E tem que ter vantagem? Se a pessoa acha os dois igualmente ruins me parece bem lógico não votar em nenhum dos dois. Ironicamente, se o camarada achar os dois igualmente bons o voto nulo também seria bem lógico.

É apenas desencargo de consciência?

Talvez. A Consciência é importante no voto. Não é?

Não adianta. Essa escolha só pode ter caráter sentimental, pois racional não tem.

E alguém consegue escolher alguma coisa tendo como base apenas a razão, ou apenas o sentimento? Desconheço tal pessoa. No máximo a gente se engana dizendo que a decisão foi apenas racional ou apenas sentimental.


Não é possível que você achem realmente que os dois sejam absolutamente iguais e que um não se diferencia do outro um centímetro sequer.

Na verdade, a noiva do Aécio é melhor que a noiva da Dilma. Esse é um ponto a favor do candidato do PSDB.

CindyFerrari
Veterano
# out/14 · Editado por: CindyFerrari
· votar


De todas as bobagens ditas durante as eleições desse ano, apenas uma deve ser levada a sério: essa polarização PT-PSDB tem que acabar.

Editei pra dar o real sentido do que quero expressar.

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


CindyFerrari

Aparenta ser uma bobagem porque de primeira se assimila isso ao papo da Marina.

Mas no fim, sim, valeria muito a pena. Os votos seriam menos apaixonados.

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


Xeper
hauahuahuahuahuahua sallpicão mandando a real dos role

Hhsahsa! Ele só acertou 50%. Já falei que sou mezzo PTralha-mezzo coxinha.

Julia Hardy
Veterano
# out/14 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?

Se não votar, não precisa se importar com isso.

Simonhead
Veterano
# out/14
· votar


brunohardrocker
Os votos seriam menos apaixonados.

É um problema?

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


Simonhead

Sim, voto não pode ter paixão. Só por mulher.

fernando tecladista
Veterano
# out/14
· votar


Headstock invertido
Então eu iria garantir que, seja lá o que fosse tocar obrigatoriamente, fosse o menos pior.
o menos pior não deixa de ser pior
você vai pra pena de morte: prefere o fuzilamento ou cadeira elétrica?

eu sou um cara que não gosta de futebol, nem por isso eu resolvi torcer pelo time que acho menos pior

branco ou nulo é uma opção de quem quer votar, se nenhum dos dois me agrada com as propostas e seu histórico, não existe "menos pior"
se eu achar que não vai mudar nada fulano ou ciclano no poder que diferença faz A ou B para mim?

Simonhead
Veterano
# out/14
· votar


brunohardrocker

Ok, então.

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


brunohardrocker

Acho que eu votaria apaixonadamente na Gleisi Hoffmann...

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


Simonhead

Mano, é de entristecer ver gente que decide o voto porque o candidato faz discursinho de vitimismo, orientado pelo marqueteiro.
Tem que ser desapegado, muito mais desapegado que qualquer outra coisa nesse meio.

Simonhead
Veterano
# out/14
· votar


brunohardrocker

Bom senso é nome disso. Eu sei em quem vou votar. Não preciso do discurso de vítima de um lado ou de manco tonto do outro. Então, com ou sem paixão, eu vou trabalhar E votar no domingo de boa. ; )

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


Simonhead
Não preciso do discurso

Quem somos nós ante o coletivo, mano?
o/

Bizet
Veterano
# out/14
· votar


Headstock invertido
Análise de candidato tem um teor muito subjetivo, cara. É perfeitamente possível não conseguir encontrar uma diferença grande o suficiente pra ter certeza de quem é o pior.

Simonhead
Veterano
# out/14
· votar


brunohardrocker

Parte dele, não?

Headstock invertido
Veterano
# out/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


makumbator
Acho que vocês se espantam com o fato da gente não precisar que ambos sejam 100% iguais (com trocentas casas decimais de precisão) para considerá-los inadequados para o cargo.

Cara. A questão lógica não é ser adequado ou não, é ser menos inadequado que o outro.

