Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# out/14


Vejo muita gente escolhendo essa alternativa como forma de ficar em cima do muro. Mas é realmente possível ficar em cima do muro nessa situação?

O seu voto anulado seria um voto contra algum dos dois candidatos.

Você tem que escolher o menos pior, não dá pra se abster. Porque ao fazer isso, estará indiretamente tomando partido do lado que estiver na frente.

Alguém me prove o contrário. Não é retórica, quero realmente entender esse "ficar em cima do muro".

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


É mais por um imperativo de consciência, abstenção de verdade é não votar. Na prática a coerção rola solta a todo momento, não tem pra onde correr.

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


É mais por um imperativo de consciência, abstenção de verdade é não votar. Na prática a coerção rola solta a todo momento, não tem pra onde correr. [2]

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# out/14
· votar


abstenção de verdade é não votar

oi

Simonhead
Veterano
# out/14
· votar


Anular voto ou votar em branco? Nunca fiz isso.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


Ao meu ver, o único voto de "desprezo" por um candidato que realmente é válido é quando se vota no seu adversário mais próximo, que tem uma chance real de vencê-lo.

Não votar, votar em branco ou nulo é tudo, menos ficar em cima do muro.

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.

Apoio: Governo Federal, País rico é país sem pobreza.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.

Apoio: Governo Federal, País rico é país sem pobreza.


Patrocínio: Petrobrás

CindyFerrari
Veterano
# out/14
· votar


Eu parto do princípio que não votar em nenhum dos candidatos é não compactuar das ideias/propostas que eles apresentam.

Falando nisso, alguém sabe o índice de votos nulos pro segundo turno pra presidente?

Xeper
Veterano
# out/14
· votar


Votar nulo (ou branco)

Vai para quem esta ganhando, então voto no menos pior
/popularbelief

brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar


Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.

Apoio: Governo Federal, País rico é país sem pobreza.

Patrocínio: Petrobrás


https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/1512705_3750 65269323662_4152671428506429303_n.jpg?oh=6f8535be839ead9b11c5ad908269b 769&oe=54AA3C31

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


CindyFerrari

passa lá no fotolog. Valeu

makumbator
Moderador
# out/14 · Editado por: makumbator
· votar


Eu parto do princípio que não votar em nenhum dos candidatos é não compactuar das ideias/propostas que eles apresentam.

Concordo.

Aliás, vou votar nulo precisamente por conta disso (e já votei em Dilma na primeira eleição dela e em Aécio pra governador em um passado mais distante). Não tenho necessariamente uma rejeição atávica a nenhum dos dois, mas NESSE momento ambos falharam em me convencer, então é voto nulo. Desejo o melhor governo possível a quem ganhar...


brunohardrocker

Eu pegava essa coroa fácil fácil...

Viciado em Guarana
Veterano
# out/14 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


brunohardrocker
Maaaano!
Num pode sê!

:O

makumbator
Pegava a coroa, mas não na época em que era guria.

Benzagrana mano!
Vós crerdes no poder do dinheiro?

fernando tecladista
Veterano
# out/14
· votar


Headstock invertido

digamos que você seja um metaleiro from hell em uma festa onde só tem 3 CDs, um do belo, um do aviões do forrró e outro do gusttavo lima

ai alguem diz:
escolhe um
tu diz:
não quero nenhum
então alguem diz
escolhe o menos pior, não dá pra se abster. Porque ao fazer isso, estará indiretamente tomando partido do lado que estiver na frente.
mas você mantem sua dignidade e manda todos a merda!!!

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


husahusahu a gleise é a paixão platônica do Makumbator

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


fernando tecladista
Mandar tudo à merda iria fazer com que não tocasse nenhum dos três? Não. Então eu iria garantir que, seja lá o que fosse tocar obrigatoriamente, fosse o menos pior. É melhor 100% de garantia no menos pior do que deixar 50% pro pior do pior ganhar.

Não faz sentido.

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


Gleisi musa do Brasil, sinto até prazer em pagar a gasolina sabendo que parte do dinheiro vai para a manutenção deste patrimônio nacional

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


One More Red Nightmare
husahusahu a gleise é a paixão platônica do Makumbator

Hsahsah! É, confesso que tenho uma quedinha por ela...mas não é platônica não hein!

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


Em tempo, o dilema do tópico é o mesmo de um sujeito que deserta por imperativo de consciência em caso de guerra: na prática ele apenas está esvaziando o contingente de soldados.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


Você tem que escolher o menos pior.

Então, o menos pior nessas eleições é votar nulo.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
Me explique o porquê.

makumbator
Moderador
# out/14 · Editado por: makumbator
· votar


Headstock invertido

Eu explico (ao menos de minha parte):

Analisamos os dois candidatos (histórico pessoal/partidário), propostas, atitudes, aliados, e uma série de outras variáveis menores ou maiores. Então as inserimos na nossa visão particular de mundo e do que esperamos de um governo/candidato.

Pois bem, nenhum se saiu bem nessa análise (que é pessoal). Por isso o voto em nossa opinião deve ser anulado.

Mas isso não quer dizer que não queremos o melhor governo possível, ou que não nos importamos com o destino do país. Apenas NESSE momento a decisão é essa. E respeito quem quer votar em Aécio ou Dilma. Cada um decide segundo suas convicções e impressões. A gente espera que vocês respeitem a nossa escolha de não conseguir ver em nenhum dos dois uma opção interessante.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


makumbator
Você vê ambos em condição de igualdade? Note que é diferente de analisar ambos e verificar que nenhum atinge determinado nível de satisfação; pode ser que um deles seja "menos pior".

Se houver um "menos pior", considerando não só o candidato em si, mas a conjuntura do futuro, sua justificativa é inválida, na minha opinião.

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


makumbator é PTralha de berço e carteirinha e fica aí de meias palavras. Bundão

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


One More Red Nightmare
Você vê ambos em condição de igualdade?

Sim, igualmente não aptos a assumir a presidência nesse momento.

Não sei em quantas casas decimais foi minha análise, mas no geral não observei grandes diferenças (ou elas se contrabalanceiam entre os dois, pois há vantagens e desvantagens em ambos).

makumbator
Moderador
# out/14 · Editado por: makumbator
· votar


sallqantay
makumbator é PTralha de berço e carteirinha e fica aí de meias palavras. Bundão

Hsahsah! Sou nada! Já votei no FHC e Aécio duas vezes tio...(mas já votei no Lula e Dilma também...hehehe)

Sou mezzo PTralha-mezzo coxinha.

CindyFerrari
Veterano
# out/14
· votar


Analisamos os dois candidatos (histórico pessoal/partidário), propostas, atitudes, aliados, e uma série de outras variáveis menores ou maiores. Então as inserimos na nossa visão particular de mundo e do que esperamos de um governo/candidato.

Pois bem, nenhum se saiu bem nessa análise (que é pessoal). Por isso o voto em nossa opinião deve ser anulado.

Exato!

Se houver um "menos pior", considerando não só o candidato em si, mas a conjuntura do futuro, sua justificativa é inválida, na minha opinião.
Mas aí é que tá, não há um menos pior.

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


makumbator
Continua não fazendo sentido algum.

Você concorda que, apesar de nenhum ter uma proposta que te agrade, é perfeitamente possível eleger, dentre os dois, um "menos pior"? Não é que um seja bom, mas o nível da proposta não pode ser exatamente igual (ruim) para os dois. Um vai, obviamente, ser ainda pior que o outro.

Você concorda que, independente de você anular seu voto ou não, um dos dois vai ser eleito?

Sendo assim. Qual a vantagem de anular o voto em detrimento de votar no "menos pior"?

É colocar 100% contra 50%. Não faz sentido.

É apenas desencargo de consciência?

Não adianta. Essa escolha só pode ter caráter sentimental, pois racional não tem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?