O que vocês acham a respeito do voto branco/nulo?

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# out/08


Muito se fala que voto branco/nulo é sinônimo de analfabetismo político, e talz. Mas esse pensamento não fere a liberdade de expressão de quem prefere não depositar sua confiança em nenhum dos candidatos que tentam se eleger?

O que vocês acham sobre esse assunto? Vocês já votaram alguma vez em branco/nulo? Votariam?

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Eu sempre anulo meus votos e o faço conscientemente.

Nenhum político consegue ganhar a minha confiança.

_JCM_
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

Cara, minha vontade é de sempre votar nulo, pois hj em dia tá dificil de encontrar um candidato que mereça um voto sequer.

Chespirito
Veterano
# out/08
· votar


Eu já votei em branco nesse ano, para vereador!!!

Carol_line
Veterano
# out/08
· votar


Eu costumo anular. Entre ajudar a eleger um corrupto ou jogar meu voto fora, eu fico com a segunda opção.

raphael.lisbboa
Veterano
# out/08
· votar


opa, eu acho q eh a melhor opção de voto hj em dia, ainda mais q ou vc elege um politico corrupto, ou elege um "futuro" politico corrupto...

acho q deveria ter propaganda eleitoral para o voto nulo/branco.

e tb acho q o voto deveria ser facultativo.
Assim eu não perdia 30 minutos de um domingo meu do ano...

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Acho racista,devia ter o voto negro também.

Luiz Rhoads
Veterano
# out/08
· votar


O que vocês acham sobre esse assunto?

Acho que o voto branco ou nulo é apenas a demonstração da falta de opções e escolhas que os eleitores julguem merecedoras de seus votos.

Vocês já votaram alguma vez em branco/nulo? Votariam?

Procuro sempre fazer o possível para não votar branco/nulo. Nas eleições municipais desse ano votei nulo pela primeira vez, para vereador.

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


Acho valido. Na nossa democracia somos obrigados apenas a votar, e não a eleger qualquer candidato que não atenda as nossas expectativas.

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Eu votei nulo p/ prefeito esse ano, mas me arrependi.
=\

Não vou fazer isso no 2º turno.

Vou adotar o raciocínio: "Dos males, o menor!", e descer a lenha.

Ripa na Chulipa e Pimba na Gorduchinha!
[/Osmar Santos]

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


vote branco

maggie
Veterana
# out/08
· votar


É mais uma opção pra quem vota, já que votar é "dever E obrigação".

Gui
Veterano
# out/08
· votar


eu costumo realmente ver as propostas dos candidatos e partidos..nesse ano votei na candidata a prefeita que tinha as melhores propostas..pena que não foi eleita!=[
pra cargos legislativos costumo votar na legenda..já que não faz muita diferença mesmo votar num candidato..

Ch4p0L1N
Veterano
# out/08
· votar


eu acho legal

votei nulo

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Eu tenho uma dúvida. Quando eu tava no primário, aprendi em estudos sociais que quando você vota nulo, você anula o voto. Mas quando vota branco, seu voto vai pro candidato que estiver ganhando. Já escutei um monte de gente falar isso também.

Mas procurei no google e achei vários sites confiáveis dizendo que dá na mesma e os dois anulam o voto. Era de um jeito e mudou ou a minha professora falou errado? O_o

leandro rodrigues
Veterano
# out/08
· votar


Nunca votei em branco e nunca anulei meu voto, mas...

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

Eu já ouvi dizer o contrário. Que o voto branco favorecia os candidatos menos votados, mas não sei se é verdade.

Assim como já ouvi dizer também que se mais de 50% da população votar nulo, é obrigatório que se tenha uma nova votação com outros candidatos.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Gui
candidata a prefeita que tinha as melhores propostas

Ou seja, a que mentia melhor.

Abraços.

maggie
Veterana
# out/08 · Editado por: maggie
· votar


Voto branco e voto nulo

Os votos brancos e nulos são subtraídos de todos os cálculos para a totalização dos resultados. Desde a Lei 9.504/97, que vigorou a partir das eleições de 1998, que o voto branco não é considerado para o cálculo do quociente eleitoral.

A única diferença entre os votos brancos e nulos é que, segundo a legislação se houver mais de 50% de votos nulos a eleição será anulada.

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Muito pelo contrário, contudo, totalmente a favor.

Inclusive, fica a sugestão para implantar um sistema de votos nulos e brancos nos posts aqui do fórum.

Duvideiro
Veterano
# out/08 · Editado por: Duvideiro
· votar


El Musicista
CheshireCat

quando vota branco, seu voto vai pro candidato que estiver ganhando
o voto branco favorecia os candidatos menos votados



na verdade nao. os brancos nao entram em nenhuma contagem:

Art. 3º Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos.

se os nulos somarem mais de 50%, é feita um novo pleito dentre 20 a 40 dias, porém nao existe essa que tem que ser com outros candidatos.. os mesmos podem concorrer novamente



maiores informações:
LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997.

Gui
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
Ou seja, a que mentia melhor.

exato!! mas é uma candidata que costuma fazer o que se propõe!

a soninha.
ela fala mal do uso do carro por uma pessoa só..tanto que não tem nenhum carro..tem duas motos!

fora outras coisas..acho que seria uma boa prefeita..pelo menos melhor que os candidatos atuais.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Gui
ela fala mal do uso do carro por uma pessoa só..tanto que não tem nenhum carro..tem duas motos!


hahahaha

Eu já ia lendo que tem dois helicópteros =D

maggie
Veterana
# out/08
· votar


Duvideiro
Art. 3º Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos.

se os nulos somarem mais de 50%, é feita um novo pleito dentre 20 a 40 dias, porém nao existe essa que tem que ser com outros candidatos.. os mesmos podem concorrer novamente


Não tenho certeza disso.
Na verdade não é sequer consenso de que se houver maioria de votos nulos deve ocorrer nova eleição, veja a doutrina:
voto nulo -- anula a eleição

voto nulo -- não anula a eleição

Seria interessante ver isso na prática, o TSE teria que decidir e aí sim criaria uma jurisprudência.

ROTTA
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Muito se fala que voto branco/nulo é sinônimo de analfabetismo político, e talz. Mas esse pensamento não fere a liberdade de expressão

A liberdade de expressão dos anafabetos também é garantida.

Eu sempre faço um esforço pelo voto válido, e até hoje só votei nulo uma vez.

Abraços.

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Não penso que eleições vão resolver qualquer coisa.

Chespirito
Veterano
# out/08
· votar


Branco nulo - PQP - 6969



Certeza
Veterano
# out/08
· votar


O que vocês acham a respeito do voto branco/nulo?

acho válido pra quem não tem noção política, tipo quem não se interessa...já q é obrigado a votar, pelo menos não fazem cagada...agora se o cara reclama que "nao tem nenhum candidato q preste" e nao busca conhecer os candidatos, vai lá e vota nulo ou em branco, e depois fica chorando "ah o lula isso, maluf aquilo..." tem mais é q se foder mesmo... o cara não faz a parte dele e quer que os outros façam...

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


Na minha opinião, acho válido o branco/nulo e inclusive deveriam abrir espaço para campanhas a favor do voto branco.

Afinal, se os candidatos fazem campanha para convencer que são capazes de governar, também deve haver alguém que, com argumentos, mostre que ambos os candidatos NÃO são capazes.

Acho que isso ajudaria muito na concientização.

GiulianoB
Veterano
# out/08
· votar


eu sempre voto branco nao gosto de vota em safado pq nao existe politico honesto lamentavelmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acham a respeito do voto branco/nulo?