São dois. Um com certeza vai ocupar o cargo. Por que diabos deixar 50% pra cada se existe a opção de garantir 100% no menos pior (considerando que exista um)?

Essa decisão de vocês só faz sentido em um cenário onde se assuma que os dois candidatos são absolutamente iguais. Não tem pra onde correr.

fernando tecladista
o menos pior não deixa de ser pior

Mas é melhor que o "mais pior", cacete.

você vai pra pena de morte: prefere o fuzilamento ou cadeira elétrica?

Vou julgar os dois e escolher o que me dê menos desconforto.

eu sou um cara que não gosta de futebol, nem por isso eu resolvi torcer pelo time que acho menos pior

Analogia inválida. O resultado de um campeonato de futebol não vai interferir em nada na vida de alguém que não gosta de futebol.

Todo esse debate aqui se resume à premissa de que você se importe com o país, afinal, sua vida será afetada você goste de política ou não.

Não gostar de futebol te livra de todas as consequências ruins que um resultado ruim traria. Então, nesse caso, realmente foda-se qual tima ganha.

Não gostar de política não te livra das consequências ruins que um resultado ruim traria.

Skider
Veterano
# out/14
· votar


O seu voto anulado seria um voto contra algum dos dois candidatos.
Não.

brunohardrocker
Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.
Tem muito fd* nesta festa. Até pra pu***** tem limites.

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


Headstock invertido
Essa decisão de vocês só faz sentido em um cenário onde se assuma que os dois candidatos são absolutamente iguais.

Mas dentro da minha ótica os dois são basicamente iguais. Qualquer diferença que eu mesmo veja estaria dentro de uma "margem de erro" que acaba empatando ambos.

Não vou votar em um deles só por um detalhezinho minúsculo, apenas pra não anular. Meu objetivo não é votar em alguém, e sim votar em um candidato que eu considere bom o suficiente.

E digo mais, se achasse os dois igualmente bons, eu provavelmente também votaria nulo.

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


makumbator
E digo mais, se achasse os dois igualmente bons, eu provavelmente também votaria nulo.

Como assim? Não rolaria nem o uni-duni-tê?

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


Eu tenho dois candidatos de merda. Não vejo a necessidade de ter que esmiuçar para concluir qual deles é o menos merda, só para ter que votar em alguém. O fato de serem duas bostas já não é o suficiente para que eu não queira votar em ambos?

O voto nulo na prática não tem vantagem alguma, mas também qual é a vantagem de votar para ajudar a eleger o menos pior? A partir do momento que eu tenho em mente que nenhum dos dois estão preparados, para mim não faz diferença alguma o pior ou o menos pior.

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


brunohardrocker

Ah, se eu não faço uni-duni-tê pra dois igualmente ruins também não faria para dois igualmente bons.

Claro que é muito mais fácil encontrar vários candidatos ruins em um pleito do que mais de um que seja no mínimo considerável

Henry D. Thoreau
Membro Novato
# out/14
· votar


Porque ao fazer isso, estará indiretamente tomando partido do lado que estiver na frente

falso. próximo.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Bla bla bla.

Henry D. Thoreau
Membro Novato
# out/14
· votar


Headstock invertido

ao abster-se, o valor de todos os votos aumentam na mesma proporção, isso não significa que você está ajudando quem ~está ganhando~, significa que quem ~está ganhando~ continua ganhando da mesma forma (e a diferença que você fez no valor do voto foi de 0,0000014% rsrs).
isso é só um argumento burro de quem ~está perdendo~ pra ganhar votos e tentar ganhar lol

a não ser que a eleição seja decidida por UM voto. nesse caso, podem mudar meu nick pra Fã do Black Fire.

Insufferable Bear
Membro
# out/14
· votar


Eu não fiquei em cima do muro. Eu estava escondido nas trevas observando apaticamente vocês, ovelhas, irem cegamente em direção ao abatedor completamente alheios à única verdade da vida: dor e escuridão.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


O boicote da oposição venezuelana, que possibilitou a ascensão completa do Chavismo, prova que sim. Libertarialóides são os primeiros a boicotar a eleição e os primeiros a serem perseguidos depois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?