Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# out/14

Vejo muita gente escolhendo essa alternativa como forma de ficar em cima do muro. Mas é realmente possível ficar em cima do muro nessa situação?

O seu voto anulado seria um voto contra algum dos dois candidatos.

Você tem que escolher o menos pior, não dá pra se abster. Porque ao fazer isso, estará indiretamente tomando partido do lado que estiver na frente.

Alguém me prove o contrário. Não é retórica, quero realmente entender esse "ficar em cima do muro".
One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar

É mais por um imperativo de consciência, abstenção de verdade é não votar. Na prática a coerção rola solta a todo momento, não tem pra onde correr.
sallqantay
Veterano
# out/14
· votar

É mais por um imperativo de consciência, abstenção de verdade é não votar. Na prática a coerção rola solta a todo momento, não tem pra onde correr. [2]
Wild Bill Hickok
Membro Novato
# out/14
· votar

abstenção de verdade é não votar

oi
Simonhead
Veterano
# out/14
· votar

Anular voto ou votar em branco? Nunca fiz isso.
Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar

Ao meu ver, o único voto de "desprezo" por um candidato que realmente é válido é quando se vota no seu adversário mais próximo, que tem uma chance real de vencê-lo.

Não votar, votar em branco ou nulo é tudo, menos ficar em cima do muro.
brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar

Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.
dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar

Isso é não exercer o seu direito de cidadão, deixando de participar dessa festa da democracia.

Apoio: Governo Federal, País rico é país sem pobreza.
megiddo
Veterano
# out/14
· votar

Patrocínio: Petrobrás
CindyFerrari
Veterano
# out/14
· votar

Eu parto do princípio que não votar em nenhum dos candidatos é não compactuar das ideias/propostas que eles apresentam.

Falando nisso, alguém sabe o índice de votos nulos pro segundo turno pra presidente?
Xeper
Veterano
# out/14
· votar

Votar nulo (ou branco)

Vai para quem esta ganhando, então voto no menos pior
/popularbelief
brunohardrocker
Veterano
# out/14
· votar

Patrocínio: Petrobrás

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/1512705_3750 65269323662_4152671428506429303_n.jpg?oh=6f8535be839ead9b11c5ad908269b 769&oe=54AA3C31
sallqantay
Veterano
# out/14
· votar

CindyFerrari

passa lá no fotolog. Valeu
makumbator
Moderador
# out/14 · Editado por: makumbator
· votar

Eu parto do princípio que não votar em nenhum dos candidatos é não compactuar das ideias/propostas que eles apresentam.

Concordo.

Aliás, vou votar nulo precisamente por conta disso (e já votei em Dilma na primeira eleição dela e em Aécio pra governador em um passado mais distante). Não tenho necessariamente uma rejeição atávica a nenhum dos dois, mas NESSE momento ambos falharam em me convencer, então é voto nulo. Desejo o melhor governo possível a quem ganhar...

brunohardrocker

Eu pegava essa coroa fácil fácil...
Viciado em Guarana
Veterano
# out/14 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar

brunohardrocker
Maaaano!
Num pode sê!

:O

makumbator
Pegava a coroa, mas não na época em que era guria.

Benzagrana mano!
Vós crerdes no poder do dinheiro?
fernando tecladista
Veterano
# out/14
· votar

Headstock invertido

digamos que você seja um metaleiro from hell em uma festa onde só tem 3 CDs, um do belo, um do aviões do forrró e outro do gusttavo lima

ai alguem diz:
escolhe um
tu diz:
não quero nenhum
então alguem diz
escolhe o menos pior, não dá pra se abster. Porque ao fazer isso, estará indiretamente tomando partido do lado que estiver na frente.
mas você mantem sua dignidade e manda todos a merda!!!
One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar

husahusahu a gleise é a paixão platônica do Makumbator
Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar

fernando tecladista
Mandar tudo à merda iria fazer com que não tocasse nenhum dos três? Não. Então eu iria garantir que, seja lá o que fosse tocar obrigatoriamente, fosse o menos pior. É melhor 100% de garantia no menos pior do que deixar 50% pro pior do pior ganhar.

Não faz sentido.
_Excelion
Veterano
# out/14
· votar

Gleisi musa do Brasil, sinto até prazer em pagar a gasolina sabendo que parte do dinheiro vai para a manutenção deste patrimônio nacional
makumbator
Moderador
# out/14
· votar

One More Red Nightmare
husahusahu a gleise é a paixão platônica do Makumbator

Hsahsah! É, confesso que tenho uma quedinha por ela...mas não é platônica não hein!
One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar

Em tempo, o dilema do tópico é o mesmo de um sujeito que deserta por imperativo de consciência em caso de guerra: na prática ele apenas está esvaziando o contingente de soldados.
renatocaster
Moderador
# out/14
· votar

Você tem que escolher o menos pior.

Então, o menos pior nessas eleições é votar nulo.
Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar

renatocaster
Me explique o porquê.
makumbator
Moderador
· votar

Headstock invertido

Eu explico (ao menos de minha parte):

Analisamos os dois candidatos (histórico pessoal/partidário), propostas, atitudes, aliados, e uma série de outras variáveis menores ou maiores. Então as inserimos na nossa visão particular de mundo e do que esperamos de um governo/candidato.

Pois bem, nenhum se saiu bem nessa análise (que é pessoal). Por isso o voto em nossa opinião deve ser anulado.

Mas isso não quer dizer que não queremos o melhor governo possível, ou que não nos importamos com o destino do país. Apenas NESSE momento a decisão é essa. E respeito quem quer votar em Aécio ou Dilma. Cada um decide segundo suas convicções e impressões. A gente espera que vocês respeitem a nossa escolha de não conseguir ver em nenhum dos dois uma opção interessante.
One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar

makumbator
Você vê ambos em condição de igualdade? Note que é diferente de analisar ambos e verificar que nenhum atinge determinado nível de satisfação; pode ser que um deles seja "menos pior".

Se houver um "menos pior", considerando não só o candidato em si, mas a conjuntura do futuro, sua justificativa é inválida, na minha opinião.
sallqantay
Veterano
# out/14
· votar

makumbator é PTralha de berço e carteirinha e fica aí de meias palavras. Bundão
makumbator
Moderador
# out/14
· votar

One More Red Nightmare
Você vê ambos em condição de igualdade?

Sim, igualmente não aptos a assumir a presidência nesse momento.

Não sei em quantas casas decimais foi minha análise, mas no geral não observei grandes diferenças (ou elas se contrabalanceiam entre os dois, pois há vantagens e desvantagens em ambos).
makumbator
Moderador
· votar

sallqantay
makumbator é PTralha de berço e carteirinha e fica aí de meias palavras. Bundão

Hsahsah! Sou nada! Já votei no FHC e Aécio duas vezes tio...(mas já votei no Lula e Dilma também...hehehe)

Sou mezzo PTralha-mezzo coxinha.
CindyFerrari
Veterano
# out/14
· votar

Analisamos os dois candidatos (histórico pessoal/partidário), propostas, atitudes, aliados, e uma série de outras variáveis menores ou maiores. Então as inserimos na nossa visão particular de mundo e do que esperamos de um governo/candidato.

Pois bem, nenhum se saiu bem nessa análise (que é pessoal). Por isso o voto em nossa opinião deve ser anulado.

Exato!

Se houver um "menos pior", considerando não só o candidato em si, mas a conjuntura do futuro, sua justificativa é inválida, na minha opinião.
Mas aí é que tá, não há um menos pior.
Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar

makumbator
Continua não fazendo sentido algum.

Você concorda que, apesar de nenhum ter uma proposta que te agrade, é perfeitamente possível eleger, dentre os dois, um "menos pior"? Não é que um seja bom, mas o nível da proposta não pode ser exatamente igual (ruim) para os dois. Um vai, obviamente, ser ainda pior que o outro.

Você concorda que, independente de você anular seu voto ou não, um dos dois vai ser eleito?

Sendo assim. Qual a vantagem de anular o voto em detrimento de votar no "menos pior"?

É colocar 100% contra 50%. Não faz sentido.

É apenas desencargo de consciência?

Não adianta. Essa escolha só pode ter caráter sentimental, pois racional não tem.
Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Votar nulo (ou branco) não é compactuar com um dos dois lados